Sexta-feira, 13 de Setembro de 2024
Notícias

Ascom - SEC

O projeto SEC Itinerante, promovido pela Secretaria da Educação do Estado, através da Coordenação de Articulação com os Núcleos Territoriais (Conte), está visitando, ao longo da semana, mais sete municípios baianos. O roteiro, que começou na segunda-feira (9) com os atendimentos em Macaúbas, município do Território de Identidade da Bacia do Paramirim (NTE 12), e Amargosa, no Território de Identidade do Vale do Jiquiriça (NTE 9), prossegue para Irecê, Seabra, Caetité, Santo Antônio de Jesus e Valença até esta sexta-feira (13).

Durante as visitas, os técnicos da SEC avaliam as  políticas educacionais e identificam os desafios específicos do Núcleo Territorial, propondo soluções adequadas para cada realidade. O projeto também oferece oportunidades de capacitação e formação continuada para os profissionais das áreas educacionais e administrativas, além de estimular a troca de experiências e boas práticas entre os núcleos. O objetivo é garantir que as políticas públicas educacionais sejam implementadas de maneira eficaz em toda a rede estadual de ensino.

Esdras Souza, articulador dos Jogos Escolares da Bahia do NTE 9, destaca a importância da iniciativa. “O SEC Itinerante é um passo fundamental para a consolidação de uma política educacional de qualidade, que está cada vez mais alinhada com as necessidades de toda a rede. Essa proximidade e supervisão direta garantem que as diretrizes do Governo do Estado cheguem a cada canto da Bahia de forma eficaz”.

Através do projeto, a Secretaria da Educação fortalece a transparência; promove a inovação nas ações educacionais; e replica modelos de sucesso em diferentes regiões. Essa troca contribui para a melhoria contínua da educação em todo o Estado da Bahia.

Fonte: Ascom - SEC/BA



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 13 de Setembro de 2024
Publicidade



Quinta-feira, 12 de Setembro de 2024
Notícias

A Polícia Militar localizou o suspeito por meio de rastreamento em tempo real e recuperou o aparelho furtado - Foto: Reprodução

Na noite de terça-feira (10), por volta das 18h30, um homem foi preso em flagrante após furtar um celular na Avenida Adolfo Moitinho, no centro de Irecê.

Segundo informações da Polícia Militar, uma equipe da 1ª Companhia do 7º Batalhão de Polícia Militar (BPM) estava realizando patrulhamento no bairro Novo Horizonte quando foi acionada pela vítima. O dono do aparelho informou que estava rastreando o celular em tempo real e que o suspeito estava localizado na Rua Rosa Lopes Soares, na zona leste da cidade.

Com base nas informações fornecidas, os policiais se dirigiram ao local indicado, onde conseguiram abordar o suspeito, que estava em posse do celular furtado. O homem foi conduzido à Delegacia de Furtos e Roubos da 14ª Coorpin, onde teve a prisão confirmada pela autoridade policial.

O suspeito segue detido e à disposição da Justiça para os devidos procedimentos legais.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 12 de Setembro de 2024
BRASIL

Foto: Ibama

De janeiro a agosto de 2024 os incêndios no Brasil já atingiram 11,39 milhões de hectares do território do país, segundo dados do Monitor do Fogo Mapbiomas, divulgados nesta quinta-feira (12). Desse total, 5,65 milhões de hectares foram consumidos pelo fogo apenas no mês de agosto, o que equivale a 49% do total deste ano.

Nesses oito primeiros meses do ano, o fogo se alastrou principalmente em áreas de vegetação nativa, que representam 70% do que foi queimado. As áreas campestres foram as que os incêndios mais afetaram, representando 24,7% do total. Formações savânicas, florestais e campos alagados também foram fortemente atingidos, representando 17,9%, 16,4% e 9,5% respectivamente. Pastagens representaram 21,1% de toda a área atingida.

Para o período, os estados do Mato Grosso, Roraima e Pará foram os que mais atingidos, respondendo por mais da metade, 52%, da área alcançada pelo fogo. São três estados da Amazônia, bioma mais atingido até agosto de 2024. O fogo consumiu 5,4 milhões de hectares do bioma nesses oito meses.

O Pantanal, até agosto de 2024 queimou 1,22 milhão de hectares, um crescimento de 249% nas áreas alcançadas por incêndios, em comparação à média dos cinco anos anteriores. A Mata Atlântica teve 615 mil hectares atingidos pelo fogo, enquanto que na Caatinga os incêndios afetaram 51 mil hectares. Já os Pampas tiveram apenas 2,7 mil hectares no período de oito meses.

Agosto

Na comparação entre agosto de 2023 e de 2024, os incêndios afetaram 3,3 milhões de hectares a mais este ano, registrando um crescimento de 149%. De acordo com a instituição, foi o pior agosto da série do Monitor de Fogo, iniciada em 2019.

Os estados do Mato Grosso, Pará e Mato Grosso do Sul foram os mais atingidos no mês. Chama a atenção o crescimento de 2.510% sobre a média de agosto de incêndios no estado de São Paulo, em relação a média dos últimos seis anos. Foram 370,4 mil hectares queimados este ano, 356 mil hectares a mais do que nos meses de agosto de anos anteriores.

“Grande parte dos incêndios observados em São Paulo tiveram início em áreas agrícolas, principalmente nas plantações de cana-de-açúcar, que foram as áreas mais afetadas do estado”, destaca a pesquisadora Natália Crusco.

Os biomas Cerrado e Amazônia, foram os que mais queimaram, representando respectivamente 43% e 35% e de toda a área antiqueimada no Brasil no período.

De acordo com a coordenadora técnica do Monitor do Fogo, Vera Arruda, o aumento das queimadas no Cerrado foi alarmante em agosto “O bioma, que é extremamente vulnerável durante a estiagem, viu a maior extensão de queimadas nos últimos seis anos, refletindo a baixa qualidade do ar nas cidades.”

Fonte: Agência Brasil



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 12 de Setembro de 2024
Notícias

Coordenador do curso de Medicina da Ages de Irecê, Augusto Césare, será palestrante do evento

Nos últimos anos, a inteligência artificial (IA) está cada vez mais presente na Medicina. No entanto, essa revolução tecnológica também traz consigo uma série de questionamentos, principalmente entre pacientes. Esse é o tema que o médico cardiologista, coordenador do curso de Medicina da Faculdade Ages/Inspirali de Irecê, Augusto Césare, irá tratar durante sua palestra na Feira Regional de Negócios Multissetorial, Agro e Construção Civil (Fernacc), maior evento do segmento no centro-norte baiano, no dia 15/09, às 17h, no Estádio Municipal.

“A inteligência artificial já é uma realidade na nossa sociedade no século XXI, nos smartphones, computadores, os aplicativos, nós utilizamos a inteligência artificial de diversas formas. Na Medicina, a IA vem sendo incorporada, mas existe certo receio da população em relação ao seu uso: se vai tornar melhor o atendimento dos pacientes, se vai beneficiar efetivamente os pacientes”, pontuou.

Ainda segundo Augusto Césare, existe também falta de conhecimento acerca do papel do médico associado a inteligência artificia, sobre a relação médico-paciente e o quanto isso afetaria a humanização do atendimento. 

“Durante a Fernacc irei abordar justamente isso, sobre o que é inteligência artificial, qual é a situação atual dos médicos nos atendimentos, na atividade médica e na relação médico-paciente e como a inteligência artificial pode afetar de forma positiva, tanto no relacionamento médico-paciente, como também na melhor efetividade da prática médica, uma acurácia no diagnóstico e melhores resultados para o paciente”, finalizou o coordenador do curso de Medicina da Ages/Inspirali. 

Inscrições

A Feira Regional de Negócios Multissetorial, Agro e Construção Civil (Fernacc), acontece no Estádio Municipal de Irecê, entre os dias 12 e 15 de outubro. Para participar da palestra é necessário fazer a inscrição gratuita por meio do telefone (74) 9 9968-5545.

Fonte: Ascom - Ages



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 12 de Setembro de 2024
BRASIL

Foto: Reprodução

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), disse nesta quarta-feira (11) que o governo avalia implementar a volta do horário de verão para economizar energia diante do cenário de estiagem no Brasil.

“Quando há qualquer possibilidade que aponte um caminho de uma solução para a modicidade tarifária e para a segurança do setor, é importante ser avaliada. Então, nós estamos na fase de avaliação da necessidade ou não de horário de verão”, disse.

O ministro ressaltou que o horário de verão está sendo debatido, mas ainda não existe uma decisão acertada. Silveira afirmou também que há outros efeitos da volta do horário de verão a serem considerados, como a questão econômica.

“Ele [horário de verão] tem outros efeitos que têm que ser analisados pelo governo como um todo, além da questão energética, que é a questão da economia. Ele impulsiona a economia do turismo, dos bares, dos restaurantes e a economia cotidiana”, afirmou.

O horário foi suspenso em 2019 durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Na época, o então chefe do Executivo disse que a mudança foi tomada com base em estudos que analisaram a economia de energia do período e como o relógio biológico da população é afetado.

Fonte: CNN Brasil



Compartilhar no Whatsapp






Quinta-feira, 12 de Setembro de 2024
Esporte

Bahia e Flamengo disputam uma vaga na semifinal da Copa do Brasil Crédito: Letícia Martins/EC Bahia

O Bahia vai jogar a sua sobrevivência na Copa do Brasil. Nesta quinta-feira (12), o tricolor encara o Flamengo, no Maracanã, pelo jogo de volta das quartas de final da competição. Como perdeu o jogo de ida por 1x0, em casa, o clube baiano precisa vencer por pelo menos dois gols de diferença para avançar à semifinal. Uma vitória simples no Rio de Janeiro leva a decisão para os pênaltis.

Em busca de um feito inédito, Rogério Ceni terá o retorno do atacante Rafael Ratão, que cumpriu suspensão no jogo de ida. Já o atacante Biel segue fora de ação. O Flamengo também tem desfalques. Machucados, Pedro, Cebolinha, Viña, Michael e De La Cruz estão fora. Léo Pereira, Gabigol e Arrascaeta treinaram e devem jogar. Confira informações sobre a partida.

TRANSMISSÃO

A partida entre Flamengo e Bahia terá transmissão ao vivo na TV Globo, em TV aberta, no Premiere, SporTV e Amazon Prime, em TV fechada. A bola rola às 21h45.

Em busca de um feito inédito, Rogério Ceni terá o retorno do atacante Rafael Ratão, que cumpriu suspensão no jogo de ida. Já o atacante Biel segue fora de ação. O Flamengo também tem desfalques. Machucados, Pedro, Cebolinha, Viña, Michael e De La Cruz estão fora. Léo Pereira, Gabigol e Arrascaeta treinaram e devem jogar. Confira informações sobre a partida.

TRANSMISSÃO

A partida entre Flamengo e Bahia terá transmissão ao vivo na TV Globo, em TV aberta, no Premiere, SporTV e Amazon Prime, em TV fechada. A bola rola às 21h45.

PROVÁVEIS ESCALAÇÕES

Flamengo: Matheus Cunha, Wesley, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Léo Ortiz, Allan, Gerson e Arrascaeta; Luiz Araújo e Bruno Henrique. Técnico: Tite.

Bahia: Marcos Felipe, Arias, Gabriel Xavier, Kanu e Luciano Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas, Everton Ribeiro e Cauly; Thaciano e Everaldo. Técnico: Rogério Ceni.

ARBITRAGEM

O árbitro da partida será Braulio Da Silva Machado (SC). Ele terá como auxiliares Guilherme Dias Camilo (MG) e Alex Ang Ribeiro (SP).

VAR: Daiane Caroline Muniz Dos Santos (SP).

Fonte: Correio



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024
ELEIÇÕES 2024

Candidatura de Rubens Bonfim cresce ainda mais com apoio decisivo de professor Renato

Em uma reunião realizada nesta quarta-feira, 11, a oposição no município de Central alcançou um marco decisivo para as eleições de 2024.

O ex-prefeito Renato do Boi (PSB), que era candidato a prefeito nestas eleições, anunciou apoio a Rubens Bonfim (MDB). A decisão de Renato foi tomada em prol do coletivo e da população, evitando uma divisão na oposição que poderia favorecer o candidato da situação.

Renato, que foi eleito em 2020 com 5.782 votos e governou Central por um ano, deixou um legado importante, especialmente na saúde e na regularização dos salários dos servidores públicos. Sua desistência é vista como um passo estratégico, mostrando maturidade política e comprometimento com o futuro do município.

Rubens Bonfim, que sempre manteve o diálogo aberto para unir a oposição, tem como vice o experiente Roberto Cunha. Especialista em planejamento e gestão pública, Rubens tem ganhado cada vez mais apoio popular. Além de Renato, o médico Moisés Lima, que era seu vice, também aderiu ao projeto de desenvolvimento de Central.

Com essa união de forças e o desejo da população por uma gestão competente, a candidatura de Rubens Bonfim ganha ainda mais força, consolidando-se como favorita para as eleições.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024
Notícias

Localizada no Polo Agroindustrial e Bioenergético do Médio São Francisco, região desponta com grande potencial produtivo e de irrigação — Foto: divulgação

A cidade de Barra, no oeste baiano, assumirá o centro do palco da fruticultura irrigada no Brasil em outubro. Isso porque a região vai sediar o primeiro seminário exclusivamente voltado para atividade na Bahia, estado que é o segundo maior produtor de frutas frescas do País, atrás apenas de São Paulo.

O I Seminário da Fruticultura Irrigada acontecerá nos dias 18 e 19 de outubro deste ano e promete apresentar as “oportunidades e inovações no solo baiano”, tema do evento. Barra está localizada no Polo Agroindustrial e Bioenergético do Médio São Francisco, região que vem apresentando grande potencial produtivo resultado de uma localização privilegiada para a logística e abundância de recursos hídricos.

“A cidade é banhada pelos rios Grande e São Francisco, o que vem proporcionando o cultivo de diversos frutos como o cacau, a uva, o coco e a melancia de forma cada vez mais tecnificada e moderna”, conta o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Barra (SindBarra), Marco Caviola. A entidade realiza o evento em parceria com empresas privadas da região.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia (SDE) aposta no projeto do Polo na região, que tem previsão de gerar 21,5 mil empregos diretos, com um aporte de investimentos privados na ordem de R$ 2,3 bilhões nos empreendimentos em implantação e em análise, localizados nos municípios de Barra e Muquém de São Francisco.

O I Seminário da Fruticultura Irrigada acontecerá no Barra Frutos e contará com ampla programação de painéis, minicursos e visitas a campo.

Fonte: Revista Cultivar



Compartilhar no Whatsapp