Sexta-feira, 07 de Junho de 2019
Notícias

Nesta sexta-feira (07), às 06h da manhã, deu-se início a Operação São João Limpo, que após trabalho de investigação e levantamento de informações pelas Delegacia Territorial de Irecê e a Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes, as Autoridades Policiais representaram pelo Mandado de Busca e apreensão, sendo a medida deferida e então deflagrada a supracitada operação.

Operação contou com a participação de diversos Delegados, investigadores e escrivães lotados na 14ª Coorpin, juntamente com guarnições da Cipe Semiárido, CETO e Rondesp.

Foram cumpridos 07 mandados busca e apreensão, que foram cumpridos pelas forças de segurança e obtidos os seguintes resultados.

• Foram conduzidos 06 alvos, sendo todos trazidos para esta unidade policial e qualificados.

• O alvo Erisvaldo Pereira, conhecido como “Lego”, no momento do cumprimento do mandado de busca, Lego desferiu tiros em direção às equipes, momento que depois da injusta agressão, houve o revide, sendo encontrado com Lego um revólver, calibre .38 Especial, numeração especial. Lego foi atingido e logo em seguida foi prestado socorro. No entanto, infelizmente o mesmo veio a óbito. Lego, responde por diversos crimes nesta cidade, sendo bastante conhecido e temido nos bairros Fundação Bradesco e Morro do Urubu. Ademais, “Lego” é apontado como um dos integrantes da facção criminosa intitulada MDU, tendo como líderes os seus sobrinhos Bê e Momó.

Por fim, a operação São João limpo contou com a presença de aproximadamente 60 policiais civis e militares, objetivando o combate a criminalidade na cidade de Irecê.

Fonte: Polícia Civil -1ªDT-Irecê e DTE/DRACO



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 07 de Junho de 2019
Notícias

Uma motocicleta Honda NXR, Bros, cor azul, sem placa, e com a numeração do chassi adulterada, foi recuperada no interior de um bar, de propriedade de Ivani Ribeiro da Silva, durante procedimento de abordagem, na localidade de Alto Grande, no município Xique-Xique, região do Vale do São Francisco.

A recuperação do veículo ocorreu na manhã da última quarta-feira (05) por uma equipe da Companhia de Ações Especiais do Semiárido (Caesa).

Durante as diligências, a polícia apreendeu outra moto, uma Honda NXR, Bros, cor preta, placa ESZ-4467, conduzida por Leandro da Conceição Pinto.

Os veículos com restrições de roubo/furto e os condutores foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil local.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 06 de Junho de 2019
Notícias

O pequeno Thiago com violão e a camisa do seu ídolo confesso

São muitas as histórias de fãs, na maioria das vezes, crianças, que têm o grande sonho de conhecer seus ídolos. Mas é quando esses encontros acontecem que essa frase ganha mais sentido. Trata-se de uma mistura de sentimentos, uma emoção inexplicável.

Em Central, na região de Irecê, Thiago dos Santos Rodrigues, de 3 anos de idade, sonha em conhecer o seu ídolo, o cantor e compositor Amado Batista, que vai se apresentar no São João de Irecê 2019. O menino é filho do casal Rose Santos e Paulo Rodrigues.

Em contato com a redação do Central Notícia, a mãe do garoto, Rose Santos, disse que está atravessando um momento delicado em sua vida, no entanto queria dar esse presente ao filho, fá número 1 do artista. “Bom dia Luciano! Estou passando por um período difícil [câncer], mas gostaria de fazer meu filho feliz. Queria levá-lo para conhecer Amado Batista, antes da minha cirurgia que será no próximo dia 26 de junho”, disse.

Logo abaixo veja um vídeo onde Thiago assiste pela tv um show de Amado Batista, onde não permite a mudança de canal.

Assista ao vídeo:

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 06 de Junho de 2019
Notícias

A Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), concluiu nesta terça, 4 de junho, a sua primeira licitação no ano, concedendo à empresa Pedra Cinza Mineração (PCM) a exploração de minérios de zinco, chumbo e fosfato na região de Irecê e Lapão, a 500km de Salvador. Estima-se que quando estiver em plena atividade a exploração da área deve gerar centenas de novos postos de trabalho e cerca de 6 milhões de dólares ao ano para o estado.

A licitação marca o retorno da CBPM à prospecção de novos negócios, depois de quase três anos sem a oferta de áreas para arrendamento de pesquisa. Vencedora do certame, a PCM deverá pagar 4 milhões à CBPM quando for obtida a primeira portaria de lavra; 2,55% do faturamento obtido com a venda do concentrado zinco e chumbo e R$ 18,50 por tonelada de concentrado fosfático. Quando estiver em operação, a mina deve render mais de 6 milhões de dólares por ano ao estado como royalties.

Os minérios da região de Irecê são pesquisados pela CBPM há muitos anos. A empresa foi responsável pelas primeiras análises em campo, que apontaram a possibilidade econômica para a extração de fosfatos e de sulfetos de zinco e chumbo. A Pedra Cinza fará pesquisas complementares na região que envolve um orçamento total da ordem de 6,6 milhões de reais e a realização de 12 mil metros de sondagem. Ao final das pesquisas, e após a Portaria de Lavra, deverá assinar o “Contrato de Arrendamento”, que é a exploração econômica da jazida.

Segundo o Diretor Presidente da CBPM Antônio Carlos Tramm, esta primeira licitação, assim como as demais que estão programadas para 2019, vem para demonstrar a viabilidade econômica não só da CBPM, mas da mineração. “Esta é uma atividade fundamental para o desenvolvimento da política de emprego e renda do estado da Bahia”, diz.

A licitação para exploração em Irecê marca o retorno da CBPM à prospecção de novos negócios minerais no estado.  Outra concorrência aberta para envio de propostas diz respeito à exploração de areia industrial no município de Belmonte, extremo sul do estado, com prazo até o dia 4 de julho. Ainda para este ano estão previstas a abertura de mais quatro licitações: para exploração de Ouro em Iramaia/Maracás, Esmeraldas em Pindobaçu, Ferro em Ibipitanga e Cobre, Níquel e Cobalto de Caboclo dos Mangueiros, em Pilão Arcado/Campo Alegre de Lourdes, no norte do estado.

Fonte: Ascom/CBPM



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 06 de Junho de 2019
Notícias

Carro pega fogo na Avenida Adolfo Moitinho em Irecê; veja vídeo

Um carro pegou fogo na Avenida Adolfo Moitinho, em Irecê, na noite desta quarta-feira (05).  O incidente aconteceu na região central da cidade, próximo a um supermercado.

O incêndio foi filmado e o vídeo mostra o veículo em chamas. O motivo do incidente ainda não foi divulgado.

De acordo com testemunhas, o motorista saiu aos gritos de dentro do veículo após perceber uma fumaça saindo da parte da frente do automóvel. Ele estava sozinho e não se feriu.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 06 de Junho de 2019
Notícias

O mel 100% orgânico da Flor Nativa, produzido por abelhas africanizadas no entorno do Parque Nacional da Chapada Diamantina da Bahia, é um dos destaques da Naturaltech 2019, que acontece até sábado (08), no Anhembi, em São Paulo.

O mel orgânico vem de 80 apiários georreferenciados ou próximo de áreas de proteção ambiental dos municípios de Palmeiras e Lençóis, de onde surgem floradas delicadas responsáveis pelo aroma suave e sabor único do mel Flor Nativa, premiado em diversos Congressos e Seminários de Apicultura.

As abelhas que produzem o mel da Flor Nativa vivem afastadas do contato com materiais sintéticos e artificiais, o que garante a pureza do mel. A qualidade garantiu à marca a certificação do Instituto Biodinâmico.

Essa é a primeira vez que a Flor Nativa participa da maior feira de produtos saudáveis da América Latina. De acordo com o representante do empreendimento, Pedro Constam, por meio da degustação que será realizada no  estande Bahia Produtiva, o público vai se encantar com o mel baiano: “Temos certeza que vamos ampliar o leque de lojas parceiras que queiram comercializar um mel especial, para dar escoamento à safra recorde deste ano”.

A Flor Nativa se junta às outras 16 cooperativas da agricultura familiar da Bahia, que vão expor e comercializar seus produtos na Naturaltech, com o apoio do Governo da Bahia, por meio do Bahia Produtiva, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio de acordo de empréstimo com o Banco Mundial. O estande Bahia Produtiva está localizado na rua F-E/10-11.

Fonte: Secom-BA



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 06 de Junho de 2019
Notícias

A garota de sete anos que morreu de dengue na última segunda-feira (3) foi diagnosticada com dengue hemorrágica, tipo mais grave da doença, pelo Hospital Martagão Gesteira, em Salvador. A informação foi divulgada pela unidade médica nesta quarta-feira (5). Melissa Freire morava em Jacobina, na Chapada Norte. Segundo informações do Martagão Gesteira, Melissa Freire foi atendida, inicialmente, no Hospital Municipal de Jacobina, no domingo (2), local onde foi diagnosticada com dengue, após apresentar sintomas como vômito, febre e desidratação.

No dia seguinte, a garota foi encaminhada para o Hospital Martagão Gesteira, que fica em Salvador, onde o quadro de saúde se agravou e foi constatado a dengue hemorrágica. A unidade médica informou que não existe um exame que comprove o tipo da doença e que os médicos diagnosticam de acordo com o quadro de saúde do paciente. Melissa teve disfunção de múltiplos órgãos.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), até 31 de maio, a Bahia teve 11 mortes provocadas pela dengue. Um caso foi registrado em Candeias, sete em Feira de Santana, dois em Salvador e um em Saubara. A morte de Melissa Freire ainda não foi contabilizada pela Sesab. Além disso, foram registrados duas mortes por chikungunya em Feira de Santana. Segundo a Sesab, a Bahia teve um aumento de mais de 25 mil notificações de dengue em menos de um mês.

De acordo com os dados da secretaria, até março, foram registradas 5 mil notificações em todo o estado. Já em 14 de maio, o número passou para 22 mil, e, no dia 31 do mesmo mês, foram quase 32 mil casos. São quase 211 ocorrências por dia. Conforme a Sesab, das 11 mortes provocadas pela dengue, sete ocorreram em Feira de Santana. Uma delas, de uma garotinha de 5 anos.

Fonte: G1



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 05 de Junho de 2019
Notícias

No dia 5 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Para celebrar essa data, a Prefeitura de Irecê, através da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, inicia hoje uma série de atividades que se estenderá até o dia 17 de junho, Dia Mundial de Combate à Desertificação.

Para celebrar a data, foi publicado hoje o Decreto que regulamenta o uso de equipamentos sonoros, uma ação importante para enfrentar um dos maiores problemas ao ambiente urbano. “O excesso de ruídos tem promovido mal-estar social, e o município já iniciou uma série de operações para coibir os abusos”, destacou o titular da pasta, João Gonçalves. “Nessa quinta (06) vamos lançar uma agenda de diversas atividades e programas, que vão estabelecer áreas de interesse ecológico, definindo políticas de proteção do que ainda resta de Caatinga na área ‘rurbana’ da cidade, que é a área de transição entre a cidade e o campo, em parceria com o Ipêterras e CETEP”, completou.

De acordo com João Gonçalves, consolidar a implantação dos Ecopontos experimentais é também pauta fundamental para este período de celebração. “Essa iniciativa visa à promoção da cultura de descarte seletivo gerenciado de resíduos sólidos, em parceria com as Secretarias de Infraestrutura, Educação e o Ifba-Irecê”. O secretário prevê ainda ações de fortalecimento da Recicla Irecê. “A cooperativa de catadores pode e deve ter maior inserção nas atividades de gestão dos resíduos sólidos da nossa cidade”, finalizou, destacando também a inclusão do município de Irecê no programa das Nações Unidas (ONU) "que foca a mobilização da sociedade na definição da Agenda 2030, discutindo os principais problemas da atualidade e definindo metas para os próximos onze anos”.

Fonte: Ascom - PMI



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 05 de Junho de 2019
Notícias

Na madrugada do último domingo (02), por volta da 01h00min, guarnições da CIPE Semiárido quando em realização de blitz no centro da cidade de Irecê, observaram uma motocicleta Honda CG 125 Titan Fan KS, preta, placa JSK-1594/Canarana-BA, em alta velocidade e realizando direção perigosa, que foi realizado o acompanhamento e a abordagem ao condutor Marlon de Souza Figueiredo.

O condutor não possuía CNH e nem documentos de porte obrigatório.

O condutor e a motocicleta foram conduzidos para a a CIRETRAN de Irecê para as medidas administrativas.

Fonte: As informações são da CIPE-Semiárido



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 05 de Junho de 2019
Notícias

Em sessão realizada na tarde desta terça-feira (4), o Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE) aprovou — pelo quarto ano consecutivo — as contas do governador Rui Costa, desta vez por 5 votos a 1. Votaram a favor o relator Antônio Honorato, o vice-presidente do TCE, Marcus Presídio, e os conselheiros Carolina Costa, João Bonfim e Inaldo da Paixão. Contra, apenas o conselheiro Pedro Lino.

De acordo com Inaldo da Paixão, o seu voto de aprovação das contas de Rui foi "técnico e consciente". Para o vice-presidente do TCE, Marcus Presídio, "é inegável, sobretudo do ponto de vista da gestão fiscal e dos desafios advindos da crise econômica e política do país, que as contas de 2018 apresentam um conjunto satisfatório, implicando em um juízo aprovativo”.

Gestão equilibrada

Na contramão do que ocorre no restante do país, a Bahia preserva o equilíbrio das contas, segue pagando em dia servidores e fornecedores. Além disso, tem uma das mais baixas dívidas do país e mantém-se entre os primeiros do país em investimento público nos últimos anos.

As recomendações do TCE sobre as contas do governo baiano nunca foram tão exaustivamente analisadas e implementadas como nos últimos anos, com monitoramento detalhado das ações corretivas e preventivas adotadas pelas diversas unidades da Administração Estadual. Ainda assim, os conselheiros do TCE fizeram algumas ressalvas ao aprovar as contas de 2018.

As medidas adotadas pelo Estado, em razão das recomendações do TCE, foram possíveis graças ao trabalho desenvolvido nos últimos anos pela Comissão Estadual de Ações Corretivas e Preventivas de ressalvas relativas às Contas Governamentais, instituída por decreto governamental e composta pelas unidades sistêmicas da Administração Estadual e presidida pela Auditoria Geral do Estado (AGE).

A atuação da comissão contribuiu, significativamente, para tornar a Bahia referência nacional no alinhamento da contabilidade do Estado ao novo Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público. Entre as medidas implantadas sob a coordenação da comissão, estão também a implantação do Conselho Gestor de Acesso à Informação (CGAI), a regulamentação do procedimento de classificação e desclassificação de informações sigilosas, a publicação de norma de orientação técnica dedicada aos eventos contábeis relacionados aos contratos de Parcerias Público-Privadas (PPPs), o fortalecimento do trabalho de recuperação de débitos fiscais por meio do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (Cira) e a possibilidade de interposição de recursos por meio do Sistema de Ouvidoria e Gestão Pública (TAG).

Reunindo a Casa Civil, as secretarias da Administração (Saeb), da Fazenda (Sefaz) e do Planejamento (Seplan) e a Procuradoria Geral do Estado (PGE), a Comissão analisa os achados de auditoria mencionados nas conclusões de Pareceres Prévios do TCE-BA, define ações corretivas e preventivas e acompanha a sua implementação. O objetivo deste trabalho, de acordo com o decreto que instituiu a comissão, é o aprimoramento das atividades estatais mencionadas nos pareceres prévios.

Fonte: Secom-BA



Compartilhar no Whatsapp