Sábado, 24 de Março de 2018
Notícias

O Brasil criou 61.188 mil postos de trabalho em fevereiro. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta sexta-feira (23) pelo Ministério do Trabalho. Segundo a Agência Brasil, no mesmo período do ano passado foram registrados mais de 35 mil empregos. 
 
O número corresponde ao melhor resultado desde 2014, quando foram abertas 260.823 vagas no mesmo período. No total, foram registradas 1.274.965 admissões e 1.213.777 demissões. O mês de fevereiro também seguiu a tendência positiva de janeiro, quando foram abertos 77,8 mil novos postos de trabalho no país. 
 
“Esses resultados confirmam a recuperação econômica e a retomada dos empregos. As medidas adotadas pelo governo foram acertadas e estamos otimistas que esses números se repetirão ao longo do ano”, avaliou o ministro interino do Trabalho, Helton Yomura, em nota enviada à imprensa. No saldo consolidado de 2017, o Brasil havia tido um resultado negativo, com o fechamento de 20,8 mil postos de trabalho.

Fonte: Agência Brasil



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 24 de Março de 2018
Notícias

Xique-Xique - Um homem identificado por Gilberto Bessa de Oliveira, conhecido por Berto, foi apresentado por uma guarnição da Companhia de Ações Especiais do Semiárido (CAESA) na última sexta-feira (22) à Delegacia de Polícia Civil.

A polícia informou tomou conhecimento de denúncia que apontava um ponto de tráfico de drogas no bairro Guaxinim. Diligenciando na localidade, a guarnição visualizou um homem em atitude suspeita, que ao perceber aproximação dos policiais tentou empreender fuga pelos fundos da residência, quando foi neutralizado. As informações são da CAESA.

De acordo com a polícia, com o suspeito foram encontrados 138g de maconha, embalagens plásticas para acondicionamento e uma espingarda de fabricação artesanal.

No mesmo dia, a guarnição também apreendeu um adolescente de iniciais B. A. L, encontrado cum simulacro de arma de fogo, do tipo revólver.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 24 de Março de 2018
Notícias

Na manhã de hoje (23), durante Cerimônia para inauguração do projeto Baixio de Irecê, ocorrido em Boa Vista do Município de Xique-xique-Ba, Autoridades do Território de Irecê junto a empresa COFPISNE Sustentável, o Vereador Leonardo da Silva e parceiros como a COPERMAC e a empresa PROCED, encaminharam para o Presidente da República Michel Temer, por meio do Presidente da CODEVASF e Parlamentares, o requerimento solicitando apoio financeiro para realização dos estudos de viabilidade técnica e econômica do Canal da Redenção – Eixo da Produção da Transposição do Rio São Francisco.

No final da cerimônia organizada para a inauguração do projeto Baixio de Irecê, a equipe da empresa COFPISNE Sustentável se articulou com parceiros aliados e autoridades do território de Irecê e parlamentares para a entrega de mais um requerimento ao Presidente da CODEVASF - Senhor Antônio Avelino Rocha, destinado ao Presidente Michel Temer e ao Ministro da Integração Nacional - Helder Barbalho, com resumo do projeto anexado ao documento e abaixo assinado das Autoridades do Território de Irecê, dentre elas; lideranças políticas como Prefeitos, Vereadores, Secretários, Assessores de Parlamentares, Deputados Federais e Estaduais, Representantes de Entidades e Instituições, Representantes da Imprensa da Região, Empresários e Autônomos e Produtores Rurais que apoiam o projeto Canal da Redenção - Eixo da Produção. 

O presidente da CODEVASF, Senhor Avelino ao receber o documento, reuniu sua equipe de assessores para apresentar o projeto e garantir prioridade máxima nas demandas à serem atendidas pela Autarquia.

O documento também foi entregue ao Deputado João Carlos Bacelar que fez questão de descer do palco para recolher o material e levar diretamente ao Presidente Temer, uma vez que o parlamentar já tem conhecimento do projeto de reuniões e audiências passadas.

Outro parlamentar que se fazia presente era o Claudio Cajado, no qual também foi articulado em reuniões em sua própria fazenda para reforçar o pedido ao Presidente Temer junto aos demais pleitos requeridos.

O Canal da Redenção é um projeto de uma obra estruturante que visa a construção de um canal à céu aberto com extensão de 160km, captando água do rio São Francisco no município de Xique-xique e se estende até o município de América Dourada, paralelo a Ba052-Estrada do Feijão, passando por 10 municípios.

Ao longo do canal, o projeto prevê a instalação de 118km de redes de adutoras tubulares que levará água pressurizada às cabeceiras dos riachos e rios da região para perenizar 1146km desses riachos e rios por gravidade, atendendo aos 21 municípios que compõe a região. Com a construção do canal – eixo da produção, será possível levar água para mais de 200 mil pequenos agricultores da agricultura familiar em toda a bacia dos rios Verde e Jacaré, e assim, contemplar mais de 50 mil pequenos produtores ao longo do canal, podendo gerar mais de 500 mil empregos diretos e atender as demandas humana, animal, agrícola e industrial da região. Os poços artesianos também serão reabastecidos e o excedente de água retornará para o rio São Francisco. 

Outros projetos também serão contemplados como; COPERMAC - na produção de sisal, Cooperfrut, Complexos Laticínios, Perímetro Irrigado de Mirorós-DIPIM, Cooperativas e Associações da Região, Abatedouros, Indústrias e Agroindústrias.

Como o desnível do canal – eixo da produção ao longo dos 160km é de 300m, será necessário construir entre 10 a 15 estações elevatórias com alturas manométricas variando entre 20 a 30 m.c.a.  (altura manométrica). Mas para garantir os dados como número de elevatórias é necessário a conclusão dos estudos que estiarão o número exato de elevatórias com suas respectivas alturas manométricas, demanda de energia elétrica e capacidade de operação.  

Fonte: Cofpisne



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 24 de Março de 2018
Notícias

A pedido do Ministério Público da Bahia (MP-BA), a Justiça determinou que a Embasa cobre nas contas de água apenas pelo valor consumido. A Justiça também determinou que, nos casos em que os consumidores paguem a tarifa mínima, a cobrança seja feita pelos dias em que a água foi fornecida. 
 
A promotora de Justiça Ana Paula Limoeiro, autora da ação civil, afirmou que o MP constatou a descontinuidade do serviço essencial à população em Salvador, Região Metropolitana e alguns locais do interior, sem que a mesma fosse notificada com antecedência. 
 
“Além disso, constatamos que a cobrança integral do valor da água ocorria mesmo quando não havia prestação do serviço e a pressão da água não estava dentro dos valores estabelecidos pela Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia”, afirmou a promotora de Justiça. 
 
Na decisão, a juíza Ana Cláudia Silva Mesquita, determinou ainda que, em caso de falta de água por período superior a 24h, a Embasa promova o abastecimento através de carro pipa para as localidades atingidas e informe, através de rádio, televisão e jornal, aos consumidores sobre a data em que se dará a suspensão ou interrupção do fornecimento da água, indicando ainda quanto tempo será necessário para o reparo técnico. 
 
“Observa-se que falta um planejamento rigoroso quanto a manutenção da estrutura necessária para a distribuição da água de modo contínuo aos consumidores, com uma programação de longo prazo das intervenções que podem vir a demandar a interrupção do serviço dentro de um parâmetro mínimo estritamente necessário”, destacou a promotora de Justiça.

Fonte: BN



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 23 de Março de 2018
Notícias

Na manhã desta sexta-feira (23), o presidente Michel Temer inaugurou as duas primeiras etapas do Projeto Público de Irrigação Baixio de Irecê.

O Baixio de Irecê fica localizado na localidade de Boa Vista, no munícipio de Xique-Xique, região da Vale do São Francisco. Essas duas primeiras etapas – que incluem estrutura de 42 quilômetros de canal e 16,5 mil hectares irrigáveis – podem gerar 16,5 mil empregos diretos e 20 mil empregos indiretos.

Michel Temer chegou em Xique-Xique por volta das 10h30. A cerimônia de inauguração do sistema de irrigação começou por volta das 11h e terminou às 12h.

Segundo a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), a  implantação do projeto foi planejada para ocorrer em nove etapas – quando concluído, o Baixio de Irecê terá incorporado 47 mil hectares ao processo produtivo agrícola na região do Médio São Francisco. A expectativa é de que o projeto beneficie 250 mil pessoas e gere 60 mil empregos diretos e 119 mil empregos indiretos.

Vários prefeitos, vereadores e lideranças políticas da região de Irecê estiveram presentes no evento. Além do presidente Temer, estiveram presentes também o ministro da Integração Nacional (Helder Babalho), Educação  (Mendonça Filho), Fazenda (Henrique Meirelles), deputados federais e estaduais e Avelino Neiva, presidente da Codevasf.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 23 de Março de 2018
Notícias

O presidente da República, Michel Temer, anunciou nesta sexta-feira (23) que vai derrubar o veto ao programa de refinanciamento para micro e pequenas empresas - o Refis das micro e pequenas empresas. Em cerimônia de inauguração das obras das etapas 1 e 2 do Projeto de irrigação do Baixio de Irecê, em Xique-xique (BA), o peemedebista disse que a decisão foi possível após esforços de seu ministro da Fazenda, Henrique Meirelles.
 
"Eu e (Henrique) Meirelles há pouco tempo tivemos que enfrentar essa questão sobre a micro e pequena empresa. Num primeiro momento, como houve problema legislativo, fomos obrigados a vetar esse projeto, mas com vistas a fazer com que ele fosse votado. Então o Meirelles fez todos os esforços e nós pudemos, após realizados os estudos, patrocinar a queda do veto para micro e pequena empresa", declarou Temer, enaltecendo seu ministro da Fazenda, que viajou com ele para a agenda desta sexta no Nordeste e ganhou, no discurso presidencial, diversos afagos do peemedebista.
 
O veto ao Refis foi anunciado no início de janeiro pelo Planalto, sob o argumento de que não havia previsão de renúncia fiscal com o parcelamento, o que é vetado pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Esta semana, o presidente do Senado, Eunício Oliveira, disse que iria pautar a análise do veto ao projeto caso a solução não partisse da equipe econômica do governo. 

Fonte: Estadão Conteúdo



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 23 de Março de 2018
Notícias

O apagão ocorrido na última quarta-feira (21), que afetou o Norte e o Nordeste do País, reacende a necessidade de ampliar os investimentos no setor de energia renovável.   Aqui na Bahia, mais de 15 milhões de habitantes ficaram às escuras. E é também aqui no Estado que há o maior potencial elétrico de fonte sustentável, com mais de 84%, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
 
A Bahia possui a maior capacidade de energia solar do Brasil, e está em segundo lugar na geração de energia eólica. O estado conta com 93 parques eólicos e 15 parques de energia com fonte solar em operação comercial. A estimativa é de que a potência gerada pelos ventos seja capaz de abastecer cerca de 6,4 milhões de residências, levando em consideração um consumo médio mensal de 110kWh.
 
A expectativa é de crescimento para o setor, pois há uma previsão de ampliação na capacidade de geração para o Estado a partir da implantação de 89 parques eólicos, já em andamento, e mais 69 que vão entrar em construção.  
 
A importância de realizar investimentos nesta área é destacada como essencial pelo secretário de Infraestrutura (Seinfra), Marcus Cavalcanti. “Investir em energia limpa é a saída para evitar crises energéticas. A Bahia tem sido protagonista no fomento de energia limpa e em pesquisas neste setor, inclusive, ampliando projetos híbridos, que contemplam a geração de energia a partir de fonte solar e eólica”.

Fonte: Seinfra



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 23 de Março de 2018
Notícias

Fruto de uma parceria entre a ONG Recode e a Caravan Studios, com apoio do Ministério da Cultura, por intermédio do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP), o Programa Conecta Biblioteca visa estimular a transformação social e o desenvolvimento das comunidades por meio das bibliotecas públicas.

A ONG Recode anunciou a lista com 8 bibliotecas da Bahia selecionadas para participar do Programa Conecta Biblioteca em 2018.

O Programa tem o objetivo de estimular a transformação social por uso da tecnologia, como meio para gerar oportunidades de desenvolvimento, empregabilidade, retorno aos estudos e acesso ao universo do empreendedorismo para pessoas de 12 a 29 anos.

Cada vez mais presente na vida desse público, a tecnologia é a linguagem que permite desenvolver nos jovens as competências do século 21, a autonomia em Tecnologias da Informação e Comunicação e a habilidade para resolução de problemas sociais.

Já fazem parte do Conecta Biblioteca a Biblioteca Central do Estado da Bahia (BCEB/Barris), a Biblioteca Juracy Magalhães Jr (BJMAJr/Rio Vermelho), a Biblioteca Infantil Monteiro Lobato (BIML/Nazaré), a Biblioteca Anísio Teixeira (BAT/Pelourinho) e a Biblioteca Pública Thales de Azevedo (BPTA/Costa Azul), todas unidades são vinculadas à Fundação Pedro Calmon/SecultBa.

Confira as bibliotecas baianas selecionadas:

  • Biblioteca Pública Municipal Herberto Sales, de Andaraí.
  • Biblioteca Municipal Cônego Francisco Reis, de Catu.
  • Biblioteca Municipal Desembargador Ricardo Borges, Itapicuru.
  • Biblioteca Pública Professora Eulina Assunção Novaes, Iguaí.
  • Biblioteca Pública Municipal Neuraci Dourado Pereira, América Dourada.
  • Biblioteca Municipal Dermeval Araújo Bento, Teofilândia.
  • Biblioteca Municipal Fabiane Campos Santos Gama, Banzaê.
  • Biblioteca Pública Jurenilva Maria Santiago Fahning, Cairu.

Atualização às15h15 

Fonte: Central Notícia/ Ascom-Secult



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 23 de Março de 2018
Notícias

Gestores de mais de 30 municípios participaram nesta quinta-feira (22) em Feira de Santana da primeira edição do Fórum de Cidades Digitais voltado para a região para tratar de desenvolvimento através investimentos nas Tecnologias da Informação e Comunicação. São ferramentas para dar acesso à informação com maior rapidez à população e tornar as localidades melhores para se empreender.

Estudo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) mostra que a cada 10% investido em banda larga se resulta em um aumento médio de 3,2% no Produto Interno Bruto (PIB) de um país. E segundo o coordenador geral de Infraestrutura Tecnológica da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, Grinaldo Lopes de Oliveira, o desafio é justamente aumentar a conectividade nos municípios do Estado.

Os números da Anatel apontam que a Bahia é oitavo no país em consumo de internet, mas o 24º em distribuição, ou seja, o sinal não chega nas cidades pequenas e áreas mais afastadas na zona rural. “Nós enxergamos os provedores de internet como importante agente na capilarização da rede e interiorização para baixar os custos”, disse o coordenador, destacando que a agenda de ações do Governo do Estado inclui a necessidade de criar incentivos para o setor.

Em termos de políticas estaduais, Oliveira destaca que por meio do Conecta Bahia, que inclui uma rede em fibra óptica para dar uma opção de conexão de alta qualidade em 24 municípios selecionados estrategicamente.

Na contramão dos índices, o Feira Digital, programa desenvolvido pela Prefeitura de Feira de Santana, é referência na região do centro-norte baiano, com uma infraestrutura de 30 km de fibra óptica que conecta 487 unidades públicas e leva internet gratuita, de até 3MB, em 89 pontos da cidade.

O prefeito José Ronaldo explica que a meta era disponibilizar uma rede com alta disponibilidade que chegasse até o ponto mais distante da área urbana. “Estamos com 100% das escolas conectadas e concluindo a rede da Saúde. É um investimento muito importante, pois a sociedade cobra isso dos governantes para ter uma boa comunicação e acessibilidade. Um encontro como esse ajuda as pessoas a debater e tomar conhecimento dessas novas criações da área. A presença muito grande de municípios mostra o acerto do evento e que daqui as pessoas tirem bons dividendos para implantar nas suas cidades”, ressaltou o prefeito de Feira de Santana sobre o Fórum promovido pela Prefeitura em parceria com a Rede Cidade Digital (RCD).

No cenário nacional, 33 municípios baianos estão inseridos no programa de cidades digitais desenvolvido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) para receber uma rede integrada de conexão. O assessor técnico da Secretaria de Telecomunicações do Departamento de Inclusão Digital do MCTIC, Luís Ramos, lembra que não basta apenas levar infraestrutura, mas os projetos precisam incluir servidores e cidadãos na proposta. “Fazendo com que eles possam se apropriar dessa tecnologia que vem transformando a economia. Por isso é importante que todos estejam aptos a fazer parte desse processo”, analisa.

Outra necessidade das Prefeituras, aponta a gerente da Unidade de Ambiente de Negócios do Sebrae-BA, Cecília Miranda, é pautar os projetos de cidade digital nos pequenos negócios. “O desafio é fazer que a gente consiga com o digital deixar o recurso no município e o pequeno negócio valoriza o local, pois tem a característica de pertencimento”, observa Cecília.

Investimentos - Dos 24 municípios que integram a região de Feira de Santana, 84% dos prefeitos incluíram propostas de tecnologia para a otimizar algum setor da área pública, conforme levantamento feito pela Rede Cidade Digital.

Foram 90 propostas, ao todo, citadas como meta de governo, com destaque para Educação (25%), seguida de iniciativas voltadas para Saúde (20%) e Segurança (13%). “Em função dessa demanda social, os prefeitos estão incluindo o uso de tecnologia. Essa área será responsável pela busca de soluções que todas as Secretarias precisam. O setor de TIC tem que parar com a história de ser tratado como um puxadinho dentro das organizações, já que irá trazer soluções para oferecer melhores serviços, daquilo que irá impactar positivamente na gestão púbica, seja na arrecadação, economia, inclusão digital. Mas tudo isso só irá funcionar se houver conectividade”

O I Fórum de Cidades Digitais da Região de Feira de Santana, promovido pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Feira de Santana, teve o patrocínio ouro da 1Doc, prata da Wimaxi, bronze do IMAP e JCL Tecnologia, além do apoio do Sebrae-BA, SoftwareData e da União dos Municípios da Bahia (UPB).

Fonte: Ascom/Rede Cidade Digital



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 23 de Março de 2018
Notícias

Pesquisa do Sebrae mapeou o perfil dos empresários de doces e mostra que 90% atuam em casa e 83% vendem por encomendas nas redes sociais
 
Os pequenos negócios do ramo de Confeitarias e Docerias identificam na Páscoa uma oportunidade de incremento no faturamento. Para 58% dos que atuam no setor, o período marcado pelos ovos de chocolate corresponde à uma das festividades que mais impulsionam o mercado. Foi o que constatou a pesquisa Pequenos Negócios de Confeitaria e Doceria, realizada pelo Sebrae com 3.843 empresários do setor. A pesquisa do Sebrae também apresentou o perfil dos empresários de Confeitarias e Docerias. Os empreendedores do setor trabalham em casa (90%) e têm até 4 anos de negócio (69%).
 
De acordo com o estudo, 83% dos pequenos negócios de doces vendem sob encomenda, por meio de redes sociais, e-mail e telefone. O carro-chefe dos empresários do setor é o bolo artístico (43%), seguido dos doces (25%). Apesar da demanda crescente de clientes que buscam produtos de baixa caloria ou adaptados para dietas de diabéticos e celíacos, 79% dos empreendedores ainda não atuam com produtos sem açúcar, glúten ou lactose, setor a ser explorado com chace de ganhos em competitividade.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias Bahia/ Nara Zaneli



Compartilhar no Whatsapp