Sexta-feira, 06 de Setembro de 2019
Notícias

Na última terça-feira (03), policiais civis de Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina, prenderam José Martins Dias Oliveira, que estava com um mandado de prisão preventiva em aberto.

Segundo a polícia, Oliveira estava foragido desde fevereiro deste ano. Ele é acusado de estupro de vulnerável na cidade de São José do Jacuípe, na região de Jacobina.

O delegado da Polícia Civil Jaime José de Britto Andrade, da delegacia de São José do Jacuípe, informou que o suspeito foi preso na cidade de Morro do Chapéu e será encaminhado para São José do Jacuípe, onde deverá permanecer à disposição da Vara Criminal daquele município.

Veja outras informações da região no Central Notícia

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 06 de Setembro de 2019
Notícias

Imagem ilustrativa

Souto Soares pertence a 27ª Dires – Seabra

De acordo com informações divulgadas pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) nesta quinta-feira (05), quatro casos de sarampo foram conformados no estado, sendo um na capital e três no interior.

Ainda segundo Sesab, todos os pacientes diagnosticados com sarampo na Bahia contraíram o vírus fora do estado. Há casos importados da Espanha, São Paulo e Minas Gerais.

Entre os casos confirmados, existe um paciente com a doença no município de Souto Soares, região de Irecê. A Sesab faz uma alerta às pessoas com viagem marcada para São Paulo que responde por 98% da doença até agora (veja aqui).

Na Bahia, além dos casos já confirmados, há 103 sob investigação. Ainda não há registro de mortes por casa da doença no estado este ano. No entanto, em outros pontos do país, quatro crianças já morreram devido a doença.

Confira abaixo o esquema vacinal por idade, orientado pelo Ministério da Saúde, de acordo com o atual cenário epidemiológico.

De 6 a 11 meses

O bebê deve receber a dose zero da vacina Tríplice Viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba.

Aos 12 meses

Receber a 1ª dose de rotina da vacina Tríplice Viral.

Aos 15 meses

Receber a 2ª dose de rotina da vacina Tríplice Viral.

1 a 29 anos

Caso não tenha sido vacinado anteriormente, deve receber duas doses da vacina Tríplice Viral, com intervalo de 30 dias.

30 a 49 anos

Caso não tenha sido vacinado anteriormente, deve receber uma dose da vacina Tríplice Viral.

Nota

Embora Souto Soares faz parte da região de Irecê, o município não pertence a mesma região de Saúde, ou seja, a 21ª Dires – Diretoria Regional de Saúde – Irecê, que atende 19 municípios. América Dourada, Barra do Mendes, Barro Alto, Cafarnaum, Canarana, Central, Gentio do Ouro, Ibipeba, Ibititá, Irecê, Itaguaçu da Bahia, João Dourado, Jussara, Lapão, Mulungu do Morro,  Presidente Dutra,  São Gabriel,  Uibaí e  Xique-Xique. Souto Soares pertence a 27ª Dires – Seabra.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 05 de Setembro de 2019
Notícias

Nesta sexta-feira (06), o Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho, unidade administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), promoverá em Irecê, juntamente com a Central Estadual de Transplantes da Bahia e demais instituições parceiras, uma programação especial dedicada à doação de órgãos. Com o tema “Seja doador de órgãos, avise sua família”, a ação acontecerá na praça Dr. Mário Dourado Sobrinho, conhecida também como Praça do Banco do Brasil, no horário das 8h às 14h. Durante o evento, serão realizadas atividades lúdicas destinadas a incentivar o nobre gesto da doação junto ao público.

A praça ganhará ainda uma decoração especial durante o mês de setembro, na cor verde, em referência ao movimento. “É importante que cada pessoa se declare doadora de órgãos. Dessa forma, em um momento infeliz de perda, a família atenderá o desejo do ente querido. Estamos muito confiantes que essa campanha fortaleça ainda mais esse ato de amor ao próximo”, ressalta Marília Barreto, líder de Enfermagem e presidente da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do Hospital Regional.

A iniciativa conta com o apoio da Escola de Enfermagem Andaraí; Faculdade de Irecê; Secretaria Municipal de Saúde de Irecê; Centro de Estudos, Formação e Assistência de Irecê; Superintendência de Trânsito e Mobilidade; Clínica de Hemodiálise; e Polícia Militar da Bahia. Além do tema da doação de órgãos, a campanha também tem como objetivo alertar a população para a importância do uso do cinto de segurança e do capacete no trânsito. Entre as ações previstas, está a distribuição de material informativo junto à motoristas e pedestres nos semáforos e nos estandes do evento.

No período de outubro de 2018 a junho de 2019, foram realizadas cinco captações no Hospital Regional de Irecê, totalizando 26 órgãos doados. Atualmente, 1.657 pessoas aguardam na fila de doação de órgãos na Bahia. No Brasil, já são 33.984 pacientes à espera. “Estamos todos envolvidos neste nobre trabalho de humanização e conscientização em prol da diminuição do número de pessoas que esperam nas filas por um transplante”, declara Celso Rangel Júnior, líder geral do hospital.

Fonte: Ascom/Osid



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 05 de Setembro de 2019
Notícias

O SAC Móvel, serviço itinerante da Rede SAC, vai atender, até o dia 16 de setembro, catorze municípios do interior baiano. O roteiro de viagens inclui cidades dos Territórios de Identidade da Chapada Diamantina, Irecê, Vale do Jiquiriá e Baixo Sul. O SAC Móvel oferece os principais serviços da rede, como emissão de carteira de identidade (primeira e demais vias), CPF e certidão negativa de antecedentes criminais, além do atendimento para a Ouvidoria Geral do Estado (OGE).

A unidade da Rota 01 vai atender aos moradores dos municípios de Seabra (04/09 e 05/09), Palmeiras (07/09), Iraquara (09/09), Souto Soares (11/09) e Utinga (13/09 e 14/09). Já a carreta da Rota 02 vai estar nas cidades de Ibipeba (05/09 e 06/09), Barra do Mendes (08/09 e 09/09), Cafarnaum (11/09 a 13/09) e Canarana (15/09 e 16/09). Por último, a unidade da Rota 03 vai realizar atendimento em Teolândia (03/09 e 04/09), Taperoá (06/09 e 07/09), Itaquara (09/09 e 10/09), Lajedo do Tabocal (12/09 e 13/09) e Planaltino (15/09 e 16/09).

O atendimento será de 8h às 18h com distribuição de 250 senhas diárias. Devido a uma mudança de sistema, as carteiras de identidade serão entregues no prazo de 15 a 30 dias. O prazo exato e o local de entrega será discriminado no Protocolo de Atendimento entregue ao cidadão.

Rede SAC

As carretas do SAC Móvel possuem infraestrutura completa, com ar-condicionado, sistema de som, televisão e área de espera coberta. A Rede SAC ainda conta 71 unidades de atendimento, sendo 37 Postos (na capital, região metropolitana e interior) e 31 Pontos SAC, unidades compactas da Rede. Para outras informações sobre serviços prestados, horários de atendimento e endereços, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o Portal SAC, além do aplicativo e site do SAC Digital.

Fonte: Ascom - Rede SAC



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 04 de Setembro de 2019
Notícias

Um jovem de 21 anos morreu no final da manhã desta quarta-feira (04) depois de receber uma descarga elétrica ao tentar consertar uma bomba de água na localidade de Barreiros, zona rural do município de Itaguaçu da Bahia, região de Irecê.

Segundo a polícia, o jovem ainda foi socorrido para uma unidade hospitalar local, mas não resistiu.

Joedson Carvalho da Silva era músico e atuava como vocalista. A Associação de Bandas e Artistas da região de Irecê – Abari, lamentou o ocorrido e emitiu nota. “Estamos bastante chocados com a morte de Joedson. Ele era um grande vocalista, um dos grandes e muitos talentos que temos na região de Irecê. O mundo da música regional perdeu um grande artista na tarde de hoje”, diz a nota.

A Polícia Civil e o Departamento de Polícia Técnica estiveram no local. O corpo do rapaz foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Irecê - IML.

O caso será investigado pela Polícia Civil.

Veja mais informações da região no Central Notícia

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 04 de Setembro de 2019
Notícias

Por meio da Secretaria de Saúde e do NASF (Núcleo Ampliado de Saúde da Família), a Prefeitura de Irecê está desenvolvendo o Projeto “Corpo e mente leve, emagreça de forma saudável”. A ação foi iniciada com os usuários do PSF do Bairro Vivendas, previamente avaliados e acompanhados por uma equipe multiprofissional, composta por nutricionista, psicólogo, educador físico e farmacêutico.

Segundo a secretária de Saúde, Dulce Nunes, “o objetivo do Projeto é estimular a adoção de hábitos saudáveis, auxiliando no controle do peso, elevando a saúde, a autoestima e evitando doenças crônicas como Diabetes e Hipertensão, principais causas de hospitalizações e óbitos em nossa sociedade”.

Hortência Macedo, nutricionista e coordenadora do Projeto, explica que os pacientes são acompanhados durante três meses, período em que são realizadas avaliações médicas, oficinas, dinâmicas e palestras. "O trabalho multiprofissional, com estratégias educativas, eleva a motivação, favorece a mudança dos hábitos de vida, e, consequentemente, um emagrecimento eficaz e saudável”, completa.

Fonte: Ascom - FAI



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 04 de Setembro de 2019
Notícias

Na última sexta-feira(30/08), o Curso de Direito da Faculdade Irecê - FAI realizou o primeiro Ciclo de Palestras Jurídicas com o tema “Autocomposição e Justiça Restaurativa”. O evento foi realizado em parceria com O Tribunal de Justiça da Bahia – TJBA e a Universidade Coorporativa do TJBA - Unicorp.

Na oportunidade, a Dra. Rita de Cássia Ramos de Carvalho, Juíza coordenadora do Nupemec e do Unicorp, ministrou a primeira palestra sobre “a importância do Cejusc e da autocomposição nos dias atuais”. Em seguida, a Dra. Joanice Maria Guimarães de Jesus, desembargadora do TJBA e presidente de honra do Nupemec, proferiu a segunda exposição lecionando sobre “justiça restaurativa”.

Além das palestrantes, tiveram assento à mesa o Prof. Marcos Batista de Carvalho (mantenedor da FAI), a Profª Conceição Correia(diretora geral) e o Prof.  Hebert V. Durães, Coordenador do curso de Direito da FAI.

O evento contou ainda com a presença dos acadêmicos do curso de Direito da FAI, da mediadora Fabíola Monteiro e com a assistente social Claudete Alves de Novaes, ambas do Cejusc/FAI; do professsor Alan Carlos, do curso de Direito da FAI; dos defensores públicos Drª Ana Luiza e Drº Guilherme; do juíz de Direito Drº José Onofre; dos assessores do Nupemec/TJBA Eliude de Carvalho Rosa e Walter Nogueiro Neto. Para o professor Hebert Durães "O evento demonstra o engajamento dos alunos nas ações pedagógicas do curso de Direito e a sólida parceria entre o TJBA e a FAI", frisou  Durães.

Fonte: Ascom - FAI



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 03 de Setembro de 2019
Notícias

A vereadora Sônia Aparecida (MDB) protocolou na Superintendência da Polícia Federal representação Criminal contra o prefeito do Município de Jussara, na região de Irecê.

Segundo noticiado pela vereadora Jussarense à polícia responsável pela operação Lava Jato, o prefeito Hailton Dias (PSD) teria, em tese, cometido o crime de estelionato previdenciário em detrimento da União Federal.

De acordo com a notícia crime, o Município de Jussara se apropriou de recursos da previdência social que deveriam ter sido aplicados em ações que visassem combater os efeitos da seca e o prefeito Hailton teria realizado despesas não autorizadas pela legislação para tais recursos.

Ainda conforme a vereadora, a aplicação irregular de verbas públicas, que no caso relatado manteve em erro a União, além de configurar o crime de responsabilidade previsto no Art. 1º, III do DL 201/67 caracterizaria o crime de estelionato previdenciário previsto no Art. 171, § 3º do Código Penal, cuja pena pode chegar a mais de 6 anos de reclusão.

Diante dos fatos apresentados a Polícia Federal, a vereadora Aparecida (MDB) requereu a instauração de Inquérito Policial a fim de que fosse apurada a prática dos crimes previstos nos Artigos 315 e 171, § 3º do Código Penal e 1º, III do DL 201/67, em tese, cometidos pelo atual prefeito de Jussara.

Fonte: Ascom/Vereadora Sônia Aparecida



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 03 de Setembro de 2019
Notícias

Elas sobem ao palco com a coluna ereta e o coração acelerado. O sorriso estampado no rosto nem sempre parece natural. Às vezes, demonstra o nervosismo. Mas há de se relevar. Afinal, para as participantes, a possibilidade de tornar-se miss é um momento e tanto.

Muitas adolescentes de toda região de Irecê alimentam o sonho de representar a sua cidade no Miss Bahia Model’s Secret 2019. Para isso, precisam se encaixar em muitos critérios. As candidatas devem ter entre 14 e 17 anos, por exemplo.

Jady Ribeiro, 15 anos, vai representar a cidade de Irecê. “É muito gratificante representar Irecê. Estou me dedicando ao máximo para trazer esse título para a nossa cidade”, disse.

Já Vitoria Kawara, também de 15 anos, é do município de Xique-Xique. ‘Agradeço primeiramente a todo o apoio que estou recebendo. Está sendo muito gratificante poder representar Xique-Xique no concurso e estou disposta e focada a mostrar a força e o poder da mulher xiquexiquense’, contou à reportagem.

As duas candidatas estão entre as 14 selecionadas para o concurso, com idades entre 14 e 17 anos.

O evento vai ocorrer na cidade de Ibipeba, no dia 21 de setembro. A vencedora participará do Miss Brasil Model’s Secret 2019, no dia 23 de novembro.

Concursos de beleza costumam dividir opiniões. Há quem considere futilidade, um reforço aos padrões estéticos massacrantes. Para outros, a competição é puro entretenimento. Os eventos, entretanto, resistem. Em vários estados brasileiros, o glamour da competição continua atraindo milhares de candidatas.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 03 de Setembro de 2019
Notícias

Com Márcio Bonfim, de Pernambuco, e Cristina Ranzolin, do Rio Grande do Sul, no comando, começou no último sábado (31) o rodízio entre apresentadores regionais para comandar o Jornal Nacional. A baiana Jéssica Senra vai ao ar nesta semana, no dia 07. Ao todo, 27 profissionais terão a oportunidade de apresentar o programa em esquema de rodízio, aos sábados. Essa iniciativa é parte da celebração de 50 anos do telejornal – a data foi comemorada em 1º de setembro, último domingo.

De acordo com a TV Bahia, foram enviados para apreciação do “JN” os nomes de Jéssica, Fernando Sodake e Ricardo Ishmael. A afiliada foi comunicada da escolha na tarde de hoje. “E no meio das férias a gente recebe essa notícia que dá vontade de voltar imediatamente!!! Desejo de todo o meu coração honrar a minha terra e cada um dos meus colegas no dia em que sentar para apresentar o jornal mais importante do meu país”, celebrou a apresentadora em uma rede social.

O editor-chefe do jornal, William Bonner, enviou e-mail informando os nomes escolhidos e a ordem em que eles vão se apresentar, explicando também porque a decisão foi por sorteio. “Em nome da justiça na escolha de nomes para representar os Estados de cada afiliada, essa mesma qualidade nos impediu de aplicar qualquer critério justo de seleção que não fosse o velho e bom sorteio”.

Fonte: G1



Compartilhar no Whatsapp