A recuperação e modernização da infraestrutura do Projeto Público de Irrigação de Ceraíma, em Guanambi (BA), vai possibilitar a retomada das atividades irrigadas de 112 agricultores familiares no semiárido baiano. Os serviços já foram iniciados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). A ação consiste, principalmente, na implantação de um novo sistema de fornecimento de água que busca alta eficiência no uso de recursos hídricos. O total do investimento é de R$ 12,5 milhões– parte dos recursos é proveniente do Orçamento Geral da União, destinada à empresa por meio de emenda parlamentar e recursos suplementares.
As obras contemplam a substituição dos antigos canais abertos de condução de água por estruturas fechadas (tubulação), consideradas mais eficientes, em conjunto com o sistema de irrigação por microaspersão. "Trata-se de mudança de paradigma no fornecimento de água em projetos públicos, pois reduz a praticamente zero as perdas na condução hídrica do reservatório de Ceraíma até os lotes dos produtores. Além disso, a condução da água vai ocorrer por gravidade, dispensando o uso de energia elétrica na captação principal", explica o gerente de Irrigação da Codevasf em Bom Jesus da Lapa (BA), Hudson Faria.
"A atividade agrícola do projeto Ceraíma, especialmente a fruticultura, é fundamental para a região de Guanambi e cidades circunvizinhas. Graças ao aporte de recursos de emenda parlamentar e de recursos extraordinários ao Orçamento Geral da União, vamos implantar um sistema de irrigação mais eficiente até o fim deste ano. Com isso, a expectativa é que os agricultores voltem a produzir cerca de quatro mil toneladas de frutas por ano", avalia o superintendente regional da Codevasf em Bom Jesus da Lapa, Harley Xavier Nascimento.
Além de melhorar o processo produtivo dos agricultores familiares, a ação vai beneficiar áreas experimentais e educativas do Instituto Federal Baiano – Campus Guanambi e atividades de pesquisa e produção de alevinos pela Codevasf no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Ceraíma, entre outros usuários externos.
O plano de intervenções da Codevasf no projeto Ceraíma inclui ainda obras para a recuperação de estradas internas, armazéns e oficinas, além de outras estruturas de uso comum.
"A Codevasf tem investido na modernização e recuperação das estruturas dos projetos públicos de irrigação. As ações visam diversas melhorias, como a economia de água e energia e o transporte da produção, garantindo a sustentabilidade econômica e ambiental dos projetos", destaca o diretor da Área de Gestão dos Empreendimentos de Irrigação da Codevasf, Napoleão Casado.
Fruticultura
Com a reestruturação do projeto Ceraíma, os agricultores familiares devem retomar a produção priorizando a fruticultura, com o plantio de culturas menos consumidoras de água, como manga, anonáceas, uva e culturas anuais diversas.
O produtor Estelito Alves Teixeira aguarda com muita expectativa a conclusão das obras para retomar suas atividades no projeto. "É um sonho voltar a produzir aqui. A minha perspectiva é que tudo seja como antes. Estamos dando a maior força, o maior apoio para que isso aconteça", explica. No local, o agricultor cultivava manga, banana, uva, melancia e outras frutas, além de outros produtos.
A expectativa do presidente do Conselho de Administração da Cooperativa Agrícola de Irrigação do projeto de Ceraíma, Marcos Antônio Fraga da Silva, também é positiva. "No auge da produção do projeto, quando estava funcionando a todo vapor, a gente tinha uma produção grande, gerava muito emprego. A expectativa é que retorne isso, que o pessoal volte para Ceraíma", avalia.
O Projeto Público de Irrigação de Ceraíma está localizado no Médio São Francisco baiano, a cerca de 190 quilômetros de Bom Jesus da Lapa, sede da 2ª Superintendência Regional da Codevasf. Desde 2008, os agricultores familiares têm sofrido com as estiagens constantes na região que resultaram na redução da área cultivada ao longo dos anos. Parte dos produtores conseguiu manter o cultivo devido à construção de poços artesianos. Porém, a qualidade da água inviabilizou a manutenção de algumas culturas.
Fonte: Ascom/Codevasf
Avelino Neiva, Presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), visitou nesta terça-feira (06), o projeto Baixio de Irecê.
Em contato com a redação do Central Notícia, Mário César Fornasier, do grupo Irriga Bahia e da Associação dos Irrigantes do Perímetro Irrigado do Baixio de Irecê, disse que a presença de Avelino foi muito importante. “Ele chegou de avião até Salvador e de lá, veio de carro até Xique-Xique”.
De acordo com Mário, o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, autorizou a licitação de recursos para a aquisição de equipamentos e serviços para instalação de energia para a primeira etapa do projeto que contempla aproximadamente 1400 hectares, sendo 31 lotes para pequenos produtores e 13 empresariais.
O Presidente da Codevasf, disse que se depender dele, vai inaugurar o projeto ainda este mês. Para Mário, parte das reivindicações feitas durante protesto na segunda-feira (lembre aqui) foi autorizada. “ Existe a promessa da Lei de Irrigação ser alterada, o que permitirá o acesso à crédito nos bancos, e o governo da Bahia se comprometeu a fazer o projeto da estrada (40 quilômetros), que já tem recursos assegurados através de emendas parlamentares”.
Além de Avelino, visitaram o Baixio de Irecê, Harley Nascimento, Superintendente Regional da Codevasf, em Bom Jesus da Lapa ,Mário César Fornasier, do grupo Irriga, Luiz Alberto Barbosa, chefe do escritório da Codevasf em Irecê e Olcemário Pereira Gomes, presidente da APRIBI – Associação dos Produtores Irrigantes do Baixio de Irecê.
Fonte: Central Notícia
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva mantém sua liderança em todos os cenários eleitorais em que seu nome aparece como candidato à Presidência da República, apontou pesquisa CNT/MDA divulgada nesta terça-feira, tanto no primeiro quanto no segundo turno.
O deputado Jair Bolsonaro lidera as intenções de voto nos cenários em que Lula não é candidato.
Na sondagem de intenção de voto espontânea para a Presidência, Lula soma 18,6%. Bolsonaro ocupa a segunda posição, com 12,3%, seguido de Ciro Gomes (PDT), com 1,7%, e o governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB), com 1,4%.
O senador Álvaro Dias (PODE-PR), alcança 1,2% na pesquisa estimulada, o mesmo patamar obtido por Marina Silva (Rede), seguidos do atual presidente Michel Temer, com 0,4% das intenções de voto.
Brancos e nulos neste cenário estimulado somam 20,4%, enquanto os indecisos chegam a 39,7%.
Pesquisa passada, publicada em setembro, apontava Lula com 20,2% dos votos nas respostas espontâneas, seguido por Bolsonaro, com 10,9%.
Apesar da liderança na pesquisa, Lula poderá ser impedido de disputar a eleição de outubro. O ex-presidente teve uma condenação em primeira instância confirmada pela 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). A Lei da Ficha Limpa determina a inelegibilidade de condenados na Justiça por órgãos colegiados, caso da 8ª Turma do TRF-4.
Os advogados do ex-presidente, no entanto, ainda podem recorrer a tribunais superiores para garantir a candidatura.
A sondagem divulgada nesta terça-feira foi realizada entre 28 de fevereiro e 3 de março, em 137 municípios, com 2.002 entrevistados. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-06600/2018 e a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.
Fonte: Terra
A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) publicou na edição do fim de semana (02 e 03) do Diário Oficial do Estado (DOE), o edital de convocação de 209 candidatos aprovados no concurso público realizado pela empresa em julho de 2017. Os convocados deverão apresentar os documentos exigidos no edital nos dias 12, 13 e 14 de março de 2018, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, no Parque Deputado Paulo Jackson, localizado na Avenida Juracy Magalhães Jr., s/n, Lucaia – Rio Vermelho.
Foram convocados candidatos aos cargos de agente administrativo, agente operacional, operador de processo de água e esgoto, técnico operacional-edificações, técnico em eletromecânica, engenheiro, engenheiro sanitarista e engenheiro eletricista. O concurso público da Embasa visa ao preenchimento de 600 vagas para 11 funções dos níveis médio, técnico e superior. Com o edital do fim de semana, já foram convocados 563 aprovados.
Fonte: Ascom/Embasa
Na tarde desta terça-feira (06), por volta das 15h30, uma guarnição da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE/Cerrado) foi informada que dois homens estavam assaltando uma ótica na área central da cidade de Barra/BA, região do Vale do são Francisco. As informações são da CIPE/Cerrado.
Em nota, a polícia informou que foi até o estabelecimento comercial e percebeu que o proprietário, Artur Caldeira Veloso estava sob a mira de revólver manuseado por Rodrigo Ferreira de Araújo, 19 anos.
Após perceber a presença dos militares, o assaltante liberou o refém, atirou contra a guarnição e tentou fugir.
Ainda de acordo com a polícia, a guarnição realizou disparos para se defender e atingiu o suspeito que foi conduzido para o hospital local onde foi constatado a morte.
O caso foi registrado na Delegacia de Polícia Civil de Barra. Foi apreendida com o suspeito uma pistola Tuarus, calibre 380.
Fonte: Central Notícia
Fonte: Bahia Notícias
Em resposta à informação veiculada na última nesta sexta-feira (2), sobre processo a respeito dos recursos do MDS para construção de cisternas, Luizinho Sobral vem através desta nota, informar que todas as ingerências foram cometidas antes da sua posse, que ocorreu em janeiro de 2013.
“O Senhor José Carlos Dourado das Virgens do PT, prefeito entre 2008 e 2012, levou cerca de nove meses para iniciar a execução do convênio em questão, que tinha prazo de vinte e quatro meses para ser finalizado. Como provam documentos, José das Virgens efetuou pagamento de serviços não executados, adquiriu cimento, cujo vencimento ocorreu em dezembro de 2012, ou seja, um mês antes da posse de Luizinho Sobral, e concluiu parcialmente apenas 39 das 700 cisternas previstas para a 1ª etapa do projeto. José das Virgens também não efetuou a prestação de contas conforme notificação do Ministério do Desenvolvimento Social, através do ofício 22/2013 – DEFEP/SESAN/MDS datado de 08/02/2013, reiterando a cobrança da prestação de contas de 2012.
Mesmo diante das irregularidades cometidas pela gestão do então prefeito José das Virgens, Luizinho Sobral durante sua administração, solicitou ao MDS que o prazo do convênio fosse estendido já que não havia mais tempo para conclusão no prazo de 24 meses estabelecido na gestão anterior à sua.
Com a negativa do MDS da extensão do prazo de conclusão da obra, Luizinho Sobral, então presidente do Consórcio Público na época, concluiu o restante da prestação de contas de acordo com os termos do convênio, inclusive, devolvendo os recursos não utilizados pelo ex- prefeito José das Virgens, totalizando 15 milhões de reais.
É oportuno esclarecer que, além da irresponsabilidade na execução, da prestação de contas, e da protelação no processo de transição, não foi disponibilizada qualquer estrutura física, administrativa, operacional, de pessoal, ou de qualquer outra natureza. Ou seja, uma completa falta de compromisso e de interesse daqueles que estavam à frente do consórcio na gestão de José das Virgens, entre 2010 e 2012”.
Fonte: Ascom/Luizinho Sobral
Na manhã desta segunda-feira (05), por volta das 11h30, uma guarnição da Companhia Independente de Policiamento Especializado do Semiárido (CIPE/Semiárido), quando em patrulhamento na Rua Ruy Barbosa, na cidade de Xique-Xique/BA, região do Vale do São Francisco, abordou as motocicletas Yamaha/YBR 125, azul, placa HDS-5656 e Honda CG 125 Titan, preta, placa CBS-4950.
A polícia informou que após consulta da placa pelo sistema MOP (Mobilidade em Operações Policiais), foi constatado que as características das motocicletas não condiziam, estando com placas falsas. As informações são da CIPE/Semiárido.
Ainda segundo a polícia, os condutores e os veículos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Xique-Xique.
Fonte: Central Notícia
Nesta terça-feira (6), o governador Rui Costa participará de mais um Encontro de Governadores do Nordeste, em Teresina, no Piauí, onde tratará do tema 'Fortalecer o compromisso de Justiça e Segurança Pública perante a população'.
Os governadores da região vão discutir a implantação de uma operação nacional de segurança, com a reunião de forças policiais, equipamentos e infraestrutura para o combate à violência nos estados.
Durante o encontro, serão articuladas ainda estratégias para a criação de um fundo nacional destinado às ações de segurança pública nos estados. A reunião ocorrerá a partir das 9h30, no Espaço Coco Bambu, na Rua Professor Joca Vieira, 1.269, no Jóquei.
Fonte: Secom/BA
O Ministério Público Federal (MPF) pediu nesta segunda-feira (5) que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seja preso após o julgamento dos recursos apresentados pela sua defesa como parte do processo do trÍplex localizado na cidade do Guarujá, em São Paulo.
Segundo a reportagem, a recomendação foi feita como parte da resposta aos embargos de declaração ajuizados pelos advogados de Lula, que apontaram 38 omissões, 16 contradições e cinco obscuridades. Para a defesa do ex-presidente, a manifestação do MPF não conseguiu rebater as "inúmeras omissões e contradições demonstradas no recurso". Na avaliação dos advogados, a correção das falhas acarretaria na absolvição.
Fonte: G1
Foto: Ascom – Sesab O Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho, administrado ...
Murilo Franca defende São João como motor da economia local e confirma realização da festa durante encontro de prefeito...
Neste sábado (29), o prefeito de Jussara, Tacinho Mendes, participou de uma reunião ao lado de outros prefeitos e do deputado e...
Foto: Reprodução Os preços da cenoura registraram queda nesta última sem...
O Prefeito de Jussara, Tacinho Mendes, tomou posse como Conselheiro Fiscal da União dos Municípios d...