Manipulação segura dos alimentos, higienização e relacionamento interpessoal foram destaques do treinamento; além de prevenção e cuidados com a saúde do Programa Merendeira Segura.
Profissionais da alimentação atuantes nas 35 escolas da rede municipal de Irecê, cerca de 125 pessoas, passaram por treinamento em preparação ao retorno às aulas deste segundo semestre, marcado para ter início na próxima segunda-feira, dia 10. Promovida pela LemosPassos e pela Secretaria de Educação, a capacitação, ocorrida no auditório do colégio modelo Luiz Eduardo Magalhães, na última quarta-feira, dia 5, contou com uma programação interativa, abordando temas importantes como a manipulação segura dos alimentos, higienização, relacionamento interpessoal e autocuidado.
Vanessa Leone, nutricionista do setor de qualidade do Grupo LemosPassos, explica que também faz parte dos treinamentos, realizados duas vezes ao longo do ano letivo, o Programa Merendeira Segura, reforçando as orientações relacionadas aos procedimentos operacionais, com foco em prevenção de acidentes e na saúde da equipe.
As escolas são supervisionadas por uma nutricionista responsável que desenvolve o trabalho ao lado da direção e dos professores, conforme detalha a nutricionista Louise Campos, que faz parte da equipe da LemosPassos. “A qualificação constante é fundamental para o bom atendimento e o cumprimento das normas do PNAE”, acrescenta, Louise. Os cardápios das escolas seguem as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), considerando, sempre, a faixa etária e o tempo de permanência do aluno na escola.
Quarto maior produtor de refeições coletivas do país, de acordo com o ranking nacional da Associação Brasileira de Refeições Coletivas (ABERC), a LemosPassos produz mais de 7,7 milhões de refeições mensalmente, servidas em 423 restaurantes administrados de segmentos variados nos nove estados onde está presente. Para o setor da Educação, a empresa atende a 291 unidades escolares na Bahia.
Fonte: Com informações de assessoria.
População de Irecê (BA) é de 74.507 pessoas, aponta o Censo do IBGE — Foto: Waldson Alves
A população da cidade de Irecê (BA) chegou a 74.507 pessoas no Censo de 2022, o que representa um aumento de 12,69% em comparação com o Censo de 2010. Os resultados foram divulgados nesta quarta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Os dados do Censo também revelam que a população do Brasil é de 203.062.512, um aumento de 6,45% em relação ao Censo de 2010.
No estado da Bahia, a população é de 14.136.417, o que representa um aumento de 0,85% quando comparado ao Censo anterior.
No ranking de população dos municípios, Irecê está:
A pesquisa do IBGE também aponta que a cidade em Irecê tem uma densidade demográfica de 233,44 habitantes por km² e uma média de 2,86 moradores por residência.
O Censo
O Censo é uma pesquisa realizada a cada 10 anos pelo IBGE; a anterior foi feita em 2010.
O levantamento realiza uma ampla coleta de dados sobre a população brasileira e permite traçar um perfil socioeconômico do país.
A atual edição do Censo deveria ter acontecido em 2020, mas foi adiada por conta da pandemia de Covid-19. Em 2021, houve um novo adiamento em razão da falta de recursos do governo.
Além de saber exatamente qual o tamanho da população, o Censo visa obter dados sobre as características dos moradores —idade, sexo, cor ou raça, religião, escolaridade, renda, saneamento básico dos domicílios, entre outras informações.
Fonte: G1 Bahia
O tradicional Desfile de Carroças marcou a abertura do São João na cidade de Irecê, nesta quarta-feira (21). O governador Jerônimo Rodrigues, acompanhado da primeira-dama Tatiana Velloso e secretários de Estado, participou da celebração, dando início às visitas pelo interior da Bahia, para prestigiar os festejos e manifestações populares de São João realizados pelos municípios baianos. A programação conta ainda com shows na praça do São João, tendo Alcymar Monteiro e outros artistas entre as atrações.
O chefe do executivo destacou a importância do fomento à cultura do forró. “Estamos investindo em segurança pública e saúde, fortalecendo a cultura baiana e, acima de tudo, gerando emprego e renda. Nesta época, as famílias se preparam para receber os parentes e o comércio aquece as vendas, assim como a zona rural também se destaca”.
Esse ano, o Governo do Estado está apoiando mais de 280 municípios para a realização do São João. O investimento de mais de R$ 100 milhões foi destinado à contratação de artistas, reforço das forças de segurança e da saúde, tecnologias de monitoramento para festa, e outros serviços que serão prestados pelo Estado.
Segurança
Para garantir a segurança, 24 mil profissionais atuarão em esquema especial com o auxílio de mais de 700 câmeras de videomonitoramento. Desse número, 153 funcionam de forma inteligente com análise dos pontos faciais. Os equipamentos conseguem localizar fugitivos e pessoas com mandado de prisão em aberto.
Fonte: Com informações de assessoria.
Alunos em contato com piano pela primeira vez. Crédito: Divulgação/Galvani
Cerca de 250 crianças e adolescentes da Escola Municipal Odete Nunes Dourado, de Irecê (Bahia), terão a oportunidade de participar, ao longo do ano letivo, de aulas semanais de teatro, desenho, teoria musical, piano, violão, violino e canto oferecidas por meio do projeto Arte nas Escolas.
A iniciativa cultural e educativa que chegou em abril à cidade conta com o patrocínio da Galvani, empresa 100% brasileira e uma das maiores produtoras de fertilizantes do país. No próximo dia 06 de junho acontecerá a primeira apresentação dos alunos envolvidos no projeto, que farão uma demonstração do conteúdo absorvido durante as primeiras aulas, com o objetivo de reforçar e valorizar a jornada de aprendizado das crianças e jovens contemplados.
A iniciativa, que chega pela primeira vez ao nordeste, conta com uma grade de formações totalmente gratuita para os participantes e visa promover a cultura regional, ampliar o senso crítico e o acesso às obras culturais brasileiras referenciadas, além de criar mais oportunidades de formação e entretenimento para estudantes de 10 a 17 anos da instituição que está recebendo as atividades.
Outro benefício da ação é a contratação de profissionais da região, responsáveis por ministrar as aulas por meio da capacitação do método Suzuki, reconhecidamente eficaz para um aprendizado musical mais dinâmico e atrativo para crianças e jovens. “Estamos em Irecê há pouco mais de um mês, e nunca obtivemos um resultado tão rápido e eficiente em 7 anos de projeto”, diz Joice Dela Rocca, produtora responsável pelo Arte nas Escolas.
“A Galvani foi a peça principal para o projeto acontecer em Irecê. É graças ao convite deles que estamos trazendo o Arte nas Escolas ao interior da Bahia, local com grande tradição musical”, diz Tayná Borges, diretora artística geral do projeto e professora de teatro de Florianópolis. “Com o Arte nas Escolas nós buscamos ampliar um repertório profissional e fazer com que os jovens possam vislumbrar uma carreira na arte. A apresentação que estamos organizando será um espetáculo que irá gerar a interdisciplinaridade de todas as Artes que oferecemos no projeto, terá cunho artístico " finaliza.
Impactos positivos amplificados
O Arte nas Escolas também traz ganhos aos familiares dos alunos e comunidade. A cada ciclo de aprendizado serão realizadas apresentações públicas, como forma de fortalecer o cenário cultural da cidade. Outro aspecto relevante é a utilização de materiais recicláveis para as aulas de desenho e criação dos figurinos das apresentações, processos que estimulam a criatividade e consciência ambiental dos participantes. “Para nós, incrementar o acesso da população a diferentes formas de arte é também contribuir para o desenvolvimento socioeconômico. O Arte nas Escolas foi selecionado levando em conta a consciência cultural muito evidente do município. Consideramos também as estratégias de sustentabilidade adotadas pela empresa nas localidades onde atua. Com a nova fase de operação da unidade de mineração da Galvani, faz-se necessário estreitar os vínculos e promover impactos positivos, uma vez que a relação entre empresa e comunidade deve ser favorável para todos”, afirma Giovana Porteiro, gerente de Responsabilidade Social Corporativa e Comunicação da Galvani.
Além do Arte nas Escolas, a região receberá mais projetos sociais patrocinados via leis de incentivo federais, realizados para a ampliação dos acessos à cultura, bem-estar e saúde emocional, empreendedorismo, segurança hídrica e alimentar, e empoderamento.
Arte nas Escolas
Criado em 2016 pelo proponente Julian Tainã Guimarães, o projeto Arte nas Escolas conta o patrocínio da Galvani, apoio da LS Nogueira e é viabilizado pelo Governo Federal e Ministério da Cultura, via Lei Federal de Incentivo à Cultura. Está presente em três municípios de São Paulo e dois de Santa Catarina. Nessas localidades, estudantes participantes tiveram êxito nas atividades e foram aprovados em cursos de licenciatura em Música e bacharelado em Piano, Teatro e Artes Plásticas, além de terem sido premiados em concursos renomados.
Sobre a Galvani
Empresa 100% brasileira de produção verticalizada de fertilizantes. Atua no setor de fertilizantes desde a década de 1960 e é líder em produção e distribuição no Matopiba, região agrícola que compreende os estados de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Possui um complexo industrial em Luís Eduardo Magalhães e uma unidade de mineração e beneficiamento em Angico dos Dias, além de estar preparando uma nova fase de operação da unidade de mineração em Irecê - todos na Bahia. A companhia mantém também escritórios corporativos em Campinas (SP) e na capital paulista.
Fonte: Ascom - Galvani
Evento contou com a presença da Diretoria e do Conselho Deliberativo do Sebrae Bahia
Construindo Economias Locais Resilientes. Esse foi o tema do Seminário “Diálogos para o Desenvolvimento” realizado pelo Sebrae para debater o potencial empresarial e econômico da região de Irecê, na última terça-feira (30), no auditório do Hotel Copa 70. O evento contou com a presença de dirigentes do Sebrae Bahia, representantes da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (FAEB), Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), Federação das Associações Comerciais da Bahia (FACEB), empresários locais, superintendentes dos bancos públicos, representantes do poder público e outras instituições parceiras.
O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae e da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (FAEB), Humberto Miranda, reafirmou a parceria das instituições com o empreendedorismo local e destacou o potencial econômico da região.
“Irecê é um polo de comércio e serviço que alavanca a economia da região e tem esse perfil pujante e promissor. Os microempresários sustentam a economia das pequenas cidades, e na região de Irecê não é diferente. O Sebrae tem feito um belo trabalho voltado para o fortalecimento dos pequenos negócios, fomentando o empreendedorismo local e ampliando a visão empreendedora da classe empresarial dos municípios atendidos pela regional”, ressaltou o presidente.
O diretor técnico do Sebrae Bahia, Franklin Santos, ressaltou a importância da região de Irecê para o empreendedorismo do estado, e destacou o apoio do Sebrae nas ações e projetos desenvolvidos em toda região.
“De forma proporcional, a regional de Irecê foi a que mais acrescentou orçamento e, graças ao trabalho que foi realizado aqui, hoje é uma das regionais que mais crescem. Pelo retorno, estamos aportando mais recursos a cada ano, o que é uma prova desse crescimento. Além da força nas áreas de comércio e serviço, essa região será, em breve, uma nova fronteira agrícola do estado e estaremos aqui para apoiar o empreendedorismo e os pequenos e médios produtores locais e regionais”, afirmou o diretor.
Para o gerente do Sebrae em Irecê, Edirlan Souza, esse encontro é fundamental para apresentar todas as potencialidades da região e traçar estratégias para acolher novos projetos e ampliar os programas que já estão sendo desenvolvidos pela regional do Sebrae.
“Nosso desafio é chegar aos 50 municípios que são atendidos pela regional na região de Irecê, Chapada Diamantina e Bacia do Paramirim, com projetos, programas, capacitações e consultorias. Esse ano, já atendemos 35 municípios com soluções e ferramentas inovadoras. Com esse encontro, a diretoria pôde perceber o potencial da nossa região e as ações que podem ser realizadas para cada segmento”, enfatizou.
Erício Batista, vice-prefeito de Irecê, participou do evento e destacou a importância da união do poder público com o Sebrae para desenvolver ações fundamentais visando o fortalecimento da economia local e o apoio ao empreendedor. “Nós temos que agradecer esse apoio do Sebrae que tem nos auxiliado a capacitar os empreendedores locais, ajudando no desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios. Essa parceria é muito importante para toda a região”, finalizou Erício.
No final do Seminário, foi aberta a oportunidade para os empresários e empreendedores locais perguntarem e debaterem sobre os assuntos discutidos durante a reunião.
Fonte: Ascom - Sebrae/Irecê
O agricultor Micael Araújo de Oliveira não escondia a emoção ao registrar, na última semana, o nome do filho Noah Santos Araújo em uma unidade do Cartório de Registro Civil de Irecê. O momento, por si só único na vida dos pais, trazia naquele instante outros ingredientes especiais, já que o registro pôde ser feito no mesmo dia em que Micael foi buscar o filho e a esposa, Jossicleide Santos da Silva, no Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho - administrado pelas Obras Sociais Irmã Dulce. A comodidade só foi possível graças a instalação, no próprio complexo hospitalar, de uma unidade do cartório.
“Fiquei muito satisfeito em poder sair do hospital com minha esposa, com nosso bebê e já com o registro de nascimento”, disse o pai ao descrever a alegria de levar para casa o pequeno Noah, já registrado e com todos os direitos sociais assegurados.
Segundo Ingrid Rafaelly, líder geral do hospital, a presença desse serviço vem garantindo que a emissão da certidão de nascimento seja realizada antes da alta do recém-nascido e durante a internação da mãe. “É um ganho imensurável o registro civil in loco das crianças internadas no Hospital Regional de Irecê. Essa unidade agregou muito para o complexo de saúde e para as famílias aqui acolhidas. Nosso agradecimento ao promotor Antônio Leal e a todos os profissionais do Cartório de Registro pela dedicação”, ressalta Ingrid.
Destinada ao atendimento exclusivo aos recém-nascidos no hospital, a unidade do cartório funciona de segunda a sexta, das 8h às 13h. Para realizar o registro da certidão, basta apresentar a Declaração de Nascido Vivo (DNV), emitida pelo hospital, além dos documentos originais de identificação com foto dos genitores.
Fonte: Ascom - HRI
Os moradores de Irecê que estão em dia com suas faturas de energia têm um motivo a mais para continuar sem atrasos. A Neoenergia Coelba lançou a promoção ‘Neoenergia paga a sua conta’ que vai sortear R$ 500 em créditos mensais, por um ano, para consumidores adimplentes residenciais e rurais.
Além de facilitar a vida das pessoas, o objetivo é impulsionar a conexão digital da marca. A campanha será realizada na página oficial da Neoenergia no Instagram, e vai contemplar cinco clientes por mês. Os sorteios ocorrem no início de cada mês.
Para participar é fácil. Basta seguir a página da Neoenergia no Instagram (@neoenergia_oficial), curtir a postagem sobre a promoção e marcar dois amigos nos comentários. Os sorteios serão realizados pela Loteria Federal, da Caixa. O valor da premiação individual pode chegar a R$ 6 mil, considerando o período de um ano da bonificação.
Os resultados serão anunciados no site da Neoenergia. Podem participar clientes das cinco distribuidoras: Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Pernambuco (PE), Neoenergia Cosern (RN), Neoenergia Elektro (SP e MS) e Neoenergia Brasília (DF). O regulamento completo também está disponível no site da empresa (Promoção Neoenergia paga sua conta – Neoenergia).
Fonte: Com informações de assessoria.
O último domingo (04) foi de festa no município de Irecê, no norte da Bahia, com a inauguração da nova unidade da Farmácia Menor Preço da Bahia.
Vale ressaltar que o município já contava com uma unidade, mas com pensamento em dar mais atenção e ter maior cuidado com cada cliente a nova Farmácia Menor Preço ganhou um novo espaço, mais amplo, mais moderno e maior, para atender melhor toda a população de Irecê e cidades circunvizinhas.
A nova sede da Farmácia Menor Preço da Bahia em Irecê se manteve na mesma rua Aristides Moitinho, só que agora o endereço é no número 77, Centro, ao lado do Banco Santander.
O CEO Joselino Carvalho do Grupo J.Carvalho&Queiroz esteve presente com toda a sua equipe de expansão, representantes das distribuidoras e parceiros na inauguração que teve sabor de reinauguração da Farmácia Rede de Menor Preço da Bahia.
Aproveitando a oportunidade o CEO Joselino e a sua esposa Sandra Queiroz, agradeceu toda a sua equipe pelo trabalho e dedicação em oferecer o melhor para todos os clientes. “Nós já atuamos no município há cerca de uma década e como sempre dar o melhor cuidado para todos evoluímos e criamos esse novo estado para melhor atender cada pessoa.”
O grupo tem 55 farmácias em toda Bahia e ainda esse ano abrirá mais 10 novas farmácias no Estado, nas cidades de Salvador, Vitória da Conquista, Itabuna e em Irecê.
Fonte: Ascom -Farmácia Rede de Menor Preço da Bahia
O evento terá a presença da presidente do Conselho, Giszele Paixão
O Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA) vai reabrir a subseção de Irecê, na próxima terça-feira (06). A solenidade terá a presença da presidente do Conselho, Giszele Paixão, e de autoridades da região. A reabertura tem como objetivo ampliar a oferta de atendimento, beneficiando os profissionais de Enfermagem da região.
“Reabrir essa subseção faz parte do nosso projeto de descentralização da autarquia, que tem como objetivo levar os mesmos serviços que ofertamos na capital para o interior do estado. Essa subseção já existia no munícipio, mas foi fechada em 2019 por decisão da gestão anterior, causando graves prejuízos a categoria. É por entender que a Enfermagem merece o Conselho mais próximo dos profissionais, que estamos trazendo de volta para cidade os serviços e acolhimento da autarquia”, destacou Giszele Paixão.
O Coren-BA também irá reabrir a subseção de Guanambi ainda em dezembro. Outras duas subseções já foram entregues este ano pela gestão nas cidades de Paulo Afonso e Cachoeira.
Fonte: Ascom - Coren/BA
Por causa das chuvas que atingem Irecê e cidades da região, a Prefeitura organizou uma força tarefa no sentido de acompanhar as principais áreas de risco que existem na cidade, bem como desobstruir canais de escoamento e atender chamadas de emergência. A Administração Municipal divulgou este número de telefone 3641-3988, para que a população pudesse ligar assim que precisar.
De acordo com a Prefeitura, equipes da Secretaria de Infraestrutura e da Defesa Civil estão de plantão 24 horas para servir às pessoas. Os órgãos alertam para as pessoas manterem distância de cercas elétricas, linhas telefônicas e estruturas metálicas e em nenhuma hipótese procurar abrigo ou estacionar veículos debaixo de árvores.
O monitoramento das áreas de risco atingidas pelas chuvas nos considerados pontos críticos na cidade segue sendo realizado.
A previsão do tempo ainda é de chuva em Irecê e região, pelo menos até o início do próximo mês, segundo dados do site clima tempo.
Para ler mais notícias de Irecê e região no Central Notícia, clique em www.centralnoticia.com.br. Siga também no Facebook e Instagram.
Fonte: Da Redação
Foto: reprodução O município de Irecê conquistou o Nível Prata d...
Em busca de novos investimentos, Tacinho Mendes fortalece Jussara com articulações em Salvador O prefeito de...
Foto: reprodução A refinaria de Mataripe hoje comandada pela empresa Ace...
Foto: reprodução Uma aeronave que seguia de Barreiras para Salvador prec...
Após destaque no Campeonato Baiano, Marcelo Pereira foi decisivo na semifinal contra o Castelo, garantindo o retorno do Vil...