Segunda-feira, 15 de Maio de 2023
Publicidade



Sábado, 13 de Maio de 2023
Notícias

O Partido dos Trabalhadores da Bahia realiza a terceira rodada dos Encontros Territoriais neste sábado (13), desde as 9h, na cidade de Irecê, na Câmara de Vereadores, Rua João José Silva Dourado - s/n, onde estarão presentes dirigentes do Diretório Estadual, dos Diretórios Municipais e de lideranças políticas da região. Os Encontros Territoriais têm como objetivo de fortalecer e organizar ainda mais o partido no estado e estabelecer maior proximidade com os diretórios municipais.

Iniciada no mês de abril, a agenda de atividades já foi realizada nas cidades de Teixeira de Freitas (Extremo Sul), Jequié (Médio Rio de Contas) e Eunápolis (Costa do Descobrimento), Macaúbas (Bacia do Paramirim), Ibotirama (Velho Chico), em Brumado (Sertão Produtivo) e Santa Maria da Vitória (Bacia do Rio Corrente). Até junho, as mobilizações serão realizadas em todos os 27 Territórios de Identidade do Estado.

O presidente do PT Bahia, Éden Valadares, avaliou esses primeiros encontros como muito positivos. “Foram encontros importantes, com quórum político elevado e muita unidade política. O PT é um partido muito grande, muito enraizado e tenho certeza que daremos um salto organizativo neste ano e ampliaremos o número de vereadores e prefeitos em 2024”, afirmou.

Agenda - Após Irecê, a mobilização acontecerá no Portal do Sertão (Feira de Santana) e Sertão do São Francisco (Juazeiro), 20 de maio; Bacia do Jacuípe (Pintadas) e Piemonte Norte do Itapicuru (Jaguari), 21; Recôncavo e Vale do Jiquiriçá (Amargosa) e Semiárido Nordeste II (Ribeira do Pombal), 27; Piemonte do Paraguaçu (Itaberaba) e Itaparica (Paulo Afonso), 28.

Em junho, as atividades serão realizadas no Piemonte da Diamantina (Jacobina) e Sisal (Serrinha), no dia 03; Sudoeste (Vitória da Conquista) e Litoral Norte (Alagoinhas), no dia 04; RMS (Camaçari), no dia 10; Bacia do Rio Grande (Barreiras), 11. Os encontros serão finalizados no dia 17 de junho, em Salvador.

Fonte: Ascom/PT Bahia



Compartilhar no Whatsapp






Sexta-feira, 12 de Maio de 2023
Notícias

Na última sexta-feira (5), uma escola no município de Xique-Xique (BA) foi alvo de ameaças por parte de um aluno de 16 anos.

Segundo informações, o estudante havia sido suspenso no dia anterior por ter cuspido na merenda escolar e estaria forçando a entrada na escola. Ao ser impedido pelo guarda escolar e pelo corpo docente, o menor teria proferido ameaças e afirmado que retornaria à escola com uma arma de fogo tipo espingarda ‘bate-bucha’.

A direção da escola Damásio Gonzaga de Sena, localizada no povoado de Boa Vista, informou a guarnição da polícia sobre a situação. A polícia deslocou-se até o local para verificar a situação e manteve contato com a direção da escola, porém, o aluno não estava mais no local.

Após investigações, a guarnição da Polícia juntamente com a direção da escola deslocou-se até a residência do aluno, onde foi mantido contato com a genitora do menor. A mãe permitiu a entrada da guarnição juntamente com a direção da escola em sua residência. O aluno foi localizado e a situação foi informada para a mãe na presença do filho.

A guarnição orientou os prepostos da escola a realizarem um boletim de ocorrência (BO) sobre a ameaça e acionarem o Conselho Tutelar para o devido acompanhamento.

O caso está sendo investigado pela Polícia local e a direção da escola informou que tomará as medidas necessárias para garantir a segurança dos alunos e funcionários.

Fonte: Uibaí Repórter



Compartilhar no Whatsapp






Quinta-feira, 11 de Maio de 2023
Notícias

No final da tarde dessa terça-feira (09), uma mulher de 62 anos morreu afogada enquanto tomava banho em uma caixa d’água no povoado de Lagoa do Barro, no município de João Dourado, região de Irecê.

Conforme informações da Polícia Militar, o corpo da vítima foi achado por uma irmã. A caixa d’água estava no quintal da casa da vítima. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) ainda foi acionada para o local.

O corpo da vítima foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT), em Irecê.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp






Quinta-feira, 11 de Maio de 2023
BRASIL

A estimativa da produção de grãos no Brasil para a safra 2022/23 está em 313,9 milhões de toneladas, segundo o 8º Levantamento de Safra de Grãos, divulgado nesta quinta-feira (11) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O volume é 15,2% maior do que o registrado na safra anterior (2021/22), percentual que decorre de um acréscimo de 41,4 milhões de toneladas.

Caso as expectativas sejam confirmadas, o Brasil estabelecerá um novo recorde em sua série histórica. De acordo com a Conab, o desempenho médio estimado também deverá ser recorde, com 4.048 quilos por hectare.

O total de área utilizada para a produção aumentou 4%, podendo chegar a 77,5 milhões de hectares.

“Esse rendimento é atingido mesmo em um ano-safra sob influência do fenômeno climático La Niña, sobretudo no início da safra, mas em menor escala. Se compararmos com safra passada, o clima adverso teve impacto no Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e parte do Mato Grosso do Sul. Já neste ciclo os efeitos foram mais concentrados no estado gaúcho”, explica o gerente de Acompanhamento de Safras, Fabiano Vasconcellos.

Milho e soja

A Conab destaca que a produção estimada de milho é de 125,5 milhões de toneladas, e que isso representa uma alta de 12,4 milhões de toneladas na comparação com 2021/22.

A primeira safra do grão foi semeada em 4,4 milhões de hectares. A colheita finalizada foi próxima a 27 milhões de toneladas, número 8,1% maior do que o da safra anterior. A Conab lembra que o bom resultado foi obtido apesar dos problemas climáticos registrados no Rio Grande do Sul.

“Já para a segunda safra, é esperado uma colheita de 96,1 milhões de toneladas. A cultura já está semeada, e cerca de 74,4% das lavouras se encontram em floração e enchimento de grãos. Nesses estágios, o clima ainda é um fator preponderante e a Conab acompanhará o desenvolvimento da cultura”, informou a companhia.

A expectativa é de que a produção de soja seja recorde, com uma colheita de 154,8 milhões de toneladas. O volume é 23,3% maior do que o da safra anterior. Segundo a Conab, o aumento se deve ao aumento de produtividade e de área plantada.

Feijão, arroz, algodão

A Conab diz que a produção de feijão foi favorecida pelas “boas condições climáticas registradas durante o desenvolvimento da 2ª safra”, com impactos positivos na produtividade, e que isso refletiu em uma produção maior do que a esperada.

“No Paraná, a melhora do desempenho das lavouras de feijão tipo cores chega a 16,2%, saindo de 1.687 quilos por hectare para 1.960 kg/ha, o que resulta num incremento de 6,3% na expectativa da produção no estado. Já em Minas Gerais, além do aumento de produtividade houve uma maior área destinada para o grão. Assim, a nova estimativa para a produção total de feijão ultrapassa, ligeiramente, as 3 milhões de toneladas.”

No caso do arroz, a produção estimada para a safra 2022/23 está em 9,94 milhões de toneladas, “resultado da queda na área destinada ao produto, sobretudo no Rio Grande do Sul, maior produtor do grão”, detalha a companhia.

As lavouras de algodão foram beneficiadas pelo aumento de área e pelas boas condições climáticas. A estimativa é de uma produção 13,6% maior do que a da safra anterior, chegando a cerca de 2,9 milhões de toneladas.

Fonte: Agência Brasil



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 10 de Maio de 2023
Notícias

Vamos construir uma agenda comum focada no interesse social, afirmou o deputado que mais trabalha pela Grande Região de Irecê.

Numa clara demonstração de amor e respeito pela democracia, o deputado estadual Cafu Barreto (PSD) teve encontro, nesta terça-feira (09), com o líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia, Alan Sanches (União Brasil). Apesar de atuarem em campos opostos na política, os dois conversaram fraternalmente e discutiram formas de tornar mais eficiente a atividade legislativa.

“Alan é médico, já foi presidente da Câmara Municipal de Salvador e hoje ocupa posição de destaque aqui na Casa. Na condição de homem público, tem bagagem e serviços prestados à nossa comunidade. Portanto, merece nosso respeito e consideração. Tivemos uma conversa muito agradável e, certamente, vamos construir uma agenda comum focada no interesse social e no bem-estar de baianos e baianas”, afirmou Cafu, vice-líder do Governo Jerônimo Rodrigues e que no primeiro mandato tem ganhado destaque pela postura republicana e pela grande capacidade de construir entendimento por meio do diálogo.

Fonte: Ascom - Cafu Barreto



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 10 de Maio de 2023
Publicidade