Mais de 60 educadores, de 39 escolas da região da Chapada Diamantina, participaram, nesta quarta-feira (27), em Lençóis, de um encontro com o governador Rui Costa e o secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues. Este é o terceiro encontro com diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos realizado com a presença do governador, para discutir ações nas escolas que resultem na melhoria do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. O primeiro encontro do governador com os educadores foi na quinta-feira (21), em Alagoinhas (NTE 18), e o segundo na sexta-feira (22), em Jacobina (NTE 16). A atividade será realizada em todos os 27 Territórios de Identidade da Bahia.
O governador Rui Costa destacou a importância deste processo de escuta para fortalecer a pedagogia e a infraestrutura das escolas. "Queremos acompanhar estas demandas apresentadas pelos educadores, do mesmo jeito que conhecer os bons exemplos e soluções. Temos a responsabilidade de transformar vidas dando uma nova perspectiva através da Educação. Por isso, temos que ouvir os educadores e planejar uma continuidade nas iniciativas de melhorias na infraestrutura, na formação de professores, ampliar, com qualidade, os cursos técnicos, utilizar o esporte e a cultura, além de trazer a família para a escola para melhorarmos o ensino e a aprendizagem dos estudantes", enfatizou.
Para o secretário Jerônimo Rodrigues, os encontros são estratégicos para aprofundar as ações do Governo na Educação. "Esta agenda proposta para o governador Rui é fundamental para que possamos atuar de forma mais efetiva nas escolas. Com a equipe técnica da Secretaria à disposição dos educadores, o objetivo é ouvi-los para buscarmos, realmente, as soluções. Não podemos ficar presos a números, temos que trabalhar para que o ensino e a aprendizagem tenham um crescimento na qualidade em todo o Estado. A proposta é que estes encontros sejam contínuos, para que consigamos fazer um acompanhamento das demandas e suas soluções", ressaltou.
Ideilton Caires, o vice-diretor do Colégio Estadual Getúlio Vargas, de Barra da Estiva, falou da sua confiança nos encaminhamentos feitos. "Esta aproximação mostra o compromisso do Estado em realizar ações que contribuam para a melhoria das escolas. Acredito que ouvir quem está no dia a dia do ensino vai apontar as verdadeiras demandas. Estou, realmente, entusiasmo com estas novas perspectivas que o Governo aponta para melhorar a Educação", disse.
Já para a coordenadora pedagógica, Maria Joselma, do Colégio Estadual de Rui Barbosa, a preocupação com o pedagógico e a participação da família são dois pontos fundamentais nas discussões. "Gostei muito da importância dada à participação da família na Educação. A postura de incluir os coordenadores pedagógicos também foi acertada, porque, com a minha entrada neste ano, ficou perceptível a necessidade desta função na organização e no planejamento pedagógico nas escolas. Espero que, com este diálogo, possamos alinhar as necessidades ligadas à formação continuada e à melhoria da Educação como um todo", salientou.
Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado da Bahia
O governador Rui Costa participa, nesta quarta-feira (26), em Lençóis, região da Chapada Diamantina, de um encontro com diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos de 39 unidades escolares ligadas ao Núcleo Territorial de Educação de Seabra (NTE 3). Este é o terceiro encontro com os educadores, promovido pela Secretaria da Educação do Estado, com a participação do governador e do secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues.
O objetivo é levantar demandas das mais diversas, desde as pedagógicas às estruturais, que resultem na melhoria do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. O primeiro encontro foi realizado na quinta-feira (21), com educadores do núcleo de Alagoinhas (NTE 18) e o segundo aconteceu em Jacobina (NTE 16), na sexta-feira (22). A atividade também conta com a participação da equipe técnica da Secretaria.
O secretário Jerônimo Rodrigues fala sobre a importância deste processo de escuta. “A nossa vontade é aceleramos, ao máximo, o crescimento na qualidade da Educação na Bahia, porém queremos desenvolver uma proposta que tenha consistência. Por isso, estes encontros servem para alinharmos as propostas com os educadores, ouvindo aquilo que, de fato, acontece na escola. Não há dúvidas de que melhorar o ensino e aprendizado na rede estadual é prioridade e contamos com a competência e dedicação dos nossos educadores", enfatizou.
Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado da Bahia
Com a chegada de duas motocicletas, a unidade poderá expandir as ações de rondas e abordagens em áreas de difícil acesso.
Situado na região da Chapada Diamantina, o município de Lençóis passou a contar, a partir desta quinta-feira (21), com um policiamento de motopatrulhamento implantado pela 42ª Companhia Independente da Polícia Militar.
Conforme explicou o comandante da 42ª CIPM, major Ubiracy Muniz, com a chegada de duas motocicletas, será possível ampliar as rondas, principalmente em locais de difícil acesso. "A moto é rápida e capaz de estar em áreas que outras viaturas não podem chegar, além de permitir um contato mais próximo com a população". Ainda segundo Muniz, integrantes da tropa já estão capacitados para atuar com motocicletas. "Vamos começar nas operações de trilhas".
Fonte: SSP/BA
Obras do primeiro canil da Cipe Chapada estão em fase final e deverão ser concluídas em março.
O trabalho dos integrantes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Chapada contará com um novo suporte a partir de março, quando terá inaugurado em sua sede o primeiro canil setorial. Um cão, da raça Pastor Belga Mallinois, vai compor o efetivo da companhia a partir do dia 11.
Segundo o comandante da unidade, major Ricardo Passos, a chegada do cão farejador aumentará a eficiência nas ações de combate ao tráfico de drogas. “Seu trabalho será na busca de entorpecentes, colaborando na diminuição do tempo/resposta que teremos”, disse.
Passos pontuou ainda que será firmada uma parceria entre a Cipe Chapada e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), com o objetivo de auxiliar os policiais nas abordagens de veículos e de caminhões cargueiros que trafegam pela Rodovia Mílton Santos (BR-242), principal corredor que liga a região Oeste a Salvador.
“O faro do pastor belga otimizará o trabalho da guarnição na procura das drogas em malas, painéis e fundos falsos dos veículos”, explicou, lembrando que este cão já vem sendo treinado por equipes da Cipe Sudoeste.
Fonte: SSP/BA
O sequestrador e suspeito do homicídio do delegado Marcos Antônio Torres, em abril de 2018, Amauri Francisco de Sousa, o 'Babá', 'Oito de Paus' do Baralho do Crime da Secretaria da Segurança Pública, foi localizado durante uma operação conjunta, realizada na madrugada desta quinta-feira (21), no município de Utinga, região da Chapada Diamantina.
Babá estava com comparsa identificado como 'Van do Cocau', em uma região de mata, na zona rural da cidade. Ele mantinha acampamento e cultivava uma roça de aproximadamente 12 mil pés de maconha. O local funcionava como esconderijo de luxo com chuveiro elétrico, wifi e uma geladeira bem abastecida para manter a dupla.
Além de sequestro, Babá tinha outros seis mandados de prisão em aberto por associação criminosa, homicídio qualificado, tráfico de drogas, extorsão mediante sequestro, roubo e porte ilegal de arma. Era investigado, ainda, por um triplo homicídio ocorrido na cidade de Souto Soares.
Babá e Van do Cocau atiraram contra os policiais e foram feridos. Com os dois foram encontrados uma espingarda e uma escopeta, ambas de calibre 12, um revólver calibre 38, uma pistola calibre 9 milímetros, de uso restrito, e munição de diversos calibres. Socorridos ao Hospital Municipal de Utinga, eles não resistiram aos ferimentos. Van do Cocau também tinha mandado de prisão preventiva.
Integraram a operação unidades Coordenação de Operações Especiais (Coe), 13ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/ Seabra), Comando de Policiamento da Região da Chapada, Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Semiárido, 7º Batalhão de Polícia Militar (BPM/ Comando Regional da Chapada).
Veja outras informações da região no Central Notícia
Fonte: Ascom/SSP-BA
O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) aceitou o pedido de reconsideração referente às contas da Câmara de Vereadores de Bonito, cidade localizada na Chapada Diamantina, relativas ao exercício de 2017, da responsabilidade do vereador Alek Sandro Santana Béu (PDT).
O conselheiro substituto, Antônio Emanuel de Souza, relator do parecer, decidiu por alterar a decisão e considerar a aprovação das contas com ressalvas. A multa emitida a Sandro, no valor de R$1 mil, permaneceu no texto. Em seu pedido de reconsideração, o edil alegou já ter pago o valor estipulado pelo órgão fiscalizador.
Para isso ele “apresentou o Ofício nº 1681/2018 da Câmara Municipal, o Ofício nº 1151/2018 da prefeitura, a certidão de quitação da multa, a guia de conhecimento de receita nº 3265 acompanhada do DAM de arrecadação nº 12067, o comprovante de depósito identificado, e o extrato bancário da conta fornecida pelo setor de tributos da Prefeitura, sanando a irregularidade”, afirma o relatório do TCM sobre o pedido de reconsideração.
Mesa Diretora
Inclusive, o vereador Sandro foi reeleito, no dia 18 de dezembro do ano passado, presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Bonito para o biênio 2019/2020 e já foi empossado, sendo o primeiro vereador reeleito na Casa, juntamente com a chapa da qual fez parte.
Fonte: Jornal da Chapada
O cafeicultor Joel Marques de Oliveira foi o grande vencedor do 15º Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café. O microlote da Fazenda Brejos dos Aguiar, em Ibicoara (BA), na Chapada Diamantina, obteve nota final de 8,63 pontos (em uma escala de 0 a 10), com a soma dos júris Técnico e de Sustentabilidade. O titulo coloca a Bahia, mais uma vez, como um dos grandes produtores de café do Brasil.
O certame, promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), teve nove lotes finalistas, todos inscritos pelos organizadores dos concursos estaduais realizados no Paraná, Bahia, Minas Gerais e São Paulo.
Joel participa do grupo de produtores que são atendidos pelo projeto Café Chapada Diamantina, desenvolvido pelo Sebrae na região. O produtor participa do contrato de parceria entre a Fazenda Progresso e o Sebrae, que celebra várias soluções, entre elas o Sebraetec de Boas Práticas Agrícolas.
Cursos, capacitações, feiras, certificações e missões para outros estados são realizadas pelo Sebrae para capacitar os agricultores e fomentar a produção do café especial, que está sendo destaque em várias competições nacionais e internacionais.
Para o agricultor, o trabalho árduo, o clima da Chapada e as certificações conferem ao Café da Chapada esse toque único e diferenciado. “Estamos trabalhando para melhorar sempre. Fico muito feliz com esse prêmio, mas só me incentiva a buscar outras formas de aprimorar a nossa produção, inclusive com participação em cursos e capacitações que serão realizadas pelo Sebrae”, afirma Joel.
Para a gestora de Projetos do Sebrae em Seabra, Márcia Serra, os resultados positivos dos cafeicultores da região vêm do esforço diário dos produtores, que buscam se adequar às regras da certificação e aos desafios do mercado, motivando também outros empreendedores produtores a procurarem capacitações e consultorias especializadas.
“Estamos atendendo os produtores da Chapada Diamantina e sempre trazendo ferramentas importantes de gestão e qualidade. Na próxima semana, vamos começar com a consultoria de Qualidade Total Rural, que foca na organização do ambiente de trabalho, diminuindo desperdícios, preservando o meio ambiente e a saúde das pessoas, com maior satisfação e melhor autoestima”, explica.
Outra amostra de café premiada foi a da produtora Anália Luz de Alcântara, do Sítio Boa Vista, também em Ibicoara. O Café da produtora ficou em sétimo lugar, com a pontuação de 8,44.
Para o gerente regional do Sebrae em Irecê, Edirlan Souza, a premiação só comprova a qualidade do café produzido na Chapada. “Estamos felizes com mais esta conquista. O Sebrae é parceiro dos produtores e vai continuar apresentando soluções importantes para os agricultores, como a certificação, consultorias e capacitações específicas”, diz.
O concurso
A etapa do Júri Técnico do 15º Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café foi realizada na última terça-feira, 12 de fevereiro, no laboratório do Sindicato das Indústrias de Café do Estado de São Paulo (Sindicafé-SP). Os lotes finalistas foram avaliados quanto a Qualidade Global, conforme metodologia do PQC – Programa de Qualidade do Café, atribuindo-se uma pontuação de Zero a 10 pontos para cada um.
O resultado do Júri Técnico corresponde a 90% da nota que, somada com a avaliação das práticas sustentáveis na propriedade, compõe a nota final.
O júri técnico foi composto pelas especialistas Camila Régia Arcanjo Teles e Isabela Cristina Abreu do Monte, do Grupo de Avaliação de Café (GAC), do Sindicafé-SP; e por Aline de Oliveira Garcia, Gina Maria Bueno Quirino Cardozo e Kátia Maria Cipolli, representantes do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL).
O Programa de Qualidade do Café, criado em 2004, certifica a qualidade do produto por meio de uma metodologia de análise sensorial e classifica e diferencia os cafés em quatro categorias: Extraforte, Tradicional, Superior e Gourmet.
Além de certificar o produto, a empresa é auditada quanto às boas práticas de fabricação de todo o processo de industrialização, para garantir a consistência da avaliação.
Fonte: Sebrae Irecê/ Nara Zaneli
Equipes da 12ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Itaberaba) em cumprimento a mandado de busca e apreensão flagraram Deusdete de Jesus, o 'Bel', com três armas de fogo artesanais, três máquinas caça níqueis, drogas e um pássaro silvestre. A ação ocorreu na manhã desta quinta-feira (14), na Travessa Onze do bairro Sem Teto, em Itaberaba, na região da Chapada Diamantina.
Segundo o titular da 12ª Coorpin, delegado Geraldo Adolfo Nascimento, as buscas aconteceram na residência de 'Bel', onde também funcionava um bar. “Entre os materiais apreendidos, localizamos pacotes de cigarros de origem criminosa (contrabandeados), que eram comercializados por ele e as armas estavam com numerações suprimidas”, contou.
Ele ainda ressaltou que há suspeitas de tráfico de drogas no local. “Achamos apenas um pino de cocaína usado, que alguém pode ter aberto lá, mas continuaremos de olho”, disse o delegado. Deusdete foi autuado por posse irregular de arma de fogo, receptação qualificada e jogo de azar, além de crime ambiental.
Fonte: SSP/BA
A Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus XXIII em Seabra inicia o ano acadêmico de 2019 colocando em prática o Programa de Extensão voltado para os professores da Educação Básica.
Trata-se da oferta de “Matrícula Especial” aos professores das redes públicas de ensino nos componentes curriculares dos cursos em oferta no Campus.
Atualmente há quatro cursos em andamento – Letras/Língua Portuguesa e Literaturas, Letras/Língua Inglesa e Literaturas, Pedagogia e Comunicação Social/Jornalismo, os quais funcionam nos turnos vespertino e noturno. Serão ofertadas vagas em todos os cursos em diversas disciplinas.
O objetivo do Programa de Extensão é estreitar o diálogo entre a universidade/UNEB e a comunidade escolar, possibilitando troca de saberes entre professores em exercício, estudantes e futuros professores.
Os interessados em participar do programa devem ser diplomados em nível de graduação e estar em exercício docente nas redes públicas de ensino da cidade e região. Para em maiores informações entrar em contato pelo e-mail ircsilva@uneb.br ou pelo telefone (75) 3331-2222 falar com Lidiane.
As inscrições estarão abertas entre os dias 07 a 13 de março no turno da tarde e poderão ser feitas no Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPE) da UNEB.
Fonte: Ascom/UNEB - Campus XXII
Material foi encontrado no povoado de Palmeirinha, município de Novo Horizonte, no início da noite de terça-feira (12).
Cerca de 850 kg de explosivos destinados a quadrilhas de roubos a instituições financeiras (bancos e carros-fortes) foram apreendidos, na noite de terça-feira (12), pela 29ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Seabra). O flagrante aconteceu no povoado de Palmeirinha, município de Novo Horizonte, na região da Chapada Diamantina.
Equipes dos 4° Pelotão de Novo Horizonte e Ibitiara chegaram ao esconderijo usado pelos contrabandistas, após denúncias anônimas. Como existe atividade de mineração, na região, as ações preventivas são intensificadas para impedir os desvios.
Na casa usada pelos criminosos que acabaram fugindo foram encontrados 400 kg de emulsão (popularmente denominadas bananas de dinamite), 315 kg de explosivos granulados, pouco mais de 100 kg de substância usadas para confecção de artefatos, 1.500 espoletas, cordel, entre outros materiais. O caso foi registrado na Delegacia Territorial de Seabra.
"Excelente apreensão da 29ª CIPM. Infelizmente esses explosivos são desviados para atividades ilícitas. Estamos atentos", afirmou o comandante de Operações da PM, coronel Paulo Uzêda.
Fonte: SSP/BA
Foto: reprodução O município de Irecê conquistou o Nível Prata d...
Em busca de novos investimentos, Tacinho Mendes fortalece Jussara com articulações em Salvador O prefeito de...
Foto: reprodução A refinaria de Mataripe hoje comandada pela empresa Ace...
Foto: reprodução Uma aeronave que seguia de Barreiras para Salvador prec...
Após destaque no Campeonato Baiano, Marcelo Pereira foi decisivo na semifinal contra o Castelo, garantindo o retorno do Vil...