O Governo Federal adiou para a próxima sexta-feira (23), às 10h00, a inauguração das Etapas 1 e 2 do Projeto Público de Irrigação Baixio de Irecê.
O projeto tem sido implantado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), e foi “destravado” há cerca de três anos por Elmo Vaz, que à época era presidente da empresa pública vinculada ao Ministério da Integração Nacional.
Autoridades com presença prevista
Michel Temer, Presidente da República.
Helder Barbalho, Ministro da Integração Nacional.
Avelino Neiva, Presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
Rui Costa, Governador do Estado da Bahia.
Outras autoridades federais, estaduais e locais.
SERVIÇO
Evento: Inauguração das Etapas 1 e 2 do Projeto Público de Irrigação Baixo de Irecê
Data: Sexta-feira, 23 e março de 2018
Hora: 10h00
Local: Margem direita do Rio São Francisco, ao norte da região do Médio São Francisco, nos municípios baianos de Xique-Xique e Itaguaçu da Bahia.
Fonte: Central Notícia
Na próxima quinta-feira (22), será feriado no município de Xique-Xique, na região do Vale do São Francisco, em razão da presença do Presidente da República Michel Temer ao município para inauguração do Projeto de Irrigação Baixio de Irecê.
O decreto foi assinado pelo prefeito do município Reinaldo Braga Filho (MDB), que justificou ainda que o projeto é de grande importância para o desenvolvimento econômico do município, através da elevação da produção agrícola e da geração de emprego e renda a milhares de pessoas.
O projeto Baixio de Irecê tem sido implantado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), empresa pública vinculada ao Ministério da Integração Nacional (MI), com o objetivo de promover desenvolvimento na região semiárida. Ele localiza na região central do estado da Bahia, em área dos municípios de Xique-Xique (BA) e Itaguaçú da Bahia (BA).
Fonte: Central Notícia
Fonte: BN
O Governo Federal inaugura nesta quinta-feira (22), às 10h00, as Etapas 1 e 2 do Projeto Público de Irrigação Baixio de Irecê. Essas duas primeiras etapas – que incluem estrutura de 42 quilômetros de canal e 16,5 mil hectares irrigáveis – podem gerar 16,5 mil empregos diretos e 20 mil empregos indiretos.
A implantação do projeto foi planejada para ocorrer em nove etapas – quando concluído, o Baixio de Irecê terá incorporado 47 mil hectares ao processo produtivo agrícola na região do Médio São Francisco. A expectativa é de que o projeto beneficie 250 mil pessoas e gere 60 mil empregos diretos e 119 mil empregos indiretos.
O projeto tem sido implantado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), empresa pública vinculada ao Ministério da Integração Nacional (MI), com o objetivo de promover desenvolvimento na região semiárida. Ele localiza-se na região central do estado da Bahia, em área dos municípios de Xique-Xique (BA) e Itaguaçú da Bahia (BA), a 500 km de Salvador.
Autoridades com presença prevista
SERVIÇO
Fonte: Central Notícia/ Ascom-Codevasf
Na tarde desta segunda-feira (19), uma guarnição da CAESA (Companhia de Ações Especiais do Semiárido) patrulhava no distrito de Salobro, no município de Canarana/BA, região de Irecê, quando visualizou o veículo Chevrolet/Prisma, cor branca, placa PJP-0486, licenciado na cidade de Jaguarari/BA. O veículo estava em atitude.
Após abordagem, segundo a polícia, constatou-se que o número do chassi era incompatível com a placa. A placa correspondente do referido veículo é PJL-6626, que possui restrição de roubo/furto na cidade de Salvado/BA. As informações são da CAESA.
O carro e o condutor, identificado por Diogo da Silva Teixeira, foram apresentados na delegacia de Polícia Civil de Canarana.
Fonte: Central Notícia
A conta de energia elétrica de mais de 5,9 milhões de baianos pode aumentar em 15,42% na segunda quinzena de abril. O aumento está em discussão e poderá ser concedido à Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Uma reunião pública foi realizada na última quinta-feira (15) no auditório da Fecomércio, em Salvador, para discutir o índice da revisão tarifária.
Caso a revisão seja concedida, baianos de 415 dos 417 municípios receberão o aumento na conta, além de comércios e indústrias. De acordo com a Aneel, a revisão está prevista nos contratos de concessões para equilibrar as tarifas, e tem base na remuneração dos investimentos das empresas e cobertura de despesas.
De acordo com a Coelba, a taxa foi apresentada pela Aneel, que levanta o valor através dos relatórios apresentados pela companhia, com os investimentos feitos por ela nos últimos 5 anos. “A audiência pública é um local aberto para a sociedade para prestação de contas. A Aneel que determina a taxa de revisão. Ali é um espaço aberto para discussão”, afirmou a assessoria.
Os consumidores cativos teriam índices de cobranças diferentes. Aqueles que são classificados como de baixa tensão, poderão ter reajuste em 15,48%. Os de alta tensão (indústria), teriam 13,88% de reajuste. O efeito médio para o consumidor é de 15,10%.
A reunião contou com a presença do conselho de consumidores, com diretores da Aneel, representantes da Coelba e foi aberta à população. O índice final será definido pela Aneel até a segunda quinzena de abril.
Fonte: Correio 24 horas
Versos que narram a dor do toque não consentido, palavras que denunciam a violência que atinge inúmeras crianças e adolescentes no Brasil e no mundo. Essa foi a forma, através da arte, que a poeta, advogada e professora universitária, Laís Oliveira Abreu, encontrou para sublimar o sofrimento vivido na infância, dando origem à palestra "Violência Sexual Infantil – A dor e o verso nos caminhos da libertação", ocorrida no auditório do Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho, em Irecê. O evento, realizado pela Comissão de Cuidados para Atenção Integral a Saúde de Crianças, Adolescentes e suas Famílias em Situação de Violência, reuniu funcionários e pacientes da unidade, difundindo informações e dados sobre esse tipo de violência. Segundo o Ministério Público do Estado da Bahia, 1.187 novos casos são denunciados por ano, sendo mais de três registros de violência sexual contra crianças e adolescentes por dia no território baiano.
"É muito relevante falar sobre essa temática da violência sexual infantil em todos os espaços da sociedade, um assunto que, infelizmente, não é muito debatido. Esse silêncio é muito perverso e também violenta. Quando a gente silencia, permite que essas situações continuem acontecendo, tirando a possibilidade da criança exercer a sua infância com a dignidade e o respeito que elas merecem", explica Lais, que é autora de diversos poemas sobre o tema. "Tenho um casal de filhos e sempre me preocupei em orientá-los da melhor maneira possível. Laís é uma sobrevivente, seu depoimento tocou fundo em meu coração e serviu para alertar que esse tipo de abuso pode vir de onde menos se imagina. Temos que nos manter vigilantes para proteger nossas crianças", pontua Denize Ferreira, assistente administrativa da unidade.
Fonte: Ascom/ HRI
Fonte: Bahia Notícias
Fonte: Ascom/SSP-BA
Ministério das Cidades informou na noite deste sábado (17) que a norma que mudava as regras para a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) será revogada.
Segundo a pasta, o objetivo da revogação é não alterar a vida de quem precisa renovar a carteira, além de "reduzir custos e facilitar a vida do brasileiro".
Pela resolução, que entraria em vigor no próximo dia 5 de junho, os motoristas que fossem renovar a CNH precisariam fazer um curso teórico e uma prova, além do exame médico (atualmente obrigatório).
A resolução também previa que o motorista deveria fazer duas balizas para tirar a 1ª CNH e estabelecia que a carteira para moto passaria a exigir exames nas ruas.
"Por determinação do ministro das Cidades, Alexandre Baldy, o diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e presidente do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), Maurício Alves, revoga a resolução 726/2018 que torna obrigatória a realização e aprovação em Curso de Aperfeiçoamento para renovação da Carteira Nacional de Habilitação", diz a nota do ministério.
De acordo com a assessoria da pasta, a revogação será formalizada "no próximo dia útil", entre segunda (19) e terça (20) da próxima semana.
Fonte: G1
Murilo Franca defende São João como motor da economia local e confirma realização da festa durante encontro de prefeito...
Neste sábado (29), o prefeito de Jussara, Tacinho Mendes, participou de uma reunião ao lado de outros prefeitos e do deputado e...
Foto: Reprodução Os preços da cenoura registraram queda nesta última sem...
O Prefeito de Jussara, Tacinho Mendes, tomou posse como Conselheiro Fiscal da União dos Municípios d...
Durante um encontro promovido neste sábado (29) pela União dos Prefeitos da Região de Irecê (Unipi), gestores municipais se reu...