Quinta-feira, 21 de Fevereiro de 2019
Chapada Diamantina

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) aceitou o pedido de reconsideração referente às contas da Câmara de Vereadores de Bonito, cidade localizada na Chapada Diamantina, relativas ao exercício de 2017, da responsabilidade do vereador Alek Sandro Santana Béu (PDT).

O conselheiro substituto, Antônio Emanuel de Souza, relator do parecer, decidiu por alterar a decisão e considerar a aprovação das contas com ressalvas. A multa emitida a Sandro, no valor de R$1 mil, permaneceu no texto. Em seu pedido de reconsideração, o edil alegou já ter pago o valor estipulado pelo órgão fiscalizador.

Para isso ele “apresentou o Ofício nº 1681/2018 da Câmara Municipal, o Ofício nº 1151/2018 da prefeitura, a certidão de quitação da multa, a guia de conhecimento de receita nº 3265 acompanhada do DAM de arrecadação nº 12067, o comprovante de depósito identificado, e o extrato bancário da conta fornecida pelo setor de tributos da Prefeitura, sanando a irregularidade”, afirma o relatório do TCM sobre o pedido de reconsideração.

Mesa Diretora
Inclusive, o vereador Sandro foi reeleito, no dia 18 de dezembro do ano passado, presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Bonito para o biênio 2019/2020 e já foi empossado, sendo o primeiro vereador reeleito na Casa, juntamente com a chapa da qual fez parte.

Fonte: Jornal da Chapada



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 20 de Fevereiro de 2019
Chapada Diamantina

O cafeicultor Joel Marques de Oliveira foi o grande vencedor do 15º Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café. O microlote da Fazenda Brejos dos Aguiar, em Ibicoara (BA), na Chapada Diamantina, obteve nota final de 8,63 pontos (em uma escala de 0 a 10), com a soma dos júris Técnico e de Sustentabilidade. O titulo coloca a Bahia, mais uma vez, como um dos grandes produtores de café do Brasil.

O certame, promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), teve nove lotes finalistas, todos inscritos pelos organizadores dos concursos estaduais realizados no Paraná, Bahia, Minas Gerais e São Paulo.

Joel participa do grupo de produtores que são atendidos pelo projeto Café Chapada Diamantina, desenvolvido pelo Sebrae na região. O produtor participa do contrato de parceria entre a Fazenda Progresso e o Sebrae, que celebra várias soluções, entre elas o Sebraetec de Boas Práticas Agrícolas.

Cursos, capacitações, feiras, certificações e missões para outros estados são realizadas pelo Sebrae para capacitar os agricultores e fomentar a produção do café especial, que está sendo destaque em várias competições nacionais e internacionais.

Para o agricultor, o trabalho árduo, o clima da Chapada e as certificações conferem ao Café da Chapada esse toque único e diferenciado. “Estamos trabalhando para melhorar sempre. Fico muito feliz com esse prêmio, mas só me incentiva a buscar outras formas de aprimorar a nossa produção, inclusive com participação em cursos e capacitações que serão realizadas pelo Sebrae”, afirma Joel.

Para a gestora de Projetos do Sebrae em Seabra, Márcia Serra, os resultados positivos dos cafeicultores da região vêm do esforço diário dos produtores, que buscam se adequar às regras da certificação e aos desafios do mercado, motivando também outros empreendedores produtores a procurarem capacitações e consultorias especializadas.

“Estamos atendendo os produtores da Chapada Diamantina e sempre trazendo ferramentas importantes de gestão e qualidade. Na próxima semana, vamos começar com  a consultoria de Qualidade Total Rural, que foca na organização do ambiente de trabalho, diminuindo desperdícios, preservando o meio ambiente e a saúde das pessoas, com maior satisfação e melhor autoestima”, explica.

Outra amostra de café premiada foi a da produtora Anália Luz de Alcântara, do Sítio Boa Vista, também em Ibicoara. O Café da produtora ficou em sétimo lugar, com a pontuação de 8,44.

Para o gerente regional do Sebrae em Irecê, Edirlan Souza, a premiação só comprova a qualidade do café produzido na Chapada. “Estamos felizes com mais esta conquista. O Sebrae é parceiro dos produtores e vai continuar apresentando soluções importantes para os agricultores, como a certificação, consultorias e capacitações específicas”, diz.

O concurso

A etapa do Júri Técnico do 15º Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café foi realizada na última terça-feira, 12 de fevereiro, no laboratório do Sindicato das Indústrias de Café do Estado de São Paulo (Sindicafé-SP). Os lotes finalistas foram avaliados quanto a Qualidade Global, conforme metodologia do PQC – Programa de Qualidade do Café, atribuindo-se uma pontuação de Zero a 10 pontos para cada um.

O resultado do Júri Técnico corresponde a 90% da nota que, somada com a avaliação das práticas sustentáveis na propriedade, compõe a nota final.

O júri técnico foi composto pelas especialistas Camila Régia Arcanjo Teles e Isabela Cristina Abreu do Monte, do Grupo de Avaliação de Café (GAC), do Sindicafé-SP; e por Aline de Oliveira Garcia, Gina Maria Bueno Quirino Cardozo e Kátia Maria Cipolli, representantes do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL).

O Programa de Qualidade do Café, criado em 2004, certifica a qualidade do produto por meio de uma metodologia de análise sensorial e classifica e diferencia os cafés em quatro categorias:  Extraforte, Tradicional, Superior e Gourmet.

Além de certificar o produto, a empresa é auditada quanto às boas práticas de fabricação de todo o processo de industrialização, para garantir a consistência da avaliação.

Fonte: Sebrae Irecê/ Nara Zaneli



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 15 de Fevereiro de 2019
Chapada Diamantina

Equipes da 12ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Itaberaba) em cumprimento a mandado de busca e apreensão flagraram Deusdete de Jesus, o 'Bel', com três armas de fogo artesanais, três máquinas caça níqueis, drogas e um pássaro silvestre. A ação ocorreu na manhã desta quinta-feira (14), na Travessa Onze do bairro Sem Teto, em Itaberaba, na região da Chapada Diamantina.

Segundo o titular da 12ª Coorpin, delegado Geraldo Adolfo Nascimento, as buscas aconteceram na residência de 'Bel', onde também funcionava um bar. “Entre os materiais apreendidos, localizamos pacotes de cigarros de origem criminosa (contrabandeados), que eram comercializados por ele e as armas estavam com numerações suprimidas”, contou.

Ele ainda ressaltou que há suspeitas de tráfico de drogas no local. “Achamos apenas um pino de cocaína usado, que alguém pode ter aberto lá, mas continuaremos de olho”, disse o delegado. Deusdete foi autuado por posse irregular de arma de fogo, receptação qualificada e jogo de azar, além de crime ambiental.

Fonte: SSP/BA



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 15 de Fevereiro de 2019
Chapada Diamantina

A Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus XXIII em Seabra inicia o ano acadêmico de 2019 colocando em prática o Programa de Extensão voltado para os professores da Educação Básica.

Trata-se da oferta de “Matrícula Especial” aos professores das redes públicas de ensino nos componentes curriculares dos cursos em oferta no Campus.

Atualmente há quatro cursos em andamento – Letras/Língua Portuguesa e Literaturas, Letras/Língua Inglesa e Literaturas, Pedagogia e Comunicação Social/Jornalismo, os quais funcionam nos turnos vespertino e noturno. Serão ofertadas vagas em todos os cursos em diversas disciplinas.

O objetivo do Programa de Extensão é estreitar o diálogo entre a universidade/UNEB e a comunidade escolar, possibilitando troca de saberes entre professores em exercício, estudantes e futuros professores.

Os interessados em participar do programa devem ser diplomados em nível de graduação e estar em exercício docente nas redes públicas de ensino da cidade e região. Para em maiores informações entrar em contato pelo e-mail ircsilva@uneb.br ou pelo telefone (75) 3331-2222 falar com Lidiane.

As inscrições estarão abertas entre os dias 07 a 13 de março no turno da tarde e poderão ser feitas no Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPE) da UNEB.

Fonte: Ascom/UNEB - Campus XXII



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 13 de Fevereiro de 2019
Chapada Diamantina

Material foi encontrado no povoado de Palmeirinha, município de Novo Horizonte, no início da noite de terça-feira (12).

Cerca de 850 kg de explosivos destinados a quadrilhas de roubos a instituições financeiras (bancos e carros-fortes) foram apreendidos, na noite de terça-feira (12), pela 29ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Seabra). O flagrante aconteceu no povoado de Palmeirinha, município de Novo Horizonte, na região da Chapada Diamantina.

Equipes dos 4° Pelotão de Novo Horizonte e Ibitiara chegaram ao esconderijo usado pelos contrabandistas, após denúncias anônimas. Como existe atividade de mineração, na região, as ações preventivas são intensificadas para impedir os desvios.

Na casa usada pelos criminosos que acabaram fugindo foram encontrados 400 kg de emulsão (popularmente denominadas bananas de dinamite), 315 kg de explosivos granulados, pouco mais de 100 kg de substância usadas para confecção de artefatos, 1.500 espoletas, cordel, entre outros materiais. O caso foi registrado na Delegacia Territorial de Seabra.

"Excelente apreensão da 29ª CIPM. Infelizmente esses explosivos são desviados para atividades ilícitas. Estamos atentos", afirmou o comandante de Operações da PM, coronel Paulo Uzêda.

Fonte: SSP/BA



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 12 de Fevereiro de 2019
Chapada Diamantina

A ação policial iniciou-se na madrugada do último domingo (10), após a PRF ser noticiada por um caminhoneiro que havia sido vítima de assalto no KM 469 da BR 242, trecho do município de Ibitiara (BA).

Na manhã desta segunda-feira (11), a Polícia Rodoviária Federal deteve um indivíduo que havia praticado assaltos - à mão armada - na região da BR-242, trecho do município de Seabra (BA), na Chapada Diamantna. Os agentes federais recuperaram ainda 36 conjuntos de pneus e libertaram duas vítimas que estavam sendo mantidas presas dentro de um caminhão.

Fonte: PRF-BA



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 11 de Fevereiro de 2019
Chapada Diamantina

Foto: Divulgação/SSP-BA

Guarnições da 24ª Companhia Independente da Polícia Militar (Jacobina), com a ajuda de um drone, destruíram uma plantação com 18 mil pés de maconha na zona rural de Várzea da Roça, município da Chapada Diamantina. A ação, que aconteceu na última quarta-feira (6) e na qual foram apreendidos ainda 35 quilos da droga, sementes e munições, teve origem logo após os policiais receberem uma denúncia anônima de que havia um trânsito atípico de veículos, diversas vezes na semana e em horários suspeitos, no povoado Pau de Colher.

Ao chegar ao local, a PM identificou, através das imagens do drone, quatro homens cultivando cannabis sativa (maconha). Houve confronto e os criminosos conseguiram fugir pelo matagal, abandonando um carregador SR-40 calibre ponto 40, com capacidade para 15 disparos, 65 cartuchos de ponto 40 acondicionados num estojo, um aparelho celular, 35 quilos de maconha dentro de cinco sacolas de nylon, 3,5 quilos de sementes de maconha num vaso de água mineral e 18 mil pés de maconha.

A Polícia Civil e o Departamento de Polícia Técnica (DPT) foram acionados, para prosseguimento das investigações e perícia do local, além de ajudarem na incineração da roça. Já o material apreendido foi encaminhado para a sede da 16ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), em Jacobina. 

Fonte: SSP/BA



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 06 de Fevereiro de 2019
Chapada Diamantina

As demandas da saúde dos territórios da Chapada Diamantina e Piemonte do Paraguaçu foram apresentadas pelo Consórcio Chapada Forte ao secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, nesta terça-feira (5). O encontro reuniu, no prédio da SESAB em Salvador, prefeitos de 12 municípios com o intuito de buscar melhorias para o atendimento no Hospital Regional da Chapada, em Seabra, e criação do Consórcio de Saúde da região.

O presidente do Chapada Forte e prefeito de Andaraí, João Lúcio, avaliou a reunião como resolutiva. “Esclarecemos alguns pontos, encaminhamos outros. Acredito que foi muito importante para consolidar o desejo de criação do consórcio de Saúde e viabilizar a construção da policlínica”, ressaltou. Os municípios foram orientados a agendar a assembleia de criação do consórcio para formalizar parceria com o governo do estado.

O prefeito de Itaberaba, Ricardo Mascarenhas, informou ao secretário que 11 municípios já manifestaram interesse na formação do consórcio e que Itaberaba dispõe de um terreno às margens da BR 152 para abrigar a construção da policlínica. “A região tem 40 mil pessoas para serem atendidas. A policlínica é um projeto de sucesso do governo do estado que está dando certo e esperamos materializar na Chapada”, reforçou ao entregar ao secretário o ofício com os municípios interessados em implantar o consórcio de saúde.

O Hospital Regional da Chapada foi outra pauta da conversa com Fábio Vilas-Boas. Problemas com a entrega de laudos de exames, agendamento de cirurgias e regulação foram apresentados. Os gestores também se queixaram da interferência política no atendimento aos pacientes regulados pelo município. Os prefeitos de Abaíra, Edval Luz, e de Mugugê, Manoel Luz, afirmaram que apesar de seguir todos os procedimentos legais da regulação não conseguem atendimento para os doentes.

Em resposta, Fábio Vilas-Boas foi enfático: “a saúde não tem partido”. O gestor solicitou que os prefeitos indicassem os nomes de funcionários que por algum motivo estariam prejudicando o atendimento na unidade. “A gente não permite que nenhum hospital receba esse tipo de influência”, reforçou. O fato havia sido alvo de uma moção de repúdio aprovado em assembleia pelo Consórcio Chapada Forte e agora será tratado pela Sesab.

A reunião contou ainda com a presença dos prefeitos Adenilton Meira de Marcionílio Souza, Edimário de Novais de Iraquara, Elter Bastos de Wagner, Marcos Mota de Lajedinho, Marcos Airton Araújo de Lençóis, Helder Lopes Campos de Boa Vista do Tupim, Guilma Soares de Nova Redenção e Aurélio Fagundes de Boninal.

Fonte: UPB



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 04 de Fevereiro de 2019
Chapada Diamantina

Nas ações que aconteceram nas cidades de Palmeiras, Iaçu e Itaberaba foram localizados, arma, drogas e dinheiro.

A Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe/Chapada) prendeu no último sábado (2), Luiz Antônio Teodoro e Ivoneide Evangelista dos Santos no município de Palmeiras, Cristiano Arruda dos Santos, em Iaçu, e Cleisson de Almeida Nepomuceno e Paulo Victor Pereira Macedo na cidade de Itaberaba, todos envolvidos com o tráfico de drogas. As ações que aconteceram de formas distintas apreenderam maconha, cocaína, dinheiro e uma arma.

Luiz Antônio Teodoro, mais conhecido como 'Paulista' e Ivoneide Evangelista dos Santos, a 'Neguinha', foram presos em Palmeiras, após a unidade receber denúncia anônima. Com eles foram localizados 87 buchas de maconha e 428 gramas da mesma substância a granel, quatro pinos de cocaína, três relógios, três celulares, uma espingarda, 458 sacos para acondicionar as substâncias e a quantia de R$ 307. Os dois foram encaminhados para a Delegacia Territorial de Seabra.

Já na cidade de Iaçu, Cristiano Arruda dos Santos, conhecido como 'Zinho', foi localizado em uma moto CG Titan 150 com placa JQR 9778, comercializando drogas em uma casa na rua do Fórum Municipal. No momento da abordagem 'Zinho' levou os policiais a uma casa onde ele havia acabado de deixar 40 pinos de cocaína. O receptor da droga não foi localizado. Cristiano e o material apreendido foram encaminhados para a DT de Itaberaba.

Cleisson de Almeida Nepomuceno, que já acumula antecedente criminal por tráfico de drogas, e Paulo Victor Pereira Macedo, por arrombamento, foram localizados em Itaberaba, no bairro Pé do Monte, com seis trouxas de maconha. Os dois também foram levados para a DT de Itaberaba.

“A principal ferramenta que a gente tem utilizado para combater o tráfico de drogas é a parceria com a população que vem nos informando através do nosso canal de comunicação no aplicativo Whats App. Criamos um laço de confiança e mantemos o anonimato das pessoas”, contou o comandante de Cipe Chapada, major Ricardo Passos.

Ainda segundo ele, a prisão de tantos criminosos envolvidos com a venda de drogas traz um resultado muito positivo para a Chapada Diamantina. “A partir do momento que a gente combate o tráfico, contribuímos para a preservação de vidas. Estamos com quedas significativas na nossa região de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI)”, ressaltou.

Fonte: SSP/BA



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 03 de Fevereiro de 2019
Chapada Diamantina

Tudo começou no início de 2015, quando a esposa do ex-secretário de administração Alberto Magno, recebeu a visita de dois criminosos, que invadiram a casa, levaram todos os documentos que o marido guardava, enquanto mantinham a filha do casal, de nove anos de idade, sob a mira de um revólver na cabeça.

O caso foi parar na Globo, maior emissora de TV do país, e um esquema milionário, que teria sido orquestrado pelo ex-prefeito João filho, ganhava o dominical mais famoso do Brasil. A população de Itaberaba, na Chapada Diamantina, se viu diante de um episódio de vergonha nacional, de roubo do bem público, fraude, lavagem de dinheiro e uso da violência para impor o poder.

De acordo com a denúncia do ex-secretário – que causou a invasão à casa dele – o desvio era de R$ 1 milhão por mês, com origens diversas. Licitação de transporte escolar fraudulenta, apropriação de materiais e equipamentos da prefeitura para imóveis particulares, pagamentos indevidos a cooperativas de saúde, entre várias outras modalidades de crime que permeiam esse processo.

Alberto Magno passou seis anos na equipe de João Filho. Ele alega ter alertado por diversas vezes sobre as irregularidades, sem sucesso. Foi então que decidiu formalizar a denúncia no Ministério Público, que apurou inúmeras operações criminosas e a prefeitura foi sentenciada a repor quase R$ 600 mil à época, mediante provas contundentes.

Quatro anos depois, a invasão brutal e criminosa que Alberto e sua família sofreram, continua impune. A passos lentos – quase parado – o processo permanece sem solução. Os homens que invadiram a casa do ex-secretário, apesar de identificados pelas imagens do circuito de segurança, não foram presos. Não há nenhuma resposta policial sobre isso.

Em 2018, um dos acusados da invasão, popularmente conhecido como Nego Lúcio foi encontrado morto. O fato causou um burburinho na cidade, e levantou a suspeita de queima de arquivo. A família de Alberto, que viveu momentos de terror, ainda tenta se refazer, diante da inércia da justiça, enquanto assiste o empurra-empurra do ex-prefeito com as sentenças judiciais.

Assista à reportagem completa do Fantástico de 22 de março de 2015

Fonte: Jornal da Chapada



Compartilhar no Whatsapp