Sieuza Maria foi quem decidiu entrar em contato com a redação do CN (Foto: Arcevo Pessoal)
Depois de 63 anos, a aposentada Alaídes Ribeiro e familiares localizaram alguns parentes nesta sexta-feira (22) após uma publicação feita pelo Central Notícia.
Segundo Sieuza Maria, nora de Alaídes, parte da família foi localizada entre as cidades de Ilhéus, Ipiaú e Salvador.
Alaídes Ribeiro mora na cidade de Caseara, estado de Tocantins. Assim que a matéria foi publicada, o texto circulou a Bahia, sendo compartilhado pelas redes sociais, chegando até um familiar que entrou em contato com ela.
“Após entrar em contato com o site Central de Notícia para reencontrar os familiares da minha sogra, Alaídes Ribeiro Gois, que perdeu contato há 63 anos e hoje tivemos a resposta. Hoje mesmo já conseguimos falar com sua irmã e seus familiares, estamos muito felizes e agradecemos pelo esforço e dedicação, pedimos a Deus que te abençoe sempre e parabéns pelo seu lindo trabalho”, relatou Sieuza Maria.
Matéria relacionada:
Mulher procura por parentes que há muitos anos não vê em Ipiaú
Fonte: Central Notícia
O Prefeito Celso Dourado do município de João Dourado, na região de Irecê reuniu-se na manhã de ontem (21), com a Procuradoria Geral do Município. Esteve presente na reunião, a Presidente da Câmara de Vereadores, Rita de Cássia, o administrador do Fórum de João Dourado, Luiz Naldo Bento e advogados do município. Na reunião foram discutidas ações conjuntas para impedir o fechamento da Comarca de João Dourado, que também atende ao município de América Dourada.
"João Dourado dá entrada a mais de 150 processos por mês e tem uma média de 100 audiências neste período", disse o administrador do Fórum. Luiz Naldo Bento, ressaltou a importância não só de manutenção da Comarca, mas também de elevá-la para entrância intermediária, pleito requerido também pela classe dos advogados.
O procurador do município, Vinícius Salum, reforçou o apoio das gestões municipais de João Dourado e de América Dourada para o funcionamento da Comarca. Ao ceder servidores para o órgão, sem qualquer ônus para o Tribunal de Justiça, sugeriu uma reunião envolvendo ambos os gestores, para a elaboração de um documento a ser entregue ao Governador Rui Costa e ao Presidente do Tribunal de Justiça.
O Prefeito Celso Dourado declarou total apoio ao movimento, dispondo-se a agendar uma audiência com o Governador para interceder junto ao Tribunal da Justiça pela permanência e elevação da Comarca. Tendo em vista que o município é sede de um ótimo Fórum, que conta com ampla e adequada estrutura física, que dá assistência aos munícipes das duas cidades, além de outras comunidades vizinhas.
Fonte: Ascom/JD
Ubirajara foi aprovado em 1º lugar em medicina na Uneb (Foto: Divulgação)
O jovem Ubirajara Gomes dos Santos, de 19 anos, viveu uma infância de dificuldades na comunidade quilombola de Sitio Novo, que fica no município de Jussara, região de Irecê. Ele é integrante de uma família de 6 irmãos e sempre estudou em escola pública. Os pais, lavradores, Carivaldo Liberato dos Santos (Côca) e Elena Gomes dos Santos têm uma única fonte de renda que é o Programa Social Bolsa Família. Com muitos contratempos, eles criaram os seus seis filhos. Ubirajara é o 4º da geração. Ele estuda no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), em Irecê, morando de aluguel com outros estudantes, aluguel esse que muitas vezes ficou atrasado.
Mas desde cedo, Ubirajara sempre pensava que a única forma de ter um futuro melhor e de proporcionar uma velhice mais sossegada aos pais era por meio do estudo. Mesmo não sendo incentivado por algumas pessoas, o menino não desistiu. No dia 22 de março será sua formatura no IFBA, em Biocombustíveis.
A Universidade do Estado da Bahia (UNEB) tinha ofertado uma vaga para quilombolas e ele [Ubirajara] conquistou. A partir do segundo semestre deste ano, ele vai realizar mais um sonho: cursar medicina para poder ajudar pessoas necessitadas de cuidados.
Preparação
Na minha preparação eu contei com a ajuda de professores do IFBA (campus Irecê), que ministraram aulas de revisão com o intuito de preparar os alunos formandos do instituto para os vestibulares. Além disso, dividi meu tempo ao longo do ano entre as atividades acadêmicas do IFBA e aulas em uma plataforma online visando os vestibulares do ENEM e da UNEB.
Resultado
Fiquei muito feliz com a minha aprovação. Parte de mim estava surpresa com esse feito inédito para minha família e para minha comunidade, mas outra parte estava orgulhosa e satisfeita por saber que todo meu esforço tinha sido recompensado.
Medicina
Medicina foi um sonho de infância que tive, muitas vezes deixado de lado quando muitos falavam que não era algo pra alguém na minha condição sociocultural. Mas decidi manter o foco, pois era isso que eu queria. E tenho certeza que ao exercer essa profissão e ajudar as pessoas necessitadas de cuidados, me sentirei feliz e realizado.
Inspiração
Tenho muitas inspirações dentro e fora de casa. A maior das inspirações sem dúvidas são os meus pais, que mesmo com todas as dificuldades ao longo da vida, não deixam de apoiar a mim e meus irmãos, sempre visando o nosso bem. Meu irmão Gutemberg, que se formou em Direito há pouco tempo por meio de uma bolsa de estudos do Programa Universidade para Todos (Prouni), é sem dúvida uma grande inspiração. Meus outros 5 irmãos que estão também em busca de seus sonhos, são exemplos na minha vida. Meu primo Alan, que sempre manteve foco no seu sonho em exercer medicina e tanto me ajudou nessa jornada. Todos os meus outros familiares que acreditaram em mim e se alegram de coração com a minha aprovação. Meus amigos, do IFBA e de fora dele, que de alguma forma fizeram parte dessa conquista, encorajando, dando apoio e comemorando junto. E todos os meus professores, que foram fundamentais com a transmissão de conhecimentos.
Superando preconceitos, o jovem pobre, quilombola e filho de lavradores foi aprovado em primeiro lugar para o segundo semestre do curso de medicina, na UNEB (Campus Salvador). Isso mostra que é possível vencer, basta ter determinação e persistência para conseguir o que se deseja.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do Central Notícia.
WhatsApp: (74) 9.9973- 4626
E-mail: centralnoticia@hotmail.com
Fonte: Central Notícia
O modelo adotado na Bahia para a descentralização da assistência de média complexidade, com as Policlínicas Regionais de Saúde, deve se tornar referência para o Brasil. Esta é a expectativa após a visita do secretário de Atenção à Saúde (SAS) do Ministério da Saúde, Francisco Figueiredo, nesta quinta-feira (21), em Feira de Santana, que foi acompanhado do secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas.
"Vim conhecer a experiência das policlínicas, que trazem em si um conceito fundamental para a população, que é o acesso. Ou seja, a população tem hoje uma grande estrutura, com um ambiente belíssimo, com tecnologia fantástica, com bons colaboradores, onde conferi que está tendo uma boa aceitação da população. Vou levar para o ministro avaliar se pode ser replicado para o restante do Brasil, pois sem dúvida nenhuma é um grande sucesso", afirmou Francisco Figueiredo.
Na avaliação de Fábio Vilas-Boas, ao demonstrar que é uma experiência vitoriosa, com os consórcios de saúde operacionalizando as policlínicas regionais, há grandes chances desse modelo de assistência e financiamento se tornar uma política federal. "Temos sentido da população uma satisfação crescente e estamos em fase de implantação de mais 11 unidades em 2019. Esperamos que essa experiência possa ser replicada em outras regiões do Brasil e que também o Ministério da Saúde possa enxergar essa ação como algo a ser partilhado de forma tripartite. Hoje nós temos um financiamento apenas entre o Estado, que assegura o pagamento de 40% do custeio, e os municípios. Eventualmente, isso se tornando uma política pública do Ministério, esse modelo poderá ter a participação do ente federal com a alocação de recursos", explicou o secretário.
Policlínicas regionais
Ao todo, as oito unidades inauguradas na Bahia entre o fim de 2017 e primeiro semestre de 2018 somam mais de 250 mil atendimentos a cidadãos das regiões de Guanambi, Jequié, Irecê, Alagoinhas, Feira de Santana, Valença, Santo Antônio de Jesus e Teixeira de Freitas. Outras 11 policlínicas estão em construção nos municípios de Salvador, Barreiras, Itabuna, Jacobina, Juazeiro, Paulo Afonso, São Francisco do Conde, Simões Filho, Vitória da Conquista e Ribeira do Pombal.
As policlínicas estão aptas para realizar exames de colonoscopia, eletrocardiograma, ecocardiograma, endoscopia digestiva alta, holter, mamografia, radiografia, ressonância magnética, tomografia, Mapa, ultrassonografia, entre outros. A equipe médica é formada profissionais das áreas de angiologia, cirurgia-geral, endocrinologia, gastroenterologia, ginecologia, mastologia, oftalmologia, neuropediatria, ortopedia, pneumologia, reumatologia, dermatologia.
Além dos atendimentos com médicos, os pacientes têm acesso a atendimento com outros profissionais, como psicólogos e nutricionistas.
Fonte: Ascom/Sesab
A comissão organizadora do São João de Irecê vem se reunindo semanalmente para tratar dos pormenores da festa, que é a mais aguardada e maior de toda a região.
Na manhã desta quinta-feira (21), mais uma reunião aconteceu, no gabinete da Prefeitura, onde foram discutidos temas como segurança, infraestrutura e grade de atrações.
Segundo Jazon Júnior, secretário de Governo e coordenador geral do São João, cada detalhe está sendo tratado com muito carinho. "Temos a missão de realizar a festa mais esperada de toda a região, e para que tudo dê certo é preciso planejamento prévio de todas as áreas para que possamos a cada ano fazer uma festa ainda mais bonita. Além das atrações, muitos detalhes começaram a ser tratados com antecedência", disse. "Dessa maneira faremos uma festa com a melhor estrutura e a maior segurança possível em todos os circuitos: Praça Clériston, Vila Caraíbas, Corredor do Forró, Mercadão e também no São Pedro da Boa Vista", afirmou.
Fonte: Ascom/PMI
Trabalho de arte com a 8ª turma do Colégio Cláudio Abílio Aragão, em Irecê. “Parabéns professora Neli pelo o carinho e dedicação com a arte de ensinar”.
E vem aí a Socialização e Baile de Carnaval do CCAA!
Colégio Cláudio Abílio Aragão, 46 anos de história!
Venha conhecer nossa proposta pedagógica, alicerçada no diálogo, no respeito, nas habilidades e competências de cada aluno.
Rua Dr. Cláudio Abílio Aragão, bairro Morada do Sol
Telefone: (74) 3641-3245
Vem para o CCAA você também!
Fonte: Ascom/CCAA
Os caminhões estavam realizando o descarregamento em um depósito ao lado da rodovia, em Irecê (Foto: Montagem/CN)
Sete pessoas foram presas em flagrante com mais de três mil maços de cigarros contrabandeados. Segundo as informações preliminares da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe-Semiárido), a ocorrência foi iniciada por volta das 08h desta quinta-feira (21) na rodovia BA-052, em Irecê, no Centro Norte Baiano.
A ação conjunta teve a participação da Polícia Federal, CIPE Semiárido e CIPE Litoral Norte. Segundo a polícia, sete pessoas que realizavam o transporte, depósito, comércio e distribuição de cargas de contrabando de cigarros foram presas. As informações são da Cipe-Semiárido.
Foram apreendidos três caminhões, um veículo GM/Ônix, cor branca, placa PXT-7086 e 700 caixas, contendo aproximadamente 3500 maços de cigarros contrabandeados. Os suspeitos foram identificados por Vanderlei Nunes Gonçalves, Renê Ribeiro Novaes, Nildomar Rodrigues de Araújo, Agenor Alves Medrado Neto, Adaelton Martins dos Anjos, Adenilton Messias dos Anjos e Rildo Vieira da Silva.
O grupo e o material apreendido estão sendo escoltados até a sede da Polícia Federal, em Salvador.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do Central Notícia (74) 9.9973- 4626.
Fonte: Central Notícia
No último dia 14 de fevereiro, as contas da Prefeitura de Barra, referentes ao exercício financeiro de 2017 foram aprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios.
A decisão dos conselheiros pela aprovação constatou mais uma vez o compromisso e a responsabilidade do Prefeito Deonísio Ferreira com as finanças públicas.
Para o prefeito, essa aprovação é um reflexo do compromisso e honestidade da equipe, que sempre se manteve firme e comprometida com a responsabilidade fiscal. "Nos preocupamos sempre com a transparência na gestão, para isso mantemos o portal da transparência atualizado, onde disponibilizamos informações referentes a receita e aos gastos públicos. Essa aprovação do exercício 2017 é mais uma prova do compromisso da nossa gestão para com a Barra", afirmou.
O Prefeito Deonísio, que exerce o seu terceiro mandato à frente da cidade é um dos grandes responsáveis pelas inúmeras transformações positivas que o município tem vivenciado.
Fonte: Central Notícia
Nenhuma aposta acertou as seis dezenas do concurso 2.126 da Mega-Sena. A estimativa da Caixa é R$ 37 milhões para o próximo sorteio do prêmio principal, no sábado (23).
Foram as seguintes as dezenas sorteadas na noite dessa quarta-feira (20) no Caminhão da Sorte, estacionado na cidade de Jundiái, no interior de São Paulo: 07 - 12 - 24 - 27 - 39 - 58.
A quina teve 130 apostas vencedoras. Cada ganhador vai receber R$ 21.346,79. A quadra registrou 8.139 acertadores. Cada um vai receber R$ 487,08.
As apostas para o próximo concurso podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) de sábado, em qualquer casa lotérica credenciada pela Caixa em todo o país. A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 3,50.
Fonte: CEF
Aula inaugural contou com a presença da desembargadora Nágila Maria Sales Brito, que proferiu palestra sobre Violência contra a mulher e Educação Jurídica
Alunos, professores e convidados participaram na noite de segunda-feira, 18, da aula inaugural do Curso de Direito da FAI - Faculdade Irecê. O evento aconteceu no auditório da Faculdade e contou com a presença da Desembargadora Nágila Maria Sales Brito, que proferiu uma palestra de abertura a todos os presentes.
Abordando o tema "Violência doméstica e a educação jurídica como instrumento de conscientização", a Desembargadora conduziu uma discussão sobre a problemática da violência doméstica contra a mulher no ambiente familiar e a influência de complexos fatores culturais, históricos e sociais na prática reiterada de tais ações. De acordo com a magistrada, esse tipo de violência, apesar de construída a partir de raízes culturais e história arraigadas, pode ser combatido com a promoção de uma educação jurídica mais presente nas vidas das pessoas, como um complemento dos direitos fundamentais do cidadão.
Dessa forma, encarado o problema da violência doméstica de forma crítica e participativa, alunos e professores tiveram o seu primeiro momento de integração e formação e puderam conhecer melhor a proposta acadêmica e a estrutura do curso que inicia suas atividades letivas.
Para o coordenador do Curso de Direito da FAI, Hebert Durães, O Curso de Direito da FAI é mais do que um espaço de formação técnica de advogados. Para ele uma graduação em Direito, por si só, representa um avanço na qualificação da cultura, do intelecto e do acesso à justiça como um todo. De acordo com o professor, a novo curso da FAI "representa a humanização das relações e a popularização dos direitos dos indivíduos. Não é mera coincidência que as pequenas cidades do Nordeste, que receberam o curso de Direito, apresentem expressivo crescimento em diversos segmentos, com notório incremento na economia e conscientização sócio-política", explicou Durães.
Ainda de acordo com o professor, o início deste Curso no Território de Irecê demarca uma conquista social importante para a população regional. "O curso de Direito ofertado por uma instituição genuinamente de Irecê, promoverá aporte socioeconômico na medida em que o investimento dos alunos retorna para a economia local, mantendo a riqueza em casa. O curso de Direito da FAI representa mais que uma opção de graduação na cidade. Representa desenvolvimento regional”, afirmou, entusiasmado.
Segundo o Diretor Geral da FAI, Marcos Carvalho, O Curso de Direito da FAI nasce respaldado por Instituições reconhecidas da área jurídica. “É um momento muito especial para nós, porque começamos o curso com o apoio e parceria da seção local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, que são Instituições rigorosas. Então, Isso nos deixa muito satisfeitos, porque demonstra que a FAI tem a sua credibilidade e responsabilidade social reconhecidas”, finalizou o professor.
Um pouco mais sobre o Curso de Direito da FAI - Com uma estrutura capaz de atender a todos os requisitos para uma graduação com capacidade didática devidamente reconhecidas, o Curso de Direito da FAI já se tornou referência desde o seu nascimento.
Ofertando 100 vagas anuais, o Curso de Bacharelado apresenta um corpo docente com excelente percentual de mestres e doutores, biblioteca física moderna e atualizada, núcleo de práticas jurídicas em funcionamento, através das Unidades do CEJUSC (Pré-processual e Processual), e um projeto pedagógico inovador e alinhado com o contexto social do Território.
Fonte: Ascom/FAI
Foto: reprodução O município de Irecê conquistou o Nível Prata d...
Em busca de novos investimentos, Tacinho Mendes fortalece Jussara com articulações em Salvador O prefeito de...
Após destaque no Campeonato Baiano, Marcelo Pereira foi decisivo na semifinal contra o Castelo, garantindo o retorno do Vil...
Nova unidade reforça o compromisso de marca com consumidores locais Nesta sexta-feira, 22 de novembro, será ...
Foto: Ascom / Prefeitura Municipal de Irecê Em Irecê, 33 pontos da red...