A Prefeitura de Central, na região de Irecê, e servidores públicos municipais se envolvem em mais uma polêmica. Na última sexta-feira (24), o Sindicato dos Servidores Públicos recebeu uma informação de uma reunião, onde o gestor do município apresentou a alguns vereadores e secretários da administração a ideia de um projeto que reduziria gastos para a máquina pública.
O plano acabou vazando e por conta disso, servidores adiantaram e lotaram o plenário da Câmara na manhã desta segunda-feira (27) para pedir a reprovação da ideia, pois segundo o sindicato, a intenção da Prefeitura seria de cortar direitos dos profissionais da educação, inclusive com redução imediata de suas remunerações.
Diante da proposição apresentada em reunião pelo executivo, alguns vereadores foram taxativos e refutaram a proposta: Suesdras Dourado, Roberto Lima, Roberto Cunha, José James e Renato Santana.
O vereador Valdir Martins disse que vai pessoalmente com alguns colegas conversar com o prefeito Uilson Monteiro para convencê-lo a desistir da ideia. “ Eu soube desta reunião (sic), não estava presente, mas ouvi comentários sobre o conteúdo. Ano passado houve a mesma intenção, porém, convencemos o prefeito a não mandar o projeto”, disse.
A existência da reunião e a discussão da pauta com o prefeito foram ratificadas pelos vereadores José James, Renato e Bruno Miranda. Portanto, não existiram boatos e sim fatos.
Durante a sessão de hoje, o advogado Júnior Oliveira, assessor jurídico do Sindicato dos Servidores usou a tribuna e foi aplaudido por todos os presentes pela coerência em suas palavras. ‘ Em remuneração menos nenhum real (...) temos que ter muito cuidado com o discurso. Precisamos nos unir e dialogar para encontrarmos uma solução para os problemas, pois não podemos aceitar um retrocesso deste. Peço a colaboração e a compreensão de vocês vereadores. Ou estamos do lado do projeto ou dos servidores’, ressaltou. ‘E outra coisa: decisão judicial não se discute convocando vereadores para reunião’.
Para Valdir Belarmino, Presidente do Poder Legislativo de Central, é necessário encontrar uma saída, tanto para o executivo como para os funcionários públicos do município.
Fonte: Central Notícia
Com o objetivo de atrair mais turistas para o São João de Irecê, o Município de Irecê celebrou parceria com a empresa de transporte rodoviário, Cidade Sol, detentora da linha Irecê/Salvador, para que a mesma propague através dos seus ônibus, as atrações do São João de Irecê. O diretor executivo da empresa, Paulo Carletto, confirmou a parceria e sinalizou que a mídia será executado da seguinte forma:
Envelopamento de três ônibus com as atrações do São João;
Programação do São João anexada nos bilhetes de passagens e entregues aos passageiros nos guichês da empresa nos terminais rodoviários;
Veiculação dos VT’s do São João nos televisores dos ônibus durante as viagens.
Fonte: Ascom/PMI
Um homem identificado por Gustavo Silva de lima, 22 anos foi preso na tarde deste sábado (25), em Irecê, durante a Operação Impacto, onde o intuito é coibir ocorrências de CVLI - Crimes Violentos Letais Intencionais. As informações são da Companhia de Ações Especiais do Semiárido (CAESA).
Em nota, a polícia informou que guarnições da CAESA, CETO e 1ª CIA/Irecê quando em rondas na praça do conjunto IEDA 2, abordou o suspeito, que estava portando uma quantidade pequena de cocaína e ao ser interpelado, disse que havia mais em sua residência e que tinha uma revólver calibre .32 escondido na casa de sua tia no povoado de Lagoa nova,.
De acordo com a polícia, nos locais indicados foram encontrados os materiais informados. Gustavo foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Irecê onde foi lavrado o flagrante por porte ilegal de arma de fogo. Ele foi interrogado pela autoridade policial e em seguida liberado após pagamento de fiança.
Atualização às 11h06
Fonte: Central Notícia
Uma comitiva de Irecê, com a participação de representantes de entidades do comércio, do prefeito Elmo Vaz e do secretário de Indústria e Comércio, Pedro Sodré, esteve na terça-feira (21), na Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio-BA) para discutir a construção de unidades do SESC/SENAC em Irecê. O grupo foi recebido pelo presidente da Fecomércio, Carlos Andrade, além dos diretores do Sesc e Senac, José Carlos Boulhosa e Marina Almeida, respectivamente.
Na ocasião foram apresentados os investimentos que a Prefeitura tem executado para viabilizar a obra, como a pavimentação asfáltica da nova avenida que liga o Mercadão à BA-052. Segundo o prefeito Elmo Vaz, “o presidente do Fecomércio sinalizou positivamente e se comprometeu em enviar uma equipe técnica à Irecê para efetuar uma avaliação, para posteriormente proceder com o andamento do processo”, destacou.
Também fizeram parte da comitiva Edvaldo Lima (Sindicato do Comércio de Irecê e Região - Sincom), Sandoval Júnior e Roberto Alves (Câmara de Dirigentes Lojistas de Irecê - CDL), Breno Moitinho (Associação Comercial e Empresarial de Irecê), além de Arlene Vilpert (Federação das Indústrias do Estado da Bahia - FIEB) e Sérgio Renato (Loteamento Park das Árvores).
Fonte: Ascom/PMI
Manoel Ferreira da Silva, de 51 anos, é o lavrador que estava com uma pedra de de 1,3 Kg e 18 cm na bexiga. Ele ainda custa a acreditar no que aconteceu. É que na segunda-feira (20), Silva passou por uma cirurgia para a retirada da pedra, em um hospital de Jacobina, na Chapada Norte, e disse ter ficado surpreso já que, segundo conta, não tinha dimensão da gravidade do problema. De acordo com o médico urologista João Cléber, responsável pela cirurgia, a pedra da bexiga do paciente pode ter se desenvolvido por cerca de 20 anos.
“Não passou pela minha cabeça isso. Doía e eu pensava que era menor”, destacou o trabalhador rural Manoel. Ele ainda segue internado nesta quarta-feira (22) na unidade de saúde, se recuperando do procedimento. Após ter passado pela cirurgia para a retirada da pedra da bexiga, e agora estar se sentido bem, Manoel afirma que não tem dúvidas de que houve um milagre.
“Um milagre de Deus. Primeiramente de Deus e, segundo, o doutor. Nunca me faltou fé, até hoje não, graças a Deus”. Ele diz que agora só pensa em se recuperar e voltar a plantar milho na zona rural do município de Miguel Calmon, onde mora. O homem está no hospital acompanhado de uma das três filhas, Samara. “Deus botou o doutor na nossa frente e ele fez a cirurgia do meu pai. E graças a Deus, ele vai ficar bem já já”, diz.
Fonte: G1
Um homem suspeito de ter furtado na última terça-feira (21) um casaco de frio em uma loja na cidade de Lapão, região de Irecê foi identificado pela polícia.
A localização e prisão do suspeito tiveram o apoio do Centro Integrado de Comunicação (Cicom). Adelson Alves de Melo, 46 anos, é morador da rua São Sipriano, bairro Lagoa do Tió, em Irecê.
Segundo o Cicom, o autor subtraiu da loja um casaco de frio no valor de R$ 65,00 reais.
Fonte: Central Notícia
A primeira etapa das ações da Rede Especial de Atendimento Social (Reas), em Irecê, está acontecendo neste mês de maio. O projeto traz cursos, seminários e programas de qualificação para os agentes sociais que atuam no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) voltadas para a promoção dos direitos dos cidadãos e, em especial, os direitos e a proteção à criança e ao adolescente do município. A determinação do prefeito Elmo Vaz é “fazer de Irecê uma referência regional e mesmo estadual na área da assistência social com uma equipe de excelência”.
O Reas, que acontece até setembro, também promove a capacitação de toda a equipe da Secretaria de Assistência Social requalificando e potencializando os talentos que existem na área da assistência desde o secretário até os auxiliares de serviços gerais. Fazem parte do público-alvo do projeto toda a equipe do Creas e do Cras, que envolve psicólogos, advogados, educadores e assistentes sociais e a equipe de visita à zona rural.
Coordenado pelo Centro Internacional Avatar - CIACEN, o Reas se divide em duas ferramentas: a capacitação contínua, utilizando a liderança positiva e a gestão produtiva, e o uso das estratégias da cultura. “Usamos a cultura e suas ferramentas porque são transformadoras de vidas”, disse o diretor geral do projeto Paulo Atto. O Secretário de Assistência Social, Rafael Sydhartha afirma que “todas as nossas ações são focadas no melhor atendimento e apoio às crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade, risco social e pessoal promovendo um novo tempo na assistência do município”.
Após a participação no Reas os agentes vão aumentar a capacidade de liderança e trabalhar com maior empatia no atendimento aos demandantes. O Reas investe na prevenção e tem como diferencial a educação emocional para oferecer um atendimento com qualidade e profissionalismo. “Preparamos profissionais para ter um atendimento social de referência”, finaliza o prefeito Elmo Vaz.
Fonte: Ascom/PMI
A Polícia Civil de Cafarnaum representou pela prisão preventiva dos suspeitos – Foto: Divulgação/ Polícia Civil
Uma dupla suspeita de roubo na cidade de Cafarnaum, região de Irecê, foi identificada pela Polícia Civil. Trata-se de Matheus Pereira dos Santos e Allanderson Rosa dos Santos, residente em Morro do Chapéu.
Em nota, a Polícia Civil disse que na manhã da última terça-feira (21) compareceram três vítimas à unidade policial relatando que estavam em frente à casa lotérica local, aguardando o início do expediente, para efetuarem saque do Bolsa Família, quando dois homens usando blusão, numa moto vermelha, renderam as vítimas, anunciando o assalto, subtraindo dois aparelhos celulares e R$ 120,00 em dinheiro. Foi relatado ainda que os suspeitos não apontaram nenhuma arma de fogo, mas estavam com a mão embaixo da camisa, simulando estarem armados.
Ainda segundo a nota, a Polícia Civil de Cafarnaum, com apoio da Guarda Municipal, iniciou as investigações e conseguiu identificar os autores. Em contato com a Polícia Civil de Morro do chapéu, foi confirmada a suspeita de que os autores do roubo nesta cidade seriam os mesmos autores do crime de dano e furto na Procuradoria do Município de Morro do Chapéu, os quais já haviam sido presos.
De acordo com a Polícia Civil , a autoridade policial se deslocou até Morro do Chapéu e interrogou os suspeitos, que confessaram a prática delituosa, informando onde os objetos furtados estavam ( 1 aparelho celular na casa de um dos suspeitos e 1 aparelho apreendido na unidade policial). Ainda confessaram ter praticado outro roubo, na mesma data, homem que fazia caminhada na pista.
A prisão preventiva da dupla foi representada pela Polícia Civil de Cafarnaum.
Fonte: Central Notícia
Na última segunda-feira (20), a residência de um policial militar foi arrombada, tendo sido subtraído um armamento que estava sob a responsabilidade do militar.
Diante do ocorrido as forças de segurança iniciaram as diligencias que culminaram com a prisão em flagrante de Leandro Belizário ‘Baiano’ e Isaque Torres, suspeitos de envolvimento no extravio do material bélico.
Ainda segundo as informações da polícia, Pablo da Conceição, autor do furto, morreu em confronto com a polícia, estando de posse de um revólver, calibre 38.
O armamento subtraído foi recuperado na noite desta terça-feira (21), por voltadas 22h30, com um dos presos em flagrante, bem como a apreensão de R$ 3.900 em espécie na residência dele. A arma recuperada foi entregue ao comandante da Companhia de ações Especiais do Semiárido – Caesa – major Carlos Maltez. Outros suspeitos de envolvimento no caso ainda estão sendo investigados.
O delegado Ernandes Júnior, responsável pelo caso, ressalta que a união e a troca de informações entre as Polícias, e a incorporação existente entre as forças de segurança, foram fundamentais para o desfecho positivo da operação.
Fonte: Polícias Civil e Militar
No Seminário Internacional da Associação Latino-americana de Dessalinização e Reúso de Água (ALADYR), que acontece em Salvador, no Wish Hotel da Bahia, até esta quinta-feira (23), a Cerb foi destacada por todos os componentes da mesa, na abertura dos trabalhos, inclusive, com a lembrança de ter sido a primeira a instalar um Sistema de Abastecimento de Água com dessalinizador no Nordeste brasileiro, assim, como foi mencionada pela sua excelente atuação em todo o Estado.
O evento conta com a participação de autoridades, dentre elas os principais líderes do setor de dessalinização na América Latina, representantes de empresas que atendem mundialmente o mercado de equipamentos e tecnologias, autoridades governamentais e técnicos da Cerb e de outros estados do Nordeste do Brasil, principalmente os que atuam no Programa Água Doce, do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). Na Bahia, a Cerb é executora do programa coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema).
O objetivo do evento é proporcionar troca de informações em gestão de água, integração de novas tecnologias e exposição de iniciativas e projetos desenvolvidos na América Latina. ALADYR foi fundada em 2010 e possui representações em todos os países da América Latina, inclusive no Brasil. Ela tem como finalidade promover, proteger e desenvolver tecnologias destinadas à dessalinização e tratamento de água para reúso e consumo, seguindo padrões de sustentabilidade e respeito ao meio ambiente
Fonte: Ascom - Cerb
Após destaque no Campeonato Baiano, Marcelo Pereira foi decisivo na semifinal contra o Castelo, garantindo o retorno do Vil...
Nova unidade reforça o compromisso de marca com consumidores locais Nesta sexta-feira, 22 de novembro, será ...
Foto: Ascom / Prefeitura Municipal de Irecê Em Irecê, 33 pontos da red...
Reuniões destacaram a gestão financeira e orçamentária do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) Nos dia...
Foto: Uneb/Irecê N...