Segunda-feira, 12 de Junho de 2023
BRASIL

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi autorizado a contratar mil técnicos de seguro social aprovados no último concurso público da instituição. A medida foi publicada nesta segunda-feira (12), no Diário Oficial da União.

Nas redes sociais, o ministro da Previdência, Carlos Lupi, comemorou a liberação da nomeação. "Estamos avançando e, com este novo reforço, vamos trabalhar para restabelecer a dignidade dos brasileiros que procuram a Previdência Social", disse ele.

O processo de contratação já havia sido assinado na última quarta-feira (7), pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, para nomeação dos servidores conforme as vagas disponíveis. Na Bahia são 51 vagas.

Os nomeados serão contratados com salário inicial de R$ 5.905,79 e jornada de trabalho de 40 horas.

Fonte: Agência Brasil



Compartilhar no Whatsapp






Domingo, 11 de Junho de 2023
Política

A um ano e quatro meses para as eleições de 2024, pelo menos sete nomes já manifestaram desejo de disputarem a Prefeitura de Central, BA, na Região de Irecê.

De acordo com publicação feita no site Irecê Agora, os nomes são: José Wilker Alencar, conhecido como "Dr. Iko", atual prefeito, os ex-prefeitos Uilson Monteiro e Renato do Boi, além do vereador Nei Do Caroá, do agricultor Paulão dos Tratores e de Roberto Cunha, presidente da Câmara de Vereadores. Há três dias, em nota divulgada por este site,  o empresário Rubens Bonfim também deixou implícita sua intenção de participar do pleito.  A maioria dos outros seis nomes, já assume ou deixa em aberto a possibilidade de entrar na disputa.

Dentro dessa perspectiva, o site de Irecê expôs recentemente em reportagem que Roberto Cunha desponta como um dos principais nomes para concorrer à Prefeitura nas eleições do próximo ano. Segundo o site, é o nome que vem se destacando nas conversas e opiniões populares.

Robertinho, como é conhecido pela população centralense, tem vasta experiência no campo político. Eleito seis vezes vereador, assumiu a presidência da Casa por boa parte de sua passagem.

Baseado pelo que foi exposto pela reportagem, o Central Notícia questionou por telefone dez lideranças políticas de Central (maioria ex-vereadores) para avaliação acerca dos prováveis candidatos. A maior parte demonstrou que Cunha é o melhor nome.

“Roberto Cunha é o melhor para Central.  Ele é muito firme nas atitudes e direito, além de ter ideias próprias e não se deixa ser levado por ninguém”, externou um ex-vereador.

Nos últimos eventos políticos que ocorreram na região e em Central, Roberto é sempre visto ao lado do primo e deputado estadual Cafu Barreto. Forte liderança no Estado, Cafu obteve nas eleições do ano passado uma votação expressiva em Central – foram mais de 3 mil votos, assegurando-lhe o primeiro lugar entre os deputados estaduais eleitos e votados na cidade.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 11 de Junho de 2023
Notícias

O Ministério Público da Bahia (MP-BA), por meio do promotor de Justiça Alan Cedraz Santiago, recomendou ao prefeito de Seabra, na Chapada Diamantina, a adoção de uma série de medidas que garantam a estruturação da ‘Unidade de Conservação Refúgio da Vida Silvestre da Serra do Araújo’. Ela foi criada pelo município para proteger a região formada pelas encostas, morros e baixadas e preservar a biodiversidade local, mas, segundo identificou o promotor de Justiça, não foi devidamente estruturada.

Alan Cedraz recomendou ao prefeito Fábio Lago Sul e à Secretaria de Meio Ambiente que, no prazo de seis meses, realizem o cercamento e a sinalização do Refúgio da Vida Silvestre (Revis) da Serra do Araújo. Além disso, que elaborem projeto de lei reformulando a composição do conselho consultivo da Unidade de Conservação no prazo de três meses, período no qual também deve ser editado decreto fixando as competências e atribuições do conselho.

Eles também foram orientados a criar conta específica para gestão financeira dos recursos destinados à estruturação e manutenção da unidade de conservação e efetuar reserva orçamentária para os anos a partir de 2024 e seguintes.

A recomendação prevê ainda outras medidas para adoção pelo prefeito e pela Secretaria de Meio Ambiente. Ao Conselho Municipal de Meio Ambiente e ao Conselho Consultivo da Unidade de Conservação foi orientado que elaborem programas e mecanismos de sustentação e sustentabilidade financeira para manutenção da unidade de conservação no prazo de seis meses.

Fonte: Jornal da Chapada



Compartilhar no Whatsapp






Domingo, 11 de Junho de 2023
BRASIL

O Ministério da Saúde publicou, nesta sexta-feira (9), o resultado preliminar da escolha das vagas dos profissionais com inscrição validada no Programa Mais Médicos. O edital oferece 5.970 vagas distribuídas em 1.994 municípios. Do total de vagas, mil são inéditas para a Amazônia Legal. O objetivo é recompor vagas ociosas dos últimos quatro anos. Cerca de 45% delas estão em regiões de vulnerabilidade social, de difícil acesso e que historicamente sofrem com a falta de médicos.

O resultado preliminar divulgado nesta sexta mostra que 84,7% dos alocados são médicos brasileiros formados no país, enquanto 15,3% brasileiros com diploma de medicina emitidos no exterior.

Para ter saber se foi selecionado no 28º ciclo do programa, basta o candidato acessar este link.

Para a classificação dos médicos, o programa do governo federal considera o currículo do candidato, como formação, titulação e experiência profissional. Serão considerados para pontuação os seguintes critérios: residência médica em medicina da família e comunidade, concluída e reconhecida; título de especialista em medicina de família e comunidade, conferido pela Sociedade Brasileira de Medicina da Família e Comunidade (SBMFC); especialização em saúde da família ofertada pelo Sistema de Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS); entre outros.

Desde o lançamento do edital, o ministério informou que os médicos brasileiros registrados no Brasil têm prioridade na seleção.

Próximas fases

Conforme previsto no cronograma do edital do programa, a próxima fase é a apresentação de recurso pelo candidato que discordar do resultado preliminar, até segunda-feira (12). A interposição de recurso deve ser feita diretamente no Sistema de Gerenciamento de Programas (SGP), a plataforma do Ministério da Saúde usada por gestores municipais de saúde e por médicos para fazerem as adesões e inscrições no programa.

O recurso interposto pelo candidato deverá ser individual. Será admitido apenas um único recurso por profissional.

Na próxima quinta-feira (15), após o período de avaliação de cada um dos recursos, o Ministério da Saúde divulgará o resultado final dos selecionados e os respectivos locais de atuação.

Entre 16 e 22 de junho, o candidato contemplado deverá confirmar o interesse pela vaga, no mesmo site de inscrição do Mais Médicos. Excepcionalmente, os médicos que ainda estão em processo de emissão do registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), em uma das 27 unidades da federação, terão até 30 de junho para confirmar a participação no programa.

Caso o candidato não confirme o interesse na vaga e local designado, será excluído do chamamento.

Mais Médicos 2023

A edição de 2023 do Mais Médicos, o 28º ciclo do programa, registrou recorde de inscrições, com mais de 34 mil profissionais cadastrados. Deste total, 27,4 mil indicaram um local para atuação profissional, de acordo com o Ministério da Saúde.

A expectativa da pasta é que, até o fim deste mês, os médicos selecionados neste 28º ciclo comecem a atuar no programa para reforçar o atendimento na atenção primária à saúde, em áreas mais necessitadas, principalmente, de extrema pobreza.

Até o fim de 2023, o governo federal planeja ter 28 mil profissionais no Mais Médicos atendendo em todo o país. A previsão é que mais de 96 milhões de brasileiros tenham atendimento médico de entrada no Sistema Único de Saúde (SUS).

Fonte: Agência Brasil



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 09 de Junho de 2023
Notícias

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Campus Irecê, realizou no seu Auditório, Projeto Integrador do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Administração/PROEJA, com tema “Mundo do Trabalho & Tecnologia - Tempo, mudança e Administração.

O Projeto Integrador é Componente curricular obrigatório do curso de Administração em todos os semestres. Os projetos integradores possibilitam a visão crítica e integrada dos conhecimentos, buscando superar fragmentação dos saberes, através de atividades interdisciplinares.

Com programação voltada para dialogar com temas como Etarismo, Gênero e Mercado de Trabalho, Políticas Públicas e Economia Solidária, o evento foi aberto à comunidade interna do campus e a convidados.

Realizado nos dias 06 e 07, das 19h às 22h, o evento contou com apresentações artísticas, exposições, painéis de pesquisa, palestra e feira com empreendedores local.

Fonte: IFBA/Irecê



Compartilhar no Whatsapp






Sexta-feira, 09 de Junho de 2023
BRASIL

O PSD já está se preparando para as eleições da presidência da Câmara dos Deputados em 2025, quando Arthur Lira (PP-AL), o atual presidente, não poderá se reeleger. Antonio Brito, líder do PSD e representante da Bahia, é considerado um candidato natural para suceder Lira, de acordo com o colunista Guilherme Amado, do site Metrópoles.

Segundo a coluna, o de Brito partido possui uma maior afinidade com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em comparação ao PP de Lira, além de contar com três ministérios e ter afinidades com as bancadas de esquerda, assim como com partidos de centro-direita, como o PSDB, MDB e Cidadania.

A expectativa é que, diferentemente das eleições deste ano, em que Lira foi praticamente o candidato unânime, a próxima eleição seja verdadeiramente disputada, com candidatos de vários partidos buscando apoio.

Membros do PSD, aponta o colunista, acreditam que o grupo de Lira enfrentará enfraquecimento nos próximos anos, o que beneficiaria Brito. Dois motivos principais para isso são o fim do orçamento secreto e as investigações da Polícia Federal (PF) que têm como alvo as pessoas próximas ao presidente da Câmara.

Fonte: Metrópoles



Compartilhar no Whatsapp