Foto: HRI
Uma história de fé e superação tendo como base a vivência de Anastácia Andrade, técnica em enfermagem do Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho (HRMDS) – Hospital Regional de Irecê, se transformou no livro “Eu sou maior que o câncer” (2023) e agora ganha adaptação em documentário com lançamento no início deste mês. Fomentado através do Projeto de Lei Paulo Gustavo e produzido pela Vila Ventura Filmes, o audiovisual teve cenas gravadas no Hospital de Irecê, unidade administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), onde Anastácia trabalha há 13 anos, atuando atualmente na UTI Pediátrica.
A narrativa volta ao ano de 2021, quando em meio a pandemia de COVID-19 Anastácia descobriu que estava com câncer de mama. Junto ao diagnóstico vieram o medo e a incerteza, porém ela nunca perdeu a fé e a esperança de que conseguiria vencer a doença. “O medo de morrer era constante em minha vida, mas eu nunca o deixei ser maior que minha fé em Deus e hoje estou aqui realizando os sonhos de poder contar minha história através do meu livro e de participar de palestras e eventos, como a Bienal do Livro Bahia, em Salvador. Também recebi convites para participar da Bienal de São Paulo e do Salão do Livro, em Genebra, além de gravar um documentário para ajudar outras pessoas nessa caminhada contra o câncer”, conta.
Durante as gravações do documentário, realizadas no início de março e no final de junho, algumas imagens foram feitas na unidade hospitalar, onde Anastácia gravou depoimentos emocionantes com sua médica oncologista, Priscila Andrade, que integra a equipe da Unacon/HRMDS, e com a coordenadora da UTI Pediátrica, Fernanda Moitinho, com quem pôde contar nos momentos de angústia, durante o diagnóstico e tratamento da doença.
“Foi uma grande emoção, alegria e gratidão gravar no Hospital Regional de Irecê, onde trabalho como técnica em enfermagem desde 2011. Agradeço a todos que se fizeram presentes em minha vida, desde o diagnóstico até os dias de hoje. Agradeço muito aos amigos, colegas de profissão e a todos os colaboradores do hospital que não soltaram a minha mão. Que Deus abençoe cada um de vocês”, declara. “Anastácia é uma pessoa que traz muita inspiração e nos ensina muito. Anastácia é fortaleza e transmite muita luz através da sua fé em Deus. Sua força e exemplo de vida representam a própria cura”, compartilha Fernanda Moitinho.
Fonte: Ascom - HRI
Vítimas foram levadas ao Hospital Regional de Irecê após colisão na BA-432; estado de saúde não foi divulgado — Foto: Reprodução
Um casal sofreu ferimentos graves após um acidente na noite deste domingo (8), na rodovia BA-432, que conecta Lapão e Canarana, na região de Irecê.
De acordo com informações da Polícia Militar, o casal estava em uma motocicleta que foi atingida por um carro, por volta das 19h30, nas proximidades da comunidade de Lajedo do Pau D’Arco, em Lapão.
Após o impacto, as vítimas foram socorridas por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhadas ao Hospital Regional de Irecê (HRI). O estado de saúde deles não foi informado.
O motorista do veículo envolvido fugiu do local sem prestar socorro e ainda não foi localizado. A polícia segue investigando o caso e aguarda que o responsável se apresente para prestar esclarecimentos.
Fonte: Da Redação
Foto: Reprodução
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) criticou a atitude do candidato à prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal (PRTB), após tentar subir no trio elétrico em ato da direita contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, neste sábado,7, na Avenida Paulista.
Em nota, Bolsonaro comentou que os candidatos à prefeitura paulistana foram convidados. Ele elogiou a “conduta exemplar e respeitosa” de Ricardo Nunes (MDB) e Marina Helena (Novo) que compareceram à manifestação.
“O único e lamentável incidente ocorreu após o término do meu discurso (com o evento já encerrado) quando então surgiu o candidato Pablo Marçal que queria subir no carro de som e acenar para o público (fazer palanque às custas do trabalho e risco dos outros), e não foi permitido por questões óbvias”, escreveu.
Marçal retornava de uma viagem a El salvador e teria chegado já no fim do ato em São Paulo.
“Voltei para o Brasil e fui direto para o ato patriótico na Avenida Paulista, para o qual fui convidado pelo próprio presidente Bolsonaro. Fui surpreendido com o impedimento do acesso ao caminhão”, disse Marçal.
Confira a nota completa
"Parabéns a todos que participaram dos atos pela liberdade na Paulista.
Os candidatos a prefeito por São Paulo foram convidados. O atual prefeito Ricardo Nunes e Maria Helena, compareceram desde o início e tiveram uma conduta exemplar e respeitosa, à altura das pautas defendidas: “liberdade, anistia e equilíbrio entre os três Poderes”.
O único e lamentável incidente ocorreu após o término do meu discurso (com o evento já encerrado) quando então surgiu o candidato Pablo Marçal que queria subir no carro de som e acenar para o público (fazer palanque as custas do trabalho e risco dos outros), e não foi permitido por questões óbvias."
Fonte: A Tarde
Candidata à prefeitura reafirma compromisso com a continuidade da gestão de Birinha Levi
No início da noite desse sábado, 7 de setembro, a candidata à prefeitura de Uibaí, Aidinha Levi (PSD), inaugurou seu novo comitê de campanha no distrito de Hidrolândia, em um evento que contou com grande participação popular.
Ao lado de seu candidato a vice-prefeito, Marcão, e de lideranças políticas, como o deputado federal Otto Filho (PSD), Aidinha destacou em seu discurso o compromisso de dar continuidade ao trabalho realizado pelo atual prefeito, Birinha Levi (PSD).
Birinha, que tem se destacado por sua gestão com diversas obras de infraestrutura e investimentos em várias áreas do município, também participou do evento e agradeceu o apoio de todos. "Quero agradecer, principalmente, a todos vocês que me tornaram líder desse povo, desse grupo", disse o prefeito.
Aidinha, confiante na vitória, afirmou: "Tenho a certeza de que no dia 6 de outubro teremos a maior vitória histórica que Uibaí já viu acontecer, não só em Hidrolândia, mas em todo o município".
O evento marcou mais uma etapa importante na campanha, reforçando a união e a força da chapa rumo à vitória no próximo mês.
Fonte: Da Redação
Foto: Divulgação
A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), através da Superintendência de Assistência Social (SAS), realiza mais uma semana do Ciclo de Capacitações do Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais no estado da Bahia.
Nesta semana, o curso de formulários capacita entrevistadores e técnicos que atuam na área do cadastramento nos municípios dos territórios de identidade de Irecê e Sudoeste Baiano.
capacitação cadúnico irecê e sudoeste — Foto: Divulgação
As atividades acontecem até a próxima sexta-feira (06) nos municípios de Irecê e Vitória da Conquista.
A ação é uma parceria da Seades com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e tem como objetivo atualizar os profissionais sobre a implantação das mudanças realizadas no CadÚnico.
O planejamento para este ano é capacitar sete turmas com um total de 210 profissionais, abrangendo os 27 territórios de identidade do estado. O curso será realizado também no Litoral Norte e Agreste Baiano, Baixo Sul e Portal do Sertão.
A Seades, através da Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS), tem a responsabilidade de coordenar o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em âmbito estadual e assegurar o apoio técnico e financeiro, por meio do cofinanciamento estadual de serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais.
Fonte: Do site GOVBA.
Foto: Agência Brasil
Em 2022, o Brasil tinha 160.784 pessoas vivendo em asilos ou instituição de longa permanência para idosos, segundo os dados do último Censo, divulgados nesta sexta-feira (6) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Isso representa 0,5% da população com mais de 60 anos no país (32,1 milhões).
A maior proporção de pessoas vivendo em asilos se encontra no Sudeste (57,5%), região que concentra 46,6% da população idosa nacional. O Sul responde por 24,8% das pessoas em asilos e tem 16,4% dos idosos do país.
“É de se esperar que você tenha mais moradores de asilo em regiões que são mais envelhecidas, que são justamente o Sul e o Sudeste”, explica o pesquisador do IBGE, Bruno Perez.
Em um recorte de gênero, os dados divulgados hoje mostram que as mulheres são a maior parte dos moradores de asilos, respondendo por 59,8% do total.
“Isso está relacionado ao fato de que as mulheres são maioria na população com um todo e são maioria, de forma mais expressiva, quando a gente olha para a população idosa. No Brasil, a expectativa de vida dos homens é significantemente menor do que das mulheres”, avalia Perez.
O levantamento constatou também que havia 14.374 pessoas vivendo em orfanatos e instituições similares em 2022, ou seja, 0,03% da população brasileira com até 19 anos (54,5 milhões).
Outro dado é o número de pessoas vivendo em clínicas psiquiátricas ou comunidades terapêuticas (24.287). Essa população é majoritariamente masculina e com idades entre 30 e 59 anos.
Foto: Reprodução/Agência Brasil
Penitenciárias
Segundo o IBGE, a população vivendo em penitenciárias, centros de detenção e estabelecimentos similares chegou a 479.191 no último levantamento. De acordo com o instituto, foram considerados moradores de prisões os detentos que já estavam há mais de um ano na cadeia ou que tinham condenação superior a 12 meses.
Isso representa 0,24% do total da população brasileira calculada pelo Censo 2022 (203,1 milhões). De acordo com o levantamento, 96% da população carcerária era formada por homens. A maioria dessas pessoas (75,4%) tinha entre 20 e 29 anos (40,7%) e entre 30 e 39 anos (34,7%).
Em relação à população total do país, a faixa etária de 20 a 39 anos representa apenas 15,1% de todos que vivem em penitenciárias, sendo que as faixas de 20 a 29 anos e de 30 a 39 anos têm, mais ou menos, o mesmo número de pessoas.
Das 479 mil pessoas que viviam encarceradas, 52% estavam na Região Sudeste, 16,5% no Nordeste, 14,7% no Sul, 10% no Centro-Oeste e 6,8% no Norte do país.
Tanto o Sudeste quanto o Centro-Oeste tinham parcelas das populações carcerárias que superavam suas proporções no total da população brasileira, já que o Sudeste concentra 41,8% dos habitantes do país e o Centro-Oeste, 8%.
Adolescentes
O IBGE também constatou que havia 7.514 pessoas vivendo em unidades de internação de menores, ou seja, unidades socioeducativas voltadas para adolescentes em conflito com a lei. Desse total, 96,2% eram homens.
Outros dados divulgados pela pesquisa, nesta sexta-feira, foram os totais de moradores de hotéis ou pensões (46.269), de alojamentos (30.090), de abrigos, casas de passagem ou república assistencial para outros grupos vulneráveis (24.110) e de abrigos, albergues ou casas de passagem para população em situação de rua (11.295).
Fonte: Agência Brasil
A campanha do candidato a prefeito de São Gabriel, Juninho Rocha, está em ritmo acelerado. A semana foi marcada por uma série de compromissos importantes que reforçaram a sua presença junto à população. Na quarta-feira (04), Juninho participou de uma sabatina na rádio Líder FM, onde teve a oportunidade de expor suas principais propostas para o município, abordando temas relevantes como saúde, educação e infraestrutura, além de reforçar seus compromissos com o desenvolvimento de São Gabriel.
Nesta sexta-feira (06), o candidato dará continuidade à sua agenda movimentada com uma visita ao bairro João Durval, um dos mais tradicionais da sede do município. Durante o encontro, Juninho Rocha pretende dialogar com os moradores, ouvir suas demandas e apresentar soluções que estão previstas no seu plano de governo, sempre com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população local.
No sábado, Juninho Rocha participará da inauguração do comitê da sua campanha em Gameleira. O evento contará com a presença de apoiadores e lideranças locais, em um momento que deverá fortalecer ainda mais o grupo político que acompanha o candidato.
O encerramento da semana será com um grande arrastão, que ocorrerá no domingo na sede de São Gabriel. Juninho Rocha afirma que a recepção calorosa do povo nas ruas tem sido um termômetro positivo para a sua campanha. Segundo ele, o carinho e o apoio recebidos ao longo das visitas são motivadores essenciais para seguir firme na disputa eleitoral “A confiança do povo em meu nome me fortalece cada dia mais para ir em busca do melhor para São Gabriel. A campanha segue limpa, firme e com o apoio do povo”, destacou o candidato.
Fonte: Ascom - Juninho Rocha
Foto: Marcelo Carmargo/Agência Brasil
O crescimento interanual da renda habitual média dos trabalhadores brasileiros foi de 5,8%. É o que mostra estudo publicado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) nesta sexta-feira (6), que apontou que os rendimentos do trabalho no segundo trimestre apresentaram uma nova elevação em relação ao trimestre anterior. No entanto, estimativas mensais indicam que o rendimento habitual médio real alcançou o pico de R$ 3.255 em abril deste ano, recuando para R$ 3.187 em julho de 2024, uma redução de 2,1%.
A nota Retrato dos Rendimentos do Trabalho – Resultados da PNAD Contínua do Segundo Trimestre de 2024, que teve como base os resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revela que os trabalhadores por conta própria, empregados sem carteira e do setor público apresentaram um crescimento interanual da renda acima de 7% no segundo trimestre deste ano (7%, 7,9% e 7,4% respectivamente). Por sua vez, os trabalhadores privados com carteira registraram um crescimento de 4,4%, mantendo taxas de crescimento mais lento que as demais categorias desde o início de 2023.
Os maiores aumentos na renda, em comparação ao quarto trimestre de 2022, foram observados na Região Nordeste (8,5%), entre os trabalhadores acima de 60 anos de idade (8,8%), e com ensino superior (5,7%). Apenas trabalhadores com ensino fundamental incompleto ou com escolaridade inferior apresentaram um fraco aumento na renda (1,1%). O crescimento foi menor para os que habitam no Centro-Oeste (3,3%), entre os jovens de 14 a 24 anos (3,6%) e em regiões metropolitanas (4,4%).
Os rendimentos habituais recebidos pelas mulheres, que vinham mostrando desempenho inferior ao dos homens em anos anteriores, apresentaram ao longo de 2023 um crescimento interanual maior que o dos homens (no quarto trimestre, 4,2% contra 2,5% da renda habitual). No segundo trimestre deste ano, entretanto, o crescimento da renda foi novamente superior entre os homens (6,2% para homens e 5,2% para mulheres).
Em termos setoriais, os piores desempenhos da renda habitual ocorreram nos setores de construção, agricultura e serviços profissionais, com queda interanual de 1%, e aumentos de 0,5% e 2,1%, respectivamente. Já os trabalhadores da indústria e da administração pública apresentaram crescimento superior a 8%.
Fonte: Agência Brasil
Foto: reprodução O município de Irecê conquistou o Nível Prata d...
Em busca de novos investimentos, Tacinho Mendes fortalece Jussara com articulações em Salvador O prefeito de...
Foto: reprodução Uma aeronave que seguia de Barreiras para Salvador prec...
Após destaque no Campeonato Baiano, Marcelo Pereira foi decisivo na semifinal contra o Castelo, garantindo o retorno do Vil...
Foto: Ascom / Prefeitura Municipal de Irecê Em Irecê, 33 pontos da red...