Após ter contabilizado mais de 8 mil residentes com covid-19, o município chapadeiro de Seabra completou, na quinta-feira (13), 40 dias sem registro de casos ativos.
Desde a primeira semana do mês de setembro, a Secretaria Municipal de Seabra não divulga mais boletins epidemiológicos.
Neste período, tinham 8.256 casos confirmados. Destes, 8.157 se recuperaram e 97 não resistiram às complicações da covid-19.
“A vacinação nos trouxe essa cura, portanto continuem tomando as doses de reforço! Não vamos permitir que o vírus volte a circular”, pontuou a prefeitura por meio das redes sociais.
Fonte: Jornal da Chapada
O candidato a governador ACM Neto (União Brasil) participou nessa quinta-feira (16) em Seabra do seu primeiro ato público ao lado do prefeito da cidade, Fábio Lago Sul (PP), que nesta semana deixou a base governista e aderiu à coligação Pra Mudar a Bahia. Neto reuniu prefeitos de vários locais da Chapada Diamantina e se comprometeu a acelerar, se for eleito, obras de barragens que atenderão à região.
Fábio aproveitou que estava diante do seu público para explicar a sua desilusão com o atual governo do estado: "Aqui nesta noite o que está à nossa frente é o povo de Seabra dizendo que basta! É o povo desta cidade dizendo que chega de falta d'água, chega das dificuldades antigas que nós ainda temos", discursou.
"Nós temos ali na Barragem Baraúnas/Vazante uma obra que está caminhando a passo de tartaruga, com 10, 15 funcionários. Uma obra que vai solucionar o nosso problema de escassez de água e nunca chega ao fim, são muitos anos ouvindo essa mesma história. Precisamos da conclusão o quanto antes dessa barragem", completou o prefeito.
A obra foi autorizada em março de 2017, com o prazo para encerrar em 18 meses, mas logo foi paralisada. Foi retomada em outubro de 2021, mas também não vai cumprir o prazo de entrega.
Neto destacou que esse tipo de problema tem se repetido por toda a Bahia: "Não é admissível que eles tenham passado 16 anos governando a Bahia e nos deixem um legado tão pequeno, quase inexistente, de segurança hídrica. Não fizeram praticamente nenhuma obra importante de barragem, de adutoras, de canais".
"Quem me conhece sabe, não começo uma coisa para não concluir. Eu não aceito nenhuma obra que ande a passo de tartaruga, por isso as obras comigo serão em ritmo acelerado e nós vamos ter a barragem que eles deviam ter feito e durante 16 anos não fizeram", afirmou ACM Neto.
Fábio Lago Sul criticou outros atrasos do governo do estado, como a estrada que liga a sede ao distrito de Baraúnas e outra a Lagoa da Boa Vista: "Lutamos por quatro anos por um empréstimo via Desenbahia, mas por questões políticas não saiu. Solicitamos então ao governo apenas a emulsão asfáltica para que a gente pudesse fazer a obra, mas também não chegou. Na véspera da eleição, depois de gravar vídeo com eles, apareceram dois ou três pacotes de 52 que a gente precisa".
Também citou o drama da regulação: "Eu não tenho mais como defender uma fila onde as pessoas passam 20, 30 dias esperando por uma vaga. As pessoas esperam tanto que vão para casa sem resolver o problema porque não aguentam mais esperar", disse.
"A gente precisa urgentemente ser tratado com respeito. Cansamos de tapinha nas costas, de ouvir que vai dar tudo certo porque você é do 'nosso grupo'. Nosso grupo nada, nós precisamos resolver os problemas de nossa cidade. Por isso que reunimos aqui tanta gente, incluindo ex-prefeitos e vereadores, para dizer que basta. Nós queremos uma nova Bahia e ela virá com a vitória do 44", disse o prefeito.
Neto se comprometeu a resolver, caso eleito, não só a questão da estrada, mas outras demandas. E aproveitou para agradecer à parceria com Fábio. "Vejo nele um símbolo de competência, de trabalho e de resultado. Quero garantir a ele que terá um governador parceiro, que vai trabalhar por Seabra nos quatro anos de mandatos. Que não vai chegar aqui faltando poucos meses para a eleição porque quer o voto. O meu compromisso é trabalhar do primeiro ao último dia", disse.
Liberdade
Ao lado do candidato a senador Cacá Leão (PP) e da candidata a vice-governadora Ana Coelho (Republicanos), ACM Neto e Fábio Lago Sul realizaram uma carreata pela cidade antes do evento. Uma multidão seguiu o percurso, seja a pé ou de carro, demonstrando o seu apoio.
Ainda em seu discurso, Neto reforçou que o povo baiano tem uma decisão importante a tomar no dia 2 de outubro, que é decidir qual será o futuro e o caminho a ser seguido pela Bahia. "Vocês vão ter que escolher um cara que, a partir de 1° de janeiro, terá que dar resposta a todos os problemas da Bahia na educação, segurança pública, emprego e saúde", disse.
"E a gente tem visto essa conversa: 'o governador e o presidente têm que ser do mesmo partido'. E eu estou aqui para dizer: não tem que ser, não. Vocês podem escolher o governador de um partido e podem votar no presidente de outro. Vocês são livres para fazer essa escolha", completou.
Fonte: Com informações de assessoria.
Uma espingarda calibre 12, um rifle calibre 22 e uma pistola calibre 6,35 foram apreendidos por equipes da Força-Tarefa de Combate a Grupos de Extermínio e Extorsão Mediante Sequestro da Secretaria da Segurança Pública durante a ‘Operação Stone’, na manhã desta terça-feira (6).
Armamentos foram encontrados na casa de um dos comparsas de um policial militar da reserva, que atua como vereador na cidade de Itaeté, na Chapada Diamantina, pelo Partido Socialismo e Liberdade (Psol). Conforme a fonte do Informe Baiano, trata-se do Sargento Dorival. O parlamentar e outros dois comparsas são apontados como autores da morte de Márcio Oliveira Matos, no dia 24 de janeiro de 2018. A vítima era uma das lideranças do Movimento Sem Terra (MST) e, na época, Secretário de Administração do Município.
As Informações preliminares apontam que a execução aconteceu após a vítima adotar medidas de contenção de gastos e descobrir fraudes contratuais nas finanças de Itaeté.
Busca e apreensão
As equipes, coordenadas pela Corregedoria Geral da SSP, cumpriram os mandados de busca e apreensão, expedidos pela Vara Criminal de Barra da Estiva nas casas do sargento, de um comparsa ex-Secretário de Finanças da cidade e na Câmara de Vereadores, ambas em Itaeté.
No gabinete e residência do parlamentar foram apreendidos documentos. Em outra casa, as armas e munições e um notebook também foram achados. Os materiais apreendidos nos pontos investigados serão levados para a 12ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) de Itaberaba, junto com um dos suspeitos, preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo. Na unidade será feita a formalização e, posteriormente, encaminhamento para perícia no Departamento de Polícia Técnica (DPT).
Fonte: Informe Baiano
Depois de uma pausa de dois anos, a Chapada Diamantina vai receber a 20ª edição do Festival de Lençóis. Os shows vão acontecer entre os dias 22 e 24 de setembro, com acesso gratuito ao público. As informações são da coluna de Ronaldo Jacobina
Na grade de atrações, estão confirmados artistas como Vanessa da Matta, Carlinhos Brown, Jau e Filhos de Jorge.
Fonte: Metro 1
A rota entre Salvador e o município de Lençóis, na Chapada Diamantina, começa a ser operada a partir do dia 9 de novembro com o intuito de fortalecer o turismo e economia local. Os voos da Gol Linhas Aéreas serão operados duas vezes por semana, às quartas-feiras e domingos.
Com partida de Salvador, o voo sai nas quartas-feiras às 15h15 e contam com duração de 1h15. Já aos domingos, às 09h15. A partir de Lençóis, os voos também decolam às quartas-feiras, às 17h. No domingo, o roteiro de saída do município chapadeiro para a capital baiana acontece às 11h.
As novas rotas são comercializadas exclusivamente pela Gol e as operações são realizadas pela VOEPASS a serviço da Companhia. Neste trecho, a VOEPASS utiliza a aeronave ATR-72, cuja capacidade é de 68 passageiros.
Fonte: Jornal da Chapada
Uma caminhonete Chevrolet/S10, que havia sido roubada horas antes na cidade baiana de Camaçari, foi recuperada na madrugada de quinta-feira (18) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) no km 408 da BR-242, trecho de Seabra.
Na ocasião, os policiais deram ordem de parada ao veículo. Na abordagem e pesquisa aos sistemas de segurança, os policiais constataram o registro de roubo e confirmaram que o veículo havia sido assaltado momentos antes em Camaçari.
Questionado pelos policiais, o homem de 32 anos informou que foi contratado para fazer o serviço intitulado de ‘ligeirinho’ para levar a caminhonete até o município chapadeiro de Oliveira dos Brejinhos. Ele ganharia R$ 1.000 para fazer a ação.
O homem foi preso e o veículo apreendido. Ambos foram apresentados na Delegacia de Polícia Judiciária para adoção dos procedimentos cabíveis.
Fonte: Jornal da Chapada
O projeto de criação do Geoparque Serra do Sincorá, na zona turística Chapada Diamantina, foi discutido, nesta semana, na sede da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), em Salvador. Participaram do encontro representantes das secretarias estaduais do Meio Ambiente ( Sema), de Ciência e Tecnologia ( Secti) e da Educação ( SEC), dos municípios envolvidos e da Organização Ambiental AGS, que desenvolve o projeto. Eles decidiram pela formação de uma comissão para ações integradas, com o objetivo de conquistar para a Serra do Sincorá o selo da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), necessário para que áreas com formações geológicas sejam reconhecidas como georparques globais. O conceito estimula a presença humana em reservas naturais, usando o turismo como ferramenta de preservação ambiental.
A iniciativa alcança os municípios de Andaraí, Lençóis, Mucugê e Palmeiras, que abrigam diversas formas de relevo e sítios arqueológicos. “A criação do primeiro geoparque global da Bahia vai despertar o interesse de geólogos e turistas de várias partes do mundo. É uma forma de promover o turismo sustentável, gerando renda para as populações locais e estimulando o desenvolvimento da Chapada ”, pontuou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.
“Na comissão de trabalho, vamos atuar de maneira integrada com o Governo do Estado e as prefeituras, para preencher todos o requisitos que a Unesco exige. O Geoparque Serra do Sincorá representa uma área de 6,3 mil quilômetros quadrados, onde vivem cerca de 44 mil pessoas. Essa conquista será uma grande salto para o turismo baiano”, explicou o vice-presidente da AGS, Renato Azevedo.
Fonte: Ascom - Setur-BA
Um motorista que estava conduzindo caminhão de carga com sinais identificadores adulterados foi preso no km 408, da BR-242, trecho do município chapadeiro de Seabra. A prisão foi efetuada durante fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Durante vistoria, os policiais perceberam os indícios de adulterações. A numeração do motor remetia a outro com ‘queixa’ de crime. Além disso, foi constatada a presença de marcas de ação de instrumento abrasivo nas superfícies de gravação do motor/chassi nos locais onde deveriam estar as marcações conforme o padrão da marca.
De acordo com a PRF, o condutor foi preso e encaminhado à delegacia de Polícia Civil. Ele deverá responder pelo crime de receptação ou adulteração de sinais identificadores do veículo a depender do rumo das investigações.
Fonte: Jornal da Chapada
O município de Lençóis, na Chapada Diamantina, será o segundo destino do projeto ‘Bahia Viaja na Bahia’, criado para atrair o baiano a conhecer mais o Estado e movimentar os pontos turísticos locais. As belezas naturais da cidade serão visitadas no sábado (6) e domingo (7).
Nestes dois dias, o município contará com feira de agricultura familiar, harmonização de produtos, programação musical, gastronomia local, manifestações culturais e turismo histórico e de aventura. O evento é aberto ao público.
O projeto dá destaque ao Geoparque Serra do Sincorá, uma área de mais de seis mil quilômetros, com quatro serranias que atingem altitudes de mais de dois mil metros. No local, as atividades econômicas principais são a agricultura e pecuária.
Além disso, o município conta com hotéis, pousadas encantadoras, hostels, campings e casas de aluguel. Ainda em Lençóis, são mais de 100 opções de gastronomia, entre bares restaurantes, bistrôs, cafeterias. Os atrativos naturais também são um grande destaque da cidade, que conta com um grande potencial turístico, como a Cachoeira do Sossego.
Fonte: Voe News
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu um homem alcoolizado após aplicar um golpe em um posto de combustível no município de Seabra, na Chapada Diamantina. O caso foi registrado no último domingo (31), conforme dados divulgados da PRF.
Essa ação policial começou quando um frentista procurou o posto da PRF para relatar que um motorista a bordo de uma caminhonete Montana de cor prata teria abastecido o carro com 50,43 litros de gasolina e saiu do posto sem pagar o valor do combustível de R$271,33.
O veículo suspeito foi avistado pelos policiais nas proximidades do povoado Veredinha (Km 428 da BR-242). Foi dada ordem de parada, mas o homem ignorou o comando e a equipe iniciou uma perseguição. Foram realizadas várias tentativas de parada, com o uso dos dispositivos sonoros e de iluminação de emergência (giroflex).
O carro foi interceptado após quase 50 quilômetros de perseguição, já na altura do quilômetro 472 (povoado Lagoa Dionísio), no município de Ibitiara.
Ao se aproximarem do motorista, a PRF percebeu que o homem apresentava sinais de embriaguez como odor etílico, olhos vermelhos, fala arrastada e ideias desconexas. Ele foi submetido ao teste com etilômetro, que comprovou consumo de álcool.
Questionado, o homem de 52 anos – que reside em Brasília (DF) – informou que tentou fazer o pagamento com cheque e que pediu alguns dias de prazo, mas o pedido não foi aceito.
O suspeito foi apresentado à autoridade policial de plantão para registro da ocorrência e formalização dos procedimentos cabíveis.
Fonte: PRF-BA
Foto: Reprodução/PM
Parceria com a CAR reforça compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento rural Nesta sexta-feira, 24...
Foto: Reprodução A Bahia, m...
Foto: Reprodução
Vítima foi socorrida ao hospital e está fora de perigo; caso está sob investigação da Polícia Civil — Foto: Reprodução...