Quinta-feira, 15 de Novembro de 2018
Notícias

Alguns empresários da cidade de Irecê tem historicamente contratado pessoas para realizarem cobranças e ameaças aos seus devedores, buscando assim meios ilegais, imorais e vexatórios para receberem as suas dívidas.

Com o objetivo de por fim a uma prática comum em nossa cidade, a Polícia Civil iniciou investigação com o objetivo de identificar os possíveis “cobradores”.

Nesta quarta-feira (14), por volta das 18h, foi cumprido mandado de prisão preventiva em desfavor de Francisco José da Silva, visto que o mesmo trabalha há anos como “cobrador”, onde utilizava uma pistola, calibre .380, prateada, para ameaçar as pessoas e efetuar cobranças, cometendo o crime de Extorsão Armada, com pena de 04 a 10 anos de prisão.

Além disso, outros mandados serão cumpridos e essa prática medieval será combatida com todas as forças pela Polícia Civil da cidade de Irecê.

Francisco, juntamente com outros indivíduos, são comumente contratados para servirem de “capangas” e realizarem cobranças, de posse de arma de fogo, a terceiros. Impende destacar que não cabe ao cidadão exercer a justiça com as próprias mãos, devendo sempre procurar os meios legais para isso.

Dando sequencia a diligencia, foi dito por Francisco que a sua arma de fogo estava sob os cuidados de seu amigo Manoel, conhecido como Nenen, ao chegar no comércio pertencente  a Manoel, ele demorou para entregar o armamento e havia pedido que um funcionário retirasse de sua residência o material bélico. No entanto, a equipe de policiais civis conseguiram aprender os seguintes armamentos que estavam em poder de Manoel: 02 pistolas, calibre .380, 01 rifle, calibre .44, 01 pistola de ar comprimido, 60 munições de .40,  13 munições de 9mm, 58 munições de .380, 05 munições de .44, 13 munições de calibre 12, 16 munições de calibre .22,  35 cartuchos deflagrados de .38,  02 carregadores de .40 e 01 carregador de .380.

Por ora,  Francisco responderá pelo crime de extorsão armada e posse ilegal de arma de fogo; já Manoel responderá pelo crime de porte ilegal de arma de fogo.

A Polícia Civil informa que essa prática de crime está sendo combatido e todas as pessoas que forem vítimas de tais cobranças (extorsão armada) devem procurar a Delegacia de Polícia e denunciá-las.

Fonte: Polícia Civil/ Delegado Ernandes Júnior



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 15 de Novembro de 2018
Notícias

A primeira audiência do ex-presidente Lula (PT) após a prisão imposta pela condenação do caso do triplex do Guarujá, em São Paulo, foi de troca de farpas entre o político e a juíza Gabriela Hardt, substituta do juiz Sérgio Moro.

“Eu quero saber do que eu estou sendo acusado. Eu imagino que a acusação que pesava sobre mim era que eu era dono de um sítio em Atibaia. Eu só queria perguntar, para o meu esclarecimento, eu sou dono do sítio ou não?”, questionou Lula.

“Isso é o senhor que tem que responder. Se o senhor começar nesse tom comigo, a gente vai ter problema. Vamos começar novamente, sou a juíza vou fazer as perguntas para poder sentenciá-lo ou algum colega”, informou a magistrada.

Em um segundo momento, Gabriela Hardt discute ainda com um advogado do ex-presidente que não aparece no vídeo e informa que Lula pode ficar em silêncio. Com a discussão, o petista se diz “desconfortável”.

Fonte: Jornal da Band



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 14 de Novembro de 2018
Notícias

O Tribunal de Contas dos Municípios, nesta terça-feira (13/11), aprovou na íntegra as contas da Câmara Municipal de Presidente Dutra, na região de Irecê, de responsabilidade do vereador Oberdan Machado Alves, referentes ao exercício de 2017. O conselheiro Plínio Carneiro Filho foi o relator do parecer.

A despesa realizada com a folha de pagamento da câmara, incluído o gasto com subsídios de seus vereadores, foi de R$756.564,00, correspondendo a 59,11% de sua receita, cumprindo, portanto, o limite 70%.

O parecer técnico apontou que o Relatório Anual de Controle Interno demonstrou os resultados das ações de controle, além de identificar sugestões resultantes do acompanhamento da execução orçamentária, atendendo as exigências legais.

A despesa com pessoal da câmara, equivalente a R$779.814,00, correspondeu a 2,68% da Receita Corrente Líquida Municipal, não ultrapassando, consequentemente, o limite definido pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

Fonte: TCM/BA



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 13 de Novembro de 2018
Notícias

Entre os dias 08 e 10/11 a Praça do Requintes recebeu o Encontro Literário de Irecê, promovido pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Educação. O público compareceu em massa ao espaço, que foi o ponto de encontro de variadas manifestações artísticas e culturais.

Segundo o prefeito Elmo Vaz, foi gratificante ver a praça sempre cheia durante os três dias do evento. “Nosso povo gosta e valoriza a boa cultura, é tanto que tivemos uma adesão em massa”, destacou. “Manifestações culturais como essa, com famílias inteiras presentes, interagindo e se interessando pela cultura e suas linguagens não tem preço”.

A escritora Núbia Paiva, homenageada do evento, externou sua alegria. “Todas as coisas lindas que vi e senti no Encontro só me confirmam que estamos no caminho mais bonito, mais amoroso e mais verdadeiro. Nossa escola pública dá certo sim; é nesse lugar que está nosso povo, nossas crianças, nossa riqueza”, falou. “Gratidão às Escolas e à Secretaria Municipal de Educação pela sensibilidade que usaram, sem moderação, para tecer cada cantinho desse evento. Obrigada à Prefeitura de Irecê pelo apoio e presença verdadeiramente marcantes”.

Já o secretário municipal de Educação, Agnaldo Freitas, destacou o sucesso do tema trabalhado, ‘Comunidades em Conexões Leitoras’, que conseguiu proporcionar o diálogo entre a literatura e outras linguagens, a exemplo da ciência, arte, música e dança. “Foi muito bonito ver e vivenciar a literatura e suas conexões nas tendas e instalações montadas na praça. Vamos continuar inovando, dando o nosso melhor, pois vale muito a pena”, comemora.

Fonte: Ascom/PMI



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 13 de Novembro de 2018
Notícias

A sortuda da vez foi a senhora Lindalva dos Santo Silva que sempre faz suas compras na Center Móveis e Eletros e disse estar surpresa com o sorteio da Center Móveis e Eletros e da Losango.

Este sorteio é anual a nível nacional e desta vez a ganhadora foi uma Várzeapocense que teve sua sorte lançada juntamente com a loja Center Móveis e Eletros.

Lindalva disse que primeiramente gostaria de agradecer a Deus e também a loja Center Móveis e Eletros e a Losango por essa premiação e gostaria de dizer a todos a comprarem na Center Móveis e Eletros que assim como ela foi premiada com mais de 3 mil reais outros clientes poderão ter também essa sorte. E que pretende fazer investimentos e também fazer mais umas compras na Center Móveis e Eletros e quem sabe a sorte vem novamente.

E avisando para os clientes das lojas Center Móveis e Eletros que sempre estamos trazendo muitas promoções, com certeza estaremos com grandes ofertas para todos os nossos clientes nessa Black Friday.

Fonte: Ascom/ Center Móveis e Eletros



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 13 de Novembro de 2018
Notícias

Dois homicídios ocorreram no último final de semana em Xique-Xique, na região do Vale do São Francisco. Um homem conhecido por Chico de Branco que segundo informações tem problema mental após ter sido provocado por Moacir Cordeiro conhecido por Parceiro, foi em casa e ao retornar ao bar onde Moacir se encontrava desferiu seis golpes de faca ceifando a vida da vítima. Fato este ocorrido no povoado de Nova Iguira, zona rural do município. Moacir tinha 46 anos e residia na Fazenda Bomfim.

O individuo João de Souza Nogueira Neto, o Netão, contumaz na vida do crime e conhecido da polícia e justiça local pela prática de crimes contra o patrimônio e estupro, entrava-se na esquina da travessa dos Pescadores próximo a sua residência quando passaram dois indivíduos de identidade ignorada,  até o momento em uma motocicleta, oportunidade em que o indivíduo que ia na garupa efetuou vários disparos de arma de fogo atingido o mesmo na cabeça.  Ele foi socorrido para o hospital Julieta Viana só que não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. Os fatos foram registrados na delegacia de Xique-Xique. Foram instaurados Inquéritos Policiais para apurar os ocorridos.

Fonte: Polícia Militar



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 13 de Novembro de 2018
Notícias

O reitor da Universidade de São Paulo (USP), Vahan Agopyan, diz que é impossível um projeto como o Escola sem Partido ser aplicado na instituição. Mesmo que a lei seja aprovada, ele afirma que a autonomia universitária, dada pela Constituição, permite com que as ideias de impedir discussões políticas, de gênero e sexualidade vinguem na mais conceituada universidade do País.

Sua maior preocupação, afirma, é que “a sociedade não entende” a importância de uma universidade de pesquisa, como a USP. “Políticos dos dois lados afirmam coisas muito similares. De um lado, ensino é caro, então privatiza. De outro, o ensino superior é caro e precisamos fortalecer o básico. São dois discursos diferentes, mas o que querem dizer é que a universidade está cara e não precisamos dela.”

Para ele, é preciso ficar claro que a USP contribui para o desenvolvimento do País e quem lucra com isso é a sociedade. Como consequência, não faz sentido para ele a cobrança de mensalidades. “O grosso dos nossos alunos é classe média baixa. Não vai poder cobrar U$ 75 mil dólares como Yale, nem os ricos brasileiros têm. A última vez que fizemos umas contas, para cobrar em proporção com que o aluno tem, as mensalidades não davam nem 8% do orçamento da USP.”

Como o senhor vê a universidade nesse momento politico do País?

Os problemas da sociedade repercutirem dentro da universidade é uma coisa natural porque ela é o locus ideal para discussões, debates e articulacoes de novas ideias. O que me preocupa é que está se criando um extremismo absurdo, isso começou a se refletir aqui dentro. Quando começaram a divulgar os resultados das eleições já estavam convocando nas redes sociais para comemorar a vitória e marchar para a Historia e Geografia. E então já passaram a chamar todos para defender Historia e Geografia. Era que nem torcedores gangsteres de time de futebol, marcando dia e hora para começar uma briga, chamando pessoas externas. Tivemos que intervir e fazer um controle seletivo nas entradas. Entraram uns 20 black blocks e 20 neonazistas. E tinha polícia. Como eram só 20 e 20 e uns simpatizantes, não deu nada. Se fossem 100, seria perigoso.

Acha que isso pode se repetir?

O que agora estou preocupado é que as discussões têm que ser mais acadêmicas. Preocupa? O que me preocupa é explicar o que é uma universidade de pesquisa para a sociedade. Acho que nós universitários ficamos um pouco afastados da sociedade. A sociedade não entende a gente. Se os políticos não entendem a univerisdade é porque a sociedade não entende. As universidades de pesquisa não são só para formar grandes profissionais, líderes, cidadãos. Não é só para fazer pesquisa. Somos um centro de discussão, de debates, de desenvolvimento de ideias que possam mudar a sociedade. Essa visao aqui no Brasil está sendo distrocida. As três universidades paulistas (USP, Unesp e Unicamp) são muito baratas. A USP é uma das 10 maiores universidades em produção científica do mundo e, comparando com as outras nove, nós somos uma fração do orçamento.

O senhor diz isso pelas ideias que têm aparecido de cobrança de mensalidade?

Isso é uma questão política. Você tem país comunista que cobra mensalidade, como a China, e tem país bem capitalista, como a Alemanha, que cobrava um pouco e agora não vai cobrar quase nada. A sociedade alemã, por exemplo, diz que o ensino superior é bom para o país, então ela quer que o ensino superior seja oferecido de graça, porque quem vai lucrar no fim é a sociedade. Outros países como EUA, Reino Unido, China, falam que quem ganha mais é que quem estuda e aumenta seu salário. Esse cara que vai ser beneficado e tem que pagar. Eu noto uma verdadeira dicotomia, políticos dos dois lados afirmando coisas muito similares. De um lado, ensino é caro, então privatiza. De outro, o ensino superior é caro e precisamos fortalecer o básico. São dois discursos diferentes, mas o que querem dizer é que a universidade está cara e não precisamos dela.

O senhor defende o ensino gratuito?

Não sou muito fanáticos pelos alemães, mas acho que ensino fortalece o País. Sim, gratuito. É falta de informação (não defender). Vai ajudar alguma coisa? Quanto representa para uma univerisade de pesquisa as anuidades? Sempre insignificante. Ah, tem aluno na USP que vem com carro importado. Deve ter um, dois, nove, mas temos 90 mil alunos. O grosso dos nossos alunos é classe média baixa. Não vai poder cobrar U$ 75 mil dólares como Yale, nem os ricos brasileiros têm. E nem R$5 mil daria. A última vez que fizemos umas contas, para cobrar em proporção com que o aluno tem, as mensalidades não davam nem 8% do orçamento da USP. Como agora já temos um numero maior de alunos de escolas publicas, pior ainda. A gente tem que entender: a universidade está contribuindo para o desenvolvimento do País? Se está, é um investimento.

Com a eleição de João Doria e de Jair Bolsonaro, há algum risco para a universidade?

Se a autonomia não for retirada, não vejo risco.

Mas há risco de se tirar a autonomia universitária?

Autonomia é uma decisão política. O risco sempre existe, principalmente nesse momento em que estão falando tantas coisas. Mas, em 30 anos de autonomia, foi comprovado que tivemos um desempenho muito bom, aumentamos a nossa produção científica, portanto contribuição para o desenvolvimento do País e do mundo, e aumentamos a qualidade dessa produção. Aumentamos o número de alunos e a diversidade. Melhoramos a nossa transferência de tecnologia. Todo indicador que vc pegar, as três universidades paulistas dispararam.

João Doria disse semana passada que é favor do projeto Escola sem Partido. Qual sua opinião?

Na universidade é impossível, pela genese da universidade. É um local de debate. No auge da ditadura os debates eram intensos aqui. Obedecemos às leis, mas coisas que ferem a autonomia da USP, a USP não precisa seguir. Isso fere. Porque a universidade é um locus de debate. Você não pode impedir. O debate é importante porque estamos formando cidadãos, nós formamos profissionais, mas o grande objetivo da USP é formar excelentes cidadãos e excelentes líderes. Não consigo imaginar um professor fazendo proselitismo para os alunos, mesmo quando o professor da um curso de Marxismo, mostra as críticas, faz parte da formação.

E se houver um clima de denuncismo?

Denunciar para quem? Eu não vou criar um mecanismo de controle ideológico dentro da universidade.

Fonte: Estadão



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 12 de Novembro de 2018
Notícias

A Polícia Civil prendeu um homem acusado de crime de estupro de vulnerável, em Xique-Xique, região do Vale do São do Francisco. A prisão ocorreu no último sábado (10), quando um menor de 12 anos estaria sendo assediado e convidado para praticar ato libidinoso mediante pagamento com o autor, via aplicativo mensseger.

Ao Central Notícia, o delegado Alex Rosa disse que Reilton da Silva Souza, de 28 anos, já estava acostumado a praticar esse tipi de crime e que várias denúncias contra ele já haviam sido registradas na Delegacia de Polícia Civil local.

Em nota, a Polícia Civil informou que diante da informação, a vítima foi orientada a continuar com a conversa, sendo combinado um encontro para a prática do ato libidinoso, onde os investigadores Robson e Chocolate, na companhia da autoridade policial, acompanharam o menor e de longe viram toda a ação, que culminou na prisão do autor pela prática de tentativa de estupro de vulnerável.

Reilton integrava o quadro de colaboradores da Secretaria da Juventude, Turismo, Esporte e Lazer do Município. A prefeitura de Xique-Xique informou, em nota, que não compactua com qualquer tipo de ato que venha a ferir a dignidade da criança e do adolescente. Desta maneira, as medidas cabíveis já foram adotadas, o colaborador envolvido já foi exonerado e a equipe da secretaria municipal da ação social prestará todo o auxílio necessário a vítima e a família.

Ainda conforme com o delegado Alex, o suspeito foi preso em flagrante, mas já foi liberado pela Justiça. “ O nosso trabalho foi feito e bem feito, diga-se de passagem. O caso repercutiu muito na cidade e nosso trabalho é de acordo com a lei”.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 11 de Novembro de 2018
Notícias

A reportagem feita pela equipe da TV Bahia e exibida no “Globo Repórter” nesta sexta-feira (09) revoltou profissionais do SBT por conta da chamada do documentário.

Nos vídeos que estão sendo exibidos durante a programação da Globo, o jornalista José Raimundo diz que será “a primeira vez que uma equipe de TV sobe neste lugar”, se referindo ao Pico do Barbado, localizado entre os municípios de Rio do Pires e Abaíra. O pico está a 2.033 metros de altitude e é o mais alto do Nordeste brasileiro.

A TV Aratu, no entanto, já visitou o mesmo pico anteriormente, no programa “Dendê na Mochila”. Na época, a reportagem de Matheus Boa Sorte foi exibida nacionalmente, no “SBT Notícias”.

Fonte: UOL



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 10 de Novembro de 2018
Notícias

Viabilizando o início dos trabalhos para a implantação da Coleta Seletiva em Irecê, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, entregou à Cooperativa de Catadores Recicla Irecê, nesta quinta-feira (08), fardamentos, equipamentos e a Unidade de Triagem de Resíduos Sólidos, que funcionará de forma provisória no espaço do antigo Setor de Transportes. Além dos cooperados e do secretário da pasta, Francisco Borges, também participaram do ato o vice-prefeito Erício Batista e a promotora de Justiça de Irecê, Dra. Edna Márcia.

Presidente da Recicla Irecê, Joyce Alves Bonfim conta que a ação representa um grande avanço. “A gente trabalhava dentro do lixão, e quando ele foi desativado ano passado, a Prefeitura passou a dar um auxílio mensal pra cada um, e agora está viabilizando o nosso trabalho. Ganhamos farda, crachá, bota, tudo direitinho, e tem esses equipamentos todos, a gente só tem a agradecer”, comemora.

A Dra. Edna Márcia se colocou a disposição para integrar os trabalhos, destacando a importância da parceria de toda a população na ação. “Cada um pode fazer a sua parte, separando o lixo seco do molhado; é uma questão de hábito, de educação. Na promotoria, estaremos a disposição pro que for necessário para que dê certo esta importante ação.

Segundo o secretário da pasta, Francisco Borges, além do fardamento, foram entregues aos cooperados prensa enfardadeira, elevador de carga, balança, carros plataforma e carrinhos de coleta. “Além disso, atividades educativas serão realizadas para que a população se sensibilize e coopere com o Meio Ambiente, separando e dando a destinação adequada aos resíduos. Para isso, agentes ambientais e de saúde estarão batendo em todas as portas de residências e comércios de Irecê, dando a orientação necessária”, explicou.

Na ocasião também foram entregues aos cooperados os certificados da Capacitação em Educação para a Saúde Ambiental na Gestão correta dos Resíduos Sólidos, realizada pela Prefeitura em parceria com a Funasa, também como ação preparatória para a Coleta Seletiva.

Fonte: Ascom/PMI



Compartilhar no Whatsapp