A ação pela saúde e direito da mulher, que faz parte da programação da campanha 'Março Mulher', foi realizada com sucesso na tarde da sexta-feira (9) na quadra da escola ACM. A atividade foi promovida pelo CRM (Centro de Referência da Mulher) e Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, com as parcerias da Faculdade de Irecê (FAI) e Clínica de Hemodiálise.
As mulheres participaram de aulões de zumba, Yoga e Chi Kung, aferição de glicemia, pressão arterial e peso, além de serviço de testagem rápida para algumas doenças como hepatite A e B, HIV e sífilis; entre outras ações. “Que maravilha isso aqui. Já passei pela enfermeira que mediu meu açúcar no sangue, pressão, e meu IMC (Índice de Massa Corporal). Agora já estou saindo com as minhas requisições de exames para fazer. Foi muito bom”, comemora a moradora do Baixão de Sinésia, Reginalva dos Santos.
Para dona Cláudia Barbosa da Silva, 77 anos, o atendimento que recebeu foi uma experiência bastante interessante, já que contou com atenção clínica e também aulas de educação corporal. “Já conferiram minha pressão, glicose, me pesei. Agora estou aqui assistindo às aulas de zumba, e vendo o quanto as mulheres estão se divertindo. Isso aqui é muito bom, e esperamos que todo ano tenha pois estamos muito satisfeitas”, ressaltou.
A iniciativa também contou com atividades culturais e a distribuição de 80 mudas de árvores nativas, ações promovidas pelas secretarias de Cultura e Meio Ambiente, respectivamente.
Fonte: Ascom/PMI
Visando fortalecer ainda mais a comunicação com a comunidade e seus cidadãos, a Prefeitura de Irecê lançou oficialmente as Ouvidorias da Saúde e Educação na tarde desta terça-feira (6). O ato contou com a presença do ouvidor geral Fábio Nunes; do prefeito de Irecê, Elmo Vaz; da secretária de Saúde, Ana Cácia Nunes Dourado; do secretário de Educação, Agnaldo Freitas; e demais secretários municipais.
“É com muito orgulho que estamos neste momento cumprindo mais um compromisso de campanha, onde falamos da implantação das Ouvidorias da Saúde e Educação”, destacou o prefeito Elmo Vaz. “É mais um canal disponível à população para crítica, elogios, sugestões, em que temos como obrigação ouvir, registrar, resolver e dar retorno aos cidadãos”, explicou.
Para o ouvidor geral Fábio Nunes, “essa ocasião é muito importante para a história administrativa e política de Irecê, pois é o momento em que a gestão se volta às necessidades do povo através das Ouvidorias”, afirmou, destacando o fato de Irecê ser a primeira cidade do interior do estado a implantar ouvidorias específicas para as áreas de educação e saúde.
Deseja fazer uma crítica, elogio ou sugestão? Anota aí:
(74) 3641-7274 para Ouvidoria da Educação
(74) 3642-2468 para Ouvidoria da Saúde
(74) 3688-6525 para Ouvidoria Geral
Fonte: Ascom/PMI
“Nós moramos 15 anos aqui, à beira do esgoto. Hoje, graças a Deus não tenho mais dor de cabeça por conta do mau cheiro e meu netinho Kailan, de 1 ano e 6 meses, já não tem mais febres, que eram constantes”, comemora Dona Ivoneide Sales Gomes, uma das beneficiadas pela obra realizada no bairro São Francisco.
Em pouco mais de um ano a Prefeitura de Irecê já canalizou 3,5 quilômetros de esgotos, que antes corriam a céu aberto. A ação é uma demanda histórica, que contribui diretamente na melhoria da saúde população, e já aconteceu nos bairros Shampoo Charme, Iêdas I, II e III, Ginásio de Esportes, Fundação Bradesco e São Francisco.
De acordo com o prefeito Elmo Vaz, as obras foram realizadas com recursos próprios. “A Prefeitura está buscando a liberação de recursos junto ao Governo Federal para expandir essas obras e enfim implantar o projeto de esgotamento sanitário e tratamento dos esgotos em Irecê”, explica. “Fomos recentemente ao Ministério das Cidades, onde apresentamos ofício assinado pelo governador Rui Costa, que autoriza o município a executar as obras”, explica o gestor.
Elmo Vaz explica cidades do porte de Irecê, com população abaixo de 100 mil habitantes, possuem rede de esgotamento sanitário e tratamento dos esgotos apenas em conjuntos habitacionais, o que não contempla nem 5% da população. “Infelizmente, na Bahia, só existe rede de esgotos em cidades acima de 150 mil habitantes, como Barreiras, Vitória da Conquista e municípios do entorno de Salvador”, explica. “Essa é a nossa realidade, mas estamos o tempo inteiro invertendo a lógica: saneamento é saúde, pois previne doenças. Por isso fazemos questão de investir nessa área, mesmo sabendo que nem todos valorizam”.
Fonte: Ascom/PMI
Na manhã desta segunda-feira (05), cerca de 100 produtores rurais da região de Irecê ocuparam a sede da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba), e em protesto pelas principais ruas da cidade, contestaram a demora na entrega do perímetro irrigado do Baixio de Irecê.
Ao Central Notícia, o produtor do grupo Irriga Bahia e coordenador do movimento, Mário César, disse que tem uma área no Baixio de Irecê. “Estamos parados há dois anos (sic), nós viemos para cá hoje com o intuito de produzir. A Codevasf está praticamente sem dinheiro para tocar as obras. Vai dinheiro pra Pernambuco, ‘Salitre’ e para outros projetos, mas para cá não vem recurso”.
De acordo com Mário, um dos pedidos é que o Ministério da Integração destine recursos para construir estradas para escoamento da produção e para melhorar as estradas de cesso ao Baixio, que estão intransitáveis. “ A forma como foi desenhado esse projeto foi antes da alteração da “Lei de Irrigação”, o que não permite aos agricultores de terem acesso à créditos em instituições financeiras”, disse.
O produtor ainda chamou a atenção para a geração de empregos para a região de Irecê. “ Só na primeira etapa poderão ser gerados cerca de 5 mil empregos e aproximadamente 25 mil até o final. Por falta de trabalho, muitas pessoas estão indo embora daqui (sic), é uma região em que as pessoas migram muito. Por outro lado, vejam o exemplo de Juazeiro e Petrolina (sic), hoje são cidades conhecidas mundialmente pela exportação de frutas de qualidade. O Baixio de Irecê poderá fazer igual ou melhor (sic) é só boa vontade que está faltando”, completou.
O Baixio de Irecê compreende uma área de 59 mil hectares e interliga os municípios de Itaguaçu da Bahia e Xique-Xique.
Além de produtores, participaram da manifestação membros da ACI – Associação dos Irrigantes do Perímetro Irrigado do Baixio de Irecê, Câmara de Dirigentes Lojistas de Irecê (CDL), Sindicato dos Produtores Rurais da Região de Irecê (SINPRI), COPIRECÊ - Cooperativa agropecuária Mista regional de Irecê e do grupo Irriga Bahia.
Fonte: Central Notícia
A Prefeitura de Irecê, por meio da Secretaria de Assistência Social, está oferecendo oficinas gratuitas para crianças, adolescentes e idosos.
São aulas de violão, teatro, artesanato, desenho, balé, capoeira, judô, dança, forró e atividade física.
Mas atenção, as vagas são limitadas!
Os interessados devem se dirigir à sede do CRAS Merenice, na Praça CEU, das 8h às 12h e das 14h às 17h, portanto RG e CPF.
Fonte: Ascom/PMI
Pessoas que residem nos povoados de Achado e Lagoa Nova, e que necessitam de atendimento em Saúde Mental, receberam o benefício do Projeto Caps Itinerante – Um novo olhar, na última quinta (2), no povoado de Achado. A ação, pioneira na Bahia, é realizada pela Prefeitura de Irecê através da Secretaria de Saúde e Caps Dias Melhores.
“Saímos na ponta com este projeto em toda a Bahia. Está sendo maravilhoso poder levar esse olhar para o território e aos desassistidos”, destacou a coordenadora do Caps Dias Melhores, Vera Matos. “É uma ação de grande importância, pois são pessoas que às vezes sofrem preconceito da própria família, ou não querem encarar a doença, e existe o preconceito de se dirigirem até o Caps. Então nós vamos até o usuário, e eles se sentem valorizados e olhados de uma maneira humanizada”.
A iniciativa conta com salas de espera, onde é falado sobre a importância da medicação e horários, abordagem do suicídio e formas de evitá-lo, além da entrega de medicação e marcação de retorno. O Projeto Caps Itinerante acontece na primeira quinta-feira de cada mês, sempre em um povoado ou bairro mais distante do Centro, com a participação de médico psiquiatra, enfermeira, psicóloga e farmacêutica, entre outros.
Veja o cronograma dos próximos meses:
(05/04) - Povoados de Angical e Meia Hora
(03/05) - Povoados de Mocozeiro I e II
(07/06) - Povoados de Umbuzeiro, Itapicuru e Fazenda Nova
(05/07) - Povoado de Cocão e Bairros Vida Bella e Vila Esperança
(02/08) - Povoado de Baixão do Zé Preto
(06/09) - Povoado da Queimada do Floriano
(04/10) - Povoado do Recanto II e Bairros Zilda Vasconcelos e Vivendas I
(01/11) - Bairros Vila Nobelino e Loteamento Félix
(06/12) - Loteamento Fernandes
Fonte: Cultura & Realidade
Irecê foi um dos municípios escolhidos para receber a ação “Brincando com Esporte”, desenvolvido pela Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social do Ministério do Esporte. O projeto vai atender a duas mil crianças e adolescentes com idade entre 6 e 17 anos durante os dois períodos de férias escolares; sendo mil na primeira edição, em julho; e mil na segunda, em dezembro.
Segundo o prefeito Elmo Vaz, a ação visa promover saúde e educação através do esporte. “Além de praticar esportes, os estudantes terão direito a lanche diário e um passeio por edição”, explicou. “O Brincando com Esporte será importante para preencher o tempo livre de crianças e adolescentes, além de estimular e formar atletas no nosso município”, finalizou.
Fonte: Ascom/PMI
A Prefeitura de Irecê, por meio da Secretaria de Assistência Social, e o Centro Territorial de Referência da Mulher (CRM) lançaram hoje (1) a campanha 'Março Mulher', que vai promover ao longo do mês ações de combate e enfrentamento a violência contra a mulher na região. O evento, realizado no auditório da UFBA, contou com a palestra "Enfrentamento e Combate à Violência Contra a Mulher: Avanços e Desafios" da Dra. Thaís Elislaglei Pereira Silva Paixão, que discorreu sobre os desafios legais contidos na rotina de trabalho dos órgãos que atuam nos casos de violência de gênero.
A coordenadora do CRM, Robéria Santana, acolheu o público enaltecendo a razão de existir do órgão. "Estamos abertos para receber as mulheres que sofrem violência, e queremos buscar especialmente aquelas que ainda não têm forças para procurar apoio por conta própria", afirmou. Já a professora universitária e primeira-dama de Irecê, Cynara Barbosa, alertou para o papel de cada um nesta luta. "Temos que levar adiante o debate para conscientizar mais pessoas sobre o enfrentamento à violência e reforçar o significado do Dia Internacional da Mulher como um marco de educação e reflexão para a sociedade", pontuou.
Em sua palestra, a Dra. Thaís Elislaglei, da OAB Subseção Irecê, elogiou o calendário de ações que são realizadas no mês de Março, ressaltando que a postura de enfrentamento precisa ser permanente para que os resultados possam ser colhidos a longo prazo. "Não conseguiremos combater a violência sem fazer a desconstrução do machismo, que está intrincado na sociedade. Para fazer isso é necessário que haja integração de políticas sociais e educacionais. E para isso acontecer, somente com grande esforço político", ressalta.
Alguns dados sobre o quadro de violência contra a mulher no Brasil: 1 em cada 5 mulheres já sofreram algum tipo de violência doméstica, seja de natureza física ou psicológica; a cada 17 minutos uma mulher sofre agressão; todos os dias 8 mulheres sofrem algum tipo de violência sexual; mulheres negras sofrem significativamente mais abusos do que mulheres de outros grupos raciais.
CRM - O Centro Territorial de Referência da Mulher é um espaço que oferece atendimento e acompanhamento psicossocial e jurídico, orientando às mulheres que estão em situação de violência. O CRM oferece atendimento integral e articulado, contando com uma equipe multidisciplinar que trabalha para o resgate da autoestima, dignidade e autoconfiança. Para entrar em contato, ligue: (74) 3641-2766.
Fonte: Ascom/PMI
Na última terça-feira (27/02), a CMTT (Coordenadoria Municipal de Trânsito e Transportes), divulgou a lista de classificação dos mototaxistas, concluindo a segunda etapa do processo de regulamentação do serviço de mototaxi no município de Irecê. Depois de divulgado o resultado, cada mototaxista classificado tem o prazo de até 45 dias para a entrega dos últimos documentos exigidos, e obter o seu alvará individual de Autorização Municipal de Mototaxista (AMM). Os desclassificados que desejam regularizar a situação, devem se dirigir à Secretaria de Indústria e Comércio, na Prefeitura Atende, na Rua ACM, 31, das 8h às 12h.
“Os documentos necessários nessa fase são a certidão comprobatória do INSS como autônomo daqueles que já possuem; e para quem não possui só será necessária na renovação, duas fotos 3x4, comprovantes de pagamento do DAM (Documento de Arrecadação Municipal), vistoria do veículo, além de comprovação de que possui ponto de estacionamento”, explica o cooodenador da CMTT, Ronaldo Miron.
Segundo Ronaldo, foram credenciadas 44 empresas que atuarão em pontos de estacionamento, mas grande parte delas está com alvará vencido, ou pendência no Setor de Tributos Municipal. “Caso a empresa esteja irregular, o mototaxista fica impedido de receber seu alvará individual”, destaca. Empresas que atuarão como pontos de estacionamento devem regularizar a situação, em até 45 dias, junto à Fazenda Municipal que funciona na Prefeitura Atende, das 8h às 12h.
Para maiores informações, dirigir-se à sede da CMTT, na Praça Teotônio Marques Dourado Filho, 01, Centro, sede da Prefeitura, das 8h às 12h.
Conheça a lista dos mototaxistas classificados: https://goo.gl/NTUFWp
Fonte: Ascom/PMI
Em razão da matéria publicada em alguns sites de notícias, onde foi divulgado que um custodiado que estava detido na carceragem do Complexo Policial de Irecê, conseguiu, por intermédio da Defensoria Pública, a prisão domiciliar devido ao fato de ter sido agredido dentro desta Delegacia.
Cabe salientar, que esta Autoridade Policial que subscreve preza compromisso que tem com o cidadão deste município no combate a todo e qualquer tipo de violência, bem como pela orientação externada a todos os integrantes da Instituição pela qualidade, zelo e postura profissional ética e reta na condução dos procedimentos policiais, vem a público esclarecer que:
1 – O episódio relatado por um site dando conta que um o preso teria sofrido agressão na Delegacia de Polícia de Irecê, foi publicado de uma maneira dúbia, visto que dá a entender de que a agressão sofrida pelo detento pudesse ser atribuída a alguns dos policiais que aqui trabalham.
2 – O fato ainda teve repercussão em redes sociais, via Whatsapp, onde muitos populares questionaram se a agressões partiram dos servidores lotados nesta Unidade Policial, o que não é verdade,
3 – No texto da matéria publicada pelo site, o jornalista deixa em aberto essa questão. Dessa maneira, a Autoridade Policial vem perante esclarecer que as agressões ocorreram no interior da carceragem entre os próprios detentos e não por policiais lotados nesta Unidade Policial.
Portanto, informa que as providências serão tomadas para apurar todas as circunstâncias do fato narrado acima, reiterando o compromisso e o respeito que a Instituição sempre teve e terá pela população ireceense.
Fonte: Ernandes Junior, delegado de Polícia Civil
Murilo Franca defende São João como motor da economia local e confirma realização da festa durante encontro de prefeito...
Neste sábado (29), o prefeito de Jussara, Tacinho Mendes, participou de uma reunião ao lado de outros prefeitos e do deputado e...
Foto: Reprodução Os preços da cenoura registraram queda nesta última sem...
O Prefeito de Jussara, Tacinho Mendes, tomou posse como Conselheiro Fiscal da União dos Municípios d...
Durante um encontro promovido neste sábado (29) pela União dos Prefeitos da Região de Irecê (Unipi), gestores municipais se reu...