Segunda-feira, 01 de Outubro de 2018
Notícias

Joel Vieira Vargas, de 38 anos, morreu após uma batida entre uma caminhonete Hilux e um caminhão na rodovia BA-052, na cidade de João Dourado, região de Irecê. O acidente ocorreu na noite deste domingo (30).

Segundo informações apuradas pela reportagem,  a vítima ficou presa às ferragens. O carro ficou parcialmente destruído. A polícia não informou o que pode ter causado a batida.

Natural de Anápolis, estado de Goiás, “Joel do Tomate” como era conhecido, já estava em João Dourado há alguns anos, onde trabalhava com irrigação.

Não há informação se o motorista do caminhão ficou ferido. O corpo da vítima foi levado para o Instituto Médico Legal de Irecê.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 01 de Outubro de 2018
Notícias

A Ocupação Afro.Futurista já se firmou como um importante espaço de debates sobre inovação, tecnologia e empreendedorismo. Nesta segunda edição, a Holding Social Vale do Dendê e o Instituto Mídia Étnica, organizadores do evento, incluíram no cardápio de atrações uma iniciativa que pretende estimular os jovens a se tornarem agentes de transformação social. Trata-se da Maratona de Tecnologia e Inovação Afro.Futurista, que acontece em Salvador, Seabra e Irecê; cidades que serão palco da Ocupação.

A disputa é destinada a profissionais e amantes das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) e vai render diversos prêmios aos

participantes. Para isso, os grupos compostos por entre 3 e 5 integrantes, todos com idade acima de 18 anos, terão de desenvolver projetos (aplicativos, por exemplo), capazes de promover ações no campo da diversidade, da inclusão social e da geração de renda.

A Maratona conta com o apoio financeiro da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi-BA), através do Edital Década Estadual de Afrodescendentes. Para maiores informações leia o regulamento e o edital, e acesse a ficha de inscrição. É de graça!

SERVIÇO:

Maratona de Tecnologia e Inovação Afro.Futurista

Inscrições: de 27 de setembro a 6 de outubro

Locais: Salvador (Estação Nova Lapa, de 9 a 11 de outubro), Seabra (Campus da Uneb, nos dias 15 e 16) e Irecê (Campus do IFBA, nos dias 19 e 20) – Entrada Gratuita

Quem pode participar: grupos de 3 a 5 jovens acima de 18 anos

Realização: Holding Social Vale do Dendê e Instituto Mídia Étnica (IME)

Apoio Institucional: Comnaction – Inteligência Social, portal Correio Nagô e portal 1 Papo Reto

Apoio Financeiro: Sepromi-BA

Maiores informações: http://www.valedodende.org/ocupacao/

Fonte: Central Notícia/ Rosenildo Ferreira



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 01 de Outubro de 2018
Notícias

O Baralho do Crime – instrumento criado em 2011 pela Secretaria da Segurança Pública com a finalidade de facilitar a identificação e ampliar o número de denúncias – recebeu cinco novas cartas com rostos dos criminosos mais procurados do estado. Três naipes sofreram modificações: 'Ouros', 'Espadas' e 'Paus'.

Allan de Araújo Ferreira, o 'Allan Cabeludo', procurado por homicídio e evasão do sistema prisional passa a integrar a ferramenta como o ' Rei de Ouros'. O criminoso atua na região de Pernambués e entra no ligar do traficante Leidjon Fialho de Araújo.

Leonardo Silva Moares, apelidado como 'Leo Careca' ou 'Fio', substitui Marcos Paulo dos Santos, 'Paulinho', na carta 'Dama de Ouros'. Leo Careca vem sendo procurado por tráfico de entorpecentes na cidade de Lençóis, região da Chapada Diamantina. Natanael de Jesus dos Santos, 'Natan' ou 'Gordo', investigado por tráfico de drogas, é o novo Oito de Ouros, removendo Reinaldo Santana dos Santos, 'Queixo'. Gordo, que age em Candeias, é o novo 'Oito de Ouros'.

Foragido do sistema prisional, Bruno Ramos Figueiredo, o 'Bruno' ou 'Bruxa', da Liberdade, ocupa agora a 'Damas de Espadas', no lugar de Leandro Anjos Santos, o 'Teminho'. Bruxa foi preso por homicídio qualificado.

Atuante no município de Candeias, o também homicida Carlos Bruno da Silva Conceição, o 'Bruno BBB', ocupa agora o 'Quatro de Paus' no lugar de Edicarlos Coutinho Brabosa, o Cal.

Através do Baralho do Crime o cidadão pode conhecer os rostos dos criminosos mais perigosos do estado e contribuir para o trabalho policial por meio do Disque Denúncia, nos telefones 3235-0000 (capital e RMS) e 181 (interior). A identidade do informante é mantida em sigilo.

Fonte: SSP/BA



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 01 de Outubro de 2018
Notícias

O corregedor nacional da Justiça, ministro Humberto Martins, abriu nesta sexta-feira, 28, uma reclamação disciplinar contra o juiz Eduardo Luiz Rocha Cubas, do Juizado Especial Federal Cível de Formosa (GO), e determinou o afastamento do magistrado. Segundo a Advocacia-Geral da União (AGU), que pediu a abertura do procedimento, ele planejava conceder uma liminar no fim do dia 5 de outubro determinando que o Exército recolhesse urnas eletrônicas que serão utilizadas na votação, que ocorre no próximo dia 7. O caso será analisado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A AGU explica que a liminar seria concedida no âmbito de uma ação popular que questiona a segurança e a credibilidade das urnas.

De acordo com o órgão, em 26 de setembro, a Consultoria Jurídica Adjunta ao Comando do Exército (Conjur-EB), órgão consultivo da AGU, elaborou informações sobre a ação popular apresentada em Formosa. Em despacho do magistrado, ele determinava preliminarmente que fosse oficiado o Comando do Exército Brasileiro, para que indicasse militar com patente de Oficial e/ou equipe apta para participar em "eventual perícia sobre as urnas".

A AGU relatou ainda que, em uma reunião ocorrida na última terça-feira, 25, no Quartel-General do Exército, o juiz deixou uma cópia da decisão que pretende proferir no caso. Cubas também teria informado que a notificação oficial do Comando do Exército sobre sua decisão aconteceria às 17h do dia 5 de outubro, para que não houvesse tempo da determinação ser revertida.

O órgão também observou que em nenhum momento foi avisado judicialmente pelo juiz da existência da ação popular, e que o magistrado deixou de digitalizar os autos, conferindo sigilo ao processo. Na peça apresentada ao CNJ, também é destacado que Cubas manifestou-se em vídeo divulgado no YouTube com conteúdo político-partidário. Na mídia, Cubas questiona a segurança e a credibilidade das urnas eletrônicas ao lado do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidenciável do PSL Jair Bolsonaro.

A AGU destaca que, pelo viés ideológico, o magistrado buscou desacreditar o voto, "incentivando uma radicalização do discurso eleitoral que suprime a racionalidade essencial ao Estado de Direito". "Atuou com evidente parcialidade, ao se dirigir pessoalmente ao Comando do Exército, para antecipar o conteúdo de decisão a ser proferida, apresentar os 'desdobramentos' que reputa cabíveis, demonstrar 'plano de ação'", descreve a AGU.

O caso do magistrado será analisado pelo CNJ na próxima sessão do órgão, em 9 de outubro. A reportagem não conseguiu localizar o juiz até a publicação deste texto.

Fonte: Terra



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 30 de Setembro de 2018
Notícias

Manifestantes, em sua maioria mulheres, realizaram atos contrários a Jair Bolsonaro (PSL) nas cidades de Irecê e Xique-Xique, Norte da Bahia, neste sábado (29). No mesmo dia, aconteceu em Xique-Xique um movimento para demonstrar apoio ao presidenciável.

De acordo com informações da polícia, em Irecê, o movimento de 900 pessoas percorreu a área central da cidade,  começando às 08 até às 11h. Em Xique-Xique, o ato iniciou às 17h. O número de manifestantes se deu por volta de 500 pessoas aproximadamente e deslocou pelo centro da cidade se concentrando ao final da caminhada na Praça da Caldeira. Não houve registro de ocorrência.

Pessoas de Central e outras cidades da região participaram da manifestação em Irecê. Batizado de #EleNão, o movimento que aconteceu em todo o Brasil foi convocado pelas redes sociais durante o mês de setembro por eleitoras críticas ao candidato. Apoiadores de Bolsonaro também realizaram atos em outras cidades do estado.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 30 de Setembro de 2018
Notícias

A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) iniciou o período de inscrições do Vestibular 2019.

Os interessados devem se inscrever até 15 de outubro no portal da Uneb. O valor da taxa é R$ 90,00 e a solicitação de isenção da mesma pode ser efetuada até 27 de setembro, conforme critérios disponíveis no Edital de isenção. A relação de candidatos isentos será liberada dia 1º de outubro e os documentos comprobatórios devem ser entregues entre os dias 3 e 5 seguintes.

O Cartão de Informação dos participantes, contendo informações sobre os locais de provas, será liberado dia 26 de novembro. Os exames serão aplicados nos dias 2 e 3 de dezembro.

Os gabaritos provisórios serão divulgados dia 5 de dezembro e o definitivo dia 21 seguinte. O resultado final será publicado dia 18 de janeiro de 2019.

A Uneb está oferecendo 4.074 vagas para os Câmpus de Alagoinhas, Barreiras, Brumado, Bom Jesus da Lapa, Caetité, Camaçari, Conceição do Coité, Euclides da Cunha, Eunápolis, Guanambi, Ipiaú, Itaberaba, Irecê, Salvador, Jacobina, Juazeiro, Paulo Afonso, Santo Antônio de Jesus, Seabra, Senhor do Bonfim, Serrinha, Teixeira de Freitas, Valença e Xique-Xique.

Para mais informações acesse o Edital e o portal do Vestibular.

Fonte: Uneb



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 29 de Setembro de 2018
Notícias

Local onde ocorreu o primeiro assassinato (Foto: Reprodução/ Polícia Civil)

A polícia registrou dois assassinatos em Xique-Xique, no Vale do São Francisco, na última quinta-feira (27). Os crimes aconteceram em locais diferentes da cidade. O primeiro foi na Rua 49, BNH Novo e o segundo, no Conjunto Habitacional Nair Barreto.

Na Rua 49, BNH Novo, um homem identificado pelo prenome de Demir foi assassinado com vários tiros quando estava em casa. Segundo informações da polícia, dois homens armados invadiram a residência da vítima. Demir, que ex-presidiário, foi morto à queima-roupa. Os suspeitos, ainda não identificados, fugiram.

Já no Conjunto Habitacional Nair Barreto, uma mulher foi morta. Ana Caroline Pereira da Gama estava desaparecida há cerca de seis dias, conforme familiares. De acordo com a polícia, ele apresentava perfurações e cortes na cabeça a e pescoço. A motivação e autoria são desconhecidas.

Os dois casos estão sendo investigados pela Polícia de Polícia Civil de Xique-Xique. Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionada e removeu os corpos para o Instituto Médico Legal de Irecê.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 29 de Setembro de 2018
Notícias

Grupos de pesquisa e proteção ambiental resgataram 118,5 mil peixes de lagoas que estão secando, na cidade de Xique-Xique, no Vale do São Francisco, no norte da Bahia. De acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a ação começou na segunda-feira (24) e foi finalizada nesta sexta-feira (28).

Durante a operação, os animais foram pescados com redes e, em seguida, levados para o Rio São Francisco, onde foram soltos. Entre as espécies resgatadas estão surubim, mandi amarelo, pescada, curimatã, sarapó, cascudo, carí, corvina, pial, traíra, cascudo, pacu e piaba.

Conforme o Ibama, de 2017 para este ano, cerca de 50 milhões de peixes morreram por conta seca nas lagoas. Esta é a terceira ação para resgate dos animais realizada na região. As duas primeiras ocorreram em agosto de 2018.

Nesta semana, a ação de salvamento foi realizada por meio de uma Força Tarefa interinstitucional, que contou com a participação do Ministério Público Estadual (MP-BA), Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), universidades, Organizações Não Governamentais, prefeituras locais e voluntários. Cerca de 100 pessoas atuaram na região.

A médio prazo, de acordo com o Ibama, as ações visam realizar diagnóstico da situação, para identificação de possíveis causas da mortandade de peixes e consequente proposição de medidas adequadas para fazer cessar o dano ambiental - com a devida apuração das responsabilidades administrativas. Um estudo foi pedido para avaliar a seca, segundo o Ibama.

Fonte: G1



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 29 de Setembro de 2018
Notícias

A Legião da Boa Vontade (LBV), em parceria com a Instituição Manassés, realizou nesta semana palestra sobre “Prevenção ao Suicídio” para idosos, mães e responsáveis pelas crianças atendidas na unidade. A ação fez parte da programação da campanha nacional “Setembro Amarelo”, iniciativa que alerta à população sobre a importância da prevenção.

Na oportunidade, os atendidos receberam orientações sobre como prevenir o suicídio, quais os principais sinais de alguém com depressão e informações de como lidar, caso identifique que algum familiar ou pessoa próxima apresenta características da depressão ou que está sofrendo bulling. “Muitas pessoas acreditam que depressão é frescura. Precisamos desmistificar isso. Depressão é algo sério e por isso estamos realizando esse trabalho para podermos alertar e prevenir a população.”, afirmou a psicóloga, Queirilane Alves.

A Legião da Boa Vontade acredita que estes altos índices de suicídio podem ser diminuídos e por isso, há mais de sessenta anos, através da sua Campanha de Valorização da Vida, promove oficinas reforçando a importância de cada vez mais falar e debater sobre diversas temáticas. Além disso, os assistidos contam também com o amparo de psicólogos, assistentes sociais e educadores disponíveis na Instituição para contribuir com o fortalecimento de vínculos familiares e ajudá-los a superar problemas como a depressão, a violência e a fome.

Acesse www.lbv.org/Historias e veja como a Solidariedade vem transformando a história de milhares de famílias. Visite, apaixone-se e ajude a LBV! Acesse: www.lbv.org/enderecos. Siga, curta e compartilhe as ações da Instituição nas redes sociais: Facebook/LBVBrasil, YouTube/LBVBrasil e Instagram/LBVBrasil.

Fonte: Ascom/LBV



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 27 de Setembro de 2018
Notícias

A Polícia Militar apreendeu na noite de terça-feira (25), por volta das 22h, um caminhão 16/20, azul, placa NHE 3493, carregado com madeira irregular. De acordo com a PM, o caminhão trafegava pela rodovia BA-160, vindo da cidade de Barra, no Vale do São Francisco, quando foi interceptado pelos militares. O bloqueio da pista teve o apoio da Companhia Independente de Policiamento Especializado - Cipe Semiárido.

Viaturas do 7° Batalhão de Polícia Militar conseguiram apreender a carga após informações repassadas pelo Centro Interligado de Comunicação (Cicom), em Irecê.

Os policias encontraram uma grande quantidade de madeira serrada, sem a Guia Florestal, documento obrigatório para o transporte de produtos dessa natureza. O dono do veículo foi identificado por José Freire Gomes da Silva.

O dono do caminhão não informou aos policiais de onde a carga saiu  e qual seria o destino. O homem e o veículo foram levados para a Delegacia de Polícia Civil de Xique-Xique.  De acordo com o Artigo 46 da Lei nº 9.605 de 12 de Fevereiro de 1998, quem transporta madeira sem licença válida para a viagem, está sujeito a pena de detenção, de seis meses a um ano, e multa.

A PM informou que foi mantido contato com uma equipe do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA, que estava na cidade, onde foi lavrado o auto de apreensão do veículo e da carga.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp