Fonte: Jacobina Notícias
Nesta quinta-feira (20), representantes do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), participaram de uma reunião do sub comitê de prevenção e combate a incêndios florestais na Chapada Diamantina. Durante o encontro que aconteceu na cidade de Andaraí, os militares conversaram sobre as estratégias de combate a incêndios florestais, principalmente dentro do programa Bahia Sem Fogo.
“Para nós, essa reunião é de fundamental importância, aqui são discutidas e definidas táticas de combate a incêndios florestais aqui na região. Temos uma equipe altamente treinada para esse tipo de combate, são os nossos homens e mulheres que foram capacitados com o Curso de Prevenção e Combate a Incêndios. Florestais. Eles conseguem atuar nas áreas mais remotas e de difícil acesso”, explica o comandante-geral do CBMBA, coronel BM, Francisco Telles.
O coronel acrescentou ainda, que naquela região, assim como em algumas áreas com vegetação densa, a preocupação da corporação com os incêndios aumenta. “Temos as causas naturais, como a própria combustão espontânea pelas altas temperaturas, além na ação humana, que acontece por uma queimada que sai do controle e se alastra ou porque esse fogo não é apagado de forma devida”, completou Telles.
Além do CBMBA, também participaram da reunião representantes da Secretária do Meio Ambiente (Sema), do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), da defesa Civil da Bahia, da Prevfogo, de Brigadas Voluntárias, das Prefeituras daquela região, além da sociedade civil.
Fonte: Ascom/ Corpo de Bombeiros Militar da Bahia
Alunos e professores do Colégio Cometa, em Irecê, estão na reta afinal para o início do Festival de Arte e Cultura do Colégio, que ocorrerá nos próximos dias 21 e 22 de setembro, nesta sexta e sábado. Realizado na Arena Cometa, o Festival, que é um dos maiores eventos culturais e educativos de Irecê, abordará o tema: "Do pergaminho ao Ebook" e contará com diversas apresentações e instalações artísticas, abordando a literatura e história brasileira de uma maneira muito diferente e interativa.
Com encenações que partem de reflexões sobre a história nacional, chegando a apresentações de obras literárias de autores consagrados, como Patativa do Assaré, Monteiro Lobato e Câmara Cascudo, o evento trará como pano de fundo a discussão sobre a forma como nossa leitura e escrita evoluíram desde os primórdios pergaminhos até os moderno livros eletrônicos (Ebooks), tudo isso em releituras repletas de música, jovialidade e ludicidade.
Previsto para acontecer em dois dias, o Festival terá como entrada a doação de 1 kg de alimento por pessoa. Estes alimentos serão destinados a Entidades filantrópicas e sociais de Irecê. Em sua programação, o Evento contará, na sexta-feira (21), com apresentações culturais dos alunos dos Ensinos Médio e Fundamental II. No Sábado (22) será a vez das crianças, com as apresentações do Ensino Fundamental I.
A organização do Evento estima que mais de duas mil pessoas deverão passar pelo Colégio durante o Festival. Por isso uma grande estrutura foi montada para receber a todos com a comodidade necessária: durante as apresentações no palco instalado na Arena Cometa, barracas venderão comidas e bebidas ao público.
Então, se agende. Nesta sexta venha para o Colégio Cometa e faça parte desse grande movimento artístico e educativo. Traga sua família e amigos para o maior Festival de arte, cultura da Região!
Um pouco mais sobre o Festival - realizado no segundo semestre do ano letivo, o Festival de Arte e Cultura do Cometa reúne famílias, alunos, professores para uma série de performances e apresentações artísticas sobre temas históricos e literários. Considerado o maior evento cultural escolar de Irecê, o FACOM, como é carinhosamente conhecido entre os alunos, mobiliza milhares de pessoas da cidade e região e é sempre marcado por muita emoção.
Marcado por uma ampla diversidade de temas e subtemas, o Festival de Arte e Cultura do Cometa trabalha de maneira lúdica com temas importantes na história brasileira e mundial, o que faz deste evento sempre um momento muito especial, que representa não só uma jornada árdua de ensaios e organização, mas um momento de releitura e formação importante para todos os presentes.
Fonte: Ascom/Colégio Cometa
Mais de 1.000 pessoas participaram na última quarta-feira (19), em Jacobina de uma audiência pública promovida pelo Ministério Público estadual para debater os impactos ambientais da atividade de extração de ouro no município, especialmente as consequências das atividades mineradoras da Jacobina Mineração e Comércio Ltda. (JMC) para a qualidade das águas, solo, subsolo e ar, bem como as consequências para as comunidades tradicionais locais. A audiência foi realizada pela manhã e tarde no auditório do Colégio Gilberto Dias de Miranda (Comuja), em Jacobina.
A audiência pública objetivou debater com a população local, sociedade civil organizada, empresas e órgãos públicos os impactos ambientais da atividade de extração de ouro e colher elementos para atuação do Ministério Público. Também foi discutida a possibilidade de prejuízo para os mananciais que fornecem água para consumo humano da cidade de Jacobina, bem como as medidas mitigatórias e compensatórias necessárias.
A iniciativa de realização da audiência foi do promotor de Justiça Pablo Almeida. Além dele, também se manifestaram com fala na audiência o prefeito municipal de Jacobina, Luciano Pinheiro, o secretário de Meio Ambiente de Jacobina, Daniel Moura Carvalho, o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Itapicuru, Gustavo Negreiros, o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Salitre, Manoel Ailton de Carvalho, Renato Andrade e os representantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia, da Embasa, do Inema, da Comissão Pastoral da Terra, do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco, da Associação Comercial e Industrial de Jacobina, da Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Jacobina, da empresa Jacobina Mineração e Comércio, controlada pela multinacional Yamana Gold e das comunidades de Jabuticaba, Canavieiras e Itapicuru, dentre outras entidades e cidadãos.
A ampla participação popular marcou a realização da audiência pública, que contou com a manifestação de mais de 70 pessoas, que debateram todos os aspectos da questão da extração de ouro. O promotor de Justiça Pablo Almeida informou, ao final do evento, que o Inema, a Embasa, a Empresa JMC-Yamana e a Agência Nacional de Mineração solicitaram mais prazo para apresentação dos documentos complementares requisitados pelo Ministério Público para instrução do Inquérito Civil, que não foram entregues até a audiência. Após o recebimento deste material, o MP fará sua análise definitiva, seja com a propositura de Termos de Ajustamento de Conduta, Recomendações, Ações Civis Públicas ou outras medidas cabíveis.
Fonte: MP/BA
Ocorreu na manhã desta quinta-feira (20), no espaço do Clube Luar de Prata, em Central, na região de Irecê, uma audiência pública que teve o objetivo de discutir e identificar os problemas da educação básica local.
O encontro foi promovido pelo Ministério Público Federal (MPF), onde iniciou à execução do projeto Ministério Público pela Educação (MPEduc), em parceria com o Ministério Público do Estado da Bahia (MP/BA).
O evento começou por volta das 09h e encerrou ao meio-dia. O espaço ficou completamente lotado de estudantes, professores e pais, principalmente. O MPEduc visa identificar os motivos do baixo índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb) de Central – que, no ano de 2015, foi de apenas 3.8 (numa escala de 0 a 10). Em 2017 foi de 4,5 – mesmo assim não alcançando a meta projetada pelo Ideb que foi 4,8 para o ano.
Diversos professores e professoras, bem como alunos, falaram dos principais problemas que afetam a educação local. Dentre eles, citaram o atraso de salários que é recorrente, merenda de baixa qualidade, transporte que não chega no horário, banheiros inadequados, falta de reunião com pais, etc. Para investigação e consequentemente identificar os problemas, informações como essas, sobre diversos aspectos das escolas, como alimentação, transporte, aspectos pedagógicos, inclusão, estrutura física e diretrizes pedagógicas são colhidas.
O projeto Ministério Público pela Educação também tem a finalidade de acompanhar a execução das políticas públicas na área da educação, a adequada destinação dos recursos públicos e verificar a existência e a efetividade dos conselhos sociais com atuação na área de educação.
Participaram do evento, o MPF em Irecê, por meio do procurador da República Márcio Castro, e do promotor de justiça Fernando Souza do MP/BA, representantes da Câmara dos Vereadores, da Prefeitura, da Secretaria de Educação, do Sindicato dos Servidores e membros do Poder Judiciário.
Realizado em três etapas, o Ministério Público pela Educação identifica as condições do serviço de educação ofertado pelas redes públicas de ensino básico, apresenta as medidas corretivas aos gestores públicos e presta contas à população das providências adotadas e dos resultados obtidos.
Fonte: Central Notícia
Na tarde desta quarta-feira (19), equipes das polícias Militar e Civil recuperaram R$ 177 mil roubados de um carro-forte, na cidade de Boa Nova e apreendeu mais de meia tonelada de maconha. Um suspeito foi preso e outro morreu em confronto com os policiais, que chegaram à quadrilha, no município de Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste da Bahia.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), as diligências em busca da quadrilha foram iniciadas após o assalto, ocorrido na última segunda-feira (17). Outros integrantes do bando conseguiram escapar e estão sendo procurados. Com o grupo foram recuperados R$ 177 mil, 600 kg de maconha, explosivos, munições de fuzil, uma pistola, e um carro modelo Hylux.
Participaram da megaoperação efetivos das Companhias Independentes de Policiamento Especializado (Cipes) Sudoeste, Chapada, Litoral Norte e Central, além do Grupamento Aéreo (Graer), do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), das Rondas Especiais (Rondesp) Sudoeste e da 46 CIPM (Livramento de Nossa Senhora).
Fonte: Bocão News
Campanha destaca histórias de mulheres que venceram desafios e transformaram suas vidas, graças à ação da LBV.
A Legião da Boa Vontade (LBV) inicia importante campanha de mobilização social com o objetivo de angariar recursos para fortalecer ainda mais as ações que realiza em todo o Brasil, por meio de suas 82 unidades de atendimento. Intitulada Eu ajudo a mudar, a iniciativa convida os diversos setores da sociedade a fazer doações para a manutenção dos programas socioeducacionais que a LBV desenvolve nas cinco regiões brasileiras em prol de crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos, gestantes e famílias em situação de vulnerabilidade social.
Nesta edição, a campanha destaca a importância da Solidariedade ao compartilhar a trajetória de mulheres batalhadoras que tiveram suas vidas transformadas graças ao imprescindível apoio e ao engajamento de colaboradores, amigos, parceiros e voluntários nas ações humanitárias da LBV. Os relatos dessas mulheres atendidas pela Instituição emocionam pelos desafios que enfrentaram para superar problemas como a depressão, a violência, a fome e o suicídio.
Para muitas famílias chefiadas por mulheres, a única esperança é a Solidariedade. Por isso, convidamos você a fazer parte dessa corrente e a colaborar para que a LBV continue gerando oportunidades, apoiando famílias, transformando vidas e mantendo os serviços que presta diariamente em favor das comunidades em situação de pobreza.
Acesse www.lbv.org/Historias e veja como a Solidariedade vem transformando a história de milhares de mulheres e de suas famílias.
Visite, apaixone-se e ajude a LBV! Acesse: www.lbv.org/enderecos. Siga, curta e compartilhe as ações da Instituição nas redes sociais: Facebook/LBVBrasil, YouTube/LBVBrasil e Instagram/LBVBrasil.
Fonte: Ascom/LBV
O estudante Pablo Gustavo David de Queiroz, 16 anos, está desaparecido na cidade de Irecê desde a última sexta-feira (14), quando disse à familiares que ia na casa de um amigo, mas não demorava.
Preocupada, a mãe do rapaz, Laura Nívia Dantas David procurou a Delegacia de Polícia Civil de Irecê e registrou um boletim de ocorrência. “ Estou muito preocupada com o sumiço do meu filho. Hoje já é quarta-feira e nenhuma notícia. Ele ficou de vir para ir para o colégio na sexta à tarde, mas não apareceu”, disse a mãe do adolescente ao Central Notícia.
Pablo Gustavo estuda na Coperil. Quem tiver alguma informação sobre o paradeiro do rapaz, pode ligar para o telefone (74) 99903 0627 ou para a Polícia Civil (74) 3641 – 8561.
Fonte: Central Notícia
O Ministério Público estadual realizará amanhã, dia 19, audiência pública sobre os impactos ambientais da atividade de extração de ouro no município de Jacobina. O evento ocorrerá no Colégio Gilberto Dias Miranda, às 8h, na Rua Antônio Manoel A. de Mesquita, bairro Félix Tomaz. A audiência foi convocada pelo promotor de Justiça Pablo Almeida, que investiga as consequências das atividades mineradoras da Jacobina Mineração e Comércio Ltda. (JMC) para a qualidade das águas, solo, subsolo e ar, bem como as consequências para as comunidades tradicionais locais.
Segundo o promotor, vão ser debatidas as provas já colhidas pelo MP e os dados do relatório elaborado pelo Instituto de Meio Ambiente (Inema). Com base no documento, Pablo Almeida informa que 14 de 21 amostras de águas coletadas pelo órgão ambiental revelaram concentrações elevadas de substâncias químicas, em desconformidade com a Resolução 357/2015 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). O promotor aponta que existe “a possibilidade de prejuízos para os mananciais que fornecem água para o consumo humano da cidade de Jacobina”. Na audiência, serão também debatidas as possíveis medidas mitigatórias e compensatórias pertinentes.
Fonte: MP/BA
Todo o material foi encaminahdo à Delegacia de Polícia Civil de Irecê (Foto: Divulgação/ Polícia Militar)
Nesta segunda-feira (17), por volta das 11h, uma Guarnição da CAESA – Companhia de Ações Especiais do Semi-Árido, quando patrulhava na rua Eucalipto, bairro Novo Horizonte, observou uma movimentação atípica nas imediações de uma determinada residência.
A polícia informou, em nota, que ao perceber aproximação da equipe, um indivíduo (menor), posteriormente identificado pelas iniciais J. V. G. J. tentou empreender fuga quando foi neutralizado pela Guarnição.
Ao proceder com a busca pessoal, foi encontrado com o mesmo:
O menor foi apresentado juntamente com todo material apreendido à Delegacia de Polícia Civil de Irecê.
Fonte: Central Notícia com informações da CAESA
Foto: reprodução O município de Irecê conquistou o Nível Prata d...
Em busca de novos investimentos, Tacinho Mendes fortalece Jussara com articulações em Salvador O prefeito de...
Após destaque no Campeonato Baiano, Marcelo Pereira foi decisivo na semifinal contra o Castelo, garantindo o retorno do Vil...
Foto: Ascom / Prefeitura Municipal de Irecê Em Irecê, 33 pontos da red...
Nova unidade reforça o compromisso de marca com consumidores locais Nesta sexta-feira, 22 de novembro, será ...