Segunda-feira, 04 de Março de 2019
Notícias

Um homem identificado por Vanderlino Bertolho Filho, 53 anos, conhecido por Banda, foi morto com vários tiros na noite deste domingo (03), por volta das 22h30, na Praça Manoel Martins, na localidade de alto Bonito, na zona rural da cidade de Presidente Dutra, região de Irecê. Em abril de 2019, a cidade iria completar dois anos sem homicídios registrados.

Segundo populares, dois homens que estavam em uma moto e armados, ceifaram a vida da vítima. Após os disparos, Banda morreu na hora. Os criminosos fugiram.

A Polícia Militar informou que Vanderlino era suspeito de homicídio e estupro em São Paulo e, na região era envolvido com o tráfico de drogas.

O corpo da vítima foi removido para o departamento de Polícia Técnica de Irecê. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.

Matéria relacionada:

365 dias sem homicídios na cidade de Presidente Dutra

Veja mais notícias da região no Central Notícia

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 04 de Março de 2019
Notícias

O PT deverá ingressar com representação na Corregedoria da Polícia Federal contra o policial federal Danilo Campetti, que escoltou o ex-presidente Lula durante o velório do menino Arthur Araújo Lula da Silva, utilizando um distintivo da polícia de Miami/S.W.A.T (a divisão de armas e táticas especiais da polícia norte-americana) em seu colete à prova de balas.

O anúncio foi feito pela presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann. Danilo Campetti atuou na equipe que protegeu o então candidato do PSL Jair Bolsonaro e por diversas vezes postou em redes sociais mensagens de apoio ao Bolsonaro, a quem se referia como “capitão” e usava a hashtag “#mito” (leia mais).

"O problema não é o mesmo policial que fez a escolta do Lula ter feito a segurança do Bolsonaro nas eleições. O grave é o engajamento político do policial pró-Bolsonaro. É caso de corregedoria. Vamos tomar providências. E pedir explicações do porque ostentar o símbolo da polícia americana", escreveu ela no Twitter, prometendo apurar o ato.

O agente Danilo Campetti atua em uma divisão tática da Polícia Federal (PF) e fez cursos de especialização nos Estados Unidos, de onde teria recebido o distintivo.

Fonte: UOL



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 03 de Março de 2019
Notícias

O crime aconteceu em via pública (Foto: Montagem/CN)

Um homem de 28 anos foi morto a tiros no meio da rua em Xique-Xique, região do Vale do São Francisco, no começo da tarde desta sábado (02). Segundo a Polícia Civil, Emerson Agripino de Brito era usuário de droga, mas não tinha passagens pela polícia.

O crime aconteceu por volta das 12h nas imediações da rua Osvaldo Cruz, bairro Santa Marta. A motivação e autoria do crime são desconhecidas.

Após o crime, o atirador fugiu em uma moto. Até o fechamento desta publicação nenhum suspeito havia sido preso.

O corpo de Emerson foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Irecê. A Polícia Civil vai abrir inquérito para apurar o caso.

Veja mais notícias da região no Central Notícia

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 03 de Março de 2019
Notícias

Familiares do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ficaram incomodados com a ação da Polícia Militar no velório do neto do petista, Arthur, de 7 anos.

Segundo o jornal Estado de São Paulo, ao todo, seis PMs armados estão na capela onde o corpo do menino está vendo velado. Além disso, mais de dez viaturas estão no entorno do local e há uma barreira feita na entrada do cemitério.

A cremação de Arthur está marcada para 12h no cemitério Parque da Colina, onde também foi cremada a avó do garoto, Marisa Letícia, morta em 2017.

Fonte: Estado de São Paulo



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 02 de Março de 2019
Notícias

O carnaval começou, e a Prefeitura de Irecê leva alegria em forma de trabalho aos moradores da Avenida Guararapes. Foi iniciada no local, na tarde desta sexta (01), a pavimentação asfáltica em uma área de mais de 2,5 mil m2, que vai receber Concreto Betuminoso Usinado a Quente - CBUQ (asfalto quente) e também sinalização horizontal e vertical.

Segundo o prefeito Elmo Vaz, a Avenida Guararapes é mais um vetor de desenvolvimento para a cidade. “Essa é uma obra muito aguardada pela comunidade. É com imensa satisfação que estamos dando continuidade ao Programa Urbaniza Irecê nessa importante via do município, paralela a Avenida Adolfo Moitinho, que recentemente foi transformada em mais uma entrada para a cidade, ligando a BA-052 até a Rodoviária”, explica. “Essa ação, fruto de emenda do Deputado Federal Daniel Almeida (PCdoB) vai melhorar a trafegabilidade e o trânsito da região, valorizar os imóveis e dar qualidade de vida aos moradores”, finalizou.

Fonte: Ascom/PMI



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 02 de Março de 2019
Notícias

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi autorizado a comparecer ao funeral de seu neto, Arthur Araújo Lula da Silva, que morreu nesta sexta-feira (1), aos 7 anos, em decorrência de meningite meningocócica, informou a Justiça Federal.

A decisão foi tomada pela juíza Carolina Lebbos e revelada em nota divulgada pelo governo do Paraná. "O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seguirá para São Paulo em avião do governo do Paraná. A aeronave foi liberada pelo governador [Ratinho Júnior], atendendo a pedido da Polícia Federal", diz o texto.

A autorização foi concedida com base no artigo 120 da Lei de Execução Penal, que autoriza a saída de "condenados, mediante escolta, quando ocorrer falecimento ou doença grave do cônjuge, companheira, ascendente, descendente ou irmão".

O Ministério Público Federal deu parecer favorável para a saída de Lula, que está preso desde abril de 2018 em uma sala especial na sede da PF em Curitiba. No entanto, o processo corre em sigilo e não se sabe se a decisão já foi decretada. A defesa do ex-presidente, por sua vez, se comprometeu na petição a "não divulgar qualquer informação relativa ao trajeto que será realizado". Arthur era filho de Marlene Araújo e Sandro Luis Lula da Silva - filho de Lula e da ex-primeira-dama Marisa Letícia. A criança faleceu devido ao "agravamento do quadro infeccioso de meningite meningocócica".

Fonte: Agência ANSA



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 01 de Março de 2019
Notícias

A Câmara de Vereadores aprovou por unanimidade nesta quinta-feira (28), a proposta de reajuste salarial dos professores, apresentada pela prefeitura de Irecê.

O Projeto de Lei reajusta os vencimentos básicos dos professores e coordenadores pedagógicos. Durante a sessão foi aprovado também a gratificação especial em favor das merendeiras escolares.

De acordo com um post publicado no Facebook pelo vereador e presidente da câmara, Paulinho do Destak, os dois projetos foram aprovados em tempo recorde na casa legislativa. “Em apenas uma semana as comissões de Justiça e Redação e de Finanças e Orçamento deram parecer favorável, o que possibilitou a aprovação ainda nesta quinta-feira”.

‘Entendendo a importância da causa aprovamos estes dois significativos projetos que valorizam duas importantes classes da nossa cidade, que são os professores e as merendeiras’, finaliza o post.

Matéria relacionada:

Prefeito envia à Câmara de Irecê três projetos que serão votados nesta quinta

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 01 de Março de 2019
Notícias

Um homem identificado por Aélcio Alves de Brito, 54 anos, foi morto a tiros em Xique-Xique.

Segundo a Polícia Civil, o crime ocorreu por volta das 14h de quinta-feira (28), quando a vítima estava às margens do Rio São Francisco. O atirador aproximou de Aélcio e fez os disparos à queima-roupa.

A autoria e motivação para o crime são desconhecidas. O corpo da vítima foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Irecê.

O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 01 de Março de 2019
Notícias

Como presidente em exercício da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, o deputado estadual Alex Lima (PSB) participou agora à noite (28.02) da abertura oficial do Carnaval Salvador 2019, ao lado do prefeito ACM Neto, do governador Rui Costa e do Rei Momo Renildo Barbosa – que recebeu simbolicamente a chave do reino da folia - no camarote oficial da Prefeitura, localizado na Praça Dois de Julho, no Campo Grande. Após a cerimônia, Lima acompanhou o desfile da primeira noite oficial. No Circuito Osmar (Campo Grande-Praça Castro Alves), a noite foi dedicada ao samba.

“Já que ‘O mundo se une aqui’, o Poder Legislativo da Bahia também não poderia faltar na festa que é, seguramente, uma das maiores do planeta. Estou acompanhado do governador Rui Costa, que sempre prestigiou e trabalhou pelo Carnaval de Salvador. Este ano, o Governo do Estado está investindo R$ 90 milhões na folia, seja para a cultura, segurança, saúde e igualdade racial e de gênero. E a Assembleia Legislativa apoia este esforço”, destaca o chefe do Legislativo estadual.

Com apenas 35 anos de idade, Alex Lima diz que ainda tem energia para todos os dias de folia, mas que as obrigações institucionais e familiares limitam cada vez mais o folião. "A Bahia realiza uma festa incrível, plural, da diversidade, que vai desde Léo Santana até Edil Pacheco, passando pelo Psirico, Bell Marques, Daniela Mercury e tantos outros. Isso sem contar que ainda existem bons carnavais em umas 30 cidades do interior, como na Chapada e no Extremo-Sul”, elogia o presidente em exercício da ALBA.

Fonte: ALBA - Ascom/Gabinete da Presidência



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 28 de Fevereiro de 2019
Notícias

"A história do carnaval no Brasil iniciou-se no período colonial. Uma das primeiras manifestações carnavalescas foi o entrudo, uma festa de origem portuguesa que na colônia era praticada pelos escravos. Depois surgiram os cordões e ranchos, as festas de salão, os corsos e as escolas de samba."

Em Irecê, os mais antigos relembram as marchinhas que ocorriam em dois clubes sociais: Voz da Liberdade e Voz de Irecê. O último foi criado em concorrência com o primeiro.

Os dois movimentos acolhiam seus componentes, conforme os alinhamentos familiares e partidários. A Voz da Liberdade funcionava em um salão, onde hoje se constrói um prédio, ao lado da Igreja Católica, onde funcionou até pouco tempo atrás, o Hotel São Francisco. A Voz de Irecê, recebia seus membros onde hoje tem uma loja de móveis, na esquina do Calçadão, defronte para a praça da prefeitura, onde funcionou o Supermercado Pinguim.

Tempos depois, a Associação Cultural e Recreativa de Irecê (ACRI) realizou por diversos anos, as brincadeiras carnavalescas.

Atualmente a cidade de Irecê fica vazia em tempos de carnaval. Há quem diga que se pode andar nu nas ruas em pleno dia. A cidade fica deserta.

Mas em Angical, esta história começa a mudar. Uma brincadeira entre amigos e familiares, na Fazendo Souza, em 2017, tornou-se embrião do que parece ser, um resgate dos festejos do carnaval em ireceense. De forma espontânea, a turma pegou o carro de Rodrigo Araújo, que tem um som suficiente para a brincadeira, e de repente, o que era um encontro interno de amigos, em feriado de carnaval, extravasou para as ruas da comunidade, e já se vai para a terceira edição.

“Tudo muito simples, mas muito divertido, sem estrutura planejada, a gente reúne os amigos na fazenda, para o esquenta e depois a gente vai brincar pelas ruas”, diz Leide Alves, esposa de Raimundo Souza.

Dentro do Carnasouza, nome da festividade, tem gente já intencionando a criação do bloco, “Cordão do Raimundão”, jargão que surgiu durante o encontro de amigos que participam das celebrações de São Pedro, na mesma fazenda, nos festejos juninos de Irecê.

E assim, neste dia 3 de março, a brincadeira vai se repetir. Este ano as marchinhas antigas, os frevos e as tendências mais modernas do carnaval, estarão passando pelas ruas de Angical, a partir das 16h, sem hora prevista para terminar... Ao menos naquela comunidade, não dá para passear nu em pelo, no período carnavalesco, se ousar, cai no “Cordão do Raimundão”.

Fonte: Cultura & Realidade



Compartilhar no Whatsapp