Sábado, 09 de Março de 2019
Chapada Diamantina

A cidade de Itaberaba sediou, nesta sexta-feira (8), o quarto encontro do governador Rui Costa com gestores e coordenadores pedagógicos da rede estadual de ensino. Desde o mês de fevereiro, Rui, juntamente com o secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, e a equipe técnica da Secretaria, está indo às escolas no interior, para ouvir os educadores sobre ações voltadas à melhoria do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. A atividade já foi realizada em Alagoinhas (NTE 18), Jacobina (NTE 16), em Lençóis (NTE 3) e vai envolver todos os 27 Núcleos Territoriais de Educação.

Nesta sexta, o encontro contou com educadores de 22 escolas ligadas ao NTE 14, no Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) do Piemonte do Paraguassú I, em Itaberaba. O governador Rui Costa falou sobre a importância da troca de experiências e compartilhamento de esforços para o fortalecimento da Educação. “Eu acredito na união de esforços para que todos sejam capazes de contribuir na busca pela melhoria do ensino e da aprendizagem. Não conseguimos fazer nada sozinhos. Então, devemos trabalhar para que os esforços sejam compartilhados na perspectiva de que o estudante é o protagonista destas ações. É importante a infraestrutura das escolas, onde estamos atuando intensamente, mas sem esquecer que muitos estudantes também se destacam em unidades que não possuem a estrutura adequada. Por isso, pretendemos, com os encontros, alinhar ações que mantenham as escolas dando todo o suporte para a melhoria da educação”, destacou Rui.

O secretário Jerônimo Rodrigues enfatizou que a atividade dinamiza a relação da Secretaria da Educação com os gestores e coordenadores pedagógicos. “Queremos chegar aos 27 Núcleos Territoriais de Educação, com nossa equipe técnica, debatendo com os educadores melhorias de infraestrutura e educação. Neste ano, com a continuidade do processo, estamos contando, agora, com a presença do governador Rui Costa, que mostra o seu compromisso com a educação”, afirmou Jerônimo, ao acrescentar que “a educação deve estar atrelada às melhorias estruturais, mas, sobretudo, ao ensino e a aprendizagem, que desenvolvem o conhecimento do aluno em seu caminho de formação”.

A diretora Joseane Ribeiro, do Colégio Estadual João Queiroz, em Itaperamutá, (a 350km de Salvador), falou sobre os desdobramentos do encontro. “Tivemos a chance de mostrar nossas demandas para a comitiva do governo e de aumentar a nossa proximidade com os gestores do Estado. Estamos no município mais distante da sede do NTE 14, e termos este encontro de debates e alinhamentos é fundamental na busca pela melhoria da educação”, afirmou.

A diretora Elizete Silva, do Colégio Estadual Centenário, em Itaberaba, ficou otimista com os encaminhamentos. “É importante esta reunião para que apresentemos nossas necessidades. Este é um processo que deve ser intensificado já que a educação é uma continuidade. Acreditamos que temos a capacidade de melhorar a nossa realidade e o ensino e a aprendizagem. Com certeza, o suporte do governo vai contribuir bastante para esta conquista”, enfatizou.

Durante a sua passagem pela região, o governador também esteve em Lajedinho, quando inaugurou o novo prédio do Colégio Estadual Professora Delzair do Nascimento Galvão.

A unidade escolar, destruída pela enchente que devastou a cidade no final de 2013, ganhou novo endereço (Rua Dermeval Rocha da Silva), além de uma ampla estrutura, englobando seis salas de aula, cozinha, biblioteca, auditório, refeitório, banheiros, laboratórios de Ciências e de Informática, ambientes administrativos e uma quadra poliesportiva coberta, em um investimento da ordem de R$ 3 milhões.

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado da Bahia



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 07 de Março de 2019
Chapada Diamantina

O governador Rui Costa, acompanhado pelo secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, inaugura, na manhã desta sexta-feira (8), a nova escola da rede estadual de ensino no município de Lajedinho (a 350 km de Salvador). A obra, que teve investimentos da ordem de R$ 3 milhões, marca a reconstrução do Colégio Estadual Professora Delzair do Nascimento Galvão, que foi destruído pela enchente que devastou a cidade.

A nova unidade escolar tem ampla estrutura, com seis salas de aula, cozinha, biblioteca, auditório, refeitório, banheiros, laboratórios de Ciências, laboratórios de Informática, ambientes administrativos e uma quadra poliesportiva coberta. Além da nova estrutura, projetos estruturantes de arte, cultura, esporte, tecnologia, inovação e empreendedorismo, dentre outros, serão desenvolvidos na unidade escolar para fortalecer o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes.

Encontro com gestores - Durante a passagem pela região, nesta sexta-feira (8), o governador Rui Costa também participará, no período da tarde, do encontro com diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos de 22 escolas do Núcleo Territorial de Educação de Itaberaba (NTE 14). A atividade, que contará com a participação do secretário Jerônimo Rodrigues e da equipe técnica na Secretaria da Educação, acontecerá no Centro Estadual de Educação Profissional do Piemonte do Paraguaçu I, em Itaberaba.

Este será o quarto encontro realizado pela Secretaria da Educação do Estado com a presença do governador Rui Costa para discutir ações nas escolas que resultem na melhoria do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. A atividade já foi realizada nos núcleos de Alagoinhas (NTE 18), Jacobina (NTE 16) e Seabra (NTE 3).

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado da Bahia



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 06 de Março de 2019
Chapada Diamantina

Na tarde desta terça-feira (5), uma equipe do 11º Grupamento de Bombeiros Militar (11°GBM) de de Lençóis, resgatou uma mulher que caiu enquanto caminhava numa trilha na Chapada Diamantina.

O acidente ocorreu na trilha do poço do diabo, em Mucugezinho, onde os bombeiros militares guarda-vidas que estavam de serviço, através da operação verão, deram o devido atendimento e encaminhamento para o hospital de Lençóis. Não há informações sobre o estado de saúde da vítima.

De acordo com os militares que prestaram o primeiro atendimento, a vítima lesionou o membro superior. O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia - CBMBA, alerta para que as trilhas sejam realizadas sempre com o acompanhamento de um guia.

Fonte: Ascom/CBMBA



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 05 de Março de 2019
Chapada Diamantina

Com natureza exuberante e atrativos históricos, a Chapada Diamantina é um dos destinos turísticos da Bahia perfeitos para quem quis sair do clima de Carnaval. Visitantes em busca de ecoturismo ou descanso promovem a excelente ocupação dos hotéis de municípios como Mucugê e Lençóis. Trilhas, banhos de cachoeira são alternativas para aproveitar o dia. Á noite, uma boa pedida é provar a boa comida regional.

Com 1,8 mil leitos, Mugucê, uma das cidades mais charmosas da Chapada, registra 100% de ocupação nos hotéis e pousadas. A estimativa é de receber mais de cinco mil pessoas passem por lá até esta terça-feira (5). De acordo com o secretário municipal de Turismo, Euvaldo Ribeiro, os 20 meios de hospedagem recebem muitos baianos neste período.

“São visitantes de Salvador, Vitória da Conquista e Feira de Santana, mas também de outros estados, como São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco e Sergipe, que procuram sair do agito de grandes carnavais”, explicou Euvaldo.

O hotel Alpina, por exemplo, tem quatro apartamentos reservados para um grupo de franceses e muitos baianos. Todos os 32 apartamentos estão sendo utilizados. “Até segunda-feira (25 de fevereiro) tínhamos 20% das vagas livres. Elas foram preenchidas com reservas de última hora”, disse a proprietária Ângela Pina.

Em Lençóis, a média alcançada é de 97%, segundo o presidente do Conselho Municipal de Turismo, Anselmo Macedo. A rede hoteleira local tem quatro mil leitos. Os rincipais visitantes são de Salvador e cidades vizinhas, além de paulistas, cariocas e mineiros.

Dentre os hotéis lotados de hóspedes está o Portal Lençóis, operando no Carnaval com ocupação entre 98% e 100%. “Vendemos pacotes entre duas e seis diárias e a maioria nos nossos hóspedes veio de Salvador”, relatou o recepcionista Deni Bastos.

Fonte: Ascom/ Setur



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 01 de Março de 2019
Chapada Diamantina

Em 2018 a dedicação maior dos apicultores à sua atividade e o clima razoavelmente favorável resultaram no crescimento de mais de 100% da quantidade de mel entregue na Casa de Mel Flor Nativa, localizada no Vale do Capão, no município de Palmeiras, Chapada Diamantina. Mais de dois terços das 17,2 toneladas de mel beneficiado foram classificados como orgânico. A vistoria anual pelo Instituto Biodinâmico de Botucatu ocorrida na virada do ano aprovou a produção de 13 apicultores de Palmeiras e 10 apicultores de Lençóis. Os produtores seguem à risca as normas da Lei Federal Nº 10.831 que dispõe sobre a Produção orgânica, entre os quais a limitação de alimentação artificial e a distância de segurança de mais de três quilômetros de possíveis fontes de contaminação.

Os 30% restantes de mel comum foram colhidos nos apiários de 46 associados dos municípios de Bonito, Boninal, Iraquara, Lençóis, Novo Horizonte, Palmeiras e Seabra. Pedro Constam, o presidente da Associação dos Apicultores do Vale do Capão explica que de comum este mel não tem nada, e alguns apiários só não podem ser certificados por ter uma única plantação de hortaliças em seu raio de ação de três quilômetros: “Ao contrário, em sabor é um mel tão excepcional quanto a linha orgânica, pois é oriundo da flora diferenciada de nossa Chapada. E o fato de nós o colhermos em sistema de mutirão e conduzir a produção para o único estabelecimento de nosso território com Selo de Inspeção Federal (SIF), onde é beneficiado, classificado e preparado para comercialização, o diferencia de todos os outros méis”, afirmou.

Constam apenas se queixa dos altos custos envolvidos nesta operação. “Alguns apiários ficam a 200 quilômetros da Casa de Mel. Por mais que tentamos juntar um máximo de produtores no mesmo dia, o atual preço do combustível quase inviabiliza a colheita nestes locais.” Soma-se a isto às novas exigências do Ministério da Agricultura, que desde 2016 vem recadastrando todas as Unidades de Produtos de Origem Animal.

O tesoureiro da associação, Lars Rellstab explica. “A cadeia do Mel, que é um alimento durável e inclusive usado na conservação de outros alimentos, infelizmente cai na mesma categoria da Carne, Pescado, Derivados do leite e ovos, que são todos produtos que estragam rapidamente. Mas as exigências para a construção física da Unidade de beneficiamento e o rigor na fiscalização são os mesmos! Só nestes dois anos já gastamos R$ 50 mil para nos adequar! Tudo isto eleva o preço de nosso produto, e fica difícil concorrer em nossa região com o mel informal oferecido nas beiras de estrada”, disse.

Pedro Constam vai além e adverte da compra deste mel. “Às vezes até que se trata de mel centrifugado com cuidado na casa de apicultores que ainda não atingiram escala de produção, ou desconfiam da associação, mas outras vezes nem sabemos de onde vem o produto muito menos em quais circunstâncias foi colhido. E para piorar, pode não ser mel verdadeiro ou inclusive ser produto de roubo, só no mês passado nos furtaram mais de 200 litros de mel nos apiários”, denunciou.

Fonte: Assessoria



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 28 de Fevereiro de 2019
Chapada Diamantina

Mais de 60 educadores, de 39 escolas da região da Chapada Diamantina, participaram, nesta quarta-feira (27), em Lençóis, de um encontro com o governador Rui Costa e o secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues. Este é o terceiro encontro com diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos realizado com a presença do governador, para discutir ações nas escolas que resultem na melhoria do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. O primeiro encontro do governador com os educadores foi na quinta-feira (21), em Alagoinhas (NTE 18), e o segundo na sexta-feira (22), em Jacobina (NTE 16). A atividade será realizada em todos os 27 Territórios de Identidade da Bahia.

O governador Rui Costa destacou a importância deste processo de escuta para fortalecer a pedagogia e a infraestrutura das escolas. "Queremos acompanhar estas demandas apresentadas pelos educadores, do mesmo jeito que conhecer os bons exemplos e soluções. Temos a responsabilidade de transformar vidas dando uma nova perspectiva através da Educação. Por isso, temos que ouvir os educadores e planejar uma continuidade nas iniciativas de melhorias na infraestrutura, na formação de professores, ampliar, com qualidade, os cursos técnicos, utilizar o esporte e a cultura, além de trazer a família para a escola para melhorarmos o ensino e a aprendizagem dos estudantes", enfatizou.

Para o secretário Jerônimo Rodrigues, os encontros são estratégicos para aprofundar as ações do Governo na Educação. "Esta agenda proposta para o governador Rui é fundamental para que possamos atuar de forma mais efetiva nas escolas. Com a equipe técnica da Secretaria à disposição dos educadores, o objetivo é ouvi-los para buscarmos, realmente, as soluções. Não podemos ficar presos a números, temos que trabalhar para que o ensino e a aprendizagem tenham um crescimento na qualidade em todo o Estado. A proposta é que estes encontros sejam contínuos, para que consigamos fazer um acompanhamento das demandas e suas soluções", ressaltou.

Ideilton Caires, o vice-diretor do Colégio Estadual Getúlio Vargas, de Barra da Estiva, falou da sua confiança nos encaminhamentos feitos. "Esta aproximação mostra o compromisso do Estado em realizar ações que contribuam para a melhoria das escolas. Acredito que ouvir quem está no dia a dia do ensino vai apontar as verdadeiras demandas. Estou, realmente, entusiasmo com estas novas perspectivas que o Governo aponta para melhorar a Educação", disse.

Já para a coordenadora pedagógica, Maria Joselma, do Colégio Estadual de Rui Barbosa, a preocupação com o pedagógico e a participação da família são dois pontos fundamentais nas discussões. "Gostei muito da importância dada à participação da família na Educação. A postura de incluir os coordenadores pedagógicos também foi acertada, porque, com a minha entrada neste ano, ficou perceptível a necessidade desta função na organização e no planejamento pedagógico nas escolas. Espero que, com este diálogo, possamos alinhar as necessidades ligadas à formação continuada e à melhoria da Educação como um todo", salientou.

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado da Bahia



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 26 de Fevereiro de 2019
Chapada Diamantina

O governador Rui Costa participa, nesta quarta-feira (26), em Lençóis, região da Chapada Diamantina, de um encontro com diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos de 39 unidades escolares ligadas ao Núcleo Territorial de Educação de Seabra (NTE 3). Este é o terceiro encontro com os educadores, promovido pela Secretaria da Educação do Estado, com a participação do governador e do secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues.

O objetivo é levantar demandas das mais diversas, desde as pedagógicas às estruturais, que resultem na melhoria do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. O primeiro encontro foi realizado na quinta-feira (21), com educadores do núcleo de Alagoinhas (NTE 18) e o segundo aconteceu em Jacobina (NTE 16), na sexta-feira (22).  A atividade também conta com a participação da equipe técnica da Secretaria.

O secretário Jerônimo Rodrigues fala sobre a importância deste processo de escuta. “A nossa vontade é aceleramos, ao máximo, o crescimento na qualidade da Educação na Bahia, porém queremos desenvolver uma proposta que tenha consistência. Por isso, estes encontros servem para alinharmos as propostas com os educadores, ouvindo aquilo que, de fato, acontece na escola. Não há dúvidas de que melhorar o ensino e aprendizado na rede estadual é prioridade e contamos com a competência e dedicação dos nossos educadores", enfatizou.

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado da Bahia



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 25 de Fevereiro de 2019
Chapada Diamantina

Com a chegada de duas motocicletas, a unidade poderá expandir as ações de rondas e abordagens em áreas de difícil acesso.

Situado na região da Chapada Diamantina, o município de Lençóis passou a contar, a partir desta quinta-feira (21), com um policiamento de motopatrulhamento implantado pela 42ª Companhia Independente da Polícia Militar.

Conforme explicou o comandante da 42ª CIPM, major Ubiracy Muniz, com a chegada de duas motocicletas, será possível ampliar as rondas, principalmente em locais de difícil acesso. "A moto é rápida e capaz de estar em áreas que outras viaturas não podem chegar, além de permitir um contato mais próximo com a população". Ainda segundo Muniz, integrantes da tropa já estão capacitados para atuar com motocicletas. "Vamos começar nas operações de trilhas".

Fonte: SSP/BA



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 23 de Fevereiro de 2019
Chapada Diamantina

Obras do primeiro canil da Cipe Chapada estão em fase final e deverão ser concluídas em março.

O trabalho dos integrantes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Chapada contará com um novo suporte a partir de março, quando terá inaugurado em sua sede o primeiro canil setorial. Um cão, da raça Pastor Belga Mallinois, vai compor o efetivo da companhia a partir do dia 11.

Segundo o comandante da unidade, major Ricardo Passos, a chegada do cão farejador aumentará a eficiência nas ações de combate ao tráfico de drogas. “Seu trabalho será na busca de entorpecentes, colaborando na diminuição do tempo/resposta que teremos”, disse.

Passos pontuou ainda que será firmada uma parceria entre a Cipe Chapada e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), com o objetivo de auxiliar os policiais nas abordagens de veículos e de caminhões cargueiros que trafegam pela Rodovia Mílton Santos (BR-242), principal corredor que liga a região Oeste a Salvador.

“O faro do pastor belga otimizará o trabalho da guarnição na procura das drogas em malas, painéis e fundos falsos dos veículos”, explicou, lembrando que este cão já vem sendo treinado por equipes da Cipe Sudoeste.

Fonte: SSP/BA



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 21 de Fevereiro de 2019
Chapada Diamantina

O sequestrador e suspeito do homicídio do delegado Marcos Antônio Torres, em abril de 2018, Amauri Francisco de Sousa, o 'Babá', 'Oito de Paus' do Baralho do Crime da Secretaria da Segurança Pública, foi localizado durante uma operação conjunta, realizada na madrugada desta quinta-feira (21), no município de Utinga, região da Chapada Diamantina.

Babá estava com comparsa identificado como 'Van do Cocau', em uma região de mata, na zona rural da cidade. Ele mantinha acampamento e cultivava uma roça de aproximadamente 12 mil pés de maconha. O local funcionava como esconderijo de luxo com chuveiro elétrico, wifi e uma geladeira bem abastecida para manter a dupla.

Além de sequestro, Babá tinha outros seis mandados de prisão em aberto por associação criminosa, homicídio qualificado, tráfico de drogas, extorsão mediante sequestro, roubo e porte ilegal de arma. Era investigado, ainda, por um triplo homicídio ocorrido na cidade de Souto Soares.

Babá e Van do Cocau atiraram contra os policiais e foram feridos. Com os dois foram encontrados uma espingarda e uma escopeta, ambas de calibre 12, um revólver calibre 38, uma pistola calibre 9 milímetros, de uso restrito, e munição de diversos calibres. Socorridos ao Hospital Municipal de Utinga, eles não resistiram aos ferimentos. Van do Cocau também tinha mandado de prisão preventiva.

Integraram a operação unidades Coordenação de Operações Especiais (Coe), 13ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/ Seabra), Comando de Policiamento da Região da Chapada, Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Semiárido, 7º Batalhão de Polícia Militar (BPM/ Comando Regional da Chapada).

Veja outras informações da região no Central Notícia

Fonte: Ascom/SSP-BA



Compartilhar no Whatsapp