Segunda-feira, 19 de Junho de 2023
BRASIL

O prazo de inscrições para o processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do segundo semestre de 2023 começa nesta segunda-feira (19). Os interessados podem se inscrever até as 23 horas e 59 minutos (horário de Brasília) de quinta-feira (22) no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

O resultado será divulgado no dia 27 deste mês. A classificação dos estudantes será realizada com base na nota obtida na edição de 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As matrículas devem ser feitas de 29 de junho a 4 de julho.

O Sisu é o programa do MEC que reúne as vagas oferecidas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil, sendo a maioria delas ofertada por instituições federais - universidades e institutos.

As vagas são abertas semestralmente por meio de um sistema informatizado que executa a seleção dos estudantes com base na nota do Enem, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos. Para isso, o candidato não pode ter tirado zero na redação.

O estudante escolhe até duas opções de curso entre as ofertadas em cada processo seletivo do Sisu. É possível alterar as opções de curso durante todo o período de inscrições, sendo que a inscrição válida será a última registrada no sistema.

Quem não for selecionado em nenhuma das duas opções de curso ainda pode disputar uma das vagas por meio da lista de espera do Sisu. Para isso, é preciso manifestar interesse em participar da lista entre os dias 27 de julho e 4 de julho. A convocação dos candidatos em lista de espera será feita pelas próprias instituições a partir de 10 de julho.

As vagas ofertadas também são distribuídas conforme a Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012). Ela determina que as instituições federais de educação superior vinculadas ao MEC reservarão, em cada concurso seletivo para ingresso nos cursos de graduação, por curso e turno, no mínimo 50% das vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, sendo metade delas reservadas para aqueles oriundos de famílias com renda igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita (renda por cabeça).

As instituições podem adotar as próprias políticas e ações, como vagas reservadas e aplicação de bônus sobre a nota do candidato que atenda ao perfil indicado pela instituição. De acordo com as especificações da instituição, o Sisu faz o cálculo automaticamente e gera nova nota.

Fonte: Agência Brasil



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 17 de Junho de 2023
Notícias

Deputado Cafu Barreto (PSD) — Foto: Agência/ALBA

A aquisição de 2 ambulâncias de suporte avançado UTI móvel para atender a Região de Irecê foi solicitada pelo deputado Cafu Barreto (PSD) ao governador Jerônimo Rodrigues e à secretária estadual da Saúde, Roberta Santana, em indicação encaminhada através da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).

O parlamentar argumentou, no documento, que o investimento será para o Território Irecê, o qual possui 20 municípios (América Dourada, Barra do Mendes, Barro Alto, Cafarnaum, Canarana, Central, Gentio do Ouro, Ibipeba, Ibititá, Ipupiara, Irecê, Itaguaçu da Bahia, João Dourado, Jussara, Lapão, Mulungu do Morro, Presidente Dutra, Uibaí, São Gabriel, Xique-Xique), abrangendo uma área de 26.730,86 km² no Semiárido baiano com população estimada de mais de 450 mil habitantes.

Segundo Cafu Barreto, a população da região é atendida, em sua maioria, no Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho, localizado em Irecê, gerido pela Secretaria da Saúde e com atendimento de demanda espontânea e referenciada. “Embora especializado em demanda de média e alta complexidade, não é raro a necessidade de encaminhar diariamente pacientes para outras unidades de saúde por intermédio da Central Estadual de Regulação. Sendo imprescindível ambulâncias de suporte avançado UTI móvel disponível para atender os pacientes mais graves da região de Irecê”, explicou.

A razão básica para o transporte do paciente crítico, escreveu Cafu Barreto, “é a necessidade de cuidados adicionais, seja pela tecnologia e/ou atendimento por especialistas não disponíveis no Hospital Regional”. Ele lembrou ainda que a decisão de transportar um paciente crítico deve ser baseada na avaliação e ponderação dos benefícios e riscos potenciais para garantir o melhor tratamento e preservar a vida do paciente.

“Desta forma, a aquisição de veículo destinado ao atendimento e transporte de pacientes de alto risco em emergências pré-hospitalares e/ou de transportes inter-hospitalares que necessitem de cuidados médicos intensivos, exigindo condições especiais que não agravem o quadro do paciente, é de extrema importância para a melhoria da prestação do serviço para os usuários do Sistema Único de Saúde”, concluiu Cafu Barreto.

Fonte: Ascom - ALBA



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 17 de Junho de 2023
BRASIL

Em evento neste sábado (17), em Belém, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve anunciar as primeiras medidas relacionadas ao processo de organização da 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), em 2025. O evento será realizado na capital paraense.

A candidatura do Brasil, oficializada em maio, recebeu apoio praticamente unânime dos demais países sul-americanos, uma exigência das Organização da Nações Unidas (ONU) para a escolha, e deve ser oficialmente confirmada no fim do ano, durante a COP28, em Dubai. Apesar disso, o processo de organização já está em curso.

A realização de um evento do porte de uma COP vai exigir um "grande esforço" da cidade-sede e do país. Segundo o secretário de Clima, Energia e Maio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores (MRE), André Corrêa Lago, são esperadas dezenas de milhares de pessoas em Belém.

“Todas as cidades que convidam para que a COP aconteça têm que fazer um grande esforço para o evento. É um evento que, nos últimos anos, tem uma média de 40 mil a 50 mil pessoas durante duas semanas. É a maior conferência das Nações Unidas”, afirmou a jornalistas durante entrevista coletiva, em Belém. A maior parte dessas presenças são de integrantes das sociedades civis dos países, como entidades, cientistas e movimentos sociais.

Com isso, Belém, assim como outras cidades que já abrigaram o evento, precisa se organizar em termos de infraestrutura, capacidade hoteleira, restaurantes, transporte e aviação.

“Pelo que tenho visto, o governador está consciente disso, o presidente Lula também. Esse evento é uma ocasião muito importante para assegurar que Belém tenha melhorias”, acrescentou o secretário de Meio Ambiente do Itamaraty. Segundo ele, outras cidades ganharam com melhorias em trânsito e em infraestrutura.

Por ser um evento da ONU que pode reunir presencialmente mais de 100 chefes de Estado, há todo um protocolo rígido de segurança, mas também de sala de evento, com diferentes padrões de tamanho de acordo com a importância das autoridades, entre outras regras.

Países Amazônicos

A capital paraense também se prepara para realizar, no dia 8 de agosto, a reunião dos oito países integrantes da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA). Participam os presidentes de Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela. Um documento aprovado no encontro será apresentado durante a próxima Assembleia das Nações Unidas, em setembro, em Nova York (EUA).

Segundo o embaixador Corrêa Lago, a ideia deste evento é fortalecer a OTCA, que é uma organização pouco conhecida e ainda pouco atuante no cenário internacional. Ele crê que uma nova dinâmica para esta articulação de países possa “acentuar a possibilidade de a Amazônia ser solução para o mundo” em termos de proteção climática.

Metas mais ambiciosas

Pela primeira vez realizada na Amazônia, a COP Belém, em 2025, será o marco de 10 anos do Acordo de Paris, a principal convenção climática da ONU, assinada em 2015 durante a COP21, na capital francesa. O documento estabeleceu metas para a redução de emissões de gases causadores do aquecimento global. De acordo com Lago, há uma grande expectativa internacional sobre esta futura reunião da ONU no Brasil.

“A COP de Belém vai ser a COP 10 anos depois de Paris. Então, é uma COP que vai ser extremamente importante, porque é uma conferência na qual os países são supostos a adiantar maiores ambições climáticas. Todos os países do mundo têm que apresentar, em Belém, na COP30, em 2025, ambições maiores de combate à mudança do clima”, destacou.

A última atualização da meta do Brasil no Acordo de Paris ocorreu em 2020, com cinco anos da vigência do tratado climático. Na época, o governo determinou que a chamada Contribuição Nacional Determinada (NDC, da sigla em inglês), será a neutralidade nas emissões de gases do efeito estufa até 2060.

Neutralizar a emissão de gases de efeito estufa, segundo o Acordo de Paris, significa mudar a matriz energética para fontes sustentáveis que não dependem de queima de combustíveis fósseis e que façam com que o clima não exceda a média atual em 1.5 grau Celsius (estimativa agressiva) ou 2.0 graus Celsius (estimativa conservadora).

É uma mudança na economia, eliminando combustíveis fósseis e outras fontes de emissões de gás carbônico onde for possível nos setores de transporte, geração de energia e na indústria. Para outras fontes, a cada tonelada de gás carbônico emitida, uma tonelada deve ser compensada com medidas de proteção climática, com o plantio de árvores, por exemplo.

Até então, a Contribuição Nacional Determinada (NDC, da sigla em inglês), ratificada pelo governo brasileiro, em vigor desde 2015, previa que até 2025 as emissões de gases de efeito estufa seriam reduzidas a 37% em relação a 2005, ano em que o país emitiu aproximadamente 2,1 bilhões de toneladas de gás carbônico. Para 2030, a meta seria uma redução de 43%.

Acordo de Paris

Em 2015, o Brasil se juntou a mais de 190 países que integram a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima na assinatura do chamado Acordo de Paris. Pelo acordo, que foi resultado de mais de 20 anos de negociação, as nações definiram objetivos de longo prazo para limitar o aquecimento da temperatura global em níveis abaixo de dois graus Celsius, se possível a 1,5 grau, até o final deste século. A partir dos compromissos do Acordo de Paris, o Brasil definiu a sua NDC.

A meta considera os níveis pré-revolução industrial (1750) implementada a partir de 2020. A redução significativa do aquecimento global e o cumprimento dos compromissos do Acordo de Paris ainda estão entre as metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), com o qual o Brasil também se comprometeu até 2030.

Fonte: Agência Brasil



Compartilhar no Whatsapp






Sexta-feira, 16 de Junho de 2023
PRESIDENTE DUTRA

Valorização dos imóveis da família e segurança jurídica da propriedade. Estes são os principais objetivos sociais alcançados, com a "Regularização Urbana" promovida pela Prefeitura de Presidente Dutra, em parceria com o Tribunal de Justiça da Bahia, contemplando dezenas de famílias.

Foram entregues 69 títulos de regularização fundiária urbana a moradores do Bairro Vila Real (Sem Terra).

A cerimônia ocorreu nesta quinta-feira (15), e contou com a presença do Corregedor-Geral do Tribunal de Justiça da Bahia, Desembargador Edivaldo Rocha Rotondano.

"É uma alegria imensa saber que a partir de agora todas essas pessoas possuem o documento da sua casa legalizado e com segurança jurídica", disse o prefeito Robertão.

Também marcaram presença no evento, vereadores, vice-prefeito e secretários.

Presidente Dutra é um lugar cada vez melhor para se morar.

Fonte: Com informações de assessoria.



Compartilhar no Whatsapp






Sexta-feira, 16 de Junho de 2023
BRASIL

O governador Jerônimo Rodrigues participou, na tarde desta quinta-feira (15), do 1° Fórum Nacional de Secretários de Comunicação, realizado no Hotel Fera Palace, no Centro Histórico, em Salvador. O chefe do Executivo prestigiou o encontro, destacou a importância da criação de um conselho para fortalecer a comunicação nacional e o estado democrático de direito, além do combate às fake news.

“Estamos aqui com representantes da comunicação dos 27 estados do Brasil, discutindo a pauta da comunicação como vetor de desenvolvimento do país, democracia e cidadania. Disponibilizamos a nossa energia, a nossa força e nossa experiência, mas também queremos beber na fonte de cada um deles”, frisou o governador. Ele também destacou que um governo atua por um tempo, mas que o conselho, ferramenta de troca e de atuação, que possibilita respostas rápidas e concretas para o setor, permanece como legado para a comunicação pública brasileira.

Jerônimo aproveitou para dar o exemplo exitoso do Conselho de Educação, que hoje é um mediador na comunicação direta com o Governo Federal. Na ocasião, ele também falou da importância da comunicação para o combate à fome e outros projetos de desenvolvimento social, econômico e de preservação ambiental. “A Bahia tem a responsabilidade de primar para que a comunicação ajude a combater a fome e o desemprego, e a cuidar do meu ambiente e das pessoas”.

Para Bárbara Botega, secretária adjunta de Comunicação de Minas Gerais, o fórum é uma grande oportunidade para troca de experiências. “Entendemos que alguns desafios são muito parecidos, e é muito interessante ver como cada estado tem tratado isso, como tem agido juridicamente”. Ela observou ainda que, atualmente, o consumo de informações pela sociedade é muito diferente do que existia pouco tempo atrás. “Essa proposta de unificação de decisões vai agregar muito para o Brasil”, concluiu.

Fonte: Secom-BA



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 16 de Junho de 2023
Notícias

Ancorada no respeito aos princípios da Administração Pública, a Prefeitura de Irecê foi reconhecida com o selo “Transparência - Festejos Juninos 2023”, iniciativa do Ministério Público da Bahia (MP-BA) e dos Tribunais de Contas do Estado (TCE) e dos Municípios (TCM), em parceria com a UPB e a União das Controladorias Internas da Bahia (Ucib). O certificado foi entregue nesta quarta-feira (14) ao prefeito Elmo Vaz por disponibilizar informações sobre gastos públicos com as festas de São João.

“Estamos apenas cumprindo o dever de prestar contas à sociedade e aos órgãos de controle. Neste sentido, transparência é uma das prioridades da nossa gestão, que sempre foi pautada na responsabilidade, isonomia e eficiência”, comentou Elmo. Enquanto isso, o clima de São João já tomou conta das ruas... Desde o início do mês, a cidade registra aumento significativo nas vendas no Comércio e nos setores de Serviços, Hotelaria, Bares e Restaurantes. A expectativa é de que até o final de junho a Economia Local movimente mais de R$80 milhões. Prestes a completar 45 anos, reunindo História e Tradição, o São João de Irecê é “fruto” do trabalho integrado das Secretarias de Educação, Cultura, Assistência Social, Turismo, Meio Ambiente e Políticas para as Mulheres.

Nesta edição, mais de 100 atrações vão se apresentar na Cidade do São João, a maioria absoluta formada por artistas da terra. Entre os destinos mais procurados do Estado no período junino, a previsão é de que mais de 500 mil pessoas circulem pelos ambientes do circuito nos cinco dias de arrasta-pé em Irecê. Cerca de 40% da despesa total da festa é custeada por patrocinadores, vendas de barracas, pelo Governo do Estado e por emendas parlamentares. 

Fonte: Com informações de assessoria.



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 16 de Junho de 2023
Notícias

Na manhã dessa quinta-feira (15), prepostos da Polícia Federal,  que estavam monitorando há dias uma postagem feita através dos Correios, com destino a cidade de Xique-Xique, pediram apoio desta CIPE/Semiárido para interceptar o destinatário de um pacote que conteria cédulas falsas. As informações são da Polícia Militar.

Conforme o comunicado da PM, de posse de informações, do momento da retirada da encomenda, a guarnição realizou a abordagem ao suspeito, momento em que foi encontrado com ele um  envelope contendo 10(dez) notas falsas no valor de R$100,00 cada.

“Um adolescente que estava com o abordado foi apreendido e ambos foram apresentados juntamente com todo o material”, diz a nota.

Material apreendido:

10 notas falsas de R$100,00;

2  telefones celulares, de cor azul, e outro de cor chumbo.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 16 de Junho de 2023
Notícias

Aconteceu na quarta-feira, 14, no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Campus Irecê, o lançamento do Projeto Empreendedorismo Inovador, uma ação do Departamento de Inovação (Dinov) da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PRPGI), oriunda de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre o IFBA e o Serviço Brasileiro de Apoio às pequenas e Micro Empresas (Sabrae).

Na oportunidade estiveram presentes a Chefe do Dinov do IFBA, Deise Danielle Piáu, José Soares, representante do Sebrae, Lucas Simões, além de professores e alunos do Campus.

‘A proposta do projeto é possibilitar o entendimento do empreendedorismo como elemento transversal à formação no IFBA, sob o direcionamento da Política de Inovação do Instituto’.

O desenvolvimento do projeto consiste em ‘realizar uma “Trilha de Inovação”, que abrange: Formação de Docentes (para atuarem como mentores), Mentorias para Docentes, Trilha Efeito Furacão (Empreendedorismo Feminino), Mapeamento das Tecnologias Sociais (TS), Formação de discentes e o Desafio da Inovação’.

‘As atividades do projeto acontecerão em diversas modalidades, incluindo cursos on-line, presencial e misto. Também está prevista uma atividade final com as equipes do “Desafio da Inovação”, que reunirá as equipes selecionadas para um evento na Reitoria no mês de outubro, período de encerramento da atual edição do projeto, que terá duração de seis meses’.

Fonte: Ascom - IFBA/Irecê



Compartilhar no Whatsapp