Facilitar o acesso de crianças até 10 anos de idade para emissão de carteira de identidade. Esse é o objetivo principal do projeto Pequeno Cidadão, lançado pelo SAC e que já atendeu mais de 2 mil crianças no interior da Bahia.
A segunda edição da iniciativa será realizada em Irecê e mais 12 unidades do SAC em municípios do interior da Bahia, de forma conjunta, neste sábado (12). Para o agendamento, é necessário que os responsáveis se dirijam aos postos com antecedência, portando certidão de nascimento da criança.
O atendimento será exclusivo e dedicado aos pequenos em um ambiente lúdico. É necessário apresentar a certidão de nascimento original, legível e sem rasuras, ou cópia autenticada para emissão do RG. Para crianças até três anos de idade, é preciso levar foto 3x4, com fundo branco. Nos casos de segunda e demais vias será cobrada uma taxa de R$ 37,77.
Para o coordenador dos postos SAC do Interior, Lúcio Pisani, a ação é importante para ampliar o acesso de crianças a serviços básicos de cidadania. "É fundamental que eles iniciem o quanto antes o exercício da cidadania, já que o projeto ajuda no processo da confecção do RG, documento que vai facilitar a vida dos pais e responsáveis no dia a dia", disse.
Fonte: Central Notícia com informações da Secom
Foto: Reprodução/ Rede Social
Uma ossada humana foi encontrada na manhã desta quinta-feira (10) nas imediações do município de Teodoro Sampaio, região de Feira de Santana. Ao lado do cadáver estavam os documentos pessoais de Euzébio de Cácio Pereira de Souza, 35 anos, carteiro desaparecido da cidade de Irecê.
A Polícia Civil vai apurar se a ossada encontrada é do carteiro que estava desaparecido desde dezembro. Só um exame de DNA poderá confirmar a identidade da vítima.
A Polícia Civil da região foi até o local para fazer uma perícia.
Cácio Pereira, funcionário dos Correios em Irecê, sumiu quando saiu da cidade para realizar uma perícia no Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, em Itabuna, Sul do Bahia. Informações mais recentes indicavam que ele poderia estar na região de Feira de Santana.
Matéria relacionada:
Irecê: Família busca informações sobre carteiro desaparecido há 7 dias
Fonte: Central Notícia
Em telegrama emitido nesta terça-feira, o Ministério das Relações Exteriores pediu a diplomatas brasileiros que comuniquem à ONU que o Brasil saiu do Pacto Global para a Migração, ao qual o país tinha aderido em dezembro, no fim do governo Michel Temer.
A BBC News Brasil teve acesso ao documento em que o Ministério solicita às missões do Brasil na ONU e em Genebra a "informar, por nota, respectivamente ao Secretário-Geral das Nações Unidas e ao Diretor-Geral da Organização Iternacional de Migração, ademais de quaisquer outros interlocutores considerados relevantes, que o Brasil se dissocia do Pacto Global para Migração Segura, Ordenada e Regular".
O documento diz, ainda, que o Brasil não deverá "participar de qualquer atividade relacionada ao pacto ou à sua implementação".
Procurado, o Itamaraty não confirmou a informação até a publicação desta reportagem. Porém, diplomatas afirmaram à BBC News Brasil em condição de anonimato que o telegrama está circulando no sistema do Ministério e chegou aos destinatários.
Nas últimas semanas, o presidente Jair Bolsonaro e o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, já haviam anunciado no Twitter que o país deixaria o pacto. Araújo o classificou como um "instrumento inadequado para lidar com o problema (migratório)", defendendo que "imigração não deve ser tratada como questão global, mas sim de acordo com a realidade e a soberania de cada país".
Direitos humanos para migrantes
Negociado desde 2017, o pacto estabeleceu diretrizes para o acolhimento de imigrantes. Entre os pontos definidos estão a noção de que países devem dar uma resposta coordenada aos fluxos migratórios, de que a garantia de direitos humanos não deve estar atrelada a nacionalidades e de que restrições à imigração devem ser adotadas como um último recurso.
O documento foi chancelado por cerca de dois terços dos 193 países membros da ONU. Algumas nações poderosas - caso dos EUA, Itália, Austrália e Israel, entre outros - ficaram de fora por avaliar que o pacto violava a soberania dos Estados.
O ex-chanceler Aloysio Nunes Ferreira, que representou o Brasil nas negociações, já havia criticado a ideia de abandonar o pacto.
"A questão (migratória) é sim uma questão global. Todas as regiões do mundo são afetadas pelos fluxos migratórios, ora como pólo emissor, ora como lugar de trânsito, ora como destino. Daí a necessidade de respostas de âmbito global", ele escreveu no Twitter.
Aloysio afirmou ainda que o pacto não "autoriza migração indiscriminada" e "busca apenas servir de referência para o ordenamento dos fluxos migratórios, sem a menor interferência com a definição soberana por cada país de sua política migratória".
Movimentos conservadores simpáticos à candidatura de Bolsonaro eram críticos ao acordo.
Em Bruxelas (Bélgica), um protesto contra o pacto convocado por grupos de extrema-direita reuniu cerca de 5 mil pessoas e terminou com confrontos entre manifestantes e forças de segurança, em dezembro.
Migrantes brasileiros no exterior
Para Camila Asano, coordenadora de Política Externa da ONG Conectas, o abandono do acordo pelo Brasil é "extremamente lamentável".
"Mostra que o governo não está olhando para a totalidade das pessoas que precisam de proteção", ela afirmou, assinalando que há mais migrantes brasileiros vivendo no exterior do que estrangeiros no Brasil.
Segundo Asano, ao deixar o acordo, o governo brasileiro não considera os "muitos brasileiros que vivem em outros países e sofrem pela negação de direitos básicos".
Ela diz que o pacto exprime um "consenso muito mínimo, mas ainda assim muito valioso, sobre quais seriam boas práticas para o acolhimento dos fluxos".
"O Brasil vai minando uma das suas principais credenciais internacionais: ser um país formado por migrantes e com uma política migratória vista como referência, o que vinha dando voz potente ao Brasil nas discussões internacionais sobre o tema", lamentou.
Fonte: BBC News
Delegacia de Polícia Civil da cidade de Xique-Xique (Foto: Central Notícia).
Um homem identificado por Edney Rodrigues da Silva, 44 anos, foi morto a tiros na manhã desta quarta-feira (09), nas proximidades do CEASA, em Xique-Xique, cidade localizada na região do Vale do São Francisco.
Segundo informações da Polícia Militar, a vítima que morreu no local foi alvejada por três disparos.
O corpo foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica de Irecê. A autoria e motivação para o crime são desconhecidas.
A Polícia Civil vai abrir inquérito para apurar o caso.
Fonte: Central Notícia
O ex-secretário municipal de Educação e candidato derrotado a prefeito em 2016, no município de Uibaí, região de Irecê, João Borges da Cunha Neto, 52 anos, foi nomeado pelo deputado federal Afonso Florence (PT), em seu gabinete, em Brasília-DF, como secretário parlamentar, nível 16, conforme publicação no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (09).
Nas eleições de 2018, Florence apoiado por Borges, foi o deputado federal mais votado em Uibaí, obtendo 1.755 votos, o que representa 21,44% dos votos válidos.
Já no pleito de 2016, João Borges, então candidato a prefeito, não foi eleito, mas teve 4587 votos. A diferença foi de apenas 573 votos, já que o atual prefeito, Ubiraci Rocha Levi, o Birinha (PDT), conseguiu 5160 votos.
Fonte: Central Notícia
Vinte presos, no Ceará, foram transferidos, na madrugada de hoje (9), para a Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, numa ação conjunta entre o governo estadual, o Departamento Penitenciário Nacional e a Polícia Rodoviária Federal. De acordo com o Ministério da Justiça, a ação teve início às 2h da manhã e foi finalizada às 4h30.
As vagas no presídio, foram disponibilizadas na última sexta-feira (4), mas a transferência só foi efetivada após definições dos presos e pedidos feitos pelo estado. A transferência envolveu ainda o Ministério Público e o Poder Judiciário do Ceará, além da Justiça Federal de Mossoró.
A partir do presídio federal, os presos serão redistribuídos entre as demais quatro unidades prisionais do Ministério da Justiça. “Novas vagas poderão ser deferidas para o estado”, informou a pasta.
O pedido de transferência foi feito pelo governo do Ceará em meio a uma onda de violência que atinge mais de 40 municípios, incluindo a região metropolitana de Fortaleza. O governador Camilo Santana informou hoje que as forças de segurança do estado já haviam efetuado a prisão de 168 pessoas suspeitas de envolvimento em ataques criminosos dos últimos dias no Ceará.
Fonte: Agência Brasil
A droga aparendida pela Polícia Militar de Irecê (Foto: Reprodução)
Uma mulher identificada por Natália Pereira Costa foi presa na noite desta segunda-feira (07), por uma equipe da Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO) do 7º Batalhão da Polícia Militar, com quantidades de maconha, cocaína e crack na Rua Rondon, Bairro são Francisco, em Irecê (BA). A droga, uma balança de precisão e outros itens estavam em uma residência, informou a Polícia Militar.
Uma denúncia anônima levou os policiais ao endereço, diz a nota. A PM também aprendeu um rolo de plástico filme e um aparelho de celular.
“Fomos informados através de denúncia anônima que na citada rua, pessoas estariam fazendo uso de drogas bem como comercializando. A guarnição deslocou até a residência a fim de averiguar as informações, quando foi encontrado um suspeito que foi indagado sobre sua presença no local, disse ser usuário de Crack. Quando questionado se haveria mais alguma pessoa na casa, ele afirmou que sim. A guarnição utilizando táticas e técnicas necessárias adentrou a edificação quando percebeu que uma pessoa do sexo feminino estaria tentando saltar o muro dos fundos da residência. já estando no local uma escada que teria sido colocado para fuga, sendo que ela não alcançou êxito devido o imóvel está cercado. Quando a suspeita tentou retornar, acabou caindo para a parte interna da casa, onde foi contida pelos policiais”.
Presa em flagrante, a moradora foi encaminhada à delegacia de Polícia Regional de Polícia Civil de Irecê. Com ela estava um menor de idade.
Material apreendido:
Fonte: Central Notícia
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) começou nesta segunda-feira (7) a notificar usuários de 15 estados nas regiões Nordeste, Sudeste e Norte sobre o bloqueio de celulares irregulares. A medida será adotada no dia 24 de março e vai atingir aparelhos adquiridos a partir desta segunda-feira. Telefones comprados até ontem, portanto, em regra não serão desativados pela agência.
Os alertas enviados a partir de hoje fazem parte da 3ª fase do programa Celular Legal. A primeira etapa teve início em fevereiro e abarcou o Distrito Federal e Goiás. Em seguida, foram incluídos os demais estados do Centro-Oeste, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Acre, Rondônia e Tocantins. Com a fase iniciada hoje, o programa abarca todas as unidades da Federação.
Os comunicados desta 3ª etapa serão enviados, no Nordeste, para usuários nos estados de Alagoas, da Bahia, do Ceará, Maranhão, da Paraíba, do Piauí, de Pernambuco, do Rio Grande do Norte e de Sergipe. O informe também chegará para consumidores de São Paulo e Minas Gerais, no Sudeste, e do Amapá, Amazonas, Pará e de Roraima, no Norte.
Além dos alertas enviados a partir de hoje a quem comprar esses celulares, serão enviadas mensagens similares faltando 50 e 25 dias para o bloqueio. O usuário que tiver dúvidas sobre o procedimento pode obter mais informações sobre o programa no sítio oficial da Agência Nacional de Telecomunicações.
Celular irregular
Celular irregular é considerado pela Anatel não certificados pelo órgão ou sem o código identificador válido (IMEI, espécie de CPF do celular). Para saber se o número de IMEI é legal, basta discar *#06#. Se a numeração coincidir com o que aparece na caixa, o aparelho é regular. Caso contrário, há uma grande chance de o aparelho ser irregular.
Uma linha também pode ficar irregular caso seja ativada (como na compra de um novo chip) em um aparelho antigo sem IMEI válido. Ou seja, um consumidor pode não ter recebido mensagem por ter obtido o dispositivo móvel antes do início do programa. Mas se ele não estiver regular, no momento da ativação de outra linha será bloqueado no mesmo prazo (75 dias). O usuário que quiser conferir a situação do seu aparelho pode fazê-lo pelo site da Anatel.
A irregularidade pode ocorrer em casos de importações sem passar por órgãos de controle do país ou quando celulares são roubados e revendidos. Também há casos em que o código é adulterado, ou até mesmo replicado (como quando smartphones são clonados).
Segundo o presidente da Anatel, Leonardo Euller de Morais, um dos objetivos do bloqueio é dificultar a comercialização de aparelhos furtados ou com algum tipo de irregularidade. “O projeto vai inativar terminais que foram roubados. Um dos objetivos é coibir o furto e adulteração”, disse à Agência Brasil.
Os celulares irregulares não têm garantia de atender aos requisitos da agência, como compatibilidade com as redes brasileiras. Além disso, segundo a Anatel apresentam riscos ao consumidor, como aquecimento, choques, emissão de radiação, incêndio ou até explosões.
O presidente da agência explicou que a regularidade do aparelho não se limita aos produtos comprados aqui. Uma vez que o código é internacional, um cliente pode adquirir um equipamento destes e utilizar no Brasil.
Comunicar roubo
O bloqueio de aparelhos celulares é um recurso existente desde 2016. O usuário pode solicitar o impedimento a sua operadora ou à Polícia quando tiver sido roubado ou seu aparelho tiver sido extraviado.
Fonte: Agência Brasil
Primeiro homicídio ocorrido na cidade de Irecê em 2019 (Foto: Montagem/CN)
Um homem de 25 anos foi assassinado na noite desta segunda-feira (07), em Irecê, no Centro Norte da Bahia, após ser alvejado por vários tiros. Segundo as primeiras informações da Polícia Civil, a vítima tinha passagens policiais por roubo na região de Brumado. A motivação do crime é desconhecida.
O crime aconteceu por volta das 22h30 na Rua Zeca Batista, área central da cidade. O suspeito do crime efetuou vários disparos contra a vítima e fugiu em seguida.
O corpo de William Abreu dos Santos foi removido para o Instituto Médico Legal de Irecê (IML). Até a publicação desta matéria, nenhum suspeito havia sido preso, mas militares fazem rastreamento pela cidade.
O caso será investigado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa – DHPP da 14ª Coordenadoria Regional de Polícia Civil, em Irecê. Este é o primeiro homicídio registrado na cidade em 2019.
Veja mais informações da região no Central Notícia.
Fonte: Central Notícia
Na madrugada desta segunda-feira (07), por volta das 01h, Guarnição da CAESA – Companhia de Ações Especiais do Semi-Árido, patrulhava pela periferia de Xique-Xique, região do Vale do São Francisco, quando abordou uma motocicleta Honda CG TITAN 150, cor vermelha, placa falsa EIE -0468, que estava sendo conduzida pelo José de Souza Nogueira Junior.
A polícia informou, em nota, que após verificação no aplicativo MOP/SINESP constatou-se tratar de um veículo com restrição de furto/roubo. A placa original EHM-7658, Diadema/SP.
O condutor e a motocicleta foram apresentados à delegacia de Polícia Civil de Xique-Xique.
Fonte: Central Notícia
Foto: Prefeitura de Xique-Xique O SineBahia divulgou uma nova lista de o...
Foto: Ascom - Sesab Quatro unidades de terapia intensiv...
O ex-prefeito de Irecê, Elmo Vaz, reafirmou publicamente a possibilidade de ser pré-candidato a depu...
Adutora do ...
O prefeito de Presidente Dutra, Roberto Carlos Alves de Souza, o Robertão, assinou nesta quarta-feira (16) um convênio com o In...