Quarta-feira, 17 de Janeiro de 2024
Notícias

Foto: Divulgação

A titular da 7ª Promotoria de Justiça de Jacobina, a promotora de Justiça Cintia Campos da Silva, denunciou o presidente a Câmara Municipal de Ourolândia, Givanício Cavalcante de Lima (PP), por homicídio qualificado referente a um crime que ocorreu há 15 anos.

O homicídio, que ocorreu em 9 de novembro de 2008, de acordo com o Ministério Público da Bahia (MP-BA), teria sido cometido por motivo fútil. Givanício teria matado a tiros Eliel Ferreira Honorato, sem possibilitar à vítima chance de defesa. A vítima estava em uma festa na praça do município na companhia de duas mulheres, quando o vereador teria se aproximado e provocado o grupo, dizendo que “Eliel era casado”, o que gerou um desentendimento entre os dois.

Em seguida, o vereador teria deixado o local na garupa de uma moto, retornando pouco tempo depois para a festa portando uma arma. De acordo com a denúncia, o edil passou a perseguir a vítima, que tentou escapar, mas acabou sendo atingida. Informações apuradas pelo MP-BA, apontam que o presidente da Câmara Municipal chegou a efetuar mais um disparo, seguido de um chute, quando Eliel já estava caído ao solo. No momento seguinte, Givanício teria fugido na garupa de uma moto.

O MP-BA pede que seja realizada audiência de instrução e julgamento, para que sejam ouvidas as testemunhas e interrogado o acusado, para que depois ele seja submetido ao Tribunal do Júri.

Fonte: Política Livre



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 16 de Janeiro de 2024
Notícias

Foto: Divulgação

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), por meio do presidente e desembargador Nilson Castelo Branco, manteve a decisão que suspendeu o processo de cassação do prefeito de Barra do Mendes, Antônio Barreto de Oliveira, o Tonho de Napo. A decisão foi inicialmente proferida pelo juiz Jurandir Carvalho Gonçalves, da 1ª Vara dos Feitos de Relações de Consumo, Cíveis e Comerciais da comarca do município e mantém o prefeito em posse do cargo.

Segundo a Câmara Municipal, Antônio Barreto estaria sendo investigado por recolhimento de Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) sem repasse, nepotismo e irregularidades no Fundo Municipal de Meio Ambiente. A defesa do prefeito, assinada pelos advogados Tiago Ayres, Dynalmo Souza e Karina Calixto, questionou a decisão da Casa e sustentou ser a decisão do legislativo “ilegal” e marcada por “enorme fragilidade”.

Anteriormente, a defesa do prefeito já havia conseguido uma liminar para suspender o afastamento do gestor, por meio de um mandado de segurança. Na fase final, dirigido pela Câmara Municipal de Barra do Mendes, em recesso legislativo, a defesa obteve outra liminar, dessa vez, para suspender o processo de cassação, em razão de uma série de nulidades processuais. Em recorrência, o legislativo local realizou um pedido ao presidente do TJ-BA, pleito este que foi negado por Nilson Castelo Branco, que manteve a suspensão do processo de cassação.

A partir desta última decisão, Tonho de Napo, eleito em Barra do Mendes com 69,31% dos votos em 2020, continua no cargo, praticando normalmente os atos da gestão municipal.

Fonte: Bahia Notícias



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 16 de Janeiro de 2024
Notícias

Complexo Babilônia Centro entra em operação em outubro de 2025 — Foto: Reprodução/Casa dos Ventos

Um novo complexo eólico no Centro-Norte da Bahia, financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), deverá gerar energia suficiente para abastecer o equivalente a cerca de 1,37 milhão de domicílios a partir de outubro de 2025. O crédito, de R$ 3,16 bilhões, concedido à Ventos de Santos Antônio Comercializadora de Energia S.A., corresponde a 80% do total a ser investido no projeto, denominado Babilônia Centro, e é o maior volume já financiado pelo BNDES para um empreendimento de geração renovável.

Localizado nos municípios de Morro do Chapéu e Várzea Nova, Babilônia Centro é resultado de uma joint-venture entre a Casa dos Ventos e a ArcelorMittal, e o empreendimento será responsável pelo abastecimento de aproximadamente 40% do consumo elétrico da ArcelorMittal no Brasil. Com 123 aerogeradores, uma capacidade instalada de 553,5 MW e geração de energia estimada em 267 MW médios, o complexo permitirá que a ArcelorMittal Brasil seja autoprodutora de energia por meio do maior contrato corporativo de energia renovável celebrado no país.

"Essa operação reforça o compromisso do BNDES com projetos de geração renovável de grande escala, na busca por uma matriz energética cada vez mais sustentável para o Brasil, com produção de energia limpa e estímulo à descarbonização”, afirmou o presidente do banco de fomento, Aloizio Mercadante.

Há previsão que sejam criados 1.500 postos de trabalho diretos e 3.000 indiretos durante a fase de implantação do empreendimento. Após a conclusão, o complexo eólico deverá empregar diretamente 80 funcionários e indiretamente outros 150 trabalhadores.

A diretora de Infraestrutura, Transição Energética e Mudança Climática do BNDES, Luciana Costa, afirmou que o Brasil está em uma posição vantajosa em relação ao resto do mundo na transição energética. Segundo ela, países como Índia e EUA estão fomentando - com muitos incentivos e subsídios - a instalação de parques eólicos e solares, o que o Brasil faz há vinte anos: “Em 2004, o BNDES criou um programa de apoio a fontes alternativas de energia elétrica para financiar éolica e solar. O resultado é que projetos financiados pelo BNDES representam 57,5% do total da capacidade eólica instalada no Brasil, que é de 28,7 GW”, destacou.

Costa lembrou ainda que, segundo a Agência Internacional de Energia (IEA), a expansão das energias de fonte renováveis no mundo foi, em 2023, 50% maior do que em 2022, destacando o Brasil entre os países mais relevantes. “Projetos como o Babilônia são fundamentais para sustentar essa expansão crescente de fontes renováveis”, disse.

“O avanço da implantação deste projeto é um marco importante para a ArcelorMittal, porque está em linha com o nosso objetivo global de ser carbono neutro até 2050 e reduzir em 25% as emissões específicas até 2030. O Complexo Eólico Babilônia Centro vai assegurar energia limpa e contribuir para a descarbonização das operações da empresa no Brasil. O investimento em energia renovável é fundamental para uma economia de baixo carbono e um futuro sustentável”, afirma Jefferson De Paula, presidente da ArcelorMittal Brasil e CEO Aços Longos e Mineração LATAM.

O diretor-executivo da Casa dos Ventos, Lucas Araripe, destaca os efeitos multiplicadores que o investimento em energias renováveis tem na economia local. “Nossos projetos eólicos no semiárido brasileiro são motores de mudança social: geram empregos, intensificam a economia e potencializam a arrecadação municipal; essas ações transformam a realidade das regiões, promovendo o desenvolvimento sustentável e melhorando a qualidade de vida das comunidades”, complementa.

Uma rede de média tensão levará a energia produzida pelos aerogeradores à subestação coletora do Babilônia Centro. A partir daí, a conexão com o Sistema Interligado Nacional será feita por uma linha de transmissão de aproximadamente 17 km até a subestação Ourolândia II, que já está em operação.

Energia renovável – Por gerar energia elétrica a partir de uma fonte limpa, o complexo eólico evitará a emissão anual de aproximadamente 950 mil toneladas de Co2 na atmosfera*. Dados da organização de pesquisas BloombergNEF apontam o BNDES como o maior financiador de energias renováveis do mundo, com créditos que somam cerca de US$ 35 bilhões no período de 2004 a 2022. Desde o ano 2000, a instituição financiou cerca de 70% do aumento de capacidade de geração do país, correspondentes a 78,8 GW adicionais, dos quais 86% de fontes renováveis.

Fonte: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 16 de Janeiro de 2024
Notícias

Sistema de captação da adutora do São Francisco – Foto: Divulgação

Desde a noite de ontem (15), a região de Irecê enfrenta uma interrupção no fornecimento de água devido à falta de energia elétrica na área de captação do Rio São Francisco, ocasionada pela Coelba, de acordo com nota encaminhada ao Central Notícia.

 A normalização do serviço ainda não ocorreu, impactando as cidades de América Dourada, Central, Irecê, Itaguaçu da Bahia, João Dourado, Jussara, Lapão, Presidente Dutra, São Gabriel e Uibaí, assim como seus respectivos povoados.

A Embasa, responsável pelo abastecimento de água na região, recomenda a população a adotar medidas de uso econômico da água armazenada em seus reservatórios domiciliares até que a situação seja regularizada.

 Segundo o comunicado, a empresa está trabalhando em conjunto com a Coelba para restabelecer o fornecimento de energia elétrica e, consequentemente, retomar o abastecimento de água na área afetada. A população local é orientada a ficar atenta às atualizações fornecidas pelos órgãos responsáveis.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 15 de Janeiro de 2024
Notícias

Fotos: CAR

Por toda a Bahia, os investimentos do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), garantem renda e qualidade de vida para agricultores e agricultoras familiares. Seja no processo de agroindustrialização ou na construção de quintais produtivos, as ações trazem impactos positivos para avida de agricultoras familiares como as da Associação Comunitária de Baixa da Juriti, em Iraquara, na região da Chapada.

No total, 22 famílias agricultoras lideradas por mulheres receberam a infraestrutura para a implantação de quintais produtivos para a produção de hortaliças e frutas. Com a ação, as famílias contam agora com uma alimentação mais saudável, renda e autoestima elevada com a autonomia gerada pela comercialização do excedente da produção.

A diretora da Associação, Ana Cristina Souza, comenta que o projeto foi fundamental desde a época da pandemia. “Os quintais foram de grande importância para nós, porque nos fortaleceu enquanto mulheres produtoras e facilitou o nosso trabalho, além de aumentar a produção para o consumo e a comercialização”.

A agricultora Maria Elizabete Santos comemora os resultados da diversificação da produção com os quintais e a venda de alface, beterraba, cenoura, cebolinha, coentro, espinafre, pimentas, mamão, pinha, manga e maracujá.

“Agora, nós temos uma melhor alimentação, mais produção e ganhos financeiros. Eu, por exemplo, economizo bastante na alimentação e garanto em torno de R$ 200,00 com a venda dos produtos que antes eu não vendia por não ter tanta produção. Agora melhorou 100%”, ressalta Elizabete.

Os quintais produtivos fornecidos para a comunidade são compostos por tela, sombrite, insumos agrícolas e kit de irrigação. A CAR é uma empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia (SDR).

Fonte: As informações são de assessoria.



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 14 de Janeiro de 2024
Notícias

Foto: Reprodução

Graças ao rigoroso planejamento estratégico, em Irecê, 2023 foi marcado pelo equilíbrio fiscal e a realização de obras estruturantes. Depois de fechar o ano em alta, a gestão Elmo Vaz se prepara para TRABALHAR MUITO MAIS pela cidade em 2024. “Vai ser correria dobrada”, anunciou o prefeito.

Depois de trazer obras que pareciam impossíveis, como a macrodrenagem, o Anel Viário, a Central de Hemodinâmica e Unacon, Elmo Vaz realizou uma grande articulação política e garantiu mais de R$ 60 MILHÕES, que já estão assegurados e serão investidos em diversas áreas neste último ano de governo. De acordo com o cronograma de ações da Prefeitura, em 2024, mais de 150 novas ruas serão pavimentadas e recuperadas, superando a marca de 700 vias públicas modernizadas com asfalto quente ou intertravado. Entre tantas ações importantes para este ano estão a requalificação da Rodoviária e a construção da Estação de Transbordo - projetos de extrema importância para a cidade e toda região, já que Irecê recebe moradores de todo território diariamente.

2024 promete, e para dar mais dignidade aos portadores de deficiências vem aí um novo Centro Especializado em Reabilitação (CER), e o tão sonhado Centro de Proteção e Bem Estar Animal, para resolver (de uma vez por todas) um problema histórico de Saúde Pública ligado ao abandono de animais domésticos e a reprodução em massa de cães e gatos de rua. No pacote de grandes realizações para este ano, também podem ser incluídos a entrega da 1ª etapa do imprescindível Sistema de Macrodrenagem, a construção de uma nova Creche no Bairro São Francisco, Escola padrão FNDE no Ieda, um novo PSF no Félix, e o início das obras da Casa da Mulher Brasileira - espaço integrado e humanizado de atendimento às mulheres em situação de violência. “Já temos garantidos até agora cerca de R$ 60 milhões para serem investidos este ano, sem contar com os recursos oriundos dos governos estadual e federal”, pontuou o prefeito.

Pelo visto, não faltam motivos para alegria e contentamento de Elmo Vaz e da comunidade ireceense. Entretanto, a quem diga que o olhar altivo e o sorriso cativante do prefeito são “fruto” do LEGADO construído ao longo dos dois mandatos como chefe do Poder Executivo. “Entro no último ano deste ciclo com a mesma determinação e força de vontade que tinha em 2017. A diferença é que estou mais experiente! Portanto, 2024 será um ano inesquecível para a nossa cidade. Já disse e repito: vamos trabalhar incansavelmente até 31 de dezembro, com fé em Deus! Me arrisco a dizer que este ano será o melhor de nossas vidas”, concluiu o gestor.

Fonte: As informações são de assessoria.



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 13 de Janeiro de 2024
Notícias

Imagens: CAR

Este início de janeiro de 2024 representa um marco na história da agricultura familiar baiana. Um container com 12 toneladas de produtos genuínos de cooperativas da agricultura familiar baiana embarcou, do Terminal de Containers do Porto de Salvador - unidade de negócios Wilson Sons, para Portugal, com o objetivo de alcançar os mercados da Europa.

A qualidade dos produtos saudáveis, de diversas regiões da Bahia, como cervejas artesanais, frutas desidratadas, pasta de castanha de caju e chocolates em pó e em barra com diferentes percentuais de cacau chegará à Portugal a partir da parceria entre a Federação das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado da Bahia (Federação Unicafes/BA) e a Family Farming Brasil.

O presidente da Unicafes/BA, Ícaro Rennê, falou sobre a novidade da exportação dos produtos. “Estamos enviando a riqueza e a diversidade do interior da Bahia para o mundo em mais essa inovação do Governo do Estado, que vem apoiando a nossa agricultura familiar ao longo dos anos”.

O secretário de Desenvolvimento Rural (SDR), Osni Cardoso, ressaltou a relevância dessa ação para a agricultura familiar. “Muito feliz. O mundo agora vai poder provar os nossos produtos”.

O diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, comentou mais esse passo da agricultura familiar, que representa o sucesso do investimento do Governo do Estado em políticas públicas voltadas para o rural. “A agricultura familiar agora na Europa é uma conquista da nossa turma da agricultura e do nosso governador Jerônimo Rodrigues, que começou tudo isso”.

Uma das cooperativas que vai participar da entrega dos itens é a Cooperativa Agropecuária Mista Regional de Irecê (Copirecê), que vai enviar quatro toneladas do flocão Puro Milho, de milho não-transgênico da Copirecê. O presidente da cooperativa, Walter Ney Rodrigues, comemora a novidade. “É a primeira exportação do flocão de milho não-transgênico da Copirecê e temos consciência do sucesso que vamos fazer já que o nosso flocão é não-transgênico e os que são vendidos na Europa são transgênicos. Somos pioneiros do sucesso do flocão no Brasil e teremos bons resultados também na Europa”.

Na operação, estão sendo enviados produtos da Cooperativa de Serviços Sustentáveis da Bahia (Coopessba), Cooperativa de Produtores Rurais de Presidente Tancredo Neves (Coopatan), Cooperativa dos Produtores de Abacaxi de Itaberaba (Coopaita), Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), Cooperativa Agropecuária Mista Regional de Irecê (Copirecê), Cooperativa de Cafés Especiais e Agropecuária de Piatã (Coopiatã), Cooperativa Mista dos Cafeicultores de Barra do Choça e Região (Cooperbac), Cooperativa dos Cajucultores Familiares do Nordeste da Bahia (Cooperacaju), Cooperativa Agropecuária do Baixo Sul da Bahia (Coopgeaf), Cooperativa Agrícola da Bahia (Coab) e Cooperativa Cacau Mata Atlântica da Bahia (Coopermata).

A previsão de chegada do container em Lisboa, Portugal, é no dia 5 de fevereiro. De lá, os produtos serão comercializados tanto em Portugal como em outros países.

Fonte: Ascom - CAR



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 13 de Janeiro de 2024
Notícias

Imagem:HRI

A solidariedade está cada vez mais presente no Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho em Irecê, unidade administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID).

Nesta sexta-feira (12), foram registradas três captações de órgãos simultâneas na unidade. Um gesto de muita generosidade e conscientização dos familiares dos doadores.

Mais um vez, a equipe do hospital se destaca pelo acolhimento e comprometimento com os serviços prestados.

Este ano, já foram registradas 4 captações de órgãos, mantendo a unidade hospitalar como referência no interior da Bahia.

Fonte: Ascom - HRI



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 12 de Janeiro de 2024
Notícias

O Hospital Regional da Chapada (HRC), localizado na cidade de Seabra, na Chapada Diamantina, fechou o ano de 2023 se destacando no número de cirurgias realizadas. Ao longo do ano, a unidade da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) gerida pela Fundação Fabamed efetuou 8.381 procedimentos cirúrgicos, garantindo assistência especializada para a população de Seabra e mais 11 municípios da região.

O número representa um acréscimo de mais de 28% em relação ao número de cirurgias realizadas em 2022, quando foram feitos 7.186 procedimentos cirúrgicos. Somente nos primeiros três meses de 2023, foram mais 2 mil cirurgias de pequena, média e alta complexidade na unidade. Deste total, 1.013 procedimentos foram as chamadas cirurgias ambulatoriais, procedimentos de menor complexidade, que demandam muitas vezes um pós-operatório menos complexo.

Diretor do Hospital Regional da Chapada, o médico Carlos Hotz explica que, dos mais de 8 mil procedimentos realizados, 4.177 foram cirurgias de maior abrangência, realizadas no Centro Cirúrgico e com todo o aporte necessário para a realização dos procedimentos. "São o que consideramos procedimentos maiores, que necessitam de uma maior assistência. São cirurgias não ambulatoriais. Os procedimentos ambulatoriais são feitos fora do centro cirúrgico", destaca, ressaltando que a unidade realizou mais de 3 mil procedimentos ambulatoriais de menor complexidade.

Dentre as cirurgias mais realizadas estão as de retiradas de cistos, coleta para biópsias, além de procedimentos para a retirada de lipoma — uma espécie de tumor benigno composto de gordura.

“Tivemos um ano de 2023 ótimo, registrando mais um recorde de cirurgias apara a região. Hoje conseguimos atender toda a nossa demanda e, além disso, dar suporte a outros municípios através da busca ativa de pacientes que possam ser atendidos aqui no HRC, ampliando a assistência para além dos 11 municípios atendidos. Dispomos de cirurgião geral, anestesista e ortopedista, oferecendo suporte 24 horas para Seabra e os municípios pactuados. Estamos trabalhando de forma incansável para melhorar o atendimento e, consequentemente, aumentar o número de procedimentos realizados, oferecendo mais saúde para quem mais precisa”, explica o diretor.

Referência

Inaugurado em 2017, o HRC possui 110 leitos, sendo 10 de UTI, e é referência para os municípios da região, oferece atendimento de urgência e emergência 24 horas, centro de bioimagem e cirúrgico, ambulatório, dentre outros.

O HRC tem perfil assistencial de hospital geral, oferecendo aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) atendimento médico em diversas áreas como traumato-ortopédia e psiquiátrica, internação hospitalar nas especialidades de clínica médica, cirúrgica e pediátrica, além de internação em unidade de terapia intensiva, consultas especializadas e cirurgias ambulatoriais, procedimentos de diagnose e terapias.

A unidade conta com uma equipe multidisciplinar capacitada e equipamentos de ponta, o que garante um atendimento de excelência para toda a região.

Fonte: Ascom - Sesab



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 10 de Janeiro de 2024
Notícias

Unidade do Senac em Irecê – Foto: Reprodução

O ano novo chega recheado de oportunidades para quem deseja empreender, se aprimorar ou para quem quer conquistar uma vaga no mercado de trabalho. Áreas como beleza, gastronomia, E-commerce, marketing digital, tecnologia da informação e bem-estar, se destacam como segmentos mais procurados para bombar em 2024. As inscrições são feitas através do site www.ba.senac.br/cursos ou presencialmente na unidade desejada.

Qual curso escolher – Se a busca é para entrar em uma profissão, a escolha é por um título de qualificação profissional que tenha uma carga-horária maior e mais completa. Os destaques para 2024 são: programador full stack, confeiteiro, cabeleireiro, maquiador, barbeiro e assistente administrativo.

Se já atua na área e quer ter novas ideias para aprofundar os conhecimentos, a escolha é por um curso de aperfeiçoamento. As principais ofertas são: alongamento de cílios, Excel básico e avançado, cuidador de idoso, design de sobrancelha com henna, técnicas avançadas de vendas e atendimento.

E para aqueles com espírito inovador, destemido e organizado, as opções são os cursos para empreender. As áreas de gastronomia e beleza dominam as possibilidades. A instituição tem turmas abertas para: hambúrguer gourmet, pizzas, ovos de páscoa gourmet: produção e venda, salgados comerciais, manicure e pedicure, design de mechas, unhas de gel e muitas outras.

Formação para o Carnaval –  Além disso, o Senac preparou uma seleção de cursos especiais para quem busca investir no carnaval e nas festas que movimentam a Bahia no verão. Estão com vagas abertas para: maquiagem para o carnaval, penteados afro, customização de abadá, geladinho gourmet e petiscos de bar.

Os cursos são presenciais e estão disponíveis nas unidades de Salvador, Lauro de Freitas, Alagoinhas, Vitória da Conquista, Amargosa, Camaçari, Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus, Irecê e Porto Seguro.

Para o primeiro trimestre, o Senac preparou um desconto de 30% com o cupom “FERIASNOSENAC”. Para mais informações o interessado deve entrar em contato pelo Whatsapp (71) 3186-4000.

A unidade do Senac em Irecê fica localizado na Avenida Santos Lopes, Nº 143; 1º Andar, Sala 01 – Centro.

Fonte: Ascom - Senac/BA



Compartilhar no Whatsapp