O Ministério Público Federal (MPF) em Irecê (BA) suspendeu as inspeções que seriam realizadas nas escolas públicas do município de Central, região de Irecê, nesta quinta-feira, 25 de outubro. A visitas fazem parte do projeto Ministério Público pela Educação (MPEduc), que visa colher informações sobre a situação da educação básica no município.
Uma nova data será designada para a inspeção, a ser realizada em grupos organizados pelo MPF e pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), com apoio da sociedade civil. A população poderá acompanhar e ajudar os órgãos durante a inspeção, podendo fazer fotos que auxiliem na instrução do inquérito.
MPEduc – é um projeto executado em parceria entre o MPF e o Ministério Público dos estados. Seu principal objetivo é estabelecer o direito à educação básica de qualidade para os brasileiros, contando com o envolvimento dos membros do Ministério Público, dos gestores públicos e dos cidadãos. Para isso, são realizadas coletas de informações, audiências públicas, análise de questionários e visitas às instituições com o intuito de obter um diagnóstico das condições das escolas públicas de ensino básico.
Fonte: MPF
O projeto 'Todas as Escolas São para Todos os Alunos', do Ministério Público estadual, foi apresentado hoje, dia 23, em Jacobina pelos promotores de Justiça Pablo Almeida e Rocío Garcia Matos, durante a realização do 'II Encontro Territorial de Experiências Exitosas da Educação Especial Inclusiva na Perspectiva da Diversidade'. Realizado no Centro de Convivência do Idoso, o evento abordou o tema 'A subjetividade do Ser Invisível'. Na oportunidade, os promotores divulgaram o hotsite do projeto para uma plateia formada por secretários municipais e por profissionais de educação do município.
Nas palestras, os promotores ressaltaram a importância da diversidade, tolerância e alteridade, e pontuaram que o MP atua para a implementação, nos sete municípios que integram a comarca de Jacobina, da Lei Brasileira de Inclusão (13.146/2015). O objetivo é fazer com que as instituições educacionais garantam condições de acesso, permanência, participação e aprendizagem das pessoas com deficiência nas unidades de ensino.
evento contou também com quatro oficinas temáticas, ministradas pelas palestrantes Laura Emanuella, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), e Maria Emília Jacobina e Eliana Roque, da Apae. Foram abordadas a desmitificação da dislexia, a importância da estimulação precoce na qualidade de vida, a arte-terapia e a ludicidade e os jogos concretos na integração dos sujeitos. O 'Encontro' teve a presença dos secretários municipal de Educação e Cultura, André Luiz Mota Sampaio; e de Planejamento, Ronildo Andrade Oliveira; e da diretora de Turismo de Jacobina, Karla Geane Almeida.
Fonte: MP-BA
A Prefeitura de Barra, através da Secretaria Municipal de Saúde, deu início na última sexta-feira (19) a mais uma ação de combate a dengue, dessa vez no bairro Sagrada Família onde foi realizado um grande mutirão de limpeza.
Além de demonstrar o quão simples pode ser o engajamento contra a proliferação da mosquito causador da doença, através de medidas rotineiras como o descarte correto dos materiais que possam acumular água parada, a ação visou também conscientizar a população sobre os perigos da dengue, que pode inclusive causar a morte.
Nesta primeira etapa, os 60 agentes municipais de endemias convocados visitaram mais de 500 imóveis do bairro, dos quais foram retiradas mais de 02 caçambas cheias de entulhos.
“As pessoas precisam se conscientizar de que, com a proximidade do verão, as altas temperaturas do ambiente somadas ao período de chuvas ajudam a larva do mosquito se desenvolver, por isso a Prefeitura organizou esse mutirão, inclusive começando pela limpeza de terrenos baldios. Contudo, a participação da população é fundamental para reiterar que a prevenção ainda é o melhor remédio contra a dengue”, afirma a diretora do departamento de atenção à saúde, Lanna Veloso, que se sente honrada pelo resultado da ação.
Diante da importância da prevenção, a Secretaria de Saúde informou que continuará trabalhando tanto com ações educativas como entrega de panfletos, vistoria de imóveis e conversas com a população, quanto com ações de combate propriamente ditas como dispersão de inseticidas de acordo com a avaliação técnica dos agentes e limpeza dos locais com riscos de focos do mosquito, portanto, a população deve prestar atenção ao carro de som, que anunciará o dia e o horário correto que as equipes da Prefeitura estarão em cada bairro, para que os moradores possam colocar os materiais que desejam descartar nas calçadas em frente às casas. “É importante que as pessoas esperem o anúncio do carro de som ou dos agentes de endemias para que não fique lixo acumulado nas calçadas por vários dias”, recomenda Lanna.
Todas as regiões do município receberão os agentes municipais de endemias que vão inspecionar o maior número de imóveis da cidade na luta contra o mosquito da dengue.
Fonte: Assessoria
Aílton Pereira Bonfim, o 'Belém', 46 anos, tinha mandado de prisão expedido. Em 2009 foi preso com 113 kg de maconha e em 2014 com outra carga de 230 kg do mesmo entorpecente.
A Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Semiárido localizou, na tarde de segunda-feira (22), um criminoso responsável pelo envio de drogas do interior para bairros de Salvador. Aílton Pereira Bonfim, o 'Belém', 46 anos, tinha mandado de prisão expedido. Em 2009 foi preso com 113 kg de maconha e em 2014 com outra carga de 230 kg do mesmo entorpecente.
O distribuidor da erva foi encontrado em Marreca, distrito da cidade baiana de Xique-Xique, no Vale do são Francisco. Uma denúncia anônima levou os PMs até a região onde Belém se escondia. Quando foi dada a voz de prisão ele reagiu atirando, terminou atingido, socorrido para o hospital Julieta Viana, mas não resistiu.
Revólver calibre 38, munições e meio quilo de maconha foram apreendidos com Belém. De 2009 até 2018 a polícia suspeita que o traficante enviou para Salvador pouco mais de 2 toneladas de maconha. A droga era entregue, nos bairros Nordeste de Amaralina e Valéria.
Fonte: SSP/BA
Um homem natural de Irecê identificado por Ricardo Francisco de Paula Santos, 30 anos, o Neguinho, foi encontrado morto no município de Barra do Mendes, região de Irecê.
A vítima foi morta com vários disparos de arma de fogo. O corpo foi encontrado nas imediações da localidade de Queimada de Rufino, zona rural.
Segundo informações da polícia, a vítima já conhecida por práticas de tráfico de drogas e acusado de um homicídio em Barra do Mendes.
Peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) removeram o corpo para o Instituto Médico Legal (IML) de Irecê.
Fonte: Central Notícia
Tratamento Intensivo (UTI), do Hospital Regional Drº Mário Dourado Sobrinho, em Irecê.
O caso ocorreu na tarde deste domingo (21) quando a criança fazia um trabalho escolar em casa. Médicos da unidade tentaram localizar fragmentos do objeto no organismo da criança, mas sem êxito.
A criança que não teve o nome revelado poderá ser levada para a capital baiana [Salvador] para exames mais detalhados.
Fonte: Central Notícia
Viagem será um prêmio de motivação para os alunos do JEPP que mais se destacaram no primeiro ciclo do programa no município
Irecê - Com o objetivo de premiar os dez alunos que mais se destacaram durante o primeiro ciclo do Programa Jovens Empreendedores(JEPP), em Irecê, a Prefeitura Municipal vai realizar uma viagem para Salvador, nos próximos dias 19, 20 e 21 de outubro, com direito a roteiro turístico e visitas a shopping, cinema, praias e restaurantes na capital. A comitiva terá o apoio das Secretarias de Indústrias e Comércio e Educação, e será composta por alunos, professores, secretário municipal de educação e coordenadores do programa em Irecê.
Para o prefeito de Irecê, Elmo Vaz, esse prêmio reflete a alegria de poder contemplar e motivar alunos que são merecedores, e também servirá de estímulo para os mais de 400 participantes do programa a se esforçarem ainda mais neste novo ciclo. “Estamos felizes em cumprir mais esta promessa e abraçar mais uma vez esse programa inovador, que estimula o empreendedorismo e apresenta novas oportunidades de construção e aperfeiçoamento do espírito empreendedor. Premiamos os que mais se destacaram e isso serve de exemplo para os próximos. Muitos nunca viram o mar e nem conhecem um cinema por exemplo”, ressalta.
Edirlan Souza, gerente regional do Sebrae em Irecê, destaca a importância de investir em Programas que estimulem a educação empreendedora. “A prefeitura de Irecê abraçou o JEPP e mais um ano está sendo desenvolvido nas escolas municipais através desta parceria com o Sebrae. Essa viagem é o fechamento do primeiro ciclo, e vai refletir muito positivamente para os próximos que virão”, avalia.
O secretário de Educação de Irecê, Agnaldo Freitas, parabeniza a iniciativa, e ressalta a importância do programa. “Estamos felizes com todos os resultados que já foram apresentados pelo primeiro ciclo do JEPP, e cientes da importância do programa, renovamos mais uma vez essa parceria com o Sebrae. Espero que se estenda por outras escolas municipais de Irecê e que possamos contemplar outros alunos com essa prática empreendedora”, destaca.
Fonte: Sebrae Irecê/ Nara Zaneli
O candidato à Presidência da República pelo PSL, Jair Bolsonaro, lidera as pesquisas de intenção de voto e 30% do seu eleitorado justifica a escolha nele pela vontade de renovação. De acordo com pesquisa Datafolha, esse é o principal motivo apresentado pelos eleitores para votar no candidato.
No caso de Fernando Haddad, candidato do PT no segundo turno, a principal justificativa apontada pelos seus eleitores é a rejeição a Bolsonaro. Na pesquisa Datafolha, 25% do eleitorado do petista alegou esta razão.
O Datafolha entrevistou 9.137 eleitores em 341 municípios na quarta (17) e nesta quinta. A pesquisa foi contratada pela Folha e pela TV Globo. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número BR-07528/2018. Confira abaixo os principais motivos para o voto em cada um dos candidatos à Presidência no segundo turno:
Jair Bolsonaro
Renovação / um candidato novo – 30%
Porque rejeita o PT – 25%
Pelas propostas para segurança – 17%
Imagem e valores pessoais – 13%
Tem as melhores propostas / plano de governo – 12%
Combate à corrupção/impunidade - 10%
Fernando Haddad
Porque rejeita Bolsonaro – 20%
Tem as melhores propostas / plano de governo – 15%
Por ideologias do partido - 13%
Experiência e capacidade para governar – 11%
Por causa do Lula - 11%
Fonte: Bahia Notícias
Nesta sexta-feira (19), deu início a prática policial supervisionada policiamento ostensivo a pé, do Núcleo de Formação de soldados da Companhia Independente de Policiamento Especializado Cipe Semiárido.
A Guarnição possui um efetivo de 30 (trinta) alunos, onde todos estão sendo empregados na atividade supracitada, nas datas de 19 e 20/10, fracionados em trios, atuando no centro e comércio da cidade de Xique-Xique.
Esta atividade tem por finalidade exercitar e por em prática o conhecimento teórico que vem sendo passado a estes discentes a pouco mais de 2 (dois) meses nesta Unidade Operacional Especializada (UOE), sendo observadas e seguidas as orientações e procedimentos do Centro de Formação de Aperfeiçoamento de Praças(CFAP).
Fonte: Cipe Semiárido
A comunidade de Rodoleiro, no Município de Umburanas-BA, na região de Senhor de Bonfim, foi beneficiada com uma horta comunitária no modelo Mandala. O investimento, realizado pela ENGIE, está beneficiando 21 famílias que tiveram suas despesas reduzidas com aquisições de alimentos, bem como uma melhoria da sua condição nutricional.
Cerca de R$ 185 mil foram investidos no projeto, que pretende também atuar no planejamento da comercialização dos produtos a fim de gerar renda para as famílias. Além da oferta de alimentos de qualidade às escolas próximas, os produtos serão comercializados nas feiras livres e nos estabelecimentos em geral.
Com baixa utilização de água, a horta em formato de Mandala tem um sistema de irrigação abastecido por placas fotovoltaicas que alimentam uma rede de bombeamento hidráulico por aspersores feitos de “palitos de pirulitos”, de fácil manutenção e substituição. Em Rodoleiro, foi instalado um reservatório circular central que receberá a criação de peixes, camarões e aves aquáticas, e vai servir como fonte hídrica para os canteiros circulares concêntricos.
Após a implantação da parte construtiva, o projeto contará com capacitações e acompanhamento técnico periódico, que tem como objetivo repassar orientações detalhadas de como desenvolver hábitos e ações técnicas para melhoria da condição nutricional, qualidade dos produtos, além do plano de negócio e captação de clientes, visando rentabilidade.
No dia 6 de outubro, a primeira comercialização dos produtos da horta, realizada na feira de Umburanas, foi um sucesso. “Esperamos que o Projeto funcione como multiplicador de conhecimento, para que as famílias consigam melhorar sua qualidade de vida e garantir o escoamento do excedente da produção”, destacou o gerente da obra, Murilo Boselli.
Além de Rodoleiro, as comunidades de Barriguda da Brasília e Campo Largo também vão receber uma horta Mandala, através dos investimentos em projetos sociais realizados pela ENGIE na região. Cerca de R$ 3 milhões já foram aplicados em projetos nos Municípios de Umburanas e Sento Sé; e a previsão é de que, até o final das obras, esse valor alcance os R$ 7 milhões.
Fonte: Ascom/Engie
Foto: reprodução O município de Irecê conquistou o Nível Prata d...
Em busca de novos investimentos, Tacinho Mendes fortalece Jussara com articulações em Salvador O prefeito de...
Após destaque no Campeonato Baiano, Marcelo Pereira foi decisivo na semifinal contra o Castelo, garantindo o retorno do Vil...
Foto: Ascom / Prefeitura Municipal de Irecê Em Irecê, 33 pontos da red...
Nova unidade reforça o compromisso de marca com consumidores locais Nesta sexta-feira, 22 de novembro, será ...