Ex-presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), o prefeito Elmo Vaz celebra a inauguração do empreendimento, que ocorre nesta sexta-feira (23), na região de Irecê localizada no Vale do Médio São Francisco. Fruto de sua articulação política durante período em que esteve à frente da Companhia, o gestor destacou as possibilidade que se abrirão para todos os irrigantes da região com essa iniciativa
“Com a conclusão do projeto, a expectativa é de que sejam gerados cerca de 5 mil empregos diretos e indiretos, beneficiando toda a região”, explica. “Além disso, a agricultura irrigada permitirá alta produtividade e a introdução de culturas mais lucrativas e utilização de tecnologias para conservação e melhoria dos solos”.
Para Elmo Vaz, é um sonho ver o Baixio de Irecê entrar definitivamente em operação. “Sinto-me parte disso, pois, enquanto estive à frente da Codevasf, tirei o projeto do papel e ajudei para que este dia chegasse. Parabenizo a direção da Codevasf, a Presidência da República, o Ministério da Integração, além dos agricultores, por este momento”.
O Projeto Baixio de Irecê está localizado na região do Vale no Médio São Francisco, entre os municípios de Itaguaçu da Bahia e Xique-Xique. A ação vai contribuir para o desenvolvimento da região semiárida, através da agricultura irrigada, aumentando as oportunidades de emprego e contribuindo com progresso regional. Na ocasião, é esperada a presença do presidente Michel Temer, do presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Avelino Neiva, além de prefeitos e autoridades da região.
Fonte: Ascom/PMI
A iniciativa faz parte de uma série de ações visando a organização do tráfego de veículos da cidade. As inscrições acontecem de 19/03 a 15/04 no site . Poderão ser contratados até dez agentes nos próximos 12 meses, dentro do que prevê a lei municipal. “Estamos caminhando para que nossa cidade tenha um trânsito mais organizado. Essa é uma das principais queixas da nossa população” explica o prefeito Elmo Vaz.
De acordo com o Superintendente da CMTT, Ronaldo Miron, outras ações também serão realizadas para organizar de vez o trânsito da cidade. Uma das principais ações foi a legalização da Zona Azul e o processo licitatório para gerenciamento dos estacionamentos públicos. “Estamos comprando novos semáforos para serem instalados em diversos cruzamentos, a exemplo da Avenidas Santos Lopes, 1º de Janeiro e Adolfo Moitinho”, explica Ronaldo. “Também já licitamos a contratação do pátio municipal de veículos e guincho para remover veículos infratores. A iniciativa vai funcionar 24 horas, sete dias por semana”.
Outra ação em curso é o edital para contratação de fiscalização eletrônica. “Vamos instalar radares e lombada eletrônica nas Avenidas Santos Lopes, 1º de Janeiro e Coronel Terêncio Dourado, além da fiscalização de avanço do sinal em alguns semáforos da cidade”, diz. “Já estamos sinalizando as vagas da Zona Azul. Além disso, as faixas de pedestres estão sendo revitalizadas, bem como a demarcação de vagas para idosos e deficientes”.
Implantação da Zona Azul - Segundo o coordenador da CMTT, a Zona Azul entrará em funcionamento a partir do dia 09/04. “Serão 492 vagas para veículos, 100 vagas para motocicletas a serem implantadas com o uso de sistema digital, e pagamento das horas através do uso de equipamentos eletrônicos emissores de tickets de estacionamento. Nos primeiros 30 dias o motorista fará toda a tratativa para o estacionamento, mas ainda sem efetuar o pagamento. É a fase educativa da ação”, esclarece Ronaldo Miron. “A melhoria do transito local será imediata. As principais cidades do país tem Zona Azul, especialmente no Centro. É uma ação que vai beneficiar a todos”, finalizou.
Fonte: Ascom/PMI
Na noite desta segunda-feira (19), por volta das 19h, Antônio Félix da Silva, o Tonhão foi morto pela polícia. Em nota, a polícia informou que ele atirou contra equipes da Polícia Civil e guarnição da Companhia Independente de Policiamento Especializado – Semiárido (Cipe – Semiárido). Tonhão ainda foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. A polícia apreendeu ao lado dele um revólver calibre 38. As informações são da Cipe – Semiárido.
Na casa de Tonhão, a polícia encontrou um revólver calibre 38 e outro de calibre 32. Diante da situação, foi presa em flagrante uma mulher identificada por Neilda Dias da Silva, esposa de Antônio.
Ainda de acordo com a polícia, Tonhão e Neilda são pais de “Catorze” e “Kinho”, líderes do tráfico de drogas das Ruas da Pedra, Ireineu Novais e Rua do Brega. Eles [Tonhão e Neilda] eram os responsáveis por liderar o tráfico em nome de seus filhos, onde realizava pagamentos e venda de armas. Conforme a polícia, os filhos estão na Penitenciária Lemos de Brito (PLB), em Salvador, e continuam liderando o tráfico de drogas na região e também encomendando vários homicídios na cidade.
Fonte: Central Notícia
Nessa segunda-feira (19) o prefeito Elmo Vaz assinou, em Brasília, um termo de compromisso com o Ministério de Educação (MEC) para implantação do curso de Medicina em Irecê. “Esse é um fato histórico, que precisa ser comemorado. A partir de agora abrigaremos futuros médicos da região e de outras cidades. Antes essas pessoas tinham que ir morar em outras cidades e até no exterior para cursar Medicina, e agora ficarão em sua própria região”, afirmou. “Irecê se torna, cada vez mais, em um polo universitário”. O prefeito esteve acompanhado da secretária de Saúde, Ana Cacia Nunes; o secretário de Governo, Jazon Júnior e o vereador Paulinho do Destak.
Durante o processo de avaliação do MEC, Irecê recebeu anteriormente uma visita técnica para considerar a aprovação. “Os profissionais do Ministério vieram de Brasília e passaram três dias na cidade vistoriando, fazendo reuniões, confirmando tudo que nós informamos sobre a quantidade de leitos de hospitais, de UPA, Casa de Parto e Samu”, afirmou Elmo. O MEC visitou a estrutura de saúde pública, entre hospitais e unidades de atendimento, em oito municípios da região de Irecê para avaliar a demanda local por um curso superior da área de saúde. "Foram muitas reuniões com secretários de saúde e educação da região durante esse processo", salienta o prefeito.
A expectativa da prefeitura é que o curso agregue outros ganhos em políticas públicas para o município e região. “Espero que o Governo Federal dê continuidade a programas de financiamento, como o FIES e outros que fomentam a Educação e ajudam o estudante universitário. Esse é um fato histórico, um dos mais importantes acontecimentos dos últimos tempos”, ressalta o gestor.
Fonte: Ascom/PMI
O prefeito de Irecê, Elmo Vaz, participou da abertura da 6ª edição do Encontro de Prefeitos, promovido pela União dos Municípios da Bahia (UPB), que ocorre até este sábado 17, no Senai Cimatec em Salvador. A solenidade de abertura contou com a presença do governador Rui Costa, de parlamentares baianos e prefeitos de mais de 320 municípios do estado.
Na ocasião, Elmo Vaz destacou a importância do evento. “A união dos prefeitos nesse momento de crise tem fortalecido ainda mais a luta municipalista na busca de conquistas importantes”, afirmou.
Durante o evento, o prefeito aproveitou para assinar o Termo de Adesão do município com o programa Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac), do Governo Federal. “Com essa ação vamos disponibilizar acesso à Internet e mais um conjunto de outros serviços de inclusão digital à comunidades excluídas do acesso à rede mundial de computadores”, afirmou. “As localidades beneficiadas são Achado, Baixão de Zé Preto, Fazenda Nova, Meia Hora, Mocozeiro, Queimada Nova dos Rodrigues, Vila Castro, Lagoa Nova, Angical, Umbuzeiro, Queimada do Floriano e Itapicuru”.
Fonte: Ascom/PMI
A Prefeitura de Irecê, por meio da Secretaria de Infraestrutura, inicia uma grande ação que vai urbanizar mais de uma centena de ruas e vias por toda a cidade. O Programa Urbaniza Irecê, viabilizado por meio de recursos próprios e parcerias com os governos Estadual e Federal via emendas parlamentares, vai transformar a infraestrutura urbana em diversos bairros e povoados, que vão receber, além de pavimentação asfáltica, construção de passeios e instalação de meios-fios com acessibilidade garantida para todos os cidadãos. O pacote de obras prevê também o recapeamento de algumas avenidas, levando o benefício a mais de 100 ruas e avenidas.
A primeira etapa do programa começou pela Vila Nobelino e o bairro São Francisco com a construção de passeios e instalação de meios-fios. E agora já está chegando no Bairro Asa Sul, onde 14 ruas estão sendo completamente urbanizadas com asfalto, calçadas e meios-fios. Para o prefeito Elmo Vaz, o lançamento do programa Urbaniza Irecê é mais um passo dado pelo município em busca de maior qualidade de vida para os cidadãos. "Essa ação vai promover uma série de melhorias no dia-a-dia dos moradores, pois vai influir positivamente na saúde e no bem-estar das pessoas, além de melhorar o acesso tanto para pedestres quanto para veículos. E, indiretamente, vai incentivar a atração de comércios e serviços para as comunidades, promovendo assim valorização dos imóveis da região. Investir em urbanização é investir na melhoria de vida", afirma Elmo.
As obras do Programa Urbaniza Irecê vão pavimentar em sua primeira etapa mais de 50 ruas e avenidas, além de construir passeios e instalar meios-fios nas áreas beneficiadas. "É uma intervenção de grande vulto para a infraestrutura do nosso município, pois estamos falando de vários bairros distribuídos por toda Irecê. Na segunda etapa vamos fazer a ampliação da av. Adolfo Moitinho no trecho entre a rodoviária e a Uneb com apoio do governo estadual e também, completamente com recursos próprios, a av. Raimundo Bomfim. O benefício vai chegar ainda, nesta etapa, aos povoados de Itapicuru, Umbuzeiro e Recanto 1 e 2. E não vamos parar por aqui, pois iniciamos o governo com um ritmo de muito trabalho, e será assim até o último dia", garante o Prefeito Elmo Vaz.
Cronograma da 1º Etapa - O Programa Urbaniza Irecê está acontecendo no bairro Asa Sul e já na próxima semana inicia as obras no bairro Coopirecê.
Confira a relação completa de vias urbanas que serão contempladas nesta etapa inicial do programa:
Alto do Moura: Rua Fernando de Noronha.
Asa Sul: Rio do Ouro; Rua Rio Itapicuru; Rua Rio Cuiabá; Rua Rio Amazonas; Rua Rio Paraguaçu; Rua Rio Tietê; Rua Rio Jacaré; Rua Domício Marques Dourado; Rua C; Rua D; Rua I; Rua M.
Baixão de Sinésia: Rua André Vidal; Rua Mirangaba; Rua São Timóteo e Rua Travessa Caldeirão Grande.
Coopirecê: Avenida Buenos Aires, Rua A, Rua Benigna de Castro; Rua C, Rua D, Rua Constância da Silva; Rua Florisvaldo Oliveira Costa; Rua Joaquim Justiniano; Rua Luiz Carlos Prestes; Rua Joaquina da Silva; Rua José Silva Dourado; Rua José de Castro.
Ieda: Avenida Dr. Hermenilton Dourado.
Paraíso: Avenida A; Rua B; Rua C; Rua D; Rua E; Rua F; Rua G; Rua H; Rua I; Rua J; Rua M; Rua P; Rua Capim Grosso; Rua Santana.
São José: Avenida Rosa Lopes Soares.
Shampoo Charme/Ginásio de Esportes: Rua H. da S. Dourado; Rua Hilton Pereira Nunes; Rua J. F. de Oliveira; Rua Professor Costa Pinto; Rua Tenente Epaminondas de Castro Dourado; Rua Teotônio Dourado Filho.
Fonte: Ascom/PMI
Durante 10 anos, a empresária Taíse Torres e o cigarro eram uma dupla quase “inseparável”.
Taíse parou de fumar há quase dois anos e meio, e hoje mostra que é possível sim ter uma vida ativa e saudável longe do vício. Ela serve de inspiração para muitos que precisam ter força de vontade para parar. Taíse trocou a falsa satisfação que sentia fumando pela saudável prática de andar de bicicleta pelas ruas e estradas de Irecê e região.
“Fumei por mais de 10 anos e comprei uma bike com o propósito de deixar de fumar, (sic) o que aconteceu em um mês de pedal, (sic) atualmente, tenho dois anos e cinco meses sem fumar”, diz.
Torres, que é proprietária de uma empresa de dedetização e construção civil em Irecê, lançou o “Pedal Beneficente”, quando completou dois anos sem fumar, com o objetivo de percorrer em apenas um dia 240 quilômetros e arrecadar 2400 quilos de alimentos para o Maanaim – instituição que presta atendimento a dependentes do álcool e outras drogas.
“Esse ano, além de fazer um pedal de 360 quilômetros e arrecadar 3600 quilos de alimentos para o Maanaim, o “Pedal Beneficente” lançou a Campanha Respeite o Ciclista, com o intuito de conscientizar tanto os ciclistas a pedalar de madeira correta, como motoristas que trafegam na região”. Para Taíse, o ciclismo mudou sua vida: “ tenho o compromisso de incentivar todas as pessoas que queiram iniciar os pedais. O pedal mudou minha vida e é com gratidão que eu tento incentivar a todos conhecerem essa atividade”, finalizou.
Fonte: Central Notícia
“Não tinha uma loja específica de presentes em Irecê, e vi nesse nicho a possibilidade de empreender”. Esse foi o pensamento de Andressa Coelho, microempreendedora individual (MEI), que há 11 meses abriu a UP Presentes Criativos. Loja que comercializa presentes diferenciados e personalizados como almofadas temáticas, copos com mensagens, plaquinhas de parede, jogos com temas divertidos e outros objetos que são voltados para um público mais exigente e criativo.
Antes de abrir a loja, Andressa procurou o Sebrae, buscando orientações e cursos sobre gestão, finanças e marketing. “Sempre busquei no Sebrae um apoio para me orientar e me capacitar. Antes mesmo de abrir a loja eu já era MEI, e isso me fez enxergar todos os benefícios que o microempreendedor individual pode ter, como nota fiscal, licença maternidade e contribuição para o INSS, por exemplo”, diz.
A técnica do Sebrae em Irecê, Rosiane Cordeiro, ressalta a importância da capacitação para o sucesso da empresa. “O empreendedor precisa sempre se reciclar. É uma forma de conhecer novas técnicas e produtos para inovar e oferecer ao cliente o que há de melhor no mercado. Nós, do Sebrae, estamos à disposição para ajudar, orientar e sugerir cursos e capacitações para o microempreendedor individual”, aconselha.
Com quase um ano no mercado, Andressa lista os desafios, mas também vê um horizonte de possibilidades. “Comecei em um espaço pequeno, sem pagar aluguel, e com muita vontade de empreender. Aos poucos, vou adquirindo experiência, aumentando o meu leque de produtos e aperfeiçoando a gestão. A meta é ter um ponto mais no centro da cidade, e conquistar aqueles clientes que ainda não conhecem a minha loja”, conta a empreendedora.
Durante esse período, ela participou de vários cursos e palestras realizadas pelo Sebrae, e vê na capacitação uma forma de adquirir conhecimento e expandir o empreendimento. “Faço questão de participar de tudo que o Sebrae realiza. Atendimento, gestão, marketing, vendas e inovação são alguns temas que sempre procuro conhecer mais de perto”, destaca.
Para Andressa, a opção de vender presentes, é uma forma de realizar os desejos de uma forma criativa e agradar uma parcela de um público exigente e que busca novidades constantemente. “Eu busco o diferencial. Como minha loja é ao lado da minha casa, não tenho hora de atender o cliente e quase sempre estou à disposição. Faço também pedidos personalizados, e quando falta alguma coisa que o cliente procura na loja, peço imediatamente”.
Fonte: Agência Sebrae de Notícias Bahia/ Nara Zaneli
Em entrevista concedida a emissora de rádio local, o procurador do município de Irecê, Alex Machado, desmentiu nesta terça-feira (13) os boatos plantados em veículos de comunicação e mídias sociais referentes à contratação de uma clínica de saúde do município.
Na ocasião, o procurador esclareceu que o município agiu completamente dentro da lei, abrindo um procedimento de credenciamento para as clínicas de saúde. “A ação é padrão, e todos os interessados em prestar serviço para o município podem se credenciar”, explicou. “A referida clínica já vinha prestando serviço para o município desde 2013, ou seja, desde a gestão passada. Isso só prova a irresponsabilidade dos denunciantes”.
Ainda segundo Alex Machado, o município sequer tem a obrigação de fazer o pagamento do valor integral previsto no credenciamento. “De maio de 2017 até de março de 2018 a Prefeitura de Irecê gastou R$ 387 mil referente ao contrato com a clínica, pouco mais de 1/3 do valor em contrato”, afirmou. ”A título de comparação, em 2014 e 2015, quando a mesma clínica prestava serviço para a gestão anterior, os valores pagos pela Prefeitura na ocasião foram maiores do que o contratado agora”.
O procurador aproveitou para criticar esse tipo de denúncia, classificada por ele como “irresponsável”. “O que não vamos permitir é que os órgãos de controle sejam usados para fazer política. Denunciação caluniosa é crime, e o município e as pessoas que se sentiram prejudicadas devem ir atrás da reparação dos seus direitos”, explica. “Um boato irresponsável como esse mobiliza improdutivamente o Ministério Público e demais órgãos, que são obrigados a abrir procedimentos e notificar as pessoas, e, invariavelmente, é constatado que tudo foi feito dentro da lei”.
Fonte: Central Notícia
O chicote do americano Leapin' Louie estalava forte no ar acompanhando de 'ohh!' e 'ahh!' de dezenas de pessoas que assistam ao redor. Logo adiante, as bolhas gigantes da palhaça Vanda Cortez envolviam as crianças, que também se engajaram (junto com os adultos) na pintura dos painéis de madeira da artista plástica Tova Snyder, registrando em tempo real as cenas da 14º edição do Festival Internacional de Artistas de Rua da Bahia. O evento é uma realização da Selma Santos Produções e Eventos, e contou com apoio amplo da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e da Prefeitura de Irecê, que se articulou para trazer o festival ao município na última terça e quarta-feira (7 e 8).
"Que surpresa boa! É tão difícil a gente ver esses artistas assim, não acontece todo dia. A gente precisa de mais cultura na nossa vida", afirmou Luciana, que trouxe os seus filhos para assistir as apresentações. "Mãe, mãe, mãe! Olha lá o que ele fez!", apontava empolgado o pequeno Lucas ao ver o Gran Finale da apresentação do malabarista uruguaio Mauro Cosenza. Em outro momento, as atenções se direcionaram para a performance da acrobata ireceense Érica Vilela, que flutuou aos olhos do público com suas técnicas de acrobacias com tecidos.
A cultura regional foi bem representada com a pintura em xilogravura e as apresentações de samba de roda e coco, cortesia do grupo As Nega e que envolveu fortemente o público. A interação entre artistas e público foi um ponto alto do evento, e que foi enaltecido pelo secretário de Cultura, Sólon Baretto, que comemorou a realização do Festival de Rua na praça pública em Irecê. "O que a gente tira de mais importante do festival é a recepção da população ireceense as diversas linguagens culturais, as expressões multiculturais. Vimos com felicidade a forma como as pessoas interagiram com os artistas, com as apresentações", enaltece o secretário.
Para o prefeito Elmo Vaz, que acompanhou os dois dias de programação do evento, Irecê é um grande celeiro cultural que deve ser estimulado por ações afirmativas de valorização da arte e dos artistas. "O festival de rua é um evento que traz as pessoas para viver e sentir a arte em sua plenitude na praça pública, um lugar para todos os cidadãos. Pretendemos promover cada vez mais ações dessa natureza para envolver e integrar a população", afirma.
Fonte: Ascom/PMI
Murilo Franca defende São João como motor da economia local e confirma realização da festa durante encontro de prefeito...
Neste sábado (29), o prefeito de Jussara, Tacinho Mendes, participou de uma reunião ao lado de outros prefeitos e do deputado e...
Foto: Reprodução Os preços da cenoura registraram queda nesta última sem...
O Prefeito de Jussara, Tacinho Mendes, tomou posse como Conselheiro Fiscal da União dos Municípios d...
Durante um encontro promovido neste sábado (29) pela União dos Prefeitos da Região de Irecê (Unipi), gestores municipais se reu...