Sexta-feira, 05 de Outubro de 2018
Notícias

Fórum da Comarca de Central, na região de Irecê (Foto: Central Notícia)

O Ministério Público Federal (MPF) em Irecê (BA) vai abrir inscrições para participação da população do município de Central, região de Irecê, na inspeção feita nas escolas como parte do projeto Ministério Público pela Educação (MPEduc). Essa é mais uma etapa do projeto, que visa colher informações sobre a situação da educação básica no município.

Para participar, os interessados deverão comparecer, entre os dias 5 e 19 de outubro, ao Fórum da comarca de Central, localizado na Praça Cantídio Pires Maciel, nº 88; ou enviar um e-mail para prba-prmir@mpf.mp.br, informando nome completo, telefone e profissão.

A inspeção será realizada em grupos organizados pelo MPF e pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), com apoio da sociedade civil, no dia 25 de outubro, com saída às 9h do Fórum da cidade. A população poderá acompanhar e ajudar os órgãos durante a inspeção, podendo fazer fotos que auxiliem na instrução do inquérito.

MPEduc – é um projeto executado em parceria entre o MPF e o Ministério Público dos estados. Seu principal objetivo é estabelecer o direito à educação básica de qualidade para os brasileiros, contando com o envolvimento dos membros do Ministério Público, dos gestores públicos e dos cidadãos. Para isso, são realizadas coletas de informações, audiências públicas, análise de questionários e visitas às instituições com o intuito de obter um diagnóstico das condições das escolas públicas de ensino básico.

Fonte: MPF



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 05 de Outubro de 2018
Notícias

Sede do Sindicato dos Servidores Públicos de Central (Foto: Central Notícia)

O Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Central, vem através deste comunicar a população centralense que devido ao descaso da gestão municipal para com os servidores ,não tivemos outra saída a não ser deflagrarmos greve por tempo indeterminado, pois estamos sem recebermos o salário de agosto, mesmo com o município arrecadando durante esse período mais de 4.000.000,00(quatro milhões de reais).

A gestão não se preocupa com os mais de três mil alunos sem aulas, comércio parado, funcionários com contas de água e luz cortadas e, mesmo assim o gestor tenta culpar os servidores por não trabalharem e esquece de informar a população que hoje os servidores completam dois meses de salários atrasados .

Conclamamos a população que nos ajude nesta luta para que nossos direitos sejam respeitados, pois sem salário dos servidores toda a sociedade centralense perde com isso.

Fonte: SSPC



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 04 de Outubro de 2018
Notícias

A visita do ministro da Educação, Rossieli Soares, a Irecê foi cancelada após a assessoria de imprensa confirmar no início da manhã desta quarta-feira (3).

Segundo a asessoria de comunicação do Ministério da educação, a impossibilidade ocorreu devido a necessidade do comparecimento do ministro Rossieli a Brasília.

O desembarque do ministro na cidade de Irecê estava previsto para às 9h de hoje, no aeroporto de Irecê – onde participaria de evento para anúncio de curso de medicina em Irecê.

A vinda do prefeito de Salvador, ACM Neto, que também participaria do evento, não foi confirmada. 

Fonte: Rede Caraíbas



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 04 de Outubro de 2018
Notícias

O Tribunal de Contas dos Municípios julgou e aprovou, nesta última quarta-feira (03), as contas de 2017 da câmara de vereadores município de Lapão, na região de Irecê. Os conselheiros Plínio Carneiro Filho e Fernando Vita, que funcionaram como relatores, apresentaram voto pela aprovação das contas, que foram acatados pelos demais conselheiros.

De acordo com o TCM,  as contas do legislativo de Lapão, do vereador Luiz Carlos Lopes Gadea, foram aprovadas com ressalvas. O relatório de controle interno revelou falhas no registro de algumas despesas realizadas pelo órgão, mas as irregularidades não foram determinantes para aplicação de sanções ao gestor. Cabe recurso da decisão.

Fonte: Central Notícia com informações do TCM



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 03 de Outubro de 2018
Notícias

O aniversário dos 517 anos do Rio São Francisco será lembrado nesta quinta-feira (4), em Juazeiro - BA, com um motivo a mais para comemorar. Durante as festividades, o Ministério do Meio Ambiente, através da Secretaria de Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental, anuncia a liberação de um aporte no valor de R$ 262.520,40 para a continuidade do projeto de recuperação de áreas degradadas do bioma Caatinga, incluindo a recuperação das matas ciliares do Rio São Francisco.

O projeto, uma parceria público-privada entre a Agrovale e o Centro de Referência para Recuperação de Áreas Degradadas da Caatinga (CRAD), da Universidade Federal do Vale do São Francisco -  Univasf, começou em 2016. Desde então, vários trabalhos estão sendo realizados no sentido de reflorestar este que é o único ecossistema integralmente brasileiro com 4,5 mil espécies vegetais, mas com desafios importantes sobre as melhores técnicas de restauração de matas ciliares.

À frente de uma equipe multidisciplinar de biólogos e engenheiros agrônomos, o professor da Univasf (Campus de Ciências Agrárias, Petrolina, PE), José Alves de Siqueira, acompanha também a recuperação das matas ciliares através do desenvolvimento de espécies típicas como jatobá, ingazeira e o marizeiro, a partir do manejo dos locais invadidos pelas algarobas. Estima-se que a algaroba já invadiu cerca de 1 milhão de hectares da Caatinga. Ainda durante os trabalhos, são identificados os melhores modelos para a recuperação das áreas ribeirinhas do Velho Chico.

Invasão Biológica

De acordo com José Alves, o aporte financeiro chega em boa hora pois os trabalhos realizados, por exemplo, com a invasão da algaroba estão ajudando a diminuir os impactos negativos para o ecossistema. “A invasão biológica da algaroba é um dos maiores gargalos para a recuperação das matas ciliares do Velho Chico e nossos esforços concentrados (Univasf e Agrovale), estão no caminho certo para a solução deste problema”.

A coordenadora de Meio Ambiente da Agrovale, Thaisi Tavares, também comemorou o aporte do recurso lembrando que o convênio vai até junho de 2019. “Nossa população precisa se conscientizar da gravidade que são as invasões de espécies exóticas, do desmatamento e da degradação ambiental. Ao buscarmos a conservação das espécies e a reintrodução de espécies nativas, conseguimos um meio ambiente mais equilibrado e assim bem mais agradável”, concluiu.

Fonte: CLAS Comunicação & Marketing



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 03 de Outubro de 2018
Notícias

Iniciativa da SSP que visa a prevenção de ataques a veículos de transporte de valores foi discutida durante reunião com empresários do ramo realizada na manhã desta quarta (3).

O fornecimento do roteiro dos carros-fortes para munir a polícia baiana de informações que auxiliem na adoção de medidas preventivas foi uma das decisões acertadas na manhã desta quarta-feira (3), durante reunião entre a cúpula da Secretaria da Segurança Pública (SSP) e representantes de empresas de transporte de valores que atuam no estado. Presidida pelo subsecretário da SSP, Ary Pereira de Oliveira, o encontro também contou com autoridades das polícias Militar e Civil.

Reivindicação antiga das forças de segurança, a disponibilização das rotas, do perfil e quantidade de valores transportados, entre outras informações, são consideradas fatores importantes para ajudar no estabelecimento de ações preventivas e repressivas no combate a quadrilhas especializadas em roubo de valores.

“Já temos boa parte das quadrilhas que atuam neste ramo identificada, inclusive as envolvidas nas últimas ocorrências. As polícias Militar e Civil têm executado um belo trabalho no combate aos ataques contra agências bancárias, alcançando a redução de 29% nos registros em relação ao ano passado e nos casos envolvendo transporte de valores não vai ser diferente”, garantiu Oliveira.

O uso da tecnologia também foi destacado como forma de prevenção. As imagens das bases de onde partem os carros de transporte de valores passarão a ser compartilhadas com a SSP.

Fonte: SSP/BA



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 03 de Outubro de 2018
Notícias

O Ministério Público Federal (MPF) denunciou o agressor do candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro (PSL), Adélio Bispo de Oliveira, por atentado pessoal por inconformismo político. Segundo a Procuradoria, o acusado colocou em risco o regime democrático ao tentar interferir no resultado das eleições ao buscar assassinar um dos concorrentes na disputa presidencial.

O procurador autor da denúncia argumentou que Adélio Bispo planejou o ataque com antecedência de modo a excluir Bolsonaro da disputa. O autor recorreu ao depoimento do acusado e a elementos obtidos na investigação, como rastros da navegação dele na internet, mensagens de celular e histórico de atuação política. A denúncia destacou elementos que indicam uma forte crítica de Adélio a Bolsonaro e a suas posições políticas.

“O propósito do ato foi o de eliminar fisicamente o candidato da disputa pela Presidência da República, excluindo-o do pleito, de modo a impedir que as suas ideias, caso acolhidas pela maioria, passassem a informar as políticas públicas do Governo Federal”, afirmou o procurador Marcelo Borges de Mattos Media, autor da denúncia.

E acrescentou, no documento: “O objetivo, em suma, diante da perspectiva da eleição daquele de quem ´discorda radicalmente´ foi o de determinar o resultado das eleições, não por meio do voto, mas mediante violência”.

Facada

Jair Bolsonaro tomou uma facada quando fazia campanha em Juiz de Fora, Minas Gerais, no dia 6 de setembro deste ano. Bolsonaro foi levado a um hospital na cidade, onde foi submetido a uma cirurgia. Depois, foi transferido para o hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde passou por novos procedimentos. O candidato do PSL passou o restante do mês em recuperação e recebeu alta no último sábado (29).

Autor confesso do ataque, Adélio Bispo de Oliveira foi levado inicialmente para o Centro de Remanejamento do Sistema Prisional em Juiz de Fora. Dias depois, foi transferido para um presídio federal em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Em depoimento, manifestou motivações políticas e religiosas para o atentado. A defesa solicitou exame de sanidade para avaliar a situação da saúde mental do acusado.

Investigação

A Polícia Federal investiga o caso desde o dia do ocorrido. No dia 25, a PF abriu novo procedimento de apuração sobre o caso. Contudo, a corporação não deu detalhes da motivação e natureza do novo processo.

Fonte: EBC



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 02 de Outubro de 2018
Notícias

Um passeio ecológico de canoagem e a coleta simbólica do lixo na Ilha do Fogo serão um alerta sobre a necessidade de preservação do Rio São Francisco. A ação, que acontecerá nesta quinta-feira (4), às 8h30, comemora o Dia Mundial da Natureza e vai mobilizar alunos das escolas públicas de Petrolina (PE), universitários e grupos da Associação Petrolinense de Atletismo (APA) e de paracanoagem da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

A mobilização sustentável é organizada pelo Programa Escola Verde (PEV), projeto ligado à Univasf com cerca de 100 integrantes ativos que desenvolvem atividades de Educação Ambiental no Vale do São Francisco.  Com o passeio de caiaque e a coleta simbólica dos rejeitos, eles pretendem sensibilizar a todos sobre a preservação do rio de maneira divertida e enfática.

A iniciativa é importante, segundo o coordenador geral do PEV, Paulo Ramos, já que o Velho Chico tem sofrido com a redução da quantidade de água, assoreamento e a poluição do leito e bacia. Para o professor, o evento do dia 4 recolocará em pauta discussões sérias sobre os cuidados com o meio ambiente. "Há dois anos, a crise hídrica na Barragem de Sobradinho quase nos deixou à beira de um colapso, por isso entendemos que o assunto deve ser debatido por todos, seja alunos, professores bem como a sociedade", defendeu.

Com apoio também do Corpo de Bombeiros de Pernambuco, Marinha do Brasil e Arca Sport, o movimento socioambiental será aberto ao público amante da natureza e deve durar até 10h30, na área dos banhista. "Queremos mostrar à população a importância da preservação e as consequências do mau uso dos recursos hídricos", completa o coordenador.

Fonte: Central Notícia/ Jornalista Jacó Viana



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 02 de Outubro de 2018
Notícias

Nenhum eleitor poderá ser preso ou detido exceto em casos de flagrante delito ou de sentença criminal condenatória por crime inafiançável por desrespeito a salvo-conduto, a partir desta terça-feira (2), a cinco dias das eleições.

A orientação está na legislação e prevista no calendário eleitoral.

A eleição será realizada no próximo domingo (7) em todo país. Serão escolhidos os próximos ocupantes dos cargos de presidente, vice-presidente, governador e vice, senador e deputados federais e estaduais.

Fonte: Bahia Notícias



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 02 de Outubro de 2018
Notícias

Servidores públicos municipais de Central ocupam Câmara de Vereadores para cobrar os salários de agosto (Foto: Reprodução)

Já são dez dias de greve, cerca de 3.000 alunos estão sem aulas. Segundo o sindicato, o município ainda não apresentou nenhuma proposta para sanar o problema dos salários.

A greve estará mantida até que se tenha uma solução definitiva. "Vale salientar que o mês de setembro já venceu e a situação cada vez se complica mais e mais", afirmou Aroldo Souza.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp