Nos primeiros seis meses a frente do Executivo Estadual, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) registra boa aceitação e maioria de aprovação entre os soteropolitanos. A afirmação é do secretário estadual de Comunicação, André Curvello. Ele diz que levantamentos realizados recentemente mostram que mais de dois terços da população da capital avaliam bem o desempenho do governador baiano.
“A história mostra que as nossas pesquisas acertam mais. O trabalho que Jerônimo vem fazendo está sendo visto de forma positiva pelo povo baiano na capital e interior. A soma de ótimo, bom e regular era de 74% na segunda quinzena de maio”, destaca Curvello.
O secretário de Comunicação avalia que o percentual é extremamente satisfatório para os primeiros meses de governo. “Comprova a gestão eficiente e a energia que o governador tem demonstrado, de quem segue incansável no trabalho pela Bahia” afirmou Curvello ao ressaltar que a tendência é que essa aprovação cresça ainda mais, o que garantiria vantagem do grupo político na disputa municipal de 2024.
O secretário comentou sobre a pesquisa ao rebater a nota da Coluna Vixe, do site Muita Informação, desta quarta-feira (7), que fala sobre levantamento encomendado pela oposição que apontou que a população soteropolitana ainda não apoia o governo Jerônimo Rodrigues.
Fonte: Portal Muita Informação
Na última quarta-feira (07), aconteceu a posse do novo presidente do Diretório Municipal do Movimento Democrático Brasileiro da cidade de Central, BA. O escolhido para liderar o partido é o empresário Rubens Bonfim.
“Aconteceu nesse último dia 7 de junho, no povoado do Maxixe, em Central – Bahia, a convenção do partido MDB, que é o partido do Vice-Governador da Bahia, Geraldo Júnior. A eleição se deu por aclamação e o partido terá o comando do empresário Rubens Bonfim”, diz a nota encaminhada ao site.
O MDB é reconhecido como um partido tradicional no país, e foi importante na decisão das eleições de 2022. O Governo Lula mantém três emedebistas à frente de destacadas pastas. Já no Estado, a sigla elegeu Geraldo Júnior, atual Vice-Governador da Bahia.
“O partido chega para ser protagonista na política de Central, e o objetivo será debater de forma concreta soluções que visam o bem comum para sociedade com vistas às eleições de 2024”,falou Rubens Bonfim.
Fonte: Da Redação
Irecê – Com a chegada do mês de junho, a atmosfera junina toma conta da Bahia, e um ingrediente que não pode faltar nessa festa é o milho. E para garantir a qualidade e o sabor dos pratos típicos, tem sido fundamental a parceria entre a Cooperativa de Produtores e Apoio à Agricultura Familiar e Economia Solidária (Copirecê) e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). A Copirecê, apoiada pela CAR, tem recebido investimentos que vão desde a base produtiva, agroindustrialização, até a comercialização dos produtos derivados do milho. Isso significa que, neste São João, é possível encontrar uma variedade de derivados do milho não transgênico, tanto no interior do estado quanto na capital.
A colheita do milho por lá está chegando ao fim e para a cooperativa, as expectativas são as melhores. No ano passado foi um verdadeiro sucesso, com 480 toneladas de milho colhidas por agricultores ligados à Copirecê. O resultado? Um faturamento expressivo de R$ 4,7 milhões, o maior registrado nos últimos 10 anos. E as expectativas para este ano são ainda melhores, com previsão de colher 600 toneladas e um aumento de 20% na receita.Francisco Nogueira é um dos agricultores ligados à Copirecê e beneficiado com os investimentos da CAR. “Foram equipamentos e assistência técnica que chegaram para ajudar na produção de um milho de qualidade. Há 5 anos, que com a chegada do projeto Bahia Produtiva, a gente vem melhorando a qualidade do nosso milho, com a variedade Gorutuba, que tem ciclo melhor”.
O resultado dessa colheita é uma verdadeira festa para os agricultores e para o cardápio junino, com pratos típicos como canjica, pamonha, mungunzá e muitas outras delícias, tudo feito com o milho de altíssima qualidade produzido pelos agricultores da Copirecê. Cada mordida é um verdadeiro deleite para o paladar, exaltando os sabores autênticos e tradicionais do São João baiano.
Ao optar pelos produtos derivados do milho da Copirecê, além de se deliciar com essas iguarias, o consumidor também contribui para o fortalecimento da agricultura familiar e das comunidades rurais. É uma maneira de celebrar a cultura e preservar as tradições, ao mesmo tempo em que se saboreia o melhor que a Bahia tem a oferecer.
Em Salvador, os produtos como Flocão Puro Milho, Mingau de Milho, Canjiquinha e Mugunzá podem ser encontrados no Empório da Agricultura Familiar, localizado no Mercado do Rio Vermelho, e em diversos estabelecimentos comerciais.
Mais parceria, mais resultados
A Associação Comunitária dos Pequenos Agricultores de Caldeirão, localizada em Araci, é mais uma organização produtiva que tem comemorado sua parceria com a CAR. Por meio do Bahia Produtiva, está sendo construída uma unidade de beneficiamento de milho na região.
Graças à assistência técnica e extensão rural fornecida às famílias agricultoras que cultivam milho, a produção aumentou em 20%. Com a conclusão da agroindústria, a expectativa é que esse crescimento seja ainda maior.
Rivaildo Santos, presidente da associação, ressalta que a comunidade sempre trabalhou com milho, e há 26 anos havia uma unidade de beneficiamento construída. No entanto, a unidade estava ultrapassada e defasada, e os produtores estavam desmotivados. Com o apoio da CAR, eles passaram a ter uma visão mais ampla do negócio e conseguiram aumentar a produtividade. Além disso, com a nova unidade de beneficiamento, poderão expandir a variedade de produtos oferecidos, incluindo Creme de Milho, Mugunzá, Flocão, Xerém de Milho e Ração animal.
Fonte: Ascom - CAR
O ex-governador e atual ministro da Casa Civil, Rui Costa, comentou nas redes sociais as declarações que deu na última sexta-feira (2), em Itaberaba. Na ocasião, o petista chamou Brasília de “Ilha da Fantasia” e defendeu que seria melhor que a capital federal tivesse permanecido no Rio de Janeiro ou fosse para outros estados, como a Bahia.
Em postagem no Twitter, o auxiliar do presidente Lula admitiu nesta quarta que “não fui feliz nas minhas palavras, o que permitiu que alguns transformassem a minha declaração em um ataque à cidade ou ao seu povo”. De acordo com Rui, “meu desabafo nada tem a ver com brasileiras e brasileiros que vivem na capital, com seus familiares, lutando, sonhando e passando dificuldades como tanta gente em todas as cidades do país.”
O discurso no interior baiano ocorreu ao final de uma semana tensa com o Congresso Nacional, quando a MP que reestrutura os ministérios foi aprovada no limite do prazo em meio a cobranças direcionadas à articulação do governo federal, a cargo do ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais), e com respingo na Casa Civil.
“Continuarei trabalhando arduamente para ajudar o nosso povo, como fiz recentemente ao dialogar sobre investimentos e formas de gestão para que, juntos, possamos melhorar o sistema de transporte de quem mora no entorno de Brasília”, concluiu.
Fonte: Do site Bahia.ba
O Sistema Adutor do São Francisco voltou a funcionar na noite de ontem (06), após a conclusão dos serviços de substituição realizados em uma das estações de bombeamento. Esta foi a penúltima intervenção para renovar os equipamentos do sistema de abastecimento de água que atende Irecê e mais oito cidades da região.
Gradativamente, o fornecimento de água está sendo regularizado. A próxima e última interrupção para substituir equipamentos está prevista para a próxima terça-feira, dia 13 de junho.
Cidades com o abastecimento sendo regularizado: Irecê, João Dourado, América Dourada, Central, Jussara, São Gabriel, Itaguaçu da Bahia, Presidente Dutra, Uibaí e respectivos povoados.
Fonte: Com informações de assessoria.
Por causa do feriado de Corpus Christi nesta quinta-feira (8), o atendimento presencial do Sebrae em Irecê e em toda Bahia será suspenso na sexta-feira (9). As atividades serão retomadas na próxima segunda-feira (12).
As solicitações por meio da Central de Relacionamento, no 0800 570 0800 (telefone e WhatsApp), podem ser feitas todos os dias da semana, 24 horas. O mesmo canal pode ser utilizado para informações sobre cursos, oficinas, consultorias e outras soluções oferecidas pela entidade.
Fonte: Com informações de assessoria.
O Ministério Público estadual, por meio do promotor de Justiça Alan Cedraz Santiago, recomendou ao prefeito de Seabra a adoção de uma série de medidas que garantam a estruturação da ‘Unidade de Conservação Refúgio da Vida Silvestre da Serra do Araújo’. Ela foi criada pelo Município para proteger a região formada pelas encostas, morros e baixadas e preservar a biodiversidade local, mas, segundo identificou o promotor de Justiça, não foi devidamente estruturada.
Alan Cedraz recomendou ao prefeito e à Secretaria de Meio Ambiente que, no prazo de seis meses, realizem o cercamento e a sinalização do Refúgio da Vida Silvestre (Revis) da Serra do Araújo. Além disso, que elaborem projeto de lei reformulando a composição do conselho consultivo da Unidade de Conservação no prazo de três meses, período no qual também deve ser editado decreto fixando as competências e atribuições do conselho. Eles também foram orientados a criar conta específica para gestão financeira dos recursos destinados à estruturação e manutenção da unidade de conservação e efetuar reserva orçamentária para os anos a partir de 2024 e seguintes.
A recomendação prevê ainda outras medidas para adoção pelo prefeito e pela Secretaria de Meio Ambiente. Ao Conselho Municipal de Meio Ambiente e ao Conselho Consultivo da Unidade de Conservação foi orientado que elaborem programas e mecanismos de sustentação e sustentabilidade financeira para manutenção da unidade de conservação no prazo de seis meses.
Fonte: MP-BA
Nova unidade reforça o compromisso de marca com consumidores locais Nesta sexta-feira, 22 de novembro, será ...
Foto: reprodução O documentário Eu Sou Maior Que o Câncer , protagonizad...
Reuniões destacaram a gestão financeira e orçamentária do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) Nos dia...
Foto: Uneb/Irecê N...