O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou nesta terça-feira (6) o polo automotivo Stellantis em Goiana, em Pernambuco. No local, Lula participou do lançamento de uma nova linha de veículos do grupo, que reúne 14 marcas.
Inaugurado em 2015, o polo já produziu mais de 1,4 milhão de automóveis e gera cerca de 60 mil empregos diretos e indiretos na região.
Em discurso, Lula prometeu que a economia nacional irá crescer nos próximos anos. “Este país vai voltar a crescer, este país vai voltar a ter crédito barato e este país vai trabalhar para que o Nordeste seja tratado de forma equânime com os estados do Sul”, disse.
Juros
O presidente voltou a criticar a taxa de juros, que está em 13,75%, ao afirmar que “não há explicação histórica para termos os juros mais altos do mundo”.
Lula afirmou que o país precisa oferecer credibilidade, estabilidade e previsibilidade para atrair os investidores. “Como é que eu vou convencer um empresário a investir neste país se eu não der nenhuma garantia?”. O presidente ressaltou que em seus mandatos anteriores, o Brasil chegou a ocupar a posição de sexta maior economia do mundo e hoje está no 12º lugar.
O presidente defendeu ainda priorizar políticas para parcela mais vulnerável da população.
“O milagre da economia brasileira no nosso governo foi que nós tínhamos colocado o povo pobre no Orçamento. Quando o povo pobre pode comprar o que comer, pode comprar o que vestir, ele faz o comércio voltar a funcionar. O comércio precisa encomendar produtos para a indústria. A indústria começa a funcionar. O comércio funcionando e a indústria funcionando vai gerar emprego. O emprego vai gerar mais um salário. O salário vai gerar mais um consumidor. O consumidor vai permitir que se gere mais emprego. É a roda gigante da economia funcionando e todos participando dela”.
Fonte: Do site Bahia.ba
A Prefeitura de Presidente Dutra, por meio da Secretaria do meio Ambiente, em parceria com a Escola Municipal Valter Barreto realizou uma linda caminhada em referência ao Dia do Meio Ambiente.
A caminhada aconteceu hoje, 5 de junho e contou com a presença da equipe do Meio Ambiente e funcionários e alunos da Escola Valter Barreto.
Na oportunidade, aconteceu o plantio e distribuição de mudas das mais variadas plantas.
No dia 05 de junho comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi estabelecida em 1972, pela Organização das Nações Unidas (ONU), durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, com o objetivo principal de chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais.
Estar em contato com a natureza é uma forma de admirá-la, de conhecer mais sobre ela e de reconhecer a necessidade de protegê-la. Então, que tal aproveitar o mês de junho para reunir amigos, colegas e família, em uma manhã diferente, unindo saúde, diversão, conhecimento e contato com a natureza?
Fonte: Ascom - PMPD
O fornecimento de água para Irecê e mais oito cidades da microrregião foi interrompido, na manhã de hoje (06), para a realização da sétima intervenção que consiste na substituição de equipamentos em estações de bombeamento do Sistema do São Francisco.
Os serviços seguem até o fim do dia, quando o abastecimento de água começa a ser retomado gradativamente.
Na próxima terça-feira (13), a última intervenção prevista acontece, concluindo assim uma série de serviços, que estão acontecendo desde o fim do mês de abril. Com a conclusão de todas as intervenções, o sistema terá maior confiabilidade e segurança operacional.
Cidades com abastecimento de água interrompido:
Irecê, João Dourado, América Dourada, Central, Jussara, São Gabriel, Itaguaçu da Bahia, Presidente Dutra, Uibaí e respectivos povoados.
Fonte: Ascom - Embasa/Irecê
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, reconheceu que a fala dele sobre Brasília “não foi correta” e que soou como ofensa à capital federal. Na última sexta-feira (2/6), o político disse em um evento na Bahia, que a capital federal é uma "ilha da fantasia" e que faz "muito mal ao Brasil", de acordo com a coluna Eixo Capital, do Correio Braziliense.
A declaração foi dada pelo senador Jaques Wagner (PT-BA), após reunião com o ministro, nesta segunda-feira (5/6), no Palácio do Planalto. Jaques minimizou a fala do ministro explicando que a questão se trata do desconhecimento que muitos políticos têm do Distrito Federal e do Entorno, que se limitam a circular na área entre o Plano Piloto e a Esplanada dos Ministérios. Porém, o senador garantiu que Rui Costa reconhece a grande população baiana que vive em Brasília, e o apoio que esse grupo dá ao governo.
“Ele não fugiu do tema, falou da fala dele na Bahia e eu diria que reconhece que a fala não foi correta, porque acabou se tomando como se fosse uma ofensa a Brasília e ele estava querendo se referir ao centro de poder. Seguramente pelo tempo que ele tem aqui, ele não conhece, como muitos que trabalham nos Três Poderes, as cidades satélites”, minimizou o senador.
“Ele estava se referindo ao centro de poder. Como às vezes você fala o nome de uma capital querendo falar do poder político ou do poder público da capital. Então, ficou entendido que ele quis dizer que muitas vezes a gente usa uma figura de linguagem, mas que na cadeira que ele está sentado isso pesa”, esclareceu.
Na reunião, estavam a filha e bisneto de Juscelino Kubitscheck, Anna Christina e André Kubitscheck, e o empresário e ex-governador do Distrito Federal Paulo Octavio (PSD). Eles foram pessoalmente entregar um livro sobre a cidade para Rui Costa. O ministro se mostrou animado com o presente e garantiu que vai ler.
Fonte: Correio Braziliense
As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começaram na nesta segunda-feira (5). Interessados em participar do certame, que será aplicado nos dias 5 e 12 de novembro, têm até o dia 16 de junho para fazer o cadastro na Página do Participante. A taxa de inscrição é R$ 85 e deve ser paga até 21 de junho.
O edital com o cronograma e as regras para o Enem 2023 foi publicado no início do mês. Além de apresentar as datas e os horários do exame, o texto detalha os documentos necessários e as obrigações do participante, incluindo situações em que o candidato pode ser eliminado.
A publicação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) traz também critérios para correção das provas e procedimentos para pessoas que precisam de cuidados especiais durante o concurso.
Os gabaritos das provas objetivas serão publicados no dia 24 de novembro no portal do Inep. Já os resultados individuais serão divulgados no dia 16 de janeiro de 2024 no mesmo site.
Fonte: Agência Brasil
Alunos em contato com piano pela primeira vez. Crédito: Divulgação/Galvani
Cerca de 250 crianças e adolescentes da Escola Municipal Odete Nunes Dourado, de Irecê (Bahia), terão a oportunidade de participar, ao longo do ano letivo, de aulas semanais de teatro, desenho, teoria musical, piano, violão, violino e canto oferecidas por meio do projeto Arte nas Escolas.
A iniciativa cultural e educativa que chegou em abril à cidade conta com o patrocínio da Galvani, empresa 100% brasileira e uma das maiores produtoras de fertilizantes do país. No próximo dia 06 de junho acontecerá a primeira apresentação dos alunos envolvidos no projeto, que farão uma demonstração do conteúdo absorvido durante as primeiras aulas, com o objetivo de reforçar e valorizar a jornada de aprendizado das crianças e jovens contemplados.
A iniciativa, que chega pela primeira vez ao nordeste, conta com uma grade de formações totalmente gratuita para os participantes e visa promover a cultura regional, ampliar o senso crítico e o acesso às obras culturais brasileiras referenciadas, além de criar mais oportunidades de formação e entretenimento para estudantes de 10 a 17 anos da instituição que está recebendo as atividades.
Outro benefício da ação é a contratação de profissionais da região, responsáveis por ministrar as aulas por meio da capacitação do método Suzuki, reconhecidamente eficaz para um aprendizado musical mais dinâmico e atrativo para crianças e jovens. “Estamos em Irecê há pouco mais de um mês, e nunca obtivemos um resultado tão rápido e eficiente em 7 anos de projeto”, diz Joice Dela Rocca, produtora responsável pelo Arte nas Escolas.
“A Galvani foi a peça principal para o projeto acontecer em Irecê. É graças ao convite deles que estamos trazendo o Arte nas Escolas ao interior da Bahia, local com grande tradição musical”, diz Tayná Borges, diretora artística geral do projeto e professora de teatro de Florianópolis. “Com o Arte nas Escolas nós buscamos ampliar um repertório profissional e fazer com que os jovens possam vislumbrar uma carreira na arte. A apresentação que estamos organizando será um espetáculo que irá gerar a interdisciplinaridade de todas as Artes que oferecemos no projeto, terá cunho artístico " finaliza.
Impactos positivos amplificados
O Arte nas Escolas também traz ganhos aos familiares dos alunos e comunidade. A cada ciclo de aprendizado serão realizadas apresentações públicas, como forma de fortalecer o cenário cultural da cidade. Outro aspecto relevante é a utilização de materiais recicláveis para as aulas de desenho e criação dos figurinos das apresentações, processos que estimulam a criatividade e consciência ambiental dos participantes. “Para nós, incrementar o acesso da população a diferentes formas de arte é também contribuir para o desenvolvimento socioeconômico. O Arte nas Escolas foi selecionado levando em conta a consciência cultural muito evidente do município. Consideramos também as estratégias de sustentabilidade adotadas pela empresa nas localidades onde atua. Com a nova fase de operação da unidade de mineração da Galvani, faz-se necessário estreitar os vínculos e promover impactos positivos, uma vez que a relação entre empresa e comunidade deve ser favorável para todos”, afirma Giovana Porteiro, gerente de Responsabilidade Social Corporativa e Comunicação da Galvani.
Além do Arte nas Escolas, a região receberá mais projetos sociais patrocinados via leis de incentivo federais, realizados para a ampliação dos acessos à cultura, bem-estar e saúde emocional, empreendedorismo, segurança hídrica e alimentar, e empoderamento.
Arte nas Escolas
Criado em 2016 pelo proponente Julian Tainã Guimarães, o projeto Arte nas Escolas conta o patrocínio da Galvani, apoio da LS Nogueira e é viabilizado pelo Governo Federal e Ministério da Cultura, via Lei Federal de Incentivo à Cultura. Está presente em três municípios de São Paulo e dois de Santa Catarina. Nessas localidades, estudantes participantes tiveram êxito nas atividades e foram aprovados em cursos de licenciatura em Música e bacharelado em Piano, Teatro e Artes Plásticas, além de terem sido premiados em concursos renomados.
Sobre a Galvani
Empresa 100% brasileira de produção verticalizada de fertilizantes. Atua no setor de fertilizantes desde a década de 1960 e é líder em produção e distribuição no Matopiba, região agrícola que compreende os estados de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Possui um complexo industrial em Luís Eduardo Magalhães e uma unidade de mineração e beneficiamento em Angico dos Dias, além de estar preparando uma nova fase de operação da unidade de mineração em Irecê - todos na Bahia. A companhia mantém também escritórios corporativos em Campinas (SP) e na capital paulista.
Fonte: Ascom - Galvani
Um homem de 26 anos, identificado por Franklin Costa dos Santos, morreu após colidir a moto que pilotava contra a parede de uma casa na comunidade de Mirorós, zona rural do município de Ibipeba, região de Irecê.
De acordo com a Polícia Civil, o fato ocorreu na tarde desse domingo (04), por volta das 17h.
“Segundo informações passadas, a vítima estava pilotando uma motocicleta Honda CG, cor azul, placa NTN 5052-BA , quando perdeu o controle, vindo a chocar se frontalmente com parede de uma residência”, diz a nota.
Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionada para o local e removeu o corpo para o Instituto Médico Legal (IML), em Irecê.
Fonte: Da Redação
Nova unidade reforça o compromisso de marca com consumidores locais Nesta sexta-feira, 22 de novembro, será ...
Foto: reprodução O documentário Eu Sou Maior Que o Câncer , protagonizad...
Reuniões destacaram a gestão financeira e orçamentária do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) Nos dia...
Foto: Uneb/Irecê N...