A Sexta-feira da Paixão, que neste ano acontece no dia 30 de março, é uma das datas mais importantes para o cristão, já que é o momento de relembrar Jesus Cristo, que morreu para salvar as pessoas dos seus pecados. E o grupo teatral Art'Vida, em conjunto com a Prefeitura de Irecê, vai promover pela segunda vez o espetáculo 'Paixão de Cristo', que apresenta de forma artística e dramática a saga de Jesus pela Quaresma, sua morte e ressurreição.
Em 2017 a Paixão de Cristo foi encenada pela primeira vez desde 2007 - um hiato de 10 anos sem realização, - e atraiu cerca de 10 mil pessoas para a Praça Clériston Andrade, local que receberá novamente o espetáculo. "Depois que retornamos com força total, nós queremos trazer um espetáculo com mais qualidade e atratividade para um público mais amplo. Desde que passamos a contar com o apoio da prefeitura, tivemos avanço em vários pontos", explica José Simplício Moitinho Pereira (Régis), coordenador do grupo Art'Vida.
Números - A 'Paixão de Cristo' em Irecê será encenada por um time de aproximadamente 70 pessoas, entre atores e produção. A narrativa vai se desenrolar por cerca de 40 metros de palco, contando exclusivamente com atores e atrizes ireceenses. Para o secretário de Cultura, Sólon Barretto, o espetáculo vai mobilizar a população para celebrar a religiosidade cristã. "Estamos, junto com o Art'Vida, preparando uma grande estrutura na Praça do São João para receber a população e uma vez mais relembrar e celebrar a religiosidade cristã e a importância de Jesus", afirma.
Fonte: Ascom/PMI
Uma denúncia do Concelho de Ética na Medicina Veterinária de Salvador vetou o trabalho voluntário que alguns veterinários prestavam à Associação Amigos dos Animais Abandonados de Irecê.
Na rede social Facebook, Isaura Pimentel (Isaurinha), idealizadora do projeto, disse que está em busca de uma alternativa urgente. O trabalho realizado pela associação já tirou das ruas de Irecê cerca de 900 animais.
“Os Veterinários que nos ajudavam voluntariamente foram denunciados ao concelho de Ética na Medicina Veterinária de Salvador, por não cobrar consulta para os animais resgatados pela associação”.
Fonte: Central Notícia
A Companhia Independente de Policiamento Especializado – (Cipe – Semiárido) recebeu na noite desta quinta-feira (22), uma Moção de Aplausos da Câmara de Vereadores de Irecê.
Para o presidente do poder legislativo de Irecê - Rogério Santos Amorim e demais membros, a homenagem é resultado das ações da Cipe-Semiárido realizadas em Irecê e na região, sendo destaque a intervenção da Unidade durante a tentativa de assalto ao Serviço Regional de Tesouraria (SERET), vinculado a agência do Banco do Brasil na cidade, ocorrido em março de 2017 – diz a nota.
A Moção de Aplausos é de autoria da vereadora Meire Joyce Souza Figueiredo (Meirinha) e aprovada por unanimidade. “Ontem foi um dia especial na câmara , aconteceu uma sessão solene para entrega da placa de honraria ao major Maltez e sua guardião. Venho aqui agradecer todos os agentes de segurança pública e em especial sua guarnição. Aquela guarnição liderada por Major Maltez e demais guardiões sempre será lembrada como heróis, graças a você, nossa cidade teve uma oportunidade de não ter mais angústias e violência. Naquela madrugada vocês puderam combater a maldade e fizeram enfrentamento para salvar os cidadãos de bem e também proteger os honorários do Banco do Brasil”, disse.
Durante a sessão solene, foi homenageado também o major Carlos Maltez, Comandante da Cipe-Semiárido. “ A homenagem é extensiva a todos os militares por atuarem de forma técnica, destemida e incansável, fazendo valer a ordem e a lei na localidade”, disse durante seu discurso.
Fonte: Central Notícia
A Vila Nobelino foi palco de uma grande ação integrada que levou serviços variados para os moradores da comunidade nesta terça-feira (20). O projeto Movimenta Irecê, coordenado pela Secretaria de Esporte e com apoio das Secretarias de Saúde, Assistência Social e Infraestrutura, acolheu durante todo o dia moradores para prestar atendimentos de saúde, orientação social e emissão de documentos. Também foram oferecidas palestras e oficinas com práticas esportivas para jovens.
Para Nilza Miranda, moradora do bairro, a atividade foi bem-vinda principalmente porque ofereceu vários serviços que ela precisaria dedicar alguns dias para conseguir separadamente. "Pude assistir uma palestra com um farmacêutico, que deu orientação sobre a forma correta de guardar e manipular os remédios, não deixar em locais onde esquenta muito ou tem umidade, tipo no fogão ou no banheiro", conta ela. "Também pude pegar meu novo cartão do SUS, fiz o teste pra ver se estou com diabetes, e ainda passei no nutricionista e no fisioterapeuta. Eu gostei porque eu fui bem atendida, fizeram uma coisa organizada. Muito bom!”, ressalta dona Nilza.
Práticas esportivas - Ao longo do dia as crianças e jovens da Vila frequentaram as aulas e oficinas de esportes. Entre Judô, capoeira e outras atividades, dezenas de meninos e meninas tiveram contato com uma nova prática esportiva. "Fizemos um trabalho de iniciação da arte marcial, contando um pouco da história, depois fizemos aquecimento e demonstramos os principais movimentos, além da filosofia e técnica por trás do esporte", explicou o instrutor de judô James Menezes. Segundo ele, as crianças ficaram muito animadas com a demonstração. "Tem a brincadeira natural da idade, mas a curiosidade e vontade de aprender chama atenção", ressalta o instrutor.
Balanço - Ao todo, o Movimenta Irecê realizou mais de 1500 atendimentos em Saúde, Assistência Social, Esporte e Lazer, beneficiando centenas de famílias. Para o secretário de Esporte e Lazer, Valderi Carvalho, esse é um projeto de longo prazo que vai atender diversos bairros e povoados de Irecê. "A nossa secretaria idealizou este projeto com o intuito de aproximar os serviços públicos das comunidades que mais sentem falta deles. O apoio estratégico de outras secretarias como a saúde, assistência social e infraestrutura, nos permitirá levar à frente essa grande ação, uma vez por mês, para um bairro ou povoado diferente. Nosso desejo é expandir cada vez mais essa cadeia de serviços para a população dos bairros mais afastados", explica Valderi.
Confira a lista de serviços que foram prestados:
Saúde:
Testes para HIV, Hepatites B e C, Sífilis
Consultas com dentista, fisioterapeuta e nutricionista
Atendimentos farmacêuticos com orientação clínica
Vacinação humana
Vacinação animal
Inspeção da Vigilância Epidemiológica em residências
Esporte e Lazer:
Judô, capoeira, cinema e brincadeiras lúdicas
Assistência Social:
Encaminhamentos para emissão de segunda via de Certidão de Nascimento e RG
Encaminhamentos para emissão de Passe Livre para Deficientes
Atendimentos individualizados e orientações em grupos.
Fonte: Ascom/PMI
Uma guarnição da Companhia de Ações Especiais do Semiárido (CAESA), apreendeu na tarde de quarta-feira (21), dentro de uma casa na cidade de Irecê várias armas de fogo.
Foram apreendidos um revólver calibre 32, uma espingarda calibre 28, uma espingarda de fabricação artesanal, munições de diversos calibres e três carabinas de pressão. As informações são da CAESA.
A polícia informou que o dono da residência, Reurison Nascimento Fernandes, foi apresentado juntamente com as armas à Delegacia de Polícia Civil de Irecê.
Fonte: Central Notícia
Um ônibus que pertence a um circo, pegou fogo na noite desta quarta-feira (21)), na Vila Liberdade, em Irecê/BA. O caso ocorreu durante o “apagão” que atingiu 14 estados do Norte e Nordeste do País.
Uma equipe Grupamento de Bombeiros Civis da Bahia (GBC/BA) foi acionada para o local e conseguiu apagar as chamas com ajuda de caminhão-pipa cedido pela prefeitura.
Segundo informações dos bombeiros, as chamas foram causadas possivelmente por um curto-circuito, já que o fogo começou no momento que a energia elétrica voltou. A perícia vai fazer uma análise sobre o caso. Por conta da intensidade das chamas, o veículo ficou completamente destruído e não houve registro de feridos.
Fonte: Central Notícia
Ex-presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), o prefeito Elmo Vaz celebra a inauguração do empreendimento, que ocorre nesta sexta-feira (23), na região de Irecê localizada no Vale do Médio São Francisco. Fruto de sua articulação política durante período em que esteve à frente da Companhia, o gestor destacou as possibilidade que se abrirão para todos os irrigantes da região com essa iniciativa
“Com a conclusão do projeto, a expectativa é de que sejam gerados cerca de 5 mil empregos diretos e indiretos, beneficiando toda a região”, explica. “Além disso, a agricultura irrigada permitirá alta produtividade e a introdução de culturas mais lucrativas e utilização de tecnologias para conservação e melhoria dos solos”.
Para Elmo Vaz, é um sonho ver o Baixio de Irecê entrar definitivamente em operação. “Sinto-me parte disso, pois, enquanto estive à frente da Codevasf, tirei o projeto do papel e ajudei para que este dia chegasse. Parabenizo a direção da Codevasf, a Presidência da República, o Ministério da Integração, além dos agricultores, por este momento”.
O Projeto Baixio de Irecê está localizado na região do Vale no Médio São Francisco, entre os municípios de Itaguaçu da Bahia e Xique-Xique. A ação vai contribuir para o desenvolvimento da região semiárida, através da agricultura irrigada, aumentando as oportunidades de emprego e contribuindo com progresso regional. Na ocasião, é esperada a presença do presidente Michel Temer, do presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Avelino Neiva, além de prefeitos e autoridades da região.
Fonte: Ascom/PMI
A iniciativa faz parte de uma série de ações visando a organização do tráfego de veículos da cidade. As inscrições acontecem de 19/03 a 15/04 no site . Poderão ser contratados até dez agentes nos próximos 12 meses, dentro do que prevê a lei municipal. “Estamos caminhando para que nossa cidade tenha um trânsito mais organizado. Essa é uma das principais queixas da nossa população” explica o prefeito Elmo Vaz.
De acordo com o Superintendente da CMTT, Ronaldo Miron, outras ações também serão realizadas para organizar de vez o trânsito da cidade. Uma das principais ações foi a legalização da Zona Azul e o processo licitatório para gerenciamento dos estacionamentos públicos. “Estamos comprando novos semáforos para serem instalados em diversos cruzamentos, a exemplo da Avenidas Santos Lopes, 1º de Janeiro e Adolfo Moitinho”, explica Ronaldo. “Também já licitamos a contratação do pátio municipal de veículos e guincho para remover veículos infratores. A iniciativa vai funcionar 24 horas, sete dias por semana”.
Outra ação em curso é o edital para contratação de fiscalização eletrônica. “Vamos instalar radares e lombada eletrônica nas Avenidas Santos Lopes, 1º de Janeiro e Coronel Terêncio Dourado, além da fiscalização de avanço do sinal em alguns semáforos da cidade”, diz. “Já estamos sinalizando as vagas da Zona Azul. Além disso, as faixas de pedestres estão sendo revitalizadas, bem como a demarcação de vagas para idosos e deficientes”.
Implantação da Zona Azul - Segundo o coordenador da CMTT, a Zona Azul entrará em funcionamento a partir do dia 09/04. “Serão 492 vagas para veículos, 100 vagas para motocicletas a serem implantadas com o uso de sistema digital, e pagamento das horas através do uso de equipamentos eletrônicos emissores de tickets de estacionamento. Nos primeiros 30 dias o motorista fará toda a tratativa para o estacionamento, mas ainda sem efetuar o pagamento. É a fase educativa da ação”, esclarece Ronaldo Miron. “A melhoria do transito local será imediata. As principais cidades do país tem Zona Azul, especialmente no Centro. É uma ação que vai beneficiar a todos”, finalizou.
Fonte: Ascom/PMI
Na noite desta segunda-feira (19), por volta das 19h, Antônio Félix da Silva, o Tonhão foi morto pela polícia. Em nota, a polícia informou que ele atirou contra equipes da Polícia Civil e guarnição da Companhia Independente de Policiamento Especializado – Semiárido (Cipe – Semiárido). Tonhão ainda foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. A polícia apreendeu ao lado dele um revólver calibre 38. As informações são da Cipe – Semiárido.
Na casa de Tonhão, a polícia encontrou um revólver calibre 38 e outro de calibre 32. Diante da situação, foi presa em flagrante uma mulher identificada por Neilda Dias da Silva, esposa de Antônio.
Ainda de acordo com a polícia, Tonhão e Neilda são pais de “Catorze” e “Kinho”, líderes do tráfico de drogas das Ruas da Pedra, Ireineu Novais e Rua do Brega. Eles [Tonhão e Neilda] eram os responsáveis por liderar o tráfico em nome de seus filhos, onde realizava pagamentos e venda de armas. Conforme a polícia, os filhos estão na Penitenciária Lemos de Brito (PLB), em Salvador, e continuam liderando o tráfico de drogas na região e também encomendando vários homicídios na cidade.
Fonte: Central Notícia
Nessa segunda-feira (19) o prefeito Elmo Vaz assinou, em Brasília, um termo de compromisso com o Ministério de Educação (MEC) para implantação do curso de Medicina em Irecê. “Esse é um fato histórico, que precisa ser comemorado. A partir de agora abrigaremos futuros médicos da região e de outras cidades. Antes essas pessoas tinham que ir morar em outras cidades e até no exterior para cursar Medicina, e agora ficarão em sua própria região”, afirmou. “Irecê se torna, cada vez mais, em um polo universitário”. O prefeito esteve acompanhado da secretária de Saúde, Ana Cacia Nunes; o secretário de Governo, Jazon Júnior e o vereador Paulinho do Destak.
Durante o processo de avaliação do MEC, Irecê recebeu anteriormente uma visita técnica para considerar a aprovação. “Os profissionais do Ministério vieram de Brasília e passaram três dias na cidade vistoriando, fazendo reuniões, confirmando tudo que nós informamos sobre a quantidade de leitos de hospitais, de UPA, Casa de Parto e Samu”, afirmou Elmo. O MEC visitou a estrutura de saúde pública, entre hospitais e unidades de atendimento, em oito municípios da região de Irecê para avaliar a demanda local por um curso superior da área de saúde. "Foram muitas reuniões com secretários de saúde e educação da região durante esse processo", salienta o prefeito.
A expectativa da prefeitura é que o curso agregue outros ganhos em políticas públicas para o município e região. “Espero que o Governo Federal dê continuidade a programas de financiamento, como o FIES e outros que fomentam a Educação e ajudam o estudante universitário. Esse é um fato histórico, um dos mais importantes acontecimentos dos últimos tempos”, ressalta o gestor.
Fonte: Ascom/PMI
Foto: reprodução O município de Irecê conquistou o Nível Prata d...
Em busca de novos investimentos, Tacinho Mendes fortalece Jussara com articulações em Salvador O prefeito de...
Foto: reprodução A refinaria de Mataripe hoje comandada pela empresa Ace...
Foto: reprodução Uma aeronave que seguia de Barreiras para Salvador prec...
Após destaque no Campeonato Baiano, Marcelo Pereira foi decisivo na semifinal contra o Castelo, garantindo o retorno do Vil...