Quinta-feira, 05 de Setembro de 2024
Notícias

Foto: Ascom/Fabamed

Localizada no município baiano de Seabra, a Maternidade Frei Justo Venture, unidade da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) gerida pela Fabamed, celebrou um marco significativo na última semana: mais de um ano sem acidentes de trabalho. O marco, que simboliza o comprometimento com a segurança dos colaboradores, foi comemorado com uma ação especial que contou com a distribuição de brindes e uma roda de conversa para destacar a importância de ações de prevenção de acidentes.

Durante a comemoração, a equipe da maternidade percorreu os diversos departamentos, levando uma mensagem de agradecimento e reconhecimento aos profissionais que, com dedicação e cuidado, contribuíram para alcançar esse número expressivo.

Coordenadora assistencial da Frei Justo, Bianca Ariani explica que, além das palavras de incentivo, brindes foram distribuídos como forma de celebrar a conquista e reforçar a importância da continuidade das práticas seguras no ambiente de trabalho. “A ação não apenas comemorou os 366 dias sem acidentes, mas também reforçou o compromisso da Maternidade Frei Justo com a segurança e o bem-estar de toda a equipe multiprofissional”, enfatizou.

Cuidado humanizado

Contando com 35 leitos distribuídos entre obstétricos, gestação de alto risco e Unidade de Cuidados Intensivos Neonatal do tipo canguru e convencional, a Frei Justo Venture oferece ainda serviços de urgência e emergência, além de exames de ultrassonografia obstétrica, ultrassonografia com doppler, eletrocardiograma e cardiotocografia.

A maternidade também tem se destacado quando o assunto é unir tecnologia e cuidado humanizado. As mulheres em trabalho de parto contam com equipamentos como bola, banqueta, cavalinho, barra de apoio e cama pré-parto, métodos que auxiliam para o alívio da dor do parto. Já na área destinada aos recém-nascidos, incubadoras de última geração garantem o conforto e o tratamento eficaz que os pequenos necessitam.

Fonte: Ascom/Fabamed



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 05 de Setembro de 2024
BRASIL

Foto: Reprodução

A produção industrial brasileira teve um recuo de 1,4% em julho na comparação com o mês de junho deste ano, quando houve crescimento de 4,3% da atividade, segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira (4) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na comparação com o mês de julho do ano passado, o desempenho da indústria cresceu 6,1% e no acumulado de janeiro a julho, a produção industrial cresceu 3,2%.

Segundo o IBGE, o crescimento de 6,1% entre julho deste ano e julho do ano passado foi decorrente dos resultados positivos em quatro das quatro grandes categorias econômicas, 21 dos 25 ramos, 60 dos 80 grupos e 67,3% dos 789 produtos pesquisados. Entre as atividades, as influências positivas foram registradas por veículos automotores, reboques e carrocerias, com crescimento nesse período de 26,8%.

Produtos químicos cresceram 10,5%, impulsionados, em grande medida, pela maior produção dos itens automóveis, caminhão-trator para reboques e semirreboques e veículos para o transporte de mercadorias e caminhões. Também tiveram desempenho positivo a produção da indústria de fungicidas para uso na agricultura, tintas e vernizes para construção, desinfetantes, herbicidas para plantas, fertilizantes químicos das fórmulas NPK (Nitrogênio, Potássio e Fósforo), inseticidas para uso na agricultura e polietileno.

Também são destaques da produção industrial na comparação de julho de 2024 com julho de 2023, os produtos de metal com alta de 13,9%, equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos, com alta de 24,4%, produtos de borracha e material plástico, com alta de 11,6% e máquinas e equipamentos, 10,8%. Contribuíram positivamente, ainda, a produção de móveis, com alta de 26,9%; artefatos de couro, artigos para viagem e calçados, com alta de 14,3% e produtos farmoquímicos e farmacêuticos, com 7,2%.

Avaliação

Segundo a Federação da Indústria do Estado de São Paulo (Fiesp), a redução da produção industrial em julho, em 1,4%, foi registrada após um forte crescimento verificado em junho. Portanto, houve uma acomodação. Na avaliação por categorias, o destaque foi a continuidade do processo de recuperação do grupo de bens de capital e bens de consumo duráveis.

A primeira categoria, segundo a Fiesp, tem se beneficiado da recuperação da confiança empresarial e do aumento da capacidade instalada da indústria, enquanto na segunda categoria, de bens de consumo, a expansão da renda das famílias contribuiu para o bom desempenho industrial. A Fiesp mantém a projeção de crescimento de 2,2% para a produção industrial em 2024.

Fonte: Agência Brasil



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 04 de Setembro de 2024
Notícias

Foto: Reprodução / G1

Um bebê nasceu envolto na bolsa amniótica após a mãe dar a luz em uma clínica de Irecê, no Centro Norte baiano. O parto empelicado é considerado raro, com uma média de um para cada 80 mil recém-nascidos. Segundo o G1, a pequena Luna Sofia nasceu na última segunda-feira (2) quando a empreendedora Luany Pires Fernandes de Souza, de 24 anos, se submetia a uma cesariana.

Luna Sofia é a primeira filha de Luany e do caminhoneiro José Marcos do Nascimento Junior. A bebê nasceu após 39 semanas de gestação, com 50 centímetros e mais de três quilos. À reportagem, a mãe disse que não chegou a ver imediatamente que a filha estava empelicada, devido ao campo cirúrgico, tecido utilizado nos procedimentos. Ela só viu a filha após a cisão com bisturi.

O caso emocionou a ela, o marido e os profissionais envolvidos no procedimento, como médica e enfermeiras. Ainda segundo informações, não é possível prever quando ocorre um parto empelicado. O procedimento não oferece risco para mãe ou para o filho.

Especialistas consideram que este tipo de parto pode proteger mais o recém-nascido, sobretudo quando a mulher tem alguma doença infecciosa, o filho não entra em contato com o sangue da mãe e não se contamina. A bolsa intacta também protege o bebê contra possíveis traumas ou escoriações na hora do parto.

Fonte: Bahia Notícias



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 04 de Setembro de 2024
Publicidade



Quarta-feira, 04 de Setembro de 2024
Notícias

Foto: PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou o condutor de uma Ford Ranger transitando alcoolizado. A ação foi registrada no km 409 da BR-242, trecho do município de Seabra, região da Chapada Diamantina.

Era por volta das 18h00 quando a equipe da PRF realizava patrulhamento na rodovia com o objetivo de prevenir acidentes. Ao sinalizar para que o motorista parasse, este desobedeceu e empreendeu fuga em alta velocidade, colocando em risco a própria vida e de outros usuários da via.

Após um acompanhamento tático, os policiais conseguiram interceptar o veículo em frente à residência do condutor. Submetido ao teste do etilômetro, o resultado foi positivo, indicando um nível de 0,87 mg/L de álcool por litro de ar alveolar expelido pelos pulmões, confirmando a embriaguez e o crime de trânsito.

Além da embriaguez ao volante, o motorista foi autuado por desobediência e fuga. Ele foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil, onde foi apresentado à autoridade policial de plantão.

A PRF reforça a importância de dirigir com responsabilidade e de obedecer às leis de trânsito. A embriaguez ao volante é um crime grave que pode causar acidentes fatais e colocar em risco a vida de todos.

Fonte: As informações são da PRF.



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 04 de Setembro de 2024
Emprego

VAGAS DE IRECÊ PARA DIA 04/09/2024

MECANICO DE MOTOS

Ensino médio completo

Experiência mínima de 06 meses

01 VAGA

VENDEDOR EXTERNO

Ensino médio completo

Transporte próprio (MOTO)

Possuir CNH A

Locais de Trabalho: Irecê e Povoados

02 VAGAS

AUXILIAR ADMINISTRATIVO (PCD)

VAGAS EXCLUSIVAS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Ensino médio completo

Experiência na Área ou com atendimento ao público

01 VAGA

ZELADOR

Ensino médio completo

Experiência na Área

02 VAGAS

MOTORISTA ENTREGADOR

Ensino Fundamental completo

Experiência na Área

Possuir CNH D

Obrigatório curso MOP, noção de direção defensiva, primeiros socorros e mecânica.

01 VAGA

SUPERVISOR DE DISTRIBUIÇÃO II

Ensino Superior Completo em Logística, Administração ou Engenharias.

Experiência com atividades de supervisão de operações logísticas (distribuição)

Possuir CNH B

Disponibilidade de viagens

01 VAGA

ANALISTA DE ESTOQUE

Ensino Médio completo

Experiência na Área

01 VAGA

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 04 de Setembro de 2024
BRASIL

Foto: Geovana Albuquerque/ Agência Brasília

Em vigor desde março deste ano, o programa Pé-de-Meia é um incentivo financeiro-educacional pago pelo governo federal para promover a permanência e a conclusão escolar de pessoas matriculadas no ensino médio público. No total, cada estudante pode receber até R$ 9.200, desde que atenda aos critérios como os de frequência em, no mínimo, 80% das aulas. As informações são do Ministério da Educação.

A parcela paga em um mês é sempre referente à frequência em meses anteriores e leva em conta um cálculo contínuo. O programa mede tanto a presença dos estudantes em cada mês de aula como a soma de todas as presenças durante o ano letivo.

Caso o aluno tenha uma frequência menor do que 80% em algum mês, a parcela referente a esse período não será paga, mas, se nos meses seguintes ele continuar comparecendo às aulas até acumular os 80% de média de assiduidade, poderá receber o incentivo daquele mês, que havia sido bloqueado.

O estudante pode realizar a conferência do seu histórico de comparecimento diretamente nas escolas. Justificativas de faltas são válidas, no entanto é fundamental procurar a secretaria da escola ou o responsável pela frequência dos alunos para justificar as faltas o quanto antes, para que a instituição de ensino tenha tempo de atualizar o registro de frequência e enviar a informação para a rede de ensino. E o mais importante: o estudante deve sempre lembrar de registrar sua presença nas aulas na hora da chamada.

Conta para recebimento

Os depósitos são feitos pela Caixa Econômica Federal, em uma conta aberta automaticamente em nome dos estudantes que cumprem os critérios do programa. 

Caso o aluno contemplado seja menor de idade, para movimentar a conta, sacar o dinheiro ou utilizar o aplicativo Caixa Tem, é necessário que o responsável legal realize o consentimento e autorize seu uso pelo adolescente. Esse consentimento pode ser feito pelo aplicativo Caixa Tem ou em uma agência bancária da Caixa. Se o aluno tiver 18 anos ou mais, a conta já estará desbloqueada para utilização do valor recebido.

Consulte a resposta de outras dúvidas sobre o programa na sessão de Perguntas Frequentes do Pé-de-Meia, no site do Ministério da Educação.

Fonte: Agência Brasil



Compartilhar no Whatsapp






Quarta-feira, 04 de Setembro de 2024
Notícias

Foto: Agência Brasil

A Bahia registrou saldo de 9.614 empregos no mês de julho, resultado de 83.823 admissões e 4.209 desligamentos, mantendo a liderança na geração de empregos formais da região Nordeste, de acordo com o último boletim do Caged – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, divulgado nesta quinta-feira, 29, pelo Observatório do Trabalho/Dieese. O resultado segue a tendência registrada no País, que apresentou saldo positivo de 188.021 postos de trabalho (diferença entre 2.187.633 admissões e 1.999.612 desligamentos).

O estado continua à frente de Pernambuco (7.578) e do Rio Grande do Norte (5.774) e, no Brasil, ocupa a 6ª colocação em relação às demais Unidades da Federação. Apesar do resultado positivo para a Bahia, houve uma redução de 4,9% (ou 4.127 empregos) nos últimos doze meses no saldo acumulado ajustado no período. Entre agosto de 2022 e julho de 2023, foram 83.784 empregos formais registrados, resultado acima dos 79.657 empregos formais registrados entre agosto de 2023 a julho de 2024.

Serviços – O setor de Serviços apresentou o maior saldo de empregos formais no mês, ao representar 55,1% (ou 5.297) do saldo total e, em seguida, destaca-se a Indústria com 20,9% (2.009) do saldo total no mês. Quanto à Agropecuária, o saldo setorial participou com 11,7% (ou 1.129) no saldo total de julho de 2024. Um ponto importante é o de que o setor industrial contabilizou um saldo de empregos formais que mais que dobrou em julho de 2024 (154,0% ou 1.218 empregos) em comparação ao saldo setorial registrado no mesmo mês de 2023 (791 empregos formais).

Gênero, idade e escolaridade – As mulheres participaram com 54,4% (ou 5.228) do saldo total em julho de 2024, enquanto os homens representaram 45,6% (ou 4.386) do saldo total no mês. Apesar da predominância das mulheres no mercado de trabalho, pesquisa recente do Observatório do Trablho/Dieese, mostra que o rendimento médio das mulheres ainda é menor do que dos homens no estado.

Dados acerca de faixa etária e grau de escolaridade revelam que pessoas entre 18 a 24 anos com ensino médio completo são as que mais conseguiram emprego formal no período. Jovens de 18 a 24 anos registraram maior participação, com 63,4% do saldo total (ou 6.092 empregos). Bem abaixo, mas na sequência, estão os jovens com 25 a 29 anos, com 1.120 empregos formais, patamar próximo na faixa de idade entre 30 a 39 anos, que registrou 1.077 empregos formais.

No meio do caminho estão os trabalhadores com idade entre 40 a 49 anos, que tiveram registro positivo de 725 postos de trabalho. Por outro lado, na outra ponta estão as pessoas com 50 anos ou mais. A faixa de idade entre 50 a 64 anos registrou saldo negativo de 108 empregos formais; acima de 65 anos de idade o déficit foi de 186 postos de trabalho formal.

Quanto ao grau de escolaridade, o maior saldo positivo foi registrado nos empregos formais para trabalhadores com Ensino Médio Completo (6.954 empregos ou 72,3% do saldo total mensal). Na sequência, em ordem decrescente, aparecem fundamental incompleto (981), médio incompleto (844), superior completo (673). 

Fonte: As informações são de assessoria.



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 03 de Setembro de 2024
Notícias

Acidente envolvendo ônibus em São Sebastião do Passé resulta na morte de quatro moradores de Canarana – Foto: Rafael Martins/GOVBA

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, expressou solidariedade e lamentou as mortes no trágico acidente ocorrido na madrugada de segunda-feira (2), na BR-324, próximo a São Sebastião do Passé.

O acidente envolveu um ônibus, resultando na morte de quatro pessoas, todas do município de Canarana, na Região de Irecê.

"É lamentável. Transmito meus sentimentos às famílias de Canarana que perderam quatro entes queridos. Desde cedo, estamos acompanhando todo o processo, em contato com os hospitais de São Sebastião, Candeias e Salvador", declarou o governador.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp