A polícia prendeu o falso médico Rodrigo Alves Rodrigues, 39 anos, no final da tarde da última quinta-feira (08). Ele dava consultas como clínico geral no FABAMED - Hospital Santa Rita, em Barra, na região do Vale do São Francisco, onde pedia exames e receitava remédios.
A prisão ocorreu após uma denúncia anônima. Em nota, a Polícia Civil [14ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), em Irecê] informou que ao chegar ao local onde o suspeito atendia, o falso médico pulou o muro e fugiu em um veículo. As polícias de Xique-Xique, Buritirama e Ibotirama foram contatadas para ajudar na prisão do falsário.
Rodrigo Alves que é natural de Ji-Paraná, no estado de Rondônia, foi preso em direção a cidade de Mansidão. O registro profissional que Rodrigo tinha, era em nome de outra pessoa, Diego de Sá Carvalho Pires.
O falso médico foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Barra onde está preso. Ele responderá pelo crime de exercício ilegal da profissão. A pena prevista é de seis meses a dois anos de prisão, mas na maioria das vezes esse tempo é convertido em penas alternativas.
Fonte: Central Notícia
A Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes de Irecê (DTE) comandada pelo delegado Heloísio Sandro Lacerda, participou na última terça-feira (06) da Operação Faro Fino para cumprimento de quatro mandados de busca e apreensões em São Félix do Coribe, onde dois alvos foram localizados no povoado de Serrinha, zona rural do município.
A operação foi instalada com objetivo de inibir ações de tráfico de drogas e desarticulação da atividade de refino, manuseio e mistura de drogas e afins na região.
Em nota, a polícia informou que o traficante Edson Silva Magalhães, conhecido como “Edinho da Serrinha”, ao presenciar a chegada das forças de Segurança Pública reagiu a ordem legal, efetuando dois disparos com uma arma de fogo, tipo pistola, calibre 380. Em confronte inevitável o alvo foi atingido e socorrido até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Santa Maria da Vitória, o qual não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. Edinho da Serrinha já ficou preso no Presídio do Carandiru em SP, por crimes de homicídio e trafico de drogas.
Ainda segundo a nota, durante a operação foram apreendidos substâncias entorpecentes tipo crack, assim como cocaína, três armas de fogo (2 armas longas e 1 PT 380), 01 cofre, 05 notas promissórias e 02 cadernetas com anotações.
A Operação Faro Fino contou com a participação de equipes da 26ª Coordenadoria de Polícia do Interior (27 servidores), da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes de Irecê (14ª Coorpin), com 2 servidores e a cadela farejadora Singer), Guarnições da Polícia Militar, Cipe Cerrado e Rondesp (20 servidores) e o Departamento de Polícia Técnica (DPT).
Todo material apreendido passará por perícia no Departamento de Polícia Técnica (DPT).
Fonte: Central Notícia
No final da tarde desta quinta-feira, 8, uma multidão saiu em manifesto pelas principais ruas da cidade de Central, em memória do sindicalista Aroldo Pereira de Souza, assassinado na manhã deste mesmo dia. Com faixas e carro de som, as pessoas tomaram as principais ruas da cidade, em protesto pacífico contra a violência e pedindo justiça, organizado pelo sindicato.
Os organizadores do evento homenagearam o sindicalista, apontando o seu histórico de lutas em defesa da causa dos servidores do município de Central e o público aplaudiu e soltou balões simbolizando o desejo de paz.
A Polícia descartou a possibilidade de crime por latrocínio e elegeu como principal eixo da causa do crime, a pauta sindical.
Ainda não há pistas concretas do assassino. Sabe-se que foi uma execução, pessoal ou por encomenda e o autor dos disparos fugiu por uma estrada vicinal, até a BA 052 e desapareceu em uma moto CG vermelha, rumo à região de Rio Verde, sentido município de Xique-Xique.
Fonte: Cultura & Realidade
No próximo dia 13 de novembro, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) realiza na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), a mostra "Codevasf no Desenvolvimento Regional". O objetivo é apresentar aos parlamentares, empresas parceiras e público em geral o resultado dos investimentos da empresa na sua área de atuação e os desafios para o futuro, por meio de exposições e apresentações técnicas.
A abertura do evento será feita pelo presidente da Companhia, Avelino Neiva, às 10h, no Auditório Nereu Ramos, no anexo II da Câmara dos Deputados. "Com esse evento, queremos dar mais visibilidade à Codevasf. A empresa vem atuando, ao longo de seus mais de 40 anos de existência, em áreas onde a presença do poder público se faz necessária, para dotar territórios carentes de infraestrutura e de acesso a bens e serviços públicos de qualidade", ressalta Neiva.
No período da tarde, a partir das 15h, será apresentado o painel "Realizações e desafios da Codevasf" com palestras técnicas. O foco das explanações será mostrar os principais resultados e as perspectivas das ações da Companhia com relação aos processos de negócios da empresa nas áreas de agricultura irrigada, segurança hídrica e economia sustentável. No ano de 2017, foram aplicados pela empresa cerca de R$ 827,2 milhões em ações finalísticas.
Uma vitrine do desenvolvimento regional
No hall do auditório, durante todo o dia, os visitantes também poderão conferir exposição com produtos de associações apoiadas pela empresa e frutas cultivadas nos perímetros públicos de irrigação administrados pela Companhia, além de maquetes, kit de irrigação familiar e aquário com espécies de peixes reproduzidos nos Centros Integrados de Recursos Pesqueiros e Aquicultura geridos pela empresa.
Paralelamente às apresentações técnicas e à mostra de produtos e ações, haverá exposição de uma linha do tempo que destaca os principais marcos históricos dos 44 anos da Codevasf desde a criação da Comissão do Vale do São Francisco (CVSF), em 1948, até hoje. O painel fotográfico ficará exposto no Espaço Mário Covas de 12 a 16 de novembro.
Saiba mais sobre a Codevasf
A Codevasf é uma empresa pública, vinculada ao Ministério da Integração Nacional, cuja missão é desenvolver bacias hidrográficas de forma integrada e sustentável, contribuindo para a redução das desigualdades regionais.
Hoje, a área de atuação da empresa corresponde a 27,05% do território nacional (33% do Semiárido e 43% da Amazônia Legal), abrangendo 17 bacias hidrográficas principais – Gurupi, Itapecuru, Itapicuru, Jequiá ou Ipoca, Mearim, Mundaú, Munim, Paraguaçu, Paraíba, Parnaíba, Pericumã, Real, São Francisco, Tocantins, Turiaçu, Una e Vaza-Barris, além de outras bacias de Alagoas, Maranhão e Sergipe. São 1.641 os municípios que fazem parte do raio de ação da empresa, em 12 estados e no Distrito Federal.
Na área de agricultura irrigada, as ações da Companhia visam a aprimorar a eficiência da irrigação, expandir a agricultura irrigada e implementar gestão autossustentável nos 36 Projetos Públicos de Irrigação sob a administração da empresa. No tocante à segurança hídrica, são desenvolvidas ações para ampliar a oferta de água para usos múltiplos e contribuir para a revitalização das bacias hidrográficas. Em relação à economia sustentável, a Companhia apoia projetos de estruturação de Arranjos Produtivos Locais (APLs), em áreas como apicultura, agricultura familiar, fruticultura, aquicultura e pesca, entre outras, e atua também na capacitação de jovens e adultos.
O Decreto nº 8.207, de 13 de março de 2014, designou a Codevasf como Operadora Federal do Projeto de Integração do São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (PISF), ampliando suas atribuições sobre a chamada Região de Integração – territórios nos estados da Paraíba, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte –, que serão contemplados pelas ações desenvolvidas pela Companhia.
Fonte: Ascom/Codevasf
O prefeito de Irecê, Elmo Vaz, se reuniu nessa terça-feira (06) com o diretor de negócios do Desenbahia, Agenor Martinelli Braga, para entregar toda a documentação referente à solicitação de empréstimo feito pelo município no valor de R$7.755.555,00.
A autorização do empréstimo foi aprovada pela Câmara Municipal de Vereadores no dia 25/10, com o objetivo da construção e requalificação na área de infraestrutura no município. “Com esse empréstimo, vamos poder melhorar a vida de muita gente", afirmou o gestor, destacando que o acesso ao mesmo só foi possível graças à capacidade de pagamento do município. “Agora, o próximo passo será a seleção das ruas e praças, para então submeter o projeto à aprovação do Desenbahia. Para isso, vamos ouvir a população”, finalizou.
Fonte: Ascom/PMI
O Campus Xique-Xique do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano) começou, nesta segunda-feira, 5, a funcionar em sua nova sede, localizada na Rodovia BA-052, km 468, s/n, Xique-Xique, Bahia. Até então, a unidade estava prestando serviços em sede provisória, localizada no centro do município.
Todos os setores irão funcionar no novo prédio e a antiga sede será desativada. “Apenas permanecerão no centro da cidade, em sala de escola municipal cedida pela Prefeitura de Xique-Xique e no ginásio de esportes da cidade, aulas de 2 cursos FIC e as aulas noturnas do curso de especialização”, esclarece o diretor geral pro tempore do campus, Temístocles Rodrigues.
O espaço atual irá permitir que a oferta de aulas práticas nos cursos seja ampliada. Além disso, servidores, colaboradores e estudantes terão melhores condições para realização das atividades administrativas e pedagógicas.
Para o diretor do campus, a mudança representa um marco para a instituição e para o município do Território de Identidade do Irecê. “Após décadas aguardando uma escola técnica, o IF Baiano preenche este espaço de expectativa da população. A mudança proporcionará significativas melhoras para estudantes e servidores. As condições de conforto serão significativamente melhoradas. Haverá maior disponibilidade e possibilidades da realização de aulas práticas, melhorando o aprendizado. Os servidores poderão realizar suas atividades em ambientes mais espaçosos e climatizados. Desta forma, a mudança que agora acontece é a realização do maior desejo atual da comunidade”, destacou.
Sobre o IF Baiano em Xique-Xique
O Instituto Federal Baiano – Campus Xique-Xique faz parte do Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Em 9 de maio de 2016, seu funcionamento foi autorizado através da Portaria nº 378 do Ministério da Educação (MEC). A implantação do campus na região busca atender demandas locais voltadas para a produção agrícola, onde predominam culturas temporárias, com destaque para o feijão, milho e mamona. Atualmente, a unidade oferta cursos de qualificação profissional de curta duração, da modalidade FIC (Formação Inicial e Continuada), e cursos técnicos de nível médio.
Quem somos
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano) foi criado em 2008 e é uma instituição de ensino médio e superior, focado na Educação Profissional e Tecnológica. Agrega as antigas Escolas Agrotécnicas Federais e as Escolas Médias de Agropecuária Regionais da Ceplac (EMARC) presentes na Bahia. Atualmente, possui 14 campi nos municípios de Catu, Senhor do Bonfim, Santa Inês, Guanambi, Valença, Teixeira de Freitas, Itapetinga, Uruçuca, Bom Jesus da Lapa, Governador Mangabeira e Serrinha, Alagoinhas, Itaberaba e Xique-Xique.
Fonte: Central Notícia com informações do IF Baiano
Na madrugada desta segunda-feira (05), uma guarnição da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Semiárido, recebeu ligação da guarnição da 5a CIA/Xique-Xique para apoiá-los em uma diligência de vias de fato, entre um homem e uma mulher, a qual segundo informações o homem estava portando uma arma de fogo.
Ao chegar ao local da vias de fato, foi realizada a busca na residência e encontrado um revólver calibre 38, com 06 cartuchos intactos e com numeração suprimida.
Adão dos Santos Lima foi conduzido à delegacia territorial de Xique-Xique.
Fonte: Central Notícia com informações da CIPE Semiárido
As inscrições foram iniciadas nesta segunda-feira, 05 (Foto: Reprodução)
A COELBA, distribuidora do Grupo Neoenergia, abriu nesta segunda-feira (5), as inscrições para o Programa de Estágio 2019. São aproximadamente 70 vagas para as seguintes cidades: Salvador, Juazeiro, Feira de Santana, Eunápolis, Itabuna, Teixeira de Freitas, Valença, Santo Antônio de Jesus, Brumado, Irecê e Vitória da Conquista. As inscrições podem ser realizadas até o dia 5 de dezembro no site do Programa de Estágios, neste link.
O processo de seleção é dividido em cinco etapas e as primeiras contratações serão realizadas no mês de fevereiro de 2019. O Programa de Estágio da COELBA ocorre desde 2006. Deste mesmo processo já participou o atual presidente da companhia, Fulvio Machado, que ingressou como estagiário na ELEKTRO, distribuidora do Grupo Neoenergia, em 2000.
Os pré-requisitos para participar do processo seletivo são: ter a previsão de conclusão do curso entre dezembro/2019 e dezembro/2021 e ter disponibilidade de 24 ou 30 horas semanais - com o máximo de seis horas por dia de estágio. Os selecionados terão direito a bolsa-auxílio e benefícios.
“O estagiário encontrará na COELBA e nas outras empresas do Grupo Neoenergia diversas ferramentas que vão auxiliar no processo de transição entre a vida universitária e a profissional. É uma grande oportunidade para o início de uma carreira de sucesso”, afirma Mirella Ficoni, gerente de Desenvolvimento e Treinamento do Grupo Neoenergia.
Sobre a Coelba
A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), empresa do Grupo Neoenergia, é a terceira maior distribuidora de energia elétrica do país em número de clientes e a sexta em volume de energia fornecida, sendo a maior do Norte-Nordeste. Presente em 415 dos 417 municípios baianos, a Coelba tem uma área de concessão de 563 mil quilômetros quadrados, com 5,9 milhões de clientes (mais de 15 milhões de habitantes).
Fonte: Ascom/Coelba
O prefeito Elmo Vaz assinou na tarde dessa segunda-feira (05), na Superintendência da Caixa Econômica Federal em Feira Santana, seis novos contratos de obras para o município. Os projetos somam investimento de quase R$2 milhões.
Segundo o gestor, serão construídas novas praças nos bairros Copirecê e Asa Sul, além da pavimentação de ruas nos bairros São José e Vila Esperança (1ª etapa), e da Avenida Guararapes, com asfalto quente. “Está previsto ainda a iluminação do estádio Douradão, um desejo antigo dos esportistas da cidade que estamos realizando”, afirmou o prefeito. “Agora vamos licitar o mais rápido possível para iniciar essas obras, que serão fundamentais para a infraestrutura e desenvolvimento do nosso município”, finalizou.
As obras contam com recursos de emendas da senadora Lídice da Matta e dos deputados Valmir Assunção, Daniel Almeida, Luiz Caetano, Afonso Florence e Tia Eron.
Fonte: Ascom/PMI
Além dos gestores, quatro servidores públicos, dois particulares e duas empresas também tiveram seus bens bloqueados; três servidores foram afastados e cinco, ficaram impedidos de frequentar as prefeituras.
A pedido do Ministério Público Federal (MPF) em Bom Jesus da Lapa (BA), a Justiça Federal determinou liminarmente a indisponibilidade dos bens dos prefeitos de Bom Jesus da Lapa e de Serra do Ramalho. Eures Ribeiro Pereira e Ítalo Rodrigo Anunciação da Silva são acusados de fraudes em licitações que resultaram no prejuízo de R$ 12.218.323,54 em recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (Pnate). Além dos gestores, quatro servidores dos municípios, dois particulares e duas empresas também tiveram seus bens bloqueados. A decisão foi assinada em 25 de outubro.
De acordo com a ação de improbidade administrativa, ajuizada pelo procurador da República Adnilson Gonçalves da Silva, trata-se de um esquema continuado, entre 2013 e 2016, envolvendo fraudes e superfaturamentos, que acarretou em ilegalidades em diversas licitações no município de Bom Jesus da Lapa: Pregão Presencial 019/2013 (Contrato 078/2013), Pregão Presencial 008/2014 (Contrato 021/2014), Dispensa de Licitação 047/2014 (Contrato 153/2014) e Pregão Presencial 021/2016 (Contrato 044/2016). À época do fatos, Ítalo Rodrigo Anunciação era empresário e controlador das empresas envolvidas no esquema, tornando-se prefeito de Serra do Ramalho em 2017, com apoio de Eures Ribeiro.
Além dos gestores, estão envolvidos nas irregularidades: Gelson Dourado Filho, controlador Interno do município de Serra do Ramalho e representante da empresa Prestação de Serviços, Transportes e Locação (PSTL) nas licitações fraudadas; Fábio Nunes Dias, ex-secretário de Transportes e atual secretário de Infraestrutura e Serviços de Bom Jesus da Lapa; Marcondes Barbosa Ferreira, pregoeiro e presidente da Comissão Permanente de Licitação de Bom Jesus da Lapa; Mário Abreu Filardi, empresário e “assessor de fato dos dois prefeitos”; Eudes Matos Dias, ex-pregoeiro e ex-secretário de Administração de Bom Jesus; Isaac Cézar Franca, sócio-administrador da Serviços de Transporte, Locação e Construções (STLC); e as empresas PSTL e STLC.
O MPF requer, além dos pedidos liminares deferidos pela Justiça, a condenação dos envolvidos por enriquecimento ilícito, prejuízo ao erário e violação aos princípios da Administração Pública, condutas previstas na Lei 8.429/92 (Lei de Improbidade Administrativa).
Provas robustas – Na ação, o procurador descreve minunciosamente as inúmeras evidências das ilegalidades cometidas que comprovam o esquema fraudulento. O MPF se baseou na análise dos documentos relacionados aos procedimentos licitatórios citados, em informações do Departamento Estadual de Trânsito, da Junta Comercial do Estado da Bahia e do Ministério do Trabalho e Emprego; de relatórios da Polícia Federal e da Comissão Parlamentar de Inquérito instalada na Câmara de Vereadores do Município de Serra do Ramalho; de depoimentos de motoristas, testemunhas e informantes; de dados bancários e fiscais (sigilosos) etc.
Afastamento dos gestores – Além dos pedidos deferidos pela Justiça, o MPF pediu o afastamento dos dois prefeitos. O órgão justifica que os gestores poderão atrapalhar as investigações, com a destruição ou a ocultação de documentos e a intimidação de testemunhas. Quanto ao gestor de Bom Jesus da Lapa, foi apontada, ainda, a existência de outras investigações em curso, destacando indícios de irregularidades em contratos de fornecimento de cartuchos, materiais gráficos e de informática, aquisição de combustíveis, reforma e construção de escolas e quadras escolares, dentre outras; além de evidências de uso do cargo público para enriquecimento ilícito, para chantagear professores e para embaraçar a fiscalização pelos órgãos de controle. A Justiça, porém, não acolheu o pedido, por entender que não há prova atual de que os prefeitos possam atrapalhar o andamento da ação de improbidade. Da decisão, cabe recurso.
Indisponibilidade de bens – A Justiça determinou o bloqueio de bens dos dois gestores, além de Mario Abreu Filardi, Eudes Matos Dias, Fábio Nunes Dias e da empresa PSTL, até o montante de R$ 12.218.323,54, e de Marcondes Barbosa Ferreira, Gelson Dourado Filho, Isaac Cézar França e da empresa STLC até o total de R$ 8.713.278,54.
Afastamento de outros servidores públicos – Gelson Dourado Filho, Marcondes Barbosa Ferreira e Fábio Nunes Dias ficarão afastados dos respectivos cargos públicos pelo prazo de 180 dias, durante o qual não poderão frequentar ou acessar as dependências das duas prefeituras municipais e respectivas secretarias, sob pena de multa pessoal de R$ 70 mil. Se entender necessário, o MPF poderá requerer a prorrogação desse prazo.
Proibição de acesso a prédios públicos – Mário Abreu Filardi e Eudes Matos Dias também não poderão frequentar ou acessar as dependências das prefeituras municipais de Bom Jesus da Lapa e de Serra do Ramalho e suas respectivas secretarias, sob pena de multa pessoal R$ 70 mil.
Fonte: MPF
Foto: reprodução O município de Irecê conquistou o Nível Prata d...
Em busca de novos investimentos, Tacinho Mendes fortalece Jussara com articulações em Salvador O prefeito de...
Após destaque no Campeonato Baiano, Marcelo Pereira foi decisivo na semifinal contra o Castelo, garantindo o retorno do Vil...
Nova unidade reforça o compromisso de marca com consumidores locais Nesta sexta-feira, 22 de novembro, será ...
Foto: Ascom / Prefeitura Municipal de Irecê Em Irecê, 33 pontos da red...