Foto: ALBA
A Assembleia Legislativa da Bahia reelegeu o deputado Adolfo Menezes (PSD) para a presidência com 61 votos dos 62 possíveis, sendo registrado ainda um do deputado Hílton Coelho (Psol). A quase unanimidade emocionou o presidente da ALBA, que agradeceu a todas as lideranças políticas da Casa e da Bahia, pois foi articulado um consenso em torno do seu nome nas semanas que antecederam a sucessão da Mesa Diretora.
Nessa votação secreta, foram preenchidos oito cargos de titulares e cinco suplentes com parlamentares de oito partidos. Os trabalhos foram presididos pelo deputado Nelson Leal (PP), o último presidente da Casa, sendo a mesa dirigente dos trabalhos integrada ainda pelos deputados Robinson Almeida (PT) e Sandro Régis (UB), respectivamente primeiro e segundo secretários – indicados pelos líderes do governo e da oposição, deputados Rosemberg Pinto (PT) e Alan Sanches (UB).
A sessão começou pontualmente às 14h30, sendo imediatamente suspensa por 30 minutos pela presidência para a confecção das cédulas e sobrecartas – que precisavam ser rubricadas antes de encaminhadas à cabine de votação. Com a sessão reaberta, o deputado Hílton Coelho (Psol) fez uma questão de ordem solicitando a impugnação do nome de Adolfo Menezes, alegando que a legislação impede mais de duas reconduções consecutivas na presidência. O pedido foi indeferido, pois “todos os deputados estão aptos a serem votados” o que levou o psolista a prometer judicializar a questão.
Em seguida todos os parlamentares se candidataram aos cargos previamente acordados entre as lideranças da ALBA, exceto a disputa pela presidência vencida pelo presidente Adolfo Menezes por 61 x 1, sendo registrada a ausência do deputado Matheus Ferreira (MDB). Seguindo o Regimento Interno, primeiro foi feita a eleição para a presidência, em seguida para os restantes dos cargos – em cédulas separadas, colocadas em um único envelope. Esses votos foram escrutinados antes (o resultado está na tabela anexa) já em clima festivo, com aplausos a cada resultado anunciado, que ganharam maior vigor quando foi divulgado o total para o cargo principal.
AGRADECIMENTO
No emocionado discurso de posse, o deputado Adolfo Menezes se emocionou e chegou às lágrimas ao falar de entes queridos falecidos como o de seu pai, Pedro Gonzaga, e do irmão, o ex-deputado Herculano Menezes, que “estariam felizes nesse dia”. Regojizado com o apoio construído “com muita determinação para servir aos baianos, zelando pelos recursos públicos colocados sob sua responsabilidade”, ele fez um longo agradecimento aos pares, às lideranças da Bahia como os governadores Rui Costa e Jerônimo Rodrigues, aos senadores Otto Alencar, Jaques Wagner e Angelo Coronel, mas lembrou também do apoio da oposição que certamente passou pelo crivo do prefeito Bruno Reis e do ex-prefeito ACM Neto.
Adolfo dirigiu palavras especiais de agradecimento ao líder da maioria, deputado Rosemberg Pinto (PT), que abdicou da sua candidatura à primeira vice-presidência em favor de sua correligionária Ivana Batos possibilitando o acordo para a composição da Mesa recém-eleita. Ivana Bastos é a primeira mulher na história do Legislativo da Bahia a galgar o cargo de vice-presidente. Outras três mulheres compõem o colegiado, Kátia Oliveira (UB), segunda secretária, além de Soane Galvão (PSB) e Fátima Nunes (PT).
Por fim, o deputado Adolfo Menezes convocou o plenário para a sessão solene de reabertura dos trabalhos, nessa quarta-feira (5), às 10h, com a presença do governador Jerônimo Rodrigues que lerá a tradicional mensagem ao Legislativo.
Fonte: Ascom - Alba
Homem de 24 anos, já conhecido pela polícia, foi preso nesta terça-feira (04) após a morte de um jovem espancado no povoado de Lagoa Nova.
Na manhã desta terça-feira (04), a Polícia Civil da Bahia efetuou a prisão em flagrante de um homem de 24 anos, acusado de homicídio na zona rural de Irecê.
O crime ocorreu na noite de segunda-feira (03), no povoado de Lagoa Nova. A vítima, um jovem que foi brutalmente agredido, chegou a ser socorrida e levada ao Hospital Regional, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu durante a madrugada.
Diante das informações, equipes do CATTI/Chapada e do Setor de Investigação da 14ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) iniciaram diligências para localizar o autor do crime. Após buscas na região, o suspeito foi encontrado e preso.
De acordo com a Polícia Civil, o detido já possuía diversas passagens por crimes na região de Irecê. Ele foi conduzido à delegacia, onde está sendo autuado pelo crime de homicídio qualificado.
A Polícia Civil reforça o seu compromisso de combate à criminalidade e de manutenção da segurança pública.
Para mais informações sobre a região, acesse www.centralnoticia.com.br.
Fonte: Da Redação
O Governo Federal, através do Ministério da Justiça, pediu a reclassificação da novela Tieta (1989), atualmente sendo reprisada no Vale a Pena Ver de Novo, na Globo.
A decisão do MJ foi publicada no Diário Oficial da União e ressalta que a decisão foi tomada após monitoramento feito pela coordenação responsável pela classificação indicativa dos produtos televisivos.
A pasta salienta em texto que a história protagonizada por Betty Faria passa a ser "não recomendada para menores de 14 anos", por causa da exibição de cenas que incluem "prostituição, nudez, relação sexual, estigma ou preconceito, morte intencional e suicídio".
O canal carioca pode recorrer da decisão do Ministério da Justiça em até cinco dias. O Ministério da Justiça recomenda que a reprise de Tieta seja levada ao ar após às 21h.
Fonte: A Tarde
Transforme sua casa com móveis de qualidade e um atendimento que faz a diferença! Localizada na Avenida José Alves de Andrade, nº 286 , a loja Potiguar Móveis oferece:
✔ Entrega e montagem grátis para toda a região de Irecê.
✔ Uma seleção incrível de móveis para todos os estilos.
Já conhece nossa loja em Central? Visite-nos também na Praça do Mercado!
Entre em contato pelo WhatsApp: (74) 99919-9593 .
Não perca a chance de renovar seu lar com estilo e conforto. Venha conferir!
Fonte: Informe Publicitário
Foto: Agência Brasil
O mês de fevereiro começou com uma onda de calor que atinge áreas dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. O alerta é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e se estende até a próxima quarta-feira (5). O Inmet emitiu os avisos amarelo e laranja, de perigo potencial e perigo, indicando temperaturas que podem chegar a 5°C acima da média climatológica.
O aviso laranja deixa em atenção boa parte do Rio Grande do Sul, com destaque para o sudoeste e o noroeste do estado, além da região metropolitana de Porto Alegre. Já o aviso amarelo alcança o oeste de Santa Catarina, a região metropolitana de Porto Alegre e o noroeste gaúcho.
A previsão indica temperaturas máximas entre os 35°C e 40°C, em uma ampla área do Rio Grande do Sul. A temperatura pode se aproximar dos 40°C na Grande Porto Alegre nos próximos dias.
No restante do país, a previsão do Inmet para fevereiro indica chuvas entre a média climatológica e acima da média em grande parte das regiões Norte e Nordeste, exceto em áreas do leste do Acre, sul do Pará e do Amazonas, parte de Rondônia e do Tocantins, bem como da Bahia, onde os volumes de chuva podem ficar abaixo da média.
Volumes inferiores a 80 mm são previstos para o leste da Bahia, Alagoas e Sergipe. Nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, podem ocorrer chuvas abaixo da média. Contudo, em áreas do noroeste de Mato Grosso, norte de Mato Grosso do Sul, faixa leste de São Paulo, de Minas Gerais, do Espírito Santo e do Rio de Janeiro, a tendência é de predomínio de chuvas próximas e até acima da média climatológica, com volumes que podem ultrapassar os 160 mm, informa o Inmet.
A previsão indica temperaturas acima da média em grande parte do país, com valores superiores a 26°C, principalmente nas regiões Norte e Nordeste. A
Fonte: Agência Brasil
Foto: Montagem/CN
Na última sexta-feira (31), um incêndio foi prontamente controlado pela Brigada Municipal nas proximidades da Cachoeira do Ferro Doido, em Morro do Chapéu.
Graças à rápida ação da equipe, foi possível evitar danos significativos à fauna e flora da região.
As autoridades locais reforçam a importância da prevenção de incêndios em áreas de vegetação, especialmente durante a temporada de seca. A colaboração da população é essencial para preservar o patrimônio natural e garantir a segurança ambiental da região.
A Brigada Municipal segue atenta, pronta para atuar em situações de emergência.
Fonte: Da Redação
Mulher de 36 anos é atacada com facão pelo companheiro em Lagoa do Leite; agressor é preso em flagrante — Foto: Reprodução/Internet
No último domingo, 2 de fevereiro de 2025, por volta das 11h30, uma tentativa de feminicídio ocorreu no povoado de Lagoa do Leite, zona rural de Ibititá.
A vítima, Adriana Xavier de Almeida, de 36 anos, foi atacada com um facão durante uma discussão com seu companheiro, que desferiu vários golpes com a intenção de matá-la. A informação é da Polícia Civil.
Após o ataque, Adriana foi socorrida e encaminhada inicialmente ao hospital local, sendo posteriormente distribuída para o Hospital Regional de Irecê (HRI) devido à gravidade dos ferimentos. Seu estado de saúde não foi divulgado.
A Polícia Militar agiu rapidamente e conseguiu prender o agressor em flagrante, conduzindo-o à Delegacia Territorial de Irecê para os procedimentos legais cabíveis.
O Departamento de Polícia Técnica foi acionado para realizar as perícias no local do crime, enquanto a 14ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (COORPIN) de Irecê registrou a ocorrência e lavrou o auto de prisão em flagrante. A motivação do crime foi identificada como passional.
Fonte: Da Redação
Plantio de café ganha mais espaço nas lavouras da chapada — Foto: Ascom/SDR Bahia
A Chapada Diamantina, região conhecida por suas belezas naturais, também vem ganhando destaque na produção de café na Bahia. Entre os municípios produtores, Bonito e Iraquara contribuem para o setor cafeeiro do estado.
Bonito, com uma área de 7.020 hectares destinados ao cultivo do café, é um dos principais produtores da região. Iraquara também tem uma participação expressiva, com 1.058 hectares cultivados.
Outros municípios como Barra do Choça, Barra da Estiva, Ibicoara, Piatã, Mucugê, Morro do Chapéu, Seabra e Mulungu do Morro também integram essa cadeia produtiva, ampliando a relevância da região no cenário estadual.
De acordo com dados da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), a Bahia colheu 78,9 mil hectares de café em 2023, alcançando uma produção de 94,8 mil toneladas e um valor de mercado estimado em R$ 902,4 milhões. Para 2025, a produção baiana deve atingir 3,4 milhões de sacas, um crescimento de 11,3% em relação ao ciclo anterior.
A região também se destaca na produção de cafés especiais e orgânicos, como os cultivados pela Cooperativa de Produtores Orgânicos e Biodinâmicos da Chapada Diamantina (Cooperbio), que já são exportados para Alemanha, Inglaterra e Austrália. As perspectivas de preço para 2025 indicam valores elevados, impulsionados por condições climáticas adversas que afetaram a produtividade nacional.
Veja mais informações da região no www.centralnoticia.com.br.
Fonte: Da Redação
Foto: VannerCasaes | Agência ALBA
A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) renova, nesta segunda-feira (3), a composição da Mesa Diretora para o biênio 2025/2027. A nova configuração, marcada para às 14h30, está envolvida em imbróglios devido às negociações internas para os cargos.
A previsão é que o presidente Adolfo Menezes (PSD), que conta com o apoio da maioria, seja reconduzido ao cargo. O deputado, que já compriu dois mandatos à frente da Alba, pode não conseguir se manter em um possível terceiro mandato devido a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF).
A votação ocorrerá no plenário e será realizada de forma secreta. Os deputados irão depositar as células preenchidas com os votos em uma cabine fechada.
Diante da incerteza sobre a manutenção de Adolfo, a vaga para primeira vice-presidência se tornou alvo de disputa entre o Partido dos Trabalhadores (PT) e Partido Social Democrático (PSD) na Casa. No entanto, a aplicação de um novo regimento interno, para convocar imediatamente as eleições em caso da “queda” de Adolfo, esfriou a disputa pelo cargo.
Agora, a deputada estadual Ivana Bastos (PSD) foi o nome escolhido para disputar a vice-presidência do Legislativo.
Fonte: Bahia.ba
O município de Presidente Dutra viveu um fim de semana inesquecível com a comemoração dos seus 63 anos de emancipação política....
Foto: Prefeitura de Xique-Xique O SineBahia divulgou uma nova lista de o...
Foto: Ascom - Sesab Quatro unidades de terapia intensiv...
O ex-prefeito de Irecê, Elmo Vaz, reafirmou publicamente a possibilidade de ser pré-candidato a depu...
Adutora do ...