Foto: Reprodução
Estudantes de escolas públicas da Chapada Diamantina estão recebendo um suporte valioso com os plantões realizados pelos professores, alunos e técnicos do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT) do Campus XXIII, em Seabra. A ação, que tem o objetivo de auxiliar estudantes na inscrição do Vestibular 2025, conta com o apoio do Núcleo Territorial de Educação (NTE 03) e da direção das escolas públicas envolvidas nas cidades de Seabra, Boninal, Piatã, Iraquara e Brotas de Macaúbas.
A coordenadora da ação e docente do curso de Letras-Inglês, Raphaella Oliveira, ressalta que o objetivo também inclui promover os cursos oferecidos pela Uneb Seabra. “Nós percebemos a dificuldade de letramento digital dos estudantes para acessar as plataformas da internet, por isso, resolvemos fazer esse trabalho de mobilização da comunidade acadêmica e ajudar. Montamos estações com computadores nas escolas e fizemos a divulgação de sala em sala, com folders e cartazes”, disse.
A estudante de Pedagogia, Ana Camila Gonçalves, compartilha sua experiência e as impressões adquiridas ao longo do curso. “É muito gratificante ajudar estes jovens a se inscreverem no vestibular, futuramente, ingressar na Uneb e seguir atrás dos seus objetivos. Eu, particularmente, vou me sentir muito realizada em saber que alguém que ajudei a fazer a inscrição passou no vestibular”, destacou.
Estudantes do curso de Jornalismo produziram um vídeo educativo para divulgar os cursos oferecidos pelo Campus XXIII da Uneb em Seabra, que incluem Pedagogia, Letras-Português, Letras-Inglês e Jornalismo. O professor Lucas Assunção, que participou da produção do vídeo, também está realizando plantões em escolas de Piatã. “Achei maravilhosa essa ideia de estar nas escolas públicas, principalmente, as mais afastadas, nas comunidades rurais. É importante apresentar a UNEB para esses jovens, seus auxílios estudantis, e mostrar que eles podem sim ter melhores perspectivas de futuro através do estudo”, relatou.
As ações de divulgação do Vestibular incluíram a distribuição de panfletos em escolas e a participação de professores em bate-papos com alunos, com o objetivo de ressaltar a importância de ingressar em uma universidade. “Esperamos que os alunos do ensino médio se sensibilizem sobre a necessidade de continuidade da vida acadêmica e venham para a Uneb , uma universidade pública, gratuita e comprometida com uma formação científica e social de qualidade”, salientou Raphaella.
Fonte: Agência Comunicação Uneb
Após transformar o município, Tacinho Mendes projeta um novo mandato ainda mais promissor
Na tarde desta sexta-feira (27), o prefeito e candidato à reeleição de Jussara, Tacinho Mendes (PP), participou de uma sabatina na rádio Caraíbas FM, onde abordou as principais realizações de sua gestão e os desafios enfrentados ao assumir o município em 2021.
Durante a entrevista, o gestor destacou que, ao iniciar seu mandato, encontrou um município negativado, com diversos problemas administrativos e financeiros, mas, com responsabilidade e planejamento, conseguiu transformar a cidade, tornando-a referência na região.
Tacinho Mendes enfatizou que a gestão atual tem sido exemplo de comprometimento, com melhorias nas áreas de saúde, educação e infraestrutura.
"Assumimos Jussara em um momento difícil, com muitas dívidas e a autoestima da população lá embaixo. Hoje, somos uma cidade com credibilidade, e temos realizado diversas obras de infraestrutura que beneficiam diretamente nossa população, como a pavimentação asfáltica entre Jussara e os povoados de Queimada Nova, Cajueiro e Barro Branco, além da estrada de Toca a Sítio Novo", ressaltou.
O trabalho realizado pelo prefeito Tacinho tem sido reconhecido pela população, refletido no apoio crescente durante os eventos de campanha. As ruas estão sempre cheias de apoiadores, e as adesões à sua candidatura aumentam diariamente.
Uma pesquisa recente realizada pela Band Bahia, em parceria com o Instituto Painel Brasil, aponta Tacinho Mendes como líder isolado na corrida eleitoral, com 58,3% das intenções de voto.
Para encerrar a entrevista, Tacinho projetou um segundo mandato, prometendo continuidade nas obras e mais melhorias para o município. “Num eventual segundo mandato, nós teremos com certeza um mandato ainda melhor do está sendo o primeiro”.
É importante destacar que Tacinho Mendes realizará um grande comício neste sábado (28), em Jussara. O evento será marcado por uma carreata seguida de um comício na Vila de Recife. “Vamos juntos fazer história com o maior comício que nossa cidade já viu”.
Fonte: Da Redação
Evento que acontece nos dias 18 e 19 de outubro terá participação da Abrafrutas e contará com público seleto de 350 pessoas
A expansão do mercado de frutas nacional e internacional será o principal tema discutido no I Seminário da Fruticultura Irrigada, evento que acontece em Barra, no oeste baiano, nos dias 18 e 19 de outubro. O presidente da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), Guilherme Coelho, está entre as presenças confirmadas.
Realizado pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Barra, o SindBarra, o Seminário que tem como tema principal “Oportunidades e Inovações no solo baiano” terá na programação painéis sobre o desenvolvimento da cacauicultura em áreas não tradicionais, os desafios para a produção de uva e manga, entre outros.
Segundo o presidente da instituição, os temas são importantes para discutir o fomento às atividades produtivas em Barra e em todo o Polo Agroindustrial e Bioenergético do Médio São Francisco.
“Vamos contar com cerca de 50 expositores, marcas e empresas que apostam e acreditam no crescimento e sucesso da nossa produção 100% irrigada e tecnificada”, afirma Marco Caviola, presidente do SindBarra.
Inscrições
O Seminário, que tem como público-alvo produtores, investidores e empresários do setor agrícola, está com inscrições abertas através da plataforma Sympla e tem número de vagas limitadas. Aproximadamente 350 visitantes são esperados.
Os interessados devem acessar o link e podem conferir a programação completa no site oficial.
Fonte: As informações são de assessoria.
“Pequenas mudanças no estilo de vida podem fazer uma grande diferença na prevenção dessas doenças”, alerta Dr. Augusto Césare
No dia 29 de setembro, o mundo se une para celebrar o Dia Mundial do Coração, uma data dedicada à conscientização sobre a saúde cardiovascular e à promoção de hábitos saudáveis. Este ano, a campanha ganha ainda mais relevância, considerando o aumento das doenças cardiovasculares, que continuam sendo a principal causa de morte globalmente.
Para entender melhor a importância dessa data e as ações necessárias para a prevenção, o médico cardiologista Augusto Césare, coordenador do curso de Medicina da Faculdade Ages de Irecê, parte integrante da Inspirali, melhor ecossistema de educação em saúde do país, pontuou que Dia Mundial do Coração é fundamental para aumentar a conscientização sobre as doenças cardiovasculares e incentivar a população a adotar hábitos de vida mais saudáveis.
“Os principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares incluem o tabagismo, a má alimentação, o sedentarismo, a hipertensão e o diabetes. Pequenas mudanças no estilo de vida, como adotar uma dieta balanceada, praticar exercícios regularmente e evitar o consumo de tabaco, podem fazer uma grande diferença na prevenção dessas doenças”, esclareceu o médico.
Além disso, explica o cardiologista, é necessário manter bons hábitos, como uma dieta variada com baixo consumo de gorduras saturadas, consumo de carbo-hidratos complexos, frutas, verduras em grande quantidade, proteínas e atividade física regular, incluindo atividade aeróbica, como caminhadas, ciclismo e natação, além de atividade neuro-muscular, como musculação e pilates.
Em segundo lugar, destaca o especialista, é preciso buscar acompanhamento médico preventivo, sendo indicado no homem a partir dos 40 anos e na mulher a partir dos 50 anos ou no período da menopausa. Nos casos em que exista uma pré-disposição familiar importante, como infarto em homem com menos de 55 anos e mulher com menos de 65 anos, é indicado uma avaliação mais precoce para afastar algumas doenças hereditárias.
As doenças cardiovasculares podem se manifestar de diversas formas, portanto é preciso estar atento a qualquer mudança de padrão, especialmente nas situações relacionadas a esforços físicos: “Os sintomas mais comuns incluem dor torácica, que pode se manifestar como um peso ou uma opressão, geralmente com duração superior a 5 minutos. Sintomas de falta de ar, tontura, desmaios e palpitações também podem ser indicativos de algum problema cardíaco”.
“Recomendo que as pessoas façam check-ups regulares, mantenham uma dieta rica em frutas, verduras e grãos integrais, pratiquem atividades físicas regularmente e evitem o estresse. Além disso, é importante controlar a pressão arterial e os níveis de colesterol, e buscar ajuda médica sempre que necessário”, completou Dr. Augusto Césare.
Fonte: Ascom - Ages
Foto: Ascom/Uneb
A Uneb celebra mais uma conquista histórica. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou a criação do Programa de Pós-Graduação em Educação Física, no campus da universidade, em Jacobina.
O programa, que inicialmente contará com mestrado acadêmico, tem como missão formar profissionais pesquisadores capazes de reconhecerem criticamente as principais problemáticas biopsicossociais relacionadas ao movimento humano, nos distintos ciclos de vida, subsidiando a formulação de políticas públicas para avanço da educação física, com consequente melhoria da qualidade de vida da população baiana e brasileira.
“É com imensa satisfação e orgulho que anunciamos a aprovação da recomendação do nosso Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEDF) pela Capes. Era uma demanda histórica dos nossos professores da área, que reafirma ainda mais a capilaridade da UNEB e a perspectiva da interiorização da pós-graduação no estado da Bahia. Esse é mais um compromisso concretizado, como previsto em nosso Programa de Desenvolvimento Institucional e em nosso Programa de Gestão, destaca a reitora da instituição, Adriana Marmori.
O pró-reitor de Pesquisa e Ensino de Pós-Graduação (PPG) da Universidade, Elizeu Clementino, ressalta que a aprovação do mestrado em Educação Física da UNEB amplia a oferta de cursos da grande área de saúde, em nível de pós-graduação stricto sensu. Representa, não apenas o reconhecimento da excelência acadêmica, mas também a consolidação da UNEB como uma instituição de referência na formação de profissionais de educação física qualificados”, frisou o gestor.
Linhas de pesquisa do programa
O PPGEDF, ofertará inicialmente 14 vagas, distribuídas entre as duas linhas de pesquisa: Linha 1 – Atividade física, saúde e movimento humano; e Linha 2 – Bases educacionais e socioculturais do movimento humano.
O coordenador do PPGEDF da Uneb, Jorge Lopes Neto, explica que esse curso atende a uma demanda emergente de levar o ensino superior ao interior do estado.
“Temos o desafio de garantir formação em nível de Pós-Graduação Stricto Sensu aos profissionais do estado, muitos dos quais são egressos dos cursos de graduação da própria universidade. Isso é especialmente importante em uma área de conhecimento em constante avanço científico e tecnológico, fortalecida pelas evidências recentes e robustas da importância da prática regular de atividade física para crianças, adolescentes, adultos e idosos, com ou sem comorbidades”, salienta o coordenador.
Fonte: Ascom/Uneb
Foto: Polícia Militar
Na manhã do dia 20 de setembro de 2024, a CIPE/Semiárido, em apoio à Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP), participou de uma operação de revista no Conjunto Penal de Irecê.
A ação, que teve início às 6h, envolveu 12 policiais da CIPE/Semiárido e 20 agentes penitenciários sob a coordenação de Leonardo Cabral.
A revista foi realizada na ala C, onde estão alojados cerca de 120 detentos, de um total de 549 internos.
Durante a operação, a CIPE/Semiárido teve como função principal conter e custodiar os presos no pátio, garantindo a ordem e segurança conforme os protocolos de revista em estabelecimentos prisionais.
A operação transcorreu de forma tranquila e se encerrou por volta das 9h, sem registro de apreensão de materiais ilícitos ou qualquer incidente envolvendo os detentos. A ação é parte do compromisso contínuo da PMBA em manter a segurança e a disciplina nos presídios da região.
PMBA, uma Força a serviço do cidadão!
Fonte: Da Redação
Premiação no Festival Curta 5 reafirma o talento de jovens cineastas do IFBA Irecê - Foto: IFBA/Irecê
O curta-metragem “E você, tá indo pra onde?”, dirigido por Maria Eduarda Moutinho e Thiago Cunha, formandos do curso de Eletromecânica do IFBA – campus Irecê, foi premiado com menção honrosa de melhor filme e roteiro no Festival Curta 5.
O evento, realizado em Vitória da Conquista, reuniu mais de 100 produções de até cinco minutos, e esta foi a primeira vez que a cidade de Irecê esteve representada no festival, que já está em sua 14ª edição.
O curta-metragem destacou-se pela originalidade e qualidade técnica, superando produções de diversas escolas públicas e privadas da Bahia e até do Rio de Janeiro.
De acordo com o professor Saulo Dourado, coordenador do projeto, a iniciativa foi fruto do empenho dos próprios alunos. “Eles cuidaram de todo o processo, desde o roteiro até a edição, mostrando como é possível integrar conhecimentos técnicos e humanísticos”, afirmou.
O Festival Curta 5, promovido pelo IFBA de Vitória da Conquista, é uma mostra nacional de cinema voltada para jovens autores, com foco em incentivar a produção audiovisual de estudantes do Ensino Fundamental e Médio.
Fonte: Líder Notícias
Comunidade Morro Redendo - Foto: Incra/BA
Três territórios quilombolas da Bahia tiveram decretos de interesse social publicados pela Presidência da República, nesta sexta-feira (20). A medida beneficia 229 famílias quilombolas, em uma área total de 10,9 mil hectares, incluindo sete imóveis rurais, além de terras públicas.
Os decretos abrangem as comunidades quilombolas Morro Redondo e Capão das Gamelas, ambas no município de Seabra, na Chapada Diamantina, além de Curral da Pedra, situada em Abaré, na região do Nordeste baiano.
Eles fazem parte dos 11 decretos de interesse social assinados pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante cerimônia realizada no município de Alcântara (MA), na quinta-feira (19). No ato, também foram entregues 21 Títulos de Domínio para territórios quilombolas de outros estados.
Etapa
A partir dessas publicações, o Incra iniciará a fase de desintrusão. Segundo o chefe do Serviço de Regularização de Territórios Quilombolas da regional baiana, Flávio Assiz, nesse estágio, serão ajuizados processos de desapropriação dos imóveis rurais incluídos no território.
A etapa engloba processos administrativos, além de vistorias e avaliações dos imóveis rurais para posterior indenização dos proprietários. "A partir do ajuizamento das ações, o tempo de duração dos processos desapropriatórios dependerá da Justiça", ressalta.
Assiz explica ainda que as terras devolutas, localizadas nos territórios quilombolas de Morro Redondo e Capão das Gamelas, deverão ser tituladas pelo Estado da Bahia. “O governo já realizou as ações discriminatórios e, com os decretos, poderão titular essas áreas em favor das comunidades”, frisa.
Sertanejos
Em setembro de 2023, o território quilombola Curral da Pedra foi titulado parcialmente. Isso só foi possível após o Incra desapropriar um dos dois imóveis rurais integrantes do território, que seria destinado à reforma agrária.
Posteriormente, foi identificada a sobreposição desse imóvel com o território quilombola, o que resultou na sua transferência para as 102 famílias sertanejas da comunidade.
Com o decreto, o segundo imóvel de 2 mil hectares será desapropriado, completando a titulação total da área em favor da população quilombola. Conforme o Relatório Técnico de Identificação e Delimitação (RTID), publicado pelo Incra em 2021, os ancestrais das famílias começaram a ocupar a região antes do século XVIII.
Diamantes
A região da Chapada Diamantina, que engloba os territórios quilombolas Morro Redondo e Capão das Gamelas, foi foco da exploração mineral de ouro e de pedras preciosas.
De acordo com os relatórios antropológicos de ambos, pessoas escravizadas vindas da África das etnias banto e jêje foram levadas para o local a fim de trabalharem no garimpo de diamantes, entre os séculos XVIII e XIX.
Além dos relatos dos antepassados oriundos do garimpo, as memórias dos quilombolas de Capão das Gamelas também se focam nas primeiras décadas do século XX, que foram marcadas por uma intensa seca e pela passagem de revoltosos por Seabra – alguns acreditavam que se tratava da Coluna Prestes.
O Capão das Gamelas teve o seu RTID publicado em 2011, indicando 60 famílias, pertencentes a seis gerações nascidas no local. Com 1,3 mil hectares, é composto por uma propriedade privada, posseiros e terras públicas.
Já o território quilombola Morro Redondo, com 67 famílias cadastradas à época da publicação do RTID, em 2015, possui 5 mil hectares e é composto por cinco propriedades rurais, além das terras devolutas. O nome no território faz referência a uma serra existente no local.
Fonte: Ascom - Incra/BA
Equipes da Embasa e Coelba trabalham para concluir o conserto; Embasa recomenda uso econômico da água
Devido à complexidade do reparo da adutora do São Francisco, após vazamento que atingiu cabos de energia em alta tensão, o abastecimento de água continua interrompido neste sábado (21) em Irecê e região — Foto: Pedro Rocha / Acervo Embasa
Equipes da Embasa e da Coelba estão trabalhando no local para permitir o reparo da tubulação em segurança. A previsão é que o serviço seja concluído na noite de hoje, quando o abastecimento será retomado de forma gradativa na área afetada.
O retorno da água sempre ocorre aos poucos, pois é preciso encher e pressurizar novamente as tubulações. Por isso, a Embasa recomenda o uso econômico da água disponível nos imóveis.
Locais afetados: Itaguaçu da Bahia, Central, Presidente Dutra, Uibaí, São Gabriel, Jussara, Irecê, João Dourado, América Dourada, Lapão, Canarana, Barro Alto, Cafarnaum, Ibititá, Ibipeba, Barra do Mendes e povoados.
Fonte: Ascom - Embasa/Irecê
Ação tem objetivo de orientar, direcionar e facilitar o dia a dia do Orientador de Negócio
Com o objetivo de apresentar a Sistemática de Atendimento da Unidade de Atendimento Individual (UAIN), o Sebrae Bahia vem realizando uma série de encontros para orientar, direcionar e facilitar o dia a dia do Orientador de Negócio nas Unidades Regionais.
Elaborado e entregue pelo grupo que trabalha o eixo presencial na UAIN – composto por Paloma Silva Cunegundes, Laércia Patrícia Barbosa Santana e Rafael Galindo Ferraro – o documento reúne as principais dúvidas, informações, consultas e perpassando, ponta a ponta, o processo de atendimento ao cliente.
Essa sistemática está sendo apresentada em todas as Unidades Regionais do Sebrae Bahia e no dia 11 de setembro foi a vez da Unidade Regional Jacobina, que recebeu a equipe do atendimento da Regional de Irecê.
De acordo com a analista do Sebrae e gestora de projetos da UAIN, Mariana Guimarães, a apresentação da Sistemática oferece um guia essencial para quem está no atendimento.
“Isso permite que as dúvidas sejam rapidamente sanadas e os processos fluam com mais eficiência. Além disso, foi enriquecedor compartilhar as ações digitais que estamos implementando e como elas podem complementar o presencial e tornar as entregas ainda mais assertivas e eficazes para os clientes. A integração promovida nesse dia, não só fortalece o trabalho em equipe, mas também aproxima os times e promove uma troca de experiências muito enriquecedora”, pontuou.
Para o gerente do Sebrae em Jacobina, Geronilson Ferreira, essa é uma oportunidade para compreender as opções e fluxos das ações digitais, para todos os públicos do Sebrae. “Sem dúvidas, uma modalidade criativa, inovadora, com entregas de conteúdos de qualidade”, acentuou.
Além de demonstrar a Sistemática de Atendimento, Mariana apresentou as ações realizadas pela equipe da UAIN de atendimento ao cliente no digital em toda a Bahia e como as regionais podem utilizar desses recursos para aprimorar e agregar os atendimentos dos clientes também no presencial.
Por fim, Mariana, destacou que o momento de integração foi extremamente valioso especialmente para ela que já atuou como gerente adjunta na regional Jacobina e conhece de perto a realidade da UR5.
Fonte: ML Comunicação - Tamara Leal
O município de Presidente Dutra viveu um fim de semana inesquecível com a comemoração dos seus 63 anos de emancipação política....
Foto: Prefeitura de Irecê Após um longo período de seca, a cidade de Ire...
O prefeito de Presidente Dutra, Roberto Carlos Alves de Souza, o popular Robertão, teve as contas referentes ao exercício de 20...
A contagem regressiva começou! A Prefeitura de Irecê acaba de anunciar a programação oficial do maior São João da Bahia — e a c...
Foto: Reprodução Na noite desta quinta-feira (10), uma mulher identifica...