O Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho, unidade administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) na cidade de Irecê, promoverá nos próximos dias dois importantes encontros no campo da Saúde. A programação terá início nesta sexta-feira (30), com a realização da Primeira Jornada Regional da Prematuridade, das 8h às 18h, no auditório da Câmara de Vereadores do município. Voltado para profissionais do hospital, além de médicos e enfermeiros da Atenção Básica de cidades da microrregião e estudantes da área da saúde, o seminário irá debater assuntos como o acompanhamento e a identificação da gestante de alto risco; a sífilis na gestação; o acompanhamento do bebê prematuro pós-alta e a Disfagia Neonatal, entre outros temas.
“O objetivo da Jornada Regional da Prematuridade é buscar a união de forças entre os profissionais que trabalham com a alta complexidade e os que atuam na Atenção Básica, promovendo assim melhorias na qualidade do atendimento prestado às gestantes da nossa região e, consequentemente, diminuindo o índice de partos prematuros através de um trabalho de sensibilização e troca de conhecimentos”, ressalta Priscila Mendes, coordenadora do Bloco Pediátrico do Hospital Regional e organizadora da jornada.
Já no dia 5 de dezembro, será a vez do Primeiro Simpósio de Urgências Clínicas. O evento, que acontece das 14h às 19h no auditório do Instituto Federal da Bahia (IFBA), também em Irecê, terá como público-alvo médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e farmacêuticos do Hospital Regional, além de estudantes e profissionais da saúde de cidades da microrregião. Durante o encontro, serão abordados temas como o manejo à pacientes com AVC, insuficiência cardíaca congestiva ou com insuficiência renal aguda. “O objetivo do simpósio é consolidar o trabalho realizado em 2018, unificando a assistência e capacitando a equipe multiprofissional na melhor condução para as complicações das patologias que são os pilares de entrada no nosso serviço de urgência. Um manejo adequado é de suma importância desde os serviços da ponta da rede de urgência”, explica Larissa Barreto, coordenadora da Emergência e responsável pela realização do evento.
De acordo com Ivanildo Santos, líder geral do Hospital Regional, “o intuito desses seminários é difundir o conhecimento desenvolvido diariamente na unidade hospitalar para outros espaços e profissionais, visando o fortalecimento e o diálogo com outras equipes de saúde, principalmente da Atenção Básica”.
Fonte: Ascom/HRI
Segundo Jazon Júnior, a ação foi realizada pela província chinesa de Hubei, um dos mais importantes centros políticos, logísticos, culturais e econômicos da China Central. “Nos reunimos com o presidente da CCDIBC, Fabio Hu, onde tratamos das potencialidades de Irecê e região”, afirmou, destacando a construção da ponte de Barra do Rio Grande, já licitada pelo Governo do Estado, que pode transformar Irecê em uma nova rota de escoamento de produtos. “Irecê poderá se tornar em uma grande central de logística do estado da Bahia, devido a sua localização geográfica, o que favorece a construção de um porto seco na cidade”, completou.
Jazon destacou que os chineses também se interessaram pelas unidades de tratamento de resíduos sólidos do município, dentro da vertente do desenvolvimento sustentável. “Discutimos também sobre a geração de oportunidades no Baixio de Irecê, com potenciais parcerias em produção, logística e comercialização”, disse. “Gostaríamos de abrir diálogo para potencializar o Baixio, em parceria com os Governos Federal e Estadual, além das Prefeituras da região e os produtores locais. A China tem muito interesse em conhecer o Baixio e investir, através de grupos de empresários da província”.
O secretário de Indústria e Comércio, Pedro Sodré, informou que o prefeito Elmo Vaz tem como um dos objetivos de governo apoiar empresas que tenham interesse em se instalar no município, “para que empregos e oportunidades sejam gerados, a exemplo da chegada do grupo Atacadão e outras empresas que já estão sendo viabilizadas”, finalizou.
Fonte: Ascom/PMI
O Mutirão de Cirurgias de Catarata que aconteceu entre os dias 21 e 25 de novembro em Irecê foi um sucesso. A iniciativa, fruto de parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura, por meio das suas secretarias de Saúde, realizou mais de 1.500 cirurgias em cinco dias de evento.
De acordo com o prefeito Elmo Vaz, esse foi o segundo Mutirão de Cirurgias de Catarata realizado na sua gestão. “Essa é a nossa grande alegria: ver de perto as melhorias na saúde da nossa gente”, afirmou. “Agradeço a Deus e ao governador Rui Costa por ter atendido ao nosso pedido e em poder proporcionar melhores dias ao povo de Irecê”.
“Em abril do ano passado, através do projeto ‘Voluntários do Sertão’, também foram realizadas cerca de 1.500 cirurgias. Além desses mutirões, aconteceram ao longo do ano, pelo TFD, cerca de 300 cirurgias em Salvador”, explica a secretaria de Saúde Dulce Barreto, reforçando que ações como essa demonstram o quanto a gestão está no caminho certo: “Esperamos poder repetir esse mutirão no próximo ano, com a mesma eficiência, pois a demanda continuará existindo”.
Uma das beneficiadas foi dona Marildete Gomes, que sofreu com a catarata por quase cinco anos. “Voltar a enxergar perfeitamente é uma benção. Estou muito feliz e agradeço a Prefeitura de Irecê por estar proporcionando essa alegria a tantas pessoas”, disse, emocionada.
Fonte: Ascom/PMI
O Tribunal do Júri condenou, em Jacobina, o metalúrgico Manoel Messias Orlando de Jesus Santos a 11 anos e 11 meses de prisão por tentar matar a facadas duas vizinhas no dia 14 de maio de 2014 no bairro de Caixa D'Água. Segundo a denúncia do Ministério Público estadual, Manoel Messias atacou as vítimas porque tinha uma rixa com parentes delas. Ele foi condenado por dupla tentativa de homicídio qualificado por motivo torpe e cumprirá a pena, inicialmente, em regime fechado.
Conforme o promotor de Justiça Pablo Almeida, que sustentou a denúncia, as vítimas eram mãe e filha, que sobreviveram aos golpes de facada após serem socorridas ao hospital local. O condenado está preso no Conjunto Penal de Juazeiro. Manoel Messias, que é conhecido como “Butelo”, já havia sido condenado a 15 anos e nove meses de reclusão pela prática de estupro de vulnerável e a um mês e cinco dias por crime de ameaça. Segundo o promotor, as condenações de Manoel Messias somam um total de 27 anos, nove meses e cinco dias de prisão e ele responde a mais quatro processos criminais, por crimes de estupros, roubos, ameaças, violações de domicílios e uso de droga
Fonte: MP-BA
O motociclista identificado por Romário da Silva Caetano sofreu uma fratura na perna direita após uma colisão com carro na noite deste domingo (25), em Irecê. Ele foi socorrido e encaminhado para o Hospital Regional Drº Mário Dourado Sobrinho.
A vítima seguia pela Rua Aristides Moitinho, no sentido Praça do Feijão, quando bateu contra um carro que passava no cruzamento que dá acesso à Praça João XXIII. Com o impacto, ele sofreu também pancadas na cabeça, além da fratura na perna.
O motorista do carro não se feriu gravemente. A vítima foi resgatada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levada para o Regional onde passará por cirurgia. A unidade não informou seu estado de saúde.
Fonte: Central Notícia
Agricultores familiares de todo o município de Irecê lotaram o auditório da Praça CEU na manhã da última quarta-feira (21), para o lançamento do Programa Mutirão Agrícola, que não acontecia na cidade há mais de cinco anos. O ato contou também com a presença de representantes de Associações Rurais, secretários municipais, vereadores e do prefeito Elmo Vaz.
Segundo o secretário de Agricultura, Arestides Dourado Jr (Borisco), a ação vai beneficiar diretamente 520 famílias de agricultores de 16 localidades do município. “Faremos o preparo do solo, entregando até cinco tarefas de terra aradas, além de acompanhamento técnico para o plantio”, disse.
“Isso é uma maravilha, cinco tarefas de terra já aradas pra nós é uma bênção, ainda mais nos dias de hoje. Estou muito feliz, vou plantar milho, mamona, feijão de corda e abóbora”, comemora a agricultora Maria Ferreira Guerra, do distrito de Angical, presente no evento.
Em sua fala, o prefeito Elmo Vaz destacou a importância das chuvas, uma vez que as terras estarão preparadas e informou também sobre novos projetos que poderão trazer ainda mais benefícios para a área. “Estamos garantindo o plantio, entregando a terra pronta, agora é continuar torcendo pelas chuvas e pela colheita” disse. “Pensando na comercialização esses produtos, não só de Irecê, mas de toda a região, solicitei ao governador Rui Costa o repasse da gestão do Mercado do Produtor para o município. Assim poderemos garantir a presença da Agricultura Familiar, através das Associações, comercializando lá os seus produtos”.
O Programa Mutirão Agrícola foi instituído por Lei Municipal em 2006 com o objetivo de dar apoio aos pequenos produtores, que vivem exclusivamente da atividade agrícola e que sejam filiados a Associações Rurais, visando o aumento da produção e da produtividade. A aração das terras já será iniciada nos próximos dias, com a logística organizada e acompanhada pela Secretaria de Agricultura, que também dará assistência técnica para o plantio.
Fonte: Ascom/PMI
Um suspeito de tentar furtar uma lanchonete na cidade de Xique-Xique, região do Vale do São Francisco, morreu eletrocutado ao tentar entrar no local. O incidente ocorreu na madrugada de sexta-feira (23), na área central da cidade.
A Polícia Militar foi acionada e quando chegou ao local, o suspeito de prenome Mateus já estava morto. Segundo a PM, a morte do suspeito foi provocada por uma descarga elétrica de fios de alta tensão que ficam próximo o estabelecimento.
O corpo do suspeito foi removido para o Instituto Médico Legal de Irecê.
Fonte: Central Notícia
Irecê - O Plenário do Legislativo aprovou, por unanimidade, na última sessão ordinária realizada, a Moção nº 08/18, do vereador Antônio da Silva Jesus (Toinho do Judô), de Congratulação ao Capitão da Polícia Militar Josemar Guimarães, coordenador do Centro Integrado de Comunicação – Cicom.
A justificativa do vereador é que o trabalho que o Capitão Guimarães está desenvolvendo à frente do Cicom é excelente e vem diminuindo a violência na cidade de Irecê. Em um ano, houve a redução de 56% nas ocorrências de violência com morte.
Como forma de promoção e reconhecimento, o vereador Fabiano Oliveira Silva dos Santos (Fabiano Bia), disse que vai sugerir à Secretaria de Segurança Pública da Bahia, o nome do Capitão Guimarães para a direção do presídio que será instalado em Irecê.
O Cicom que funciona através dos sistemas de comunicação e videomonitoramento, atua na proteção da vida e do patrimônio. O Centro que está localizado no 7º Batalhão da Polícia Militar, na Rua Fundação Bradesco, unifica as chamadas de emergência dos municípios da região, integrando o atendimento dos serviços 190 (Polícia Militar), e 197 (Polícia Civil).
Fonte: Central Notícia
Um pai de santo foi preso nesta quinta-feira (22) em Irecê por uma equipe da Polícia Civil. José Luiz Lima Nunes, conhecido por “Pai José” é suspeito de ter cometido pelo menos três crimes sexuais na cidade.
Em nota, a Polícia Civil informou que no mês de setembro compareceu à delegacia três mulheres, sendo uma dessas menor de idade, para noticiarem que haviam sofrido violência sexual (estupro) praticado por “Pai José”, conhecido pai de santo que atua na cidade de Irecê.
Ainda conforme o comunicado, as vítimas contaram que os crimes ocorreram durante “atendimento espiritual” realizado pelo suspeito que se apresentava como “Pai de Santo” e dizia estar “possuído” por “entidades” Maria Padilha, Exu 7 Facadas e Sombroso.
A Polícia Civil apurou as denúncias e representou pela prisão preventiva do suspeito. O pai de santo foi encaminhado ao Complexo Policial de Irecê onde está preso em uma das celas.
Fonte: Central Notícia
Os profissionais cubanos que atuavam no Programa Mais Médicos começarão a sair do Brasil nesta quinta-feira (22), segundo nota divulgada pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). A entidade é responsável pela intermediação do convênio entre Brasil e Cuba.
A estimativa, segundo a Agência Brasil, é que o processo de saída dos mais de 8 mil médicos aconteça até 12 de dezembro. Nos próximos três dias, de quinta a sábado, cinco voos partirão com destino à capital cubana, Havana. Os profissionais já começaram a se deslocar dos municípios onde estavam alocados para as cidades de onde sairão os voos para Cuba.
O retorno ocorre por decisão do governo cubano, que não aceitou condições impostas pelo presidente eleito, Jair Bolsonaro, para que os médicos permaneçam no programa. Em nota, o Ministério da Saúde cubano afirmou que as exigências desrespeitam as condições acordadas no convênio com a Opas.
Para substituir os profissionais, o Ministério da Saúde abriu nesta terça-feira as inscrições do novo edital do Mais Médicos. O prazo vai até o próximo domingo. Podem pleitear o posto profissionais com registro nos conselhos de medicina ou com diploma na atividade validado no Brasil.
Fonte: Agência Brasil
Foto: reprodução O município de Irecê conquistou o Nível Prata d...
Em busca de novos investimentos, Tacinho Mendes fortalece Jussara com articulações em Salvador O prefeito de...
Após destaque no Campeonato Baiano, Marcelo Pereira foi decisivo na semifinal contra o Castelo, garantindo o retorno do Vil...
Nova unidade reforça o compromisso de marca com consumidores locais Nesta sexta-feira, 22 de novembro, será ...
Foto: Ascom / Prefeitura Municipal de Irecê Em Irecê, 33 pontos da red...