Sexta-feira, 06 de Setembro de 2019
Notícias

Imagem ilustrativa

Chamando a população para declarar o seu amor pela cidade, a Prefeitura de Irecê realiza, neste sábado, o desfile cívico de 7 de setembro com o tema ‘Eu amo Irecê’.

O ato cívico, que acontece por meio da Secretaria de Educação, conta com a participação de instituições de ensino públicas e particulares, forças armadas e organizações sociais; além de bandas marciais, filarmônicas, grupos de capoeira e grupo de carros antigos, que estarão entre os tantos outros pelotões contagiando o público ao longo do percurso.

O desfile inicia às 7h30, saindo do Largo do Colégio Dermi em direção às Praças do Feijão e Prefeitura, Avenida Tertuliano Cambuí, retornando no Largo do Mercadão e percorrendo a Avenida Caraíbas até a Praça Dr. Mário Dourado Sobrinho (Praça do Banco do Brasil).

Fonte: Ascom - PMI



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 06 de Setembro de 2019
Notícias

Uma luta que durou pelo menos três anos e terminou com êxito: na última terça-feira (03), por unanimidade, o Conselho Universitário da Uneb de Irecê aprovou a criação do curso de Agroecologia. O desafio agora, de acordo com a pedagoga Dorath Bento Sodré, é abrir as inscrições para o vestibular ainda este ano, o que vai depender do diálogo com o Governo do estado.

Conforme nota emitida pelo Campus XVI da Uneb de Irecê, “foram várias e incansáveis lutas da comunidade em ação conjunta com o Departamento de Ciências Humanas e Tecnologia, que, sensível à demanda da sociedade, se empenhou na ação”.

“A Uneb recebeu essa demanda do Território de Identidade de Irecê, houve um conjunto de discussões, muita escuta, e o que seria inicialmente um curso de Agronomia, foi modificado para atender mais aos interesses de nossos agricultores e pesquisadores. Esse curso é fruto de construção coletiva”, explica Dorath Sodré, que trabalha com educação no campo.

A implantação do curso de Agroecologia na Uneb de Irecê foi tema de uma indicação apresentada pelo deputado Jacó (PT) ao governador Rui Costa por meio da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia no último dia 15 de agosto.

Na indicação, Jacó justifica a proposição como uma forma de viabilizar condições técnicas e materiais para o desenvolvimento da agroecologia no território, que tem Irecê como a maior feira de produtos agroecológicos.

“Além do mais a implantação do curso possibilitará maior produção de conhecimento na universidade pública e uma forma de construir cada vez mais relações com os pequenos produtores”, complementa.

Fonte: Ascom - Deputado Jacó



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 06 de Setembro de 2019
Notícias

A deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA) destinou R$ 423 mil para investimentos em Saúde na cidade de Irecê. Os recursos já foram liberados e estão disponíveis para a Prefeitura do Município.

A liberação ocorreu nesta quinta-feira (5), durante audiência da deputada e o secretário de Estado da Saúde, Fábio Vilas Boas, que também contou com a presença do prefeito de Irecê, Elmo Vaz (PSB).

Os recursos serão destinados para a aquisição de veículos que vão auxiliar as diversas demandas de pacientes que necessitam de descolamento. "Com essa emenda certamente iremos favorecer e fortalecer as ações municipais em defesa da saúde no município de Irecê, além de ajudar a interiorização da saúde no estado da Bahia", avaliou a deputada.

O montante também vai viabilizar a aquisição de um micro-ônibus, uma van e um veículo utilitário, beneficiando uma população de 74 mil habitantes.

Fonte: Ascom - Lídice da Mata



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 06 de Setembro de 2019
Notícias

Mais de 2.600 estudantes, de 39 unidades escolares da rede estadual de ensino da capital e do interior, irão participar do tradicional desfile cívico do 7 de Setembro, neste sábado, que marca os 197 anos da Independência do Brasil. Em Salvador, participarão do desfile, organizado pelas Forças Armadas, seis unidades escolares da rede estadual. A Concentração será, a partir das 7h, no Colégio Odorico Tavares, no Corredor da Vitória. No trajeto, que vai até a praça Castro Alves, as bandas e fanfarras escolares deverão abrilhantar o desfile com muitas cores, sons e ritmos.

As escolas estaduais de Salvador participantes do desfile são:  Colégio Estadual Ana Bernardes, localizado em Cajazeiras; Colégio Estadual Azevedo Fernandes, localizado no Pelourinho; Colégio Estadual Dinah Gonçalves, de Valéria; Colégio Estadual Luiz Viana, situado em Brotas; Colégio Estadual Prof. Carlos Alberto Cerqueira, localizado em São Caetano; e Colégio Estadual Polivalente San Diego, do Uruguai.

No interior – No interior, as fanfarras das escolas estaduais também irão abrilhantar o desfile do 7 de Setembro. Dentre as 33 escolas participantes, estão as dos Centro Estadual de Educação Profissional em Recursos Naturais do Centro Baiano (CEEP), localizado em Xique-Xique; Colégio Estadual Dr. Luiz Rogério de Souza, localizado em Barra; Colégio Estadual Paulo Américo de Oliveira, em Ilhéus; Colégio Estadual Cristina Batista, em Porto Seguro; Colégio Democrático Estadual Professora Florentina Alves dos Santos, em Juazeiro e do Centro Territorial de Educação Profissional Santa Rita de Cássia (CETEP), em Santa Rita de Cássia.

Sobre as fanfarras – As fanfarras escolares são consideradas como uma ferramenta pedagógica para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes e que também cumprem o papel de promover a integração da escola com a comunidade.

Fonte: Secretaria da Educação do Estado da Bahia



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 06 de Setembro de 2019
Notícias

Na última terça-feira (03), policiais civis de Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina, prenderam José Martins Dias Oliveira, que estava com um mandado de prisão preventiva em aberto.

Segundo a polícia, Oliveira estava foragido desde fevereiro deste ano. Ele é acusado de estupro de vulnerável na cidade de São José do Jacuípe, na região de Jacobina.

O delegado da Polícia Civil Jaime José de Britto Andrade, da delegacia de São José do Jacuípe, informou que o suspeito foi preso na cidade de Morro do Chapéu e será encaminhado para São José do Jacuípe, onde deverá permanecer à disposição da Vara Criminal daquele município.

Veja outras informações da região no Central Notícia

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 06 de Setembro de 2019
Notícias

Imagem ilustrativa

Souto Soares pertence a 27ª Dires – Seabra

De acordo com informações divulgadas pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) nesta quinta-feira (05), quatro casos de sarampo foram conformados no estado, sendo um na capital e três no interior.

Ainda segundo Sesab, todos os pacientes diagnosticados com sarampo na Bahia contraíram o vírus fora do estado. Há casos importados da Espanha, São Paulo e Minas Gerais.

Entre os casos confirmados, existe um paciente com a doença no município de Souto Soares, região de Irecê. A Sesab faz uma alerta às pessoas com viagem marcada para São Paulo que responde por 98% da doença até agora (veja aqui).

Na Bahia, além dos casos já confirmados, há 103 sob investigação. Ainda não há registro de mortes por casa da doença no estado este ano. No entanto, em outros pontos do país, quatro crianças já morreram devido a doença.

Confira abaixo o esquema vacinal por idade, orientado pelo Ministério da Saúde, de acordo com o atual cenário epidemiológico.

De 6 a 11 meses

O bebê deve receber a dose zero da vacina Tríplice Viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba.

Aos 12 meses

Receber a 1ª dose de rotina da vacina Tríplice Viral.

Aos 15 meses

Receber a 2ª dose de rotina da vacina Tríplice Viral.

1 a 29 anos

Caso não tenha sido vacinado anteriormente, deve receber duas doses da vacina Tríplice Viral, com intervalo de 30 dias.

30 a 49 anos

Caso não tenha sido vacinado anteriormente, deve receber uma dose da vacina Tríplice Viral.

Nota

Embora Souto Soares faz parte da região de Irecê, o município não pertence a mesma região de Saúde, ou seja, a 21ª Dires – Diretoria Regional de Saúde – Irecê, que atende 19 municípios. América Dourada, Barra do Mendes, Barro Alto, Cafarnaum, Canarana, Central, Gentio do Ouro, Ibipeba, Ibititá, Irecê, Itaguaçu da Bahia, João Dourado, Jussara, Lapão, Mulungu do Morro,  Presidente Dutra,  São Gabriel,  Uibaí e  Xique-Xique. Souto Soares pertence a 27ª Dires – Seabra.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 05 de Setembro de 2019
Notícias

Nesta sexta-feira (06), o Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho, unidade administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), promoverá em Irecê, juntamente com a Central Estadual de Transplantes da Bahia e demais instituições parceiras, uma programação especial dedicada à doação de órgãos. Com o tema “Seja doador de órgãos, avise sua família”, a ação acontecerá na praça Dr. Mário Dourado Sobrinho, conhecida também como Praça do Banco do Brasil, no horário das 8h às 14h. Durante o evento, serão realizadas atividades lúdicas destinadas a incentivar o nobre gesto da doação junto ao público.

A praça ganhará ainda uma decoração especial durante o mês de setembro, na cor verde, em referência ao movimento. “É importante que cada pessoa se declare doadora de órgãos. Dessa forma, em um momento infeliz de perda, a família atenderá o desejo do ente querido. Estamos muito confiantes que essa campanha fortaleça ainda mais esse ato de amor ao próximo”, ressalta Marília Barreto, líder de Enfermagem e presidente da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do Hospital Regional.

A iniciativa conta com o apoio da Escola de Enfermagem Andaraí; Faculdade de Irecê; Secretaria Municipal de Saúde de Irecê; Centro de Estudos, Formação e Assistência de Irecê; Superintendência de Trânsito e Mobilidade; Clínica de Hemodiálise; e Polícia Militar da Bahia. Além do tema da doação de órgãos, a campanha também tem como objetivo alertar a população para a importância do uso do cinto de segurança e do capacete no trânsito. Entre as ações previstas, está a distribuição de material informativo junto à motoristas e pedestres nos semáforos e nos estandes do evento.

No período de outubro de 2018 a junho de 2019, foram realizadas cinco captações no Hospital Regional de Irecê, totalizando 26 órgãos doados. Atualmente, 1.657 pessoas aguardam na fila de doação de órgãos na Bahia. No Brasil, já são 33.984 pacientes à espera. “Estamos todos envolvidos neste nobre trabalho de humanização e conscientização em prol da diminuição do número de pessoas que esperam nas filas por um transplante”, declara Celso Rangel Júnior, líder geral do hospital.

Fonte: Ascom/Osid



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 05 de Setembro de 2019
Notícias

O SAC Móvel, serviço itinerante da Rede SAC, vai atender, até o dia 16 de setembro, catorze municípios do interior baiano. O roteiro de viagens inclui cidades dos Territórios de Identidade da Chapada Diamantina, Irecê, Vale do Jiquiriá e Baixo Sul. O SAC Móvel oferece os principais serviços da rede, como emissão de carteira de identidade (primeira e demais vias), CPF e certidão negativa de antecedentes criminais, além do atendimento para a Ouvidoria Geral do Estado (OGE).

A unidade da Rota 01 vai atender aos moradores dos municípios de Seabra (04/09 e 05/09), Palmeiras (07/09), Iraquara (09/09), Souto Soares (11/09) e Utinga (13/09 e 14/09). Já a carreta da Rota 02 vai estar nas cidades de Ibipeba (05/09 e 06/09), Barra do Mendes (08/09 e 09/09), Cafarnaum (11/09 a 13/09) e Canarana (15/09 e 16/09). Por último, a unidade da Rota 03 vai realizar atendimento em Teolândia (03/09 e 04/09), Taperoá (06/09 e 07/09), Itaquara (09/09 e 10/09), Lajedo do Tabocal (12/09 e 13/09) e Planaltino (15/09 e 16/09).

O atendimento será de 8h às 18h com distribuição de 250 senhas diárias. Devido a uma mudança de sistema, as carteiras de identidade serão entregues no prazo de 15 a 30 dias. O prazo exato e o local de entrega será discriminado no Protocolo de Atendimento entregue ao cidadão.

Rede SAC

As carretas do SAC Móvel possuem infraestrutura completa, com ar-condicionado, sistema de som, televisão e área de espera coberta. A Rede SAC ainda conta 71 unidades de atendimento, sendo 37 Postos (na capital, região metropolitana e interior) e 31 Pontos SAC, unidades compactas da Rede. Para outras informações sobre serviços prestados, horários de atendimento e endereços, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o Portal SAC, além do aplicativo e site do SAC Digital.

Fonte: Ascom - Rede SAC



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 04 de Setembro de 2019
Notícias

Um jovem de 21 anos morreu no final da manhã desta quarta-feira (04) depois de receber uma descarga elétrica ao tentar consertar uma bomba de água na localidade de Barreiros, zona rural do município de Itaguaçu da Bahia, região de Irecê.

Segundo a polícia, o jovem ainda foi socorrido para uma unidade hospitalar local, mas não resistiu.

Joedson Carvalho da Silva era músico e atuava como vocalista. A Associação de Bandas e Artistas da região de Irecê – Abari, lamentou o ocorrido e emitiu nota. “Estamos bastante chocados com a morte de Joedson. Ele era um grande vocalista, um dos grandes e muitos talentos que temos na região de Irecê. O mundo da música regional perdeu um grande artista na tarde de hoje”, diz a nota.

A Polícia Civil e o Departamento de Polícia Técnica estiveram no local. O corpo do rapaz foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Irecê - IML.

O caso será investigado pela Polícia Civil.

Veja mais informações da região no Central Notícia

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 04 de Setembro de 2019
Notícias

Por meio da Secretaria de Saúde e do NASF (Núcleo Ampliado de Saúde da Família), a Prefeitura de Irecê está desenvolvendo o Projeto “Corpo e mente leve, emagreça de forma saudável”. A ação foi iniciada com os usuários do PSF do Bairro Vivendas, previamente avaliados e acompanhados por uma equipe multiprofissional, composta por nutricionista, psicólogo, educador físico e farmacêutico.

Segundo a secretária de Saúde, Dulce Nunes, “o objetivo do Projeto é estimular a adoção de hábitos saudáveis, auxiliando no controle do peso, elevando a saúde, a autoestima e evitando doenças crônicas como Diabetes e Hipertensão, principais causas de hospitalizações e óbitos em nossa sociedade”.

Hortência Macedo, nutricionista e coordenadora do Projeto, explica que os pacientes são acompanhados durante três meses, período em que são realizadas avaliações médicas, oficinas, dinâmicas e palestras. "O trabalho multiprofissional, com estratégias educativas, eleva a motivação, favorece a mudança dos hábitos de vida, e, consequentemente, um emagrecimento eficaz e saudável”, completa.

Fonte: Ascom - FAI



Compartilhar no Whatsapp