Segunda-feira, 09 de Setembro de 2019
Notícias

Em comemoração a Data Magna Nacional, da independência do Brasil, no último sábado, dia 07 de setembro, a CAESA, registrou a presença do Policiamento especializado no Desfile Cívico em Irecê e Xique-Xique.

A data é comemorada com desfile de entidades representativas da sociedade civil, órgãos públicos, estudantes da rede municipal e estadual, ressaltando a identidade do povo brasileiro e sua união em torno do ideal de nação.

Fonte: Ascom - Caesa



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 09 de Setembro de 2019
Notícias

Durante a semana, as professoras, diretora e coordenadora, junto aos alunos da Escola Municipal Luís Eduardo Magalhães na cidade de Central, na região de Irecê, realizaram trabalhos sobre as boas práticas de alimentação  saudável e  através da ludicidade  foi possível  refletir sobre a importância da correta utilização do material e das dinâmicas e metodologias que trariam efeito e atingiria nosso objetivo.

Contou também com a participação da Nutricionista Raíra Gonçalves e o pessoal da secretaria de educação (João Carneiro e Carlos Henrique) para ressaltar a importância da alimentação saudável através de um teatro de fantoches.

O ambiente escolar é considerado um excelente lugar para o desenvolvimento de ações direcionadas a promoção de saúde, qualidade de vida e conscientização de uma alimentação saudável, isso porque crianças estão em constante estado de observação e aprendizado.

“O leque de possibilidades que se abre ao trabalhar o material concreto é instigante, desenvolve o raciocínio do aluno estimulando o pensamento lógico matemático, na construção de esquemas conceituais dando contornos e significados.

É por meio dessas interações com o meio físico e social, que a criança constrói seu conhecimento.” Afirma a equipe.

Espera-se também que essas reflexões contribuam para o processo de formação continuada dos professores, na intenção de potencializar discussões e vivências que possibilitem novas práticas pedagógicas em sala de aula visando qualificar o ensino  e organizar situações que provoquem a curiosidade e busca de soluções.

Professoras do Pré II: Danete Brito, Daniela Maciel, Valdirene Santos, Edna Cláudia Elza Pires de Souza

Coordenadora da escola: Chirley Dias

Diretora da escola: Zaide Francisco da Silva

Nutricionista: Raíra Gonçalves

Fonte: Escola Municipal Luís Eduardo Magalhães



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 09 de Setembro de 2019
Notícias

As Etapas 1 e 2 do Projeto Público de Irrigação Baixio de Irecê, inauguradas no dia 23 de março de 2018, adicionaram 16 mil hectares irrigáveis à estrutura local de produção agrícola.

O projeto está situado em áreas dos municípios de Xique-Xique e Itaguaçu da Bahia, na região de Irecê e possui um canal de 42 quilômetros de extensão, para captação de água do rio São Francisco.

À época da inauguração – há quase um ano e meio - as estimativas eram de que essas duas primeiras etapas do projeto gerassem cerca de 25 mil empregos diretos e indiretos em empreendimentos de pequeno, médio e grande portes. Mas até o agora, o Baixio de Irecê continua sem produção. O projeto foi inaugurado pelo então presidente Michel Temer (lembre aqui).

Agricultores e a população da região questionam o não funcionamento do Baixio de Irecê. Até o momento, não foi construída uma estrada asfaltada entre a cidade de Xique-Xique ao povoado de Boa Vista, onde está localizado o projeto de irrigação, para facilitar a trafegabilidade de veículos de carga para o escoamento de uma possível produção.

Segundo a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), a implantação do projeto de irrigação foi planejada para ocorrer em nove etapas – quando concluído, o Baixio de Irecê terá incorporado 47 mil hectares ao processo produtivo agrícola na região do Médio São Francisco. A expectativa é de que o projeto gere 60 mil empregos diretos e 119 mil empregos indiretos – a lista de culturas potenciais inclui frutas, legumes, algodão e cana-de-açúcar.

Veja outras informações da região no Central Notícia

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 09 de Setembro de 2019
Notícias

O Município de Jacobina assinou dois Termos de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC) proposto pelo Ministério Público estadual com o objetivo de implementar uma política municipal de proteção ao patrimônio histórico e cultural da cidade. De acordo com o termo, o Município se comprometeu a retirar, em 60 dias, um letreiro com o nome da cidade no entorno da Igreja da Missão, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e combater a poluição visual por propagandas e publicidades ilegais por toda a cidade. “Organizadores de eventos e festas têm promovido publicidades indiscriminadas em vias públicas, em muros, e até mesmo em placas de sinalização de trânsito e turísticas, o que deve ser coibido, inclusive com a possível cassação de eventual alvará concedido ao evento”, destacou o promotor de Justiça Pablo Almeida, autor do TAC.

O Município se comprometeu ainda, no prazo de 90 dias, a adotar as medidas necessárias para deflagrar processo legislativo através de apresentação de projeto de lei que contemple os diversos instrumentos e órgãos de defesa e promoção do patrimônio cultural, tais como registros, inventários, livro de tombo e gestão documental, dentre outros. “Além do letreiro colocado ao lado da igreja, há também propaganda da empresa financiadora e inúmeros anúncios publicitários ilegais por toda a cidade, geradores de intensa poluição visual”, ressaltou Pablo Almeida. Também deverá ser instituída força-tarefa que será integrada pelas secretarias de Meio Ambiente e Tributos, no prazo de 90 dias, para o início de ações continuadas de fiscalização de todas as publicidades nas vias e logradouros e em locais expostos ao público; e adotadas todas as medidas administrativas para prevenir impactos aos núcleos históricos tombados ou não, que gozem de especial proteção, bem como no entorno de bens culturais protegidos, especialmente durante as festas.

Fonte: MP-BA



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 07 de Setembro de 2019
Notícias

Um dia brilhante e memorável em Irecê. Assim pode ser resumido este sábado, 07 de setembro, com a realização do desfile cívico em comemoração à Independência do Brasil. Realizado pela Prefeitura, por meio da secretaria municipal da Educação, o ato cívico este ano trouxe como tema central “Eu amo Irecê” e reuniu pelotões de escolas municipais e particulares; forças armadas e organizações sociais; além de bandas marciais, filarmônicas, grupos, esportivos e clube de carros antigos.

Uma grande multidão se formou ao longo do percurso para prestigiar e aplaudir a passagem do desfile que, nesta edição, teve início no largo do antigo colégio Dermi, passou por avenidas centrais e culminou na Praça Dr. Mário Dourado Sobrinho (Praça do Banco do Brasil). “Este ano cheguei cedo para ver o desfile e aplaudir principalmente as bandas marciais que adoro e fico muito animada com a desenvoltura deles. É sempre emocionante”, relatou a dona de casa Josélia Pereira, 48 anos.

Durante todo o trajeto, os espectadores presenciaram pelotões defendendo e destacando a importância do fortalecimento de ações em áreas estratégicas como arte, cultura, esporte, lazer, meio ambiente e inclusão em todos os seus sentidos. “Nem mesmo esse sol forte vai me impedir de ver essa beleza de desfile, é uma questão de honra à nossa Pátria Amada”, declarou Amaro Pereira Silva. “Estou muito feliz em ver que também estão defendendo a nossa Amazônia, que neste momento vive uma situação caótica”, complementou.

No palco oficial, o prefeito Elmo Vaz esteve acompanhado da primeira-dama, Cinara Barbosa; do presidente da Câmara, Paulinho do Destak; secretários municipais, vereadores e militares. “Acompanhei com atenção e carinho a passagem de todos os pelotões; cada um nos apresentando um tema de grande relevância, nos levando a uma profunda reflexão. Foi um momento lindo, de patriotismo, de uma só união. Só tenho agradecimentos a todos os dirigentes escolares, estudantes, secretarias envolvidas e, principalmente, à população, que veio prestigiar esse momento histórico”, descreveu Elmo Vaz.

Fonte: Ascom - PMI



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 07 de Setembro de 2019
Notícias

Imagem ilustrativa

Municípios das Regiões de Irecê e Chapada Diamantina terão a segurança reforçada, em breve, com a entrega de 52 novas viaturas da Polícia Militar da Bahia.

De acordo com a Secretaria de Comunicação Social – Secom, do Governo da Bahia, os veículos irão oferecer melhores condições de trabalho aos policiais e um melhor atendimento à população.

Ainda segundo a Secom, a notícia foi dada pelo comandante-geral da PM, Coronel Anselmo Brandão, que também falou sobre a abertura de concurso da corporação com mais de 2 mil vagas para soldados e oficiais. Brandão ainda destacou a redução de 16% no número de homicídios em todo o estado, além de ações como a Ronda Maria da Penha e as atividades sociais promovidas pelas Bases Comunitárias de Segurança.

O governador Rui Costa vem investindo em segurança pública em todo o estado. Recentemente, foram entregues várias viaturas para reforçar o policiamento preventivo e ostensivo na região de Feira de Santana.

Veja outras informações da região no Central Notícia

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 06 de Setembro de 2019
Notícias

Imagem ilustrativa

Chamando a população para declarar o seu amor pela cidade, a Prefeitura de Irecê realiza, neste sábado, o desfile cívico de 7 de setembro com o tema ‘Eu amo Irecê’.

O ato cívico, que acontece por meio da Secretaria de Educação, conta com a participação de instituições de ensino públicas e particulares, forças armadas e organizações sociais; além de bandas marciais, filarmônicas, grupos de capoeira e grupo de carros antigos, que estarão entre os tantos outros pelotões contagiando o público ao longo do percurso.

O desfile inicia às 7h30, saindo do Largo do Colégio Dermi em direção às Praças do Feijão e Prefeitura, Avenida Tertuliano Cambuí, retornando no Largo do Mercadão e percorrendo a Avenida Caraíbas até a Praça Dr. Mário Dourado Sobrinho (Praça do Banco do Brasil).

Fonte: Ascom - PMI



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 06 de Setembro de 2019
Notícias

Uma luta que durou pelo menos três anos e terminou com êxito: na última terça-feira (03), por unanimidade, o Conselho Universitário da Uneb de Irecê aprovou a criação do curso de Agroecologia. O desafio agora, de acordo com a pedagoga Dorath Bento Sodré, é abrir as inscrições para o vestibular ainda este ano, o que vai depender do diálogo com o Governo do estado.

Conforme nota emitida pelo Campus XVI da Uneb de Irecê, “foram várias e incansáveis lutas da comunidade em ação conjunta com o Departamento de Ciências Humanas e Tecnologia, que, sensível à demanda da sociedade, se empenhou na ação”.

“A Uneb recebeu essa demanda do Território de Identidade de Irecê, houve um conjunto de discussões, muita escuta, e o que seria inicialmente um curso de Agronomia, foi modificado para atender mais aos interesses de nossos agricultores e pesquisadores. Esse curso é fruto de construção coletiva”, explica Dorath Sodré, que trabalha com educação no campo.

A implantação do curso de Agroecologia na Uneb de Irecê foi tema de uma indicação apresentada pelo deputado Jacó (PT) ao governador Rui Costa por meio da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia no último dia 15 de agosto.

Na indicação, Jacó justifica a proposição como uma forma de viabilizar condições técnicas e materiais para o desenvolvimento da agroecologia no território, que tem Irecê como a maior feira de produtos agroecológicos.

“Além do mais a implantação do curso possibilitará maior produção de conhecimento na universidade pública e uma forma de construir cada vez mais relações com os pequenos produtores”, complementa.

Fonte: Ascom - Deputado Jacó



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 06 de Setembro de 2019
Notícias

A deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA) destinou R$ 423 mil para investimentos em Saúde na cidade de Irecê. Os recursos já foram liberados e estão disponíveis para a Prefeitura do Município.

A liberação ocorreu nesta quinta-feira (5), durante audiência da deputada e o secretário de Estado da Saúde, Fábio Vilas Boas, que também contou com a presença do prefeito de Irecê, Elmo Vaz (PSB).

Os recursos serão destinados para a aquisição de veículos que vão auxiliar as diversas demandas de pacientes que necessitam de descolamento. "Com essa emenda certamente iremos favorecer e fortalecer as ações municipais em defesa da saúde no município de Irecê, além de ajudar a interiorização da saúde no estado da Bahia", avaliou a deputada.

O montante também vai viabilizar a aquisição de um micro-ônibus, uma van e um veículo utilitário, beneficiando uma população de 74 mil habitantes.

Fonte: Ascom - Lídice da Mata



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 06 de Setembro de 2019
Notícias

Mais de 2.600 estudantes, de 39 unidades escolares da rede estadual de ensino da capital e do interior, irão participar do tradicional desfile cívico do 7 de Setembro, neste sábado, que marca os 197 anos da Independência do Brasil. Em Salvador, participarão do desfile, organizado pelas Forças Armadas, seis unidades escolares da rede estadual. A Concentração será, a partir das 7h, no Colégio Odorico Tavares, no Corredor da Vitória. No trajeto, que vai até a praça Castro Alves, as bandas e fanfarras escolares deverão abrilhantar o desfile com muitas cores, sons e ritmos.

As escolas estaduais de Salvador participantes do desfile são:  Colégio Estadual Ana Bernardes, localizado em Cajazeiras; Colégio Estadual Azevedo Fernandes, localizado no Pelourinho; Colégio Estadual Dinah Gonçalves, de Valéria; Colégio Estadual Luiz Viana, situado em Brotas; Colégio Estadual Prof. Carlos Alberto Cerqueira, localizado em São Caetano; e Colégio Estadual Polivalente San Diego, do Uruguai.

No interior – No interior, as fanfarras das escolas estaduais também irão abrilhantar o desfile do 7 de Setembro. Dentre as 33 escolas participantes, estão as dos Centro Estadual de Educação Profissional em Recursos Naturais do Centro Baiano (CEEP), localizado em Xique-Xique; Colégio Estadual Dr. Luiz Rogério de Souza, localizado em Barra; Colégio Estadual Paulo Américo de Oliveira, em Ilhéus; Colégio Estadual Cristina Batista, em Porto Seguro; Colégio Democrático Estadual Professora Florentina Alves dos Santos, em Juazeiro e do Centro Territorial de Educação Profissional Santa Rita de Cássia (CETEP), em Santa Rita de Cássia.

Sobre as fanfarras – As fanfarras escolares são consideradas como uma ferramenta pedagógica para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes e que também cumprem o papel de promover a integração da escola com a comunidade.

Fonte: Secretaria da Educação do Estado da Bahia



Compartilhar no Whatsapp