O prefeito de Irecê, Elmo Vaz, participou da abertura da 6ª edição do Encontro de Prefeitos, promovido pela União dos Municípios da Bahia (UPB), que ocorre até este sábado 17, no Senai Cimatec em Salvador. A solenidade de abertura contou com a presença do governador Rui Costa, de parlamentares baianos e prefeitos de mais de 320 municípios do estado.
Na ocasião, Elmo Vaz destacou a importância do evento. “A união dos prefeitos nesse momento de crise tem fortalecido ainda mais a luta municipalista na busca de conquistas importantes”, afirmou.
Durante o evento, o prefeito aproveitou para assinar o Termo de Adesão do município com o programa Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac), do Governo Federal. “Com essa ação vamos disponibilizar acesso à Internet e mais um conjunto de outros serviços de inclusão digital à comunidades excluídas do acesso à rede mundial de computadores”, afirmou. “As localidades beneficiadas são Achado, Baixão de Zé Preto, Fazenda Nova, Meia Hora, Mocozeiro, Queimada Nova dos Rodrigues, Vila Castro, Lagoa Nova, Angical, Umbuzeiro, Queimada do Floriano e Itapicuru”.
Fonte: Ascom/PMI
A Prefeitura de Irecê, por meio da Secretaria de Infraestrutura, inicia uma grande ação que vai urbanizar mais de uma centena de ruas e vias por toda a cidade. O Programa Urbaniza Irecê, viabilizado por meio de recursos próprios e parcerias com os governos Estadual e Federal via emendas parlamentares, vai transformar a infraestrutura urbana em diversos bairros e povoados, que vão receber, além de pavimentação asfáltica, construção de passeios e instalação de meios-fios com acessibilidade garantida para todos os cidadãos. O pacote de obras prevê também o recapeamento de algumas avenidas, levando o benefício a mais de 100 ruas e avenidas.
A primeira etapa do programa começou pela Vila Nobelino e o bairro São Francisco com a construção de passeios e instalação de meios-fios. E agora já está chegando no Bairro Asa Sul, onde 14 ruas estão sendo completamente urbanizadas com asfalto, calçadas e meios-fios. Para o prefeito Elmo Vaz, o lançamento do programa Urbaniza Irecê é mais um passo dado pelo município em busca de maior qualidade de vida para os cidadãos. "Essa ação vai promover uma série de melhorias no dia-a-dia dos moradores, pois vai influir positivamente na saúde e no bem-estar das pessoas, além de melhorar o acesso tanto para pedestres quanto para veículos. E, indiretamente, vai incentivar a atração de comércios e serviços para as comunidades, promovendo assim valorização dos imóveis da região. Investir em urbanização é investir na melhoria de vida", afirma Elmo.
As obras do Programa Urbaniza Irecê vão pavimentar em sua primeira etapa mais de 50 ruas e avenidas, além de construir passeios e instalar meios-fios nas áreas beneficiadas. "É uma intervenção de grande vulto para a infraestrutura do nosso município, pois estamos falando de vários bairros distribuídos por toda Irecê. Na segunda etapa vamos fazer a ampliação da av. Adolfo Moitinho no trecho entre a rodoviária e a Uneb com apoio do governo estadual e também, completamente com recursos próprios, a av. Raimundo Bomfim. O benefício vai chegar ainda, nesta etapa, aos povoados de Itapicuru, Umbuzeiro e Recanto 1 e 2. E não vamos parar por aqui, pois iniciamos o governo com um ritmo de muito trabalho, e será assim até o último dia", garante o Prefeito Elmo Vaz.
Cronograma da 1º Etapa - O Programa Urbaniza Irecê está acontecendo no bairro Asa Sul e já na próxima semana inicia as obras no bairro Coopirecê.
Confira a relação completa de vias urbanas que serão contempladas nesta etapa inicial do programa:
Alto do Moura: Rua Fernando de Noronha.
Asa Sul: Rio do Ouro; Rua Rio Itapicuru; Rua Rio Cuiabá; Rua Rio Amazonas; Rua Rio Paraguaçu; Rua Rio Tietê; Rua Rio Jacaré; Rua Domício Marques Dourado; Rua C; Rua D; Rua I; Rua M.
Baixão de Sinésia: Rua André Vidal; Rua Mirangaba; Rua São Timóteo e Rua Travessa Caldeirão Grande.
Coopirecê: Avenida Buenos Aires, Rua A, Rua Benigna de Castro; Rua C, Rua D, Rua Constância da Silva; Rua Florisvaldo Oliveira Costa; Rua Joaquim Justiniano; Rua Luiz Carlos Prestes; Rua Joaquina da Silva; Rua José Silva Dourado; Rua José de Castro.
Ieda: Avenida Dr. Hermenilton Dourado.
Paraíso: Avenida A; Rua B; Rua C; Rua D; Rua E; Rua F; Rua G; Rua H; Rua I; Rua J; Rua M; Rua P; Rua Capim Grosso; Rua Santana.
São José: Avenida Rosa Lopes Soares.
Shampoo Charme/Ginásio de Esportes: Rua H. da S. Dourado; Rua Hilton Pereira Nunes; Rua J. F. de Oliveira; Rua Professor Costa Pinto; Rua Tenente Epaminondas de Castro Dourado; Rua Teotônio Dourado Filho.
Fonte: Ascom/PMI
Durante 10 anos, a empresária Taíse Torres e o cigarro eram uma dupla quase “inseparável”.
Taíse parou de fumar há quase dois anos e meio, e hoje mostra que é possível sim ter uma vida ativa e saudável longe do vício. Ela serve de inspiração para muitos que precisam ter força de vontade para parar. Taíse trocou a falsa satisfação que sentia fumando pela saudável prática de andar de bicicleta pelas ruas e estradas de Irecê e região.
“Fumei por mais de 10 anos e comprei uma bike com o propósito de deixar de fumar, (sic) o que aconteceu em um mês de pedal, (sic) atualmente, tenho dois anos e cinco meses sem fumar”, diz.
Torres, que é proprietária de uma empresa de dedetização e construção civil em Irecê, lançou o “Pedal Beneficente”, quando completou dois anos sem fumar, com o objetivo de percorrer em apenas um dia 240 quilômetros e arrecadar 2400 quilos de alimentos para o Maanaim – instituição que presta atendimento a dependentes do álcool e outras drogas.
“Esse ano, além de fazer um pedal de 360 quilômetros e arrecadar 3600 quilos de alimentos para o Maanaim, o “Pedal Beneficente” lançou a Campanha Respeite o Ciclista, com o intuito de conscientizar tanto os ciclistas a pedalar de madeira correta, como motoristas que trafegam na região”. Para Taíse, o ciclismo mudou sua vida: “ tenho o compromisso de incentivar todas as pessoas que queiram iniciar os pedais. O pedal mudou minha vida e é com gratidão que eu tento incentivar a todos conhecerem essa atividade”, finalizou.
Fonte: Central Notícia
“Não tinha uma loja específica de presentes em Irecê, e vi nesse nicho a possibilidade de empreender”. Esse foi o pensamento de Andressa Coelho, microempreendedora individual (MEI), que há 11 meses abriu a UP Presentes Criativos. Loja que comercializa presentes diferenciados e personalizados como almofadas temáticas, copos com mensagens, plaquinhas de parede, jogos com temas divertidos e outros objetos que são voltados para um público mais exigente e criativo.
Antes de abrir a loja, Andressa procurou o Sebrae, buscando orientações e cursos sobre gestão, finanças e marketing. “Sempre busquei no Sebrae um apoio para me orientar e me capacitar. Antes mesmo de abrir a loja eu já era MEI, e isso me fez enxergar todos os benefícios que o microempreendedor individual pode ter, como nota fiscal, licença maternidade e contribuição para o INSS, por exemplo”, diz.
A técnica do Sebrae em Irecê, Rosiane Cordeiro, ressalta a importância da capacitação para o sucesso da empresa. “O empreendedor precisa sempre se reciclar. É uma forma de conhecer novas técnicas e produtos para inovar e oferecer ao cliente o que há de melhor no mercado. Nós, do Sebrae, estamos à disposição para ajudar, orientar e sugerir cursos e capacitações para o microempreendedor individual”, aconselha.
Com quase um ano no mercado, Andressa lista os desafios, mas também vê um horizonte de possibilidades. “Comecei em um espaço pequeno, sem pagar aluguel, e com muita vontade de empreender. Aos poucos, vou adquirindo experiência, aumentando o meu leque de produtos e aperfeiçoando a gestão. A meta é ter um ponto mais no centro da cidade, e conquistar aqueles clientes que ainda não conhecem a minha loja”, conta a empreendedora.
Durante esse período, ela participou de vários cursos e palestras realizadas pelo Sebrae, e vê na capacitação uma forma de adquirir conhecimento e expandir o empreendimento. “Faço questão de participar de tudo que o Sebrae realiza. Atendimento, gestão, marketing, vendas e inovação são alguns temas que sempre procuro conhecer mais de perto”, destaca.
Para Andressa, a opção de vender presentes, é uma forma de realizar os desejos de uma forma criativa e agradar uma parcela de um público exigente e que busca novidades constantemente. “Eu busco o diferencial. Como minha loja é ao lado da minha casa, não tenho hora de atender o cliente e quase sempre estou à disposição. Faço também pedidos personalizados, e quando falta alguma coisa que o cliente procura na loja, peço imediatamente”.
Fonte: Agência Sebrae de Notícias Bahia/ Nara Zaneli
Em entrevista concedida a emissora de rádio local, o procurador do município de Irecê, Alex Machado, desmentiu nesta terça-feira (13) os boatos plantados em veículos de comunicação e mídias sociais referentes à contratação de uma clínica de saúde do município.
Na ocasião, o procurador esclareceu que o município agiu completamente dentro da lei, abrindo um procedimento de credenciamento para as clínicas de saúde. “A ação é padrão, e todos os interessados em prestar serviço para o município podem se credenciar”, explicou. “A referida clínica já vinha prestando serviço para o município desde 2013, ou seja, desde a gestão passada. Isso só prova a irresponsabilidade dos denunciantes”.
Ainda segundo Alex Machado, o município sequer tem a obrigação de fazer o pagamento do valor integral previsto no credenciamento. “De maio de 2017 até de março de 2018 a Prefeitura de Irecê gastou R$ 387 mil referente ao contrato com a clínica, pouco mais de 1/3 do valor em contrato”, afirmou. ”A título de comparação, em 2014 e 2015, quando a mesma clínica prestava serviço para a gestão anterior, os valores pagos pela Prefeitura na ocasião foram maiores do que o contratado agora”.
O procurador aproveitou para criticar esse tipo de denúncia, classificada por ele como “irresponsável”. “O que não vamos permitir é que os órgãos de controle sejam usados para fazer política. Denunciação caluniosa é crime, e o município e as pessoas que se sentiram prejudicadas devem ir atrás da reparação dos seus direitos”, explica. “Um boato irresponsável como esse mobiliza improdutivamente o Ministério Público e demais órgãos, que são obrigados a abrir procedimentos e notificar as pessoas, e, invariavelmente, é constatado que tudo foi feito dentro da lei”.
Fonte: Central Notícia
O chicote do americano Leapin' Louie estalava forte no ar acompanhando de 'ohh!' e 'ahh!' de dezenas de pessoas que assistam ao redor. Logo adiante, as bolhas gigantes da palhaça Vanda Cortez envolviam as crianças, que também se engajaram (junto com os adultos) na pintura dos painéis de madeira da artista plástica Tova Snyder, registrando em tempo real as cenas da 14º edição do Festival Internacional de Artistas de Rua da Bahia. O evento é uma realização da Selma Santos Produções e Eventos, e contou com apoio amplo da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e da Prefeitura de Irecê, que se articulou para trazer o festival ao município na última terça e quarta-feira (7 e 8).
"Que surpresa boa! É tão difícil a gente ver esses artistas assim, não acontece todo dia. A gente precisa de mais cultura na nossa vida", afirmou Luciana, que trouxe os seus filhos para assistir as apresentações. "Mãe, mãe, mãe! Olha lá o que ele fez!", apontava empolgado o pequeno Lucas ao ver o Gran Finale da apresentação do malabarista uruguaio Mauro Cosenza. Em outro momento, as atenções se direcionaram para a performance da acrobata ireceense Érica Vilela, que flutuou aos olhos do público com suas técnicas de acrobacias com tecidos.
A cultura regional foi bem representada com a pintura em xilogravura e as apresentações de samba de roda e coco, cortesia do grupo As Nega e que envolveu fortemente o público. A interação entre artistas e público foi um ponto alto do evento, e que foi enaltecido pelo secretário de Cultura, Sólon Baretto, que comemorou a realização do Festival de Rua na praça pública em Irecê. "O que a gente tira de mais importante do festival é a recepção da população ireceense as diversas linguagens culturais, as expressões multiculturais. Vimos com felicidade a forma como as pessoas interagiram com os artistas, com as apresentações", enaltece o secretário.
Para o prefeito Elmo Vaz, que acompanhou os dois dias de programação do evento, Irecê é um grande celeiro cultural que deve ser estimulado por ações afirmativas de valorização da arte e dos artistas. "O festival de rua é um evento que traz as pessoas para viver e sentir a arte em sua plenitude na praça pública, um lugar para todos os cidadãos. Pretendemos promover cada vez mais ações dessa natureza para envolver e integrar a população", afirma.
Fonte: Ascom/PMI
A ação pela saúde e direito da mulher, que faz parte da programação da campanha 'Março Mulher', foi realizada com sucesso na tarde da sexta-feira (9) na quadra da escola ACM. A atividade foi promovida pelo CRM (Centro de Referência da Mulher) e Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, com as parcerias da Faculdade de Irecê (FAI) e Clínica de Hemodiálise.
As mulheres participaram de aulões de zumba, Yoga e Chi Kung, aferição de glicemia, pressão arterial e peso, além de serviço de testagem rápida para algumas doenças como hepatite A e B, HIV e sífilis; entre outras ações. “Que maravilha isso aqui. Já passei pela enfermeira que mediu meu açúcar no sangue, pressão, e meu IMC (Índice de Massa Corporal). Agora já estou saindo com as minhas requisições de exames para fazer. Foi muito bom”, comemora a moradora do Baixão de Sinésia, Reginalva dos Santos.
Para dona Cláudia Barbosa da Silva, 77 anos, o atendimento que recebeu foi uma experiência bastante interessante, já que contou com atenção clínica e também aulas de educação corporal. “Já conferiram minha pressão, glicose, me pesei. Agora estou aqui assistindo às aulas de zumba, e vendo o quanto as mulheres estão se divertindo. Isso aqui é muito bom, e esperamos que todo ano tenha pois estamos muito satisfeitas”, ressaltou.
A iniciativa também contou com atividades culturais e a distribuição de 80 mudas de árvores nativas, ações promovidas pelas secretarias de Cultura e Meio Ambiente, respectivamente.
Fonte: Ascom/PMI
Visando fortalecer ainda mais a comunicação com a comunidade e seus cidadãos, a Prefeitura de Irecê lançou oficialmente as Ouvidorias da Saúde e Educação na tarde desta terça-feira (6). O ato contou com a presença do ouvidor geral Fábio Nunes; do prefeito de Irecê, Elmo Vaz; da secretária de Saúde, Ana Cácia Nunes Dourado; do secretário de Educação, Agnaldo Freitas; e demais secretários municipais.
“É com muito orgulho que estamos neste momento cumprindo mais um compromisso de campanha, onde falamos da implantação das Ouvidorias da Saúde e Educação”, destacou o prefeito Elmo Vaz. “É mais um canal disponível à população para crítica, elogios, sugestões, em que temos como obrigação ouvir, registrar, resolver e dar retorno aos cidadãos”, explicou.
Para o ouvidor geral Fábio Nunes, “essa ocasião é muito importante para a história administrativa e política de Irecê, pois é o momento em que a gestão se volta às necessidades do povo através das Ouvidorias”, afirmou, destacando o fato de Irecê ser a primeira cidade do interior do estado a implantar ouvidorias específicas para as áreas de educação e saúde.
Deseja fazer uma crítica, elogio ou sugestão? Anota aí:
(74) 3641-7274 para Ouvidoria da Educação
(74) 3642-2468 para Ouvidoria da Saúde
(74) 3688-6525 para Ouvidoria Geral
Fonte: Ascom/PMI
“Nós moramos 15 anos aqui, à beira do esgoto. Hoje, graças a Deus não tenho mais dor de cabeça por conta do mau cheiro e meu netinho Kailan, de 1 ano e 6 meses, já não tem mais febres, que eram constantes”, comemora Dona Ivoneide Sales Gomes, uma das beneficiadas pela obra realizada no bairro São Francisco.
Em pouco mais de um ano a Prefeitura de Irecê já canalizou 3,5 quilômetros de esgotos, que antes corriam a céu aberto. A ação é uma demanda histórica, que contribui diretamente na melhoria da saúde população, e já aconteceu nos bairros Shampoo Charme, Iêdas I, II e III, Ginásio de Esportes, Fundação Bradesco e São Francisco.
De acordo com o prefeito Elmo Vaz, as obras foram realizadas com recursos próprios. “A Prefeitura está buscando a liberação de recursos junto ao Governo Federal para expandir essas obras e enfim implantar o projeto de esgotamento sanitário e tratamento dos esgotos em Irecê”, explica. “Fomos recentemente ao Ministério das Cidades, onde apresentamos ofício assinado pelo governador Rui Costa, que autoriza o município a executar as obras”, explica o gestor.
Elmo Vaz explica cidades do porte de Irecê, com população abaixo de 100 mil habitantes, possuem rede de esgotamento sanitário e tratamento dos esgotos apenas em conjuntos habitacionais, o que não contempla nem 5% da população. “Infelizmente, na Bahia, só existe rede de esgotos em cidades acima de 150 mil habitantes, como Barreiras, Vitória da Conquista e municípios do entorno de Salvador”, explica. “Essa é a nossa realidade, mas estamos o tempo inteiro invertendo a lógica: saneamento é saúde, pois previne doenças. Por isso fazemos questão de investir nessa área, mesmo sabendo que nem todos valorizam”.
Fonte: Ascom/PMI
Na manhã desta segunda-feira (05), cerca de 100 produtores rurais da região de Irecê ocuparam a sede da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba), e em protesto pelas principais ruas da cidade, contestaram a demora na entrega do perímetro irrigado do Baixio de Irecê.
Ao Central Notícia, o produtor do grupo Irriga Bahia e coordenador do movimento, Mário César, disse que tem uma área no Baixio de Irecê. “Estamos parados há dois anos (sic), nós viemos para cá hoje com o intuito de produzir. A Codevasf está praticamente sem dinheiro para tocar as obras. Vai dinheiro pra Pernambuco, ‘Salitre’ e para outros projetos, mas para cá não vem recurso”.
De acordo com Mário, um dos pedidos é que o Ministério da Integração destine recursos para construir estradas para escoamento da produção e para melhorar as estradas de cesso ao Baixio, que estão intransitáveis. “ A forma como foi desenhado esse projeto foi antes da alteração da “Lei de Irrigação”, o que não permite aos agricultores de terem acesso à créditos em instituições financeiras”, disse.
O produtor ainda chamou a atenção para a geração de empregos para a região de Irecê. “ Só na primeira etapa poderão ser gerados cerca de 5 mil empregos e aproximadamente 25 mil até o final. Por falta de trabalho, muitas pessoas estão indo embora daqui (sic), é uma região em que as pessoas migram muito. Por outro lado, vejam o exemplo de Juazeiro e Petrolina (sic), hoje são cidades conhecidas mundialmente pela exportação de frutas de qualidade. O Baixio de Irecê poderá fazer igual ou melhor (sic) é só boa vontade que está faltando”, completou.
O Baixio de Irecê compreende uma área de 59 mil hectares e interliga os municípios de Itaguaçu da Bahia e Xique-Xique.
Além de produtores, participaram da manifestação membros da ACI – Associação dos Irrigantes do Perímetro Irrigado do Baixio de Irecê, Câmara de Dirigentes Lojistas de Irecê (CDL), Sindicato dos Produtores Rurais da Região de Irecê (SINPRI), COPIRECÊ - Cooperativa agropecuária Mista regional de Irecê e do grupo Irriga Bahia.
Fonte: Central Notícia
Foto: reprodução O município de Irecê conquistou o Nível Prata d...
Em busca de novos investimentos, Tacinho Mendes fortalece Jussara com articulações em Salvador O prefeito de...
Foto: reprodução A refinaria de Mataripe hoje comandada pela empresa Ace...
Foto: reprodução Uma aeronave que seguia de Barreiras para Salvador prec...
Após destaque no Campeonato Baiano, Marcelo Pereira foi decisivo na semifinal contra o Castelo, garantindo o retorno do Vil...