Terça-feira, 21 de Agosto de 2018
Chapada Diamantina

Os dois líderes Djalma Barbosa Pereira e Deivid Araújo de Souza continuavam liderando a facção custodiados em presídio (Foto: Divulgação/ SSP-BA)

Uma megaoperação das polícias Civil e Militar, na cidade de Itaberaba e região, capturou 21 criminosos com mandados de prisões, na manhã desta terça-feira (21). Os dois líderes Djalma Barbosa Pereira e Deivid Araújo de Souza, 21, continuavam liderando a facção mesmo custodiados, no presídio de Salvador.

Cerca de 200 policiais cumpriram mandados também, nas cidades de Ruy Barbosa, Ibiquera e Iaçu. A quadrilha praticava tráfico, homicídios e roubos, na Chapada Diamantina e se preparava para ampliar as vendas de entorpecentes durante a Micareta de Ruy Barbosa que será realizada, no próximo final de semana.

Alem de Djalma e Deivid, foram localizados e capturados Carlos Telles de Oliveira, 42 anos, Cássio dos Santos Fagundes, 22, Alessandra Bastos Martins, 37, Maria das Graças Fagundes Souza, 26, Uelton Santos Neri, 28, Marcelo Martins de Oliveira, 18, Jucilane dos Santos Rodrigues, 31, Antônio Carlos Santos da Silva, 22, Isabela Miranda Andrade, 22, Davi Gomes Cardoso, 18, Samuel de Souza Ramos, 23, Éldy Santos Ribeiro, 26, Jessiane Brás dos Santos, 29, Júlio Cézar Fagundes de Assis, 33, Edvan Lima Alves dos Santos, 27, Altino Simões da Cruz Júnior, 18

Solon dos Santos Sena, 21, Iremar Lima de Jesus, 44, e Genivaldo Andrade Silva Júnior, 24.

Em alguns imóveis a polícia apreendeu armas, porções de drogas, munições e documentos falsos. Participaram da megaoperação equipes da PM (CPR Chapada, Rondesp Chapada, Cipes Semiárido, Chapada e Central, além do 11° BPM, 29 CIPM e 98 CIPM e da PC (Depin, COE, Coorpins de Itaberaba, Jequié, Santo Antônio de Jesus, Feira de Santana, Seabra, Serrinha e Santo Amaro.

"Excelente trabalho integrado. A polícia baiana é diferenciada por conta deste trabalho irmanado", exaltou o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa.

Fonte: SSP/BA



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 20 de Agosto de 2018
Chapada Diamantina

O município de Lençóis, na região da Chapada Diamantina, recebeu, na última  sexta-feira (17), o projeto Escolas Culturais, que foi lançado no Centro Educacional Renato Pereira Viana. O evento contou com apresentações de música, teatro, dança, poesia, vídeo e outras formas de manifestações culturais, evidenciando as experiências artísticas dos estudantes da rede estadual de ensino.

Cada uma das 85 escolas onde o Projeto está sendo desenvolvido passa a contar com um coordenador cultural, numa parceria com a Iaspm/Neojibá [Instituto de Ação Social Pela Música/Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia], além de ações de requalificação e aquisição de novos equipamentos para projeção de audiovisual, apresentações artísticas e internet banda larga para o desenvolvimento de programas de rádio e ações de estímulo ao empreendedorismo. O secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, falou da importância do projeto.

“As Escolas Culturais já existiam, pois temos a prática de cultura em cada Território e o que faltava muito era um olhar mais criterioso para a gente ir ligando as diversas experiências, juntando os órgãos que a gente tem em cada local, fazendo o envolvimento, trazendo as instituições, criando um pouco dessa química e mistura, aqui em Lençóis, principalmente, que virou cidade turística por conta exatamente da sua cultura. Então, portanto, a gente não pode perder isso de vista e, também, trabalhar no eixo pedagógico”, ressaltou Pinheiro.

A apresentação do grupo de Maculelê, formado por crianças e jovens as Associação de Capoeira Corda Bamba de Lençóis, abriu a programação do evento. Além disso, quadros com pinturas desenvolvidas pelos estudantes para o projeto Artes Visuais Estudantis (AVE) foram apreciados pelos participantes do evento.

O grupo de dança da unidade escolar conhecido como “Recriart” se apresentou com uma coreografia da música “Secret Love Song”. A integrante do quarteto Iana Martins, 20, 3º ano, falou da emoção de se apresentar no evento. “Descobri meu talento para a dança em uma apresentação da disciplina de Inglês e estou muito contente de poder mostrar o nosso trabalho em um evento tão especial como este”, afirmou a estudante.

O estudante Raio Ferrabras, 18, 3º ano, soltou a voz ao cantar o rap de sua autoria “Parafina”. “Eu canto desde os 12 anos e componho desde os 15 e, para mim, é uma satisfação poder mostrar a minha arte através do rap. Este projeto é essencial para os estudantes e a escola sem isso não faz o menor sentido”, comentou.

O projeto Escolas Culturais é resultado de parceria entre as Secretarias da Educação (SEC), de Cultura (Secult), de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e Casa Civil. O evento também contou com as presenças da secretária de Cultura do Estado, Arany Santana; da secretária de Política para as Mulheres do Estado, Julieta Palmeira e de autoridades locais. 

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado da Bahia



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 17 de Agosto de 2018
Chapada Diamantina

Ao cumprirem mandado de prisão por homicídio no município de Utinga, na Chapada Diamantina, policiais militares do CPRCH/11°BPM e da 5ª CIA PP flagraram também um traficante durante a ação. O homicida e o traficante são irmãos e foram detidos. Essa ocorrência foi registrada no início desta semana, na Rua Manoel Nery de Oliveira, no município chapadeiro. Marcos Damasceno Silva – acusado de homicídio – foi preso com seu irmão Ueverton Silva de Oliveira – detido por associação ao tráfico de drogas.

De acordo com informações, “uma guarnição da 5ª CIA PP de Utinga efetuou a prisão de Marcos Damasceno, conhecido por ‘Quinho’ e juntamente com ele foi preso o seu irmão Ueverton Silva de Oliveira, o ‘Veto’, pois no local que o mesmo estava foi encontrada uma quantidade de maconha, cocaína e crack”.

Ambos foram detidos e, juntos com o material apreendido, foram apresentados na Delegacia de Polícia de Utinga. Ainda segundo dados da polícia, Marcos Damasceno confessou um homicídio que ocorreu naquela cidade no bairro Belarmino.

Fonte: Jornal da Chapada com informações do CPRCH.



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 06 de Agosto de 2018
Chapada Diamantina

Um homem foi preso com um veículo roubado, no município de Iraquara, na Chapada Diamantina.

A ocorrência foi registrada por policiais militares da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe-Chapada), durante patrulhamento especializado na Praça da Feira. A equipe policial localizou um veículo marca Fiat/Strada, de cor preta, placa EQG 5512, com registro de São Paulo (SP).

“Ao ser realizado a abordagem e feito a consulta, foi verificado que o mesmo apresentava restrição de roubo/furto, constando no sistema do Sinesp. O condutor do veículo foi identificado e apresentado na Delegacia de Polícia de Iraquara juntamente com o veículo para serem tomadas as medidas cabíveis”, aponta nota da Cipe-Chapada, enviada para a imprensa pelo major Ricardo Passos, comandante da companhia.

Fonte: Jornal da Chapada



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 05 de Agosto de 2018
Chapada Diamantina

O Parque Nacional da Chapada Diamantina oferece oportunidades únicas de exploração de grutas e cavernas que podem ser roteirizadas, a partir de um plano de um novo trabalho que inclua sinalização turística, infraestrutura, capacitação da mão de obra e promoção. Em síntese, foi o que sugeriu o secretário do Turismo da Bahia, José Alves, nesta sexta-feira (3), aos guardiões das grutas, com o objetivo de fortalecer o turismo, conciliando a visitação com a preservação ambiental.

O plano sugerido pela Setur-BA prevê ação conjunta entre os poderes público e privado, a exemplo da experiência que permitiu o lançamento da Estrada do Chocolate, entre Ilhéus e Uruçuca. José Alves afirmou que a união de esforços abrange diversos setores do governo estadual, como Meio Ambiente e Infraestrutura. A meta é aperfeiçoar os roteiros para ampliar o fluxo turístico, contribuindo para que o visitante permaneça por mais tempo na Bahia.

Durante a reunião realizada na sede da Setur, os representantes das grutas firmaram compromisso de formatar novos roteiros das chamadas cavernas monumentais e já marcaram nova reunião para detalhamento do trabalho. Enquanto isso, a Setur vai articular ações junto às secretarias do Meio Ambiente (Sema) e Infraestrutura (Seinfra). Haverá empenho para acelerar a solução de questões relativas ao plano de manejo das grutas e cavernas e para garantir a melhoria de estradas vicinais.

Participaram da reunião representantes do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Sociedade Baiana de Espeleologia, Poço Azul, Poço Encantado, Gruta Lapa Doce, Pratinha e Gruta da Fumaça.  

Catalogadas

A Bahia possui 1.303 cavernas catalogadas pelo Centro  Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (Cecav), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). As cavernas formadas em arenitos, do Grupo Chapada Diamantina, estão entre as mais espetaculares e raras do mundo, a exemplo da Gruta do Lapão, no Município de Lençóis, que tem mais de 1 quilômetro de extensão.

Entre as grutas existentes com formação calcária, destacam-se, como as mais extensas, a Lapa Doce ll, com 9.800m; a Gruta da Torrinha, com 6.500m; a Gruta do Ioiô e a Gruta do Impossível, ambas com 4.000m de extensão. Atualmente, são exploradas turisticamente a Lapa Doce l, Torrinha, Pratinha, Gruta Azul e a Gruta do Lapão, em Lençóis, esta última esculpida em arenitos.

Fonte: Secom/BA



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 05 de Agosto de 2018
Chapada Diamantina

A cada sexta-feira uma escola no município de Itaberaba recebe a visita de integrantes do Comando de Policiamento Regional da Chapada (CPRC) para  a realização de palestras sobre as consequências das drogas e a necessidade dos estudos. Na última sexta (3), cerca de 90 crianças da Escola Nelson Alves de Guimarães Carvalho participaram do evento.

Criado com a intenção de mostrar a esse público os maus que as drogas causam, o projeto intitulado de 'Resgate Cívico nas Escolas' já atendeu aproximadamente oito instituições de ensino, nos bairros mais periféricos da cidade.

Antes da palestra os alunos recebem lanches  acompanhados dos professores. Com a presença de guarnições das Rondas Especiais (Rondesp) Chapada, abordagens a veículos e pessoas são realizadas nos entornos das escolas.

Fonte: SSP/BA



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 04 de Agosto de 2018
Chapada Diamantina

No último fim de semana, aconteceu em Morro do Chapéu, município da Chapada Diamantina, a primeira Corrida em Trilha do Morro. Foram mais de 300 inscritos para a prova, que foi dividida em três categorias, de 5, de 11 e de 21 quilômetros, essa última considerada a principal da disputa.

O pódio masculino da prova mais longa ficou com Silvano Araújo de Lima, na primeira colocação, João de Lima Alves, na segunda, e Fabiano de Oliveira Souza, em terceiro lugar. Já na prova feminina as vencedoras foram Rísia Freitas Silva, Juliana Pereira da Rocha e Ana Caroline, com o ouro, prata e bronze, respectivamente.

Fonte: Jornal da Chapada



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 02 de Agosto de 2018
Chapada Diamantina

Entre 13 e 18 de agosto, o mutirão de serviços volta à região para realizar reconhecimento de paternidade (Foto:Guilherme Weber/Rodtag Fotografias)

A cabeleireira Daíze de Jesus Santos, 27, foi uma das primeiras mães a chegar no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, em Itababera, na Chapada Diamantina, no último dia 25. Sua filha, Yasmim Gabriele de Jesus Santos, cinco anos, a acompanhava. Quando estava grávida, Daíze separou do marido e retornou de Santa Maria da Vitória para a casa da mãe, em Itaberaba, onde mora até hoje. O elo de Yasmim com o pai se perdeu e, para recuperá-lo, as duas aguardaram as instruções passadas pela equipe do projeto ‘Paternidade Responsável’, do Ministério Público estadual. A iniciativa de cunho social é desenvolvida pelo Núcleo de Promoção da Paternidade Responsável (Nupar), coordenado pela promotora de Justiça Joana Philigret. “Não nos falamos mais, mas ela não tem nada a ver, não tem culpa”, afirmou a cabeleireira.

Daíze foi uma das 527 mães atendidas por servidores do MP entre os dias 24 e 27 de julho nos municípios de Boa Vista do Tupim, Marcionílio Souza, Iaçu e Itaberaba. O serviço consiste na realização de palestras e atendimento personalizado, como fase preparatória para o mutirão de reconhecimento de paternidade que acontecerá naqueles municípios entre os dias 13 e 18 de agosto. Nesse período, a unidade móvel de atendimento do MP, do programa ‘MP Comunidade’, percorrerá as cidades e estacionará nas principais praças das respectivas localidades. O atendimento será realizado por promotores de Justiça de Salvador e das comarcas locais, além dos servidores. Está agendado um total de 442 audiências (ver programação abaixo), nas quais os pais das crianças deverão comparecer. Para isso, as mães receberam do MP nessa fase preparatória uma notificação que deve ser entregue a eles.

No mutirão, além dos reconhecimentos de paternidade, promotores e servidores também atenderão demandas espontâneas que surgirem devido à mobilização dos órgãos públicos locais, por meio das secretarias municipais e rede de apoio assistencial de cada município. Na fase preparatória, realizaram o atendimento os servidores Eder Oliveira, Francisco Oliveira, Gilvanete Queiroz, Patrícia Jardim, Sílvia Nogueira e Virgínia Alves. No atendimento no Colégio Módulo, o promotor de Justiça Thyego Matos, que atua em Itaberaba junto à Vara de Família, marcou presença. Ele destacou a importância do projeto para a promoção do reconhecimento da paternidade. “Apoiamos essa iniciativa e agradecemos todas vocês por virem até aqui. Contem com o MP”, disse.

Na palestra realizada para as mães, a assistente social Patrícia Jardim explicou como o MP chega até elas e informou qual é o papel da Instituição. A identificação das mães é realizada em parceira com as secretarias estadual e municipal de Educação que informam os alunos matriculados que não possuem o nome do pai nos registros escolares. Para chegar às pessoas que não estão matriculados, o MP dialoga com os órgãos da rede de assistência social, como os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e os Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

Fonte: MP-BA



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 27 de Julho de 2018
Chapada Diamantina

Léo Dourado foi multado em R$ 17 mil pelo TCM por irregularidades na contratação de bandas para festejos de aniversário da cidade, além da micareta local (Foto: Reprodução/Youtube)

O prefeito de Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina, Leonardo Dourado (PR), foi multado em R$ 17 mil pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) por irregularidades na contratação de bandas para festejos de aniversário da cidade, além da micareta local. Ao todo, foram cerca de dez atrações, com custo de R$ 338,6 mil, contratadas por inexigibilidade (sem concorrência pública). O TCM, contudo, entendeu que a prática foi irregular pela “ausência de justificativas de preços e da demonstração da inviabilidade de competição”.

Além da multa, a Corte advertiu o gestor para que não seja reincidente em contratações nestes moldes. Em voto proferido no último dia 24 de julho, o conselheiro relator Plínio Carneiro Filho destaca que “esta Relatoria entende pela irregularidade dos fatos narrados, considerando que não foi comprovada a exclusividade da representação artística das atrações contratadas pelo município de Morro de Chapéu, por intermédio de empresas sem poderes representativos válidos, além da ausência de justificativas de preços e da demonstração da inviabilidade de competição”.

Ainda na decisão, o relator adverte o gestor Léo Dourado para que tenha “maior empenho quanto ao devido respeito aos princípios constitucionais regentes da Administração Pública, sob pena de repercutir negativamente na prestação das contas anuais do município”. Votaram com o relator os conselheiros José Alfredo Rocha Dias, Raimundo Moreira, Paolo Marconi, Fernando Vita e Mário Negromonte.

Não é a primeira vez que o prefeito Léo Dourado é punido pelo TCM. Em março de 2018, o Tribunal determinou a formulação de representação ao Ministério Público Estadual contra o gestor de Morro do Chapéu. O relator do parecer, conselheiro José Alfredo Rocha Dias, pediu que fosse apurada a provável prática de ato de improbidade administrativa na contratação direta de empresa para assessoria técnica especializada para captação de recursos junto ao Governo Estadual e Federal, no exercício de 2017.

Diante das irregularidades contidas no processo, a relatoria imputou uma multa no valor de R$6 mil ao gestor e determinou o ressarcimento aos cofres municipais da quantia de R$180 mil, com recursos pessoais, em razão da não comprovação da efetiva prestação dos serviços contratados. O prefeito recorreu, mas não obteve sucesso.

Fonte: Jornal da Chapada



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 24 de Julho de 2018
Chapada Diamantina

José João Pereira foi ameaçado, após repreender a violação de uma sepultura, no cemitério local

Equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Chapada evitaram, no início da tarde de domingo (22), a morte de um funcionário da Prefeitura de Milagres, na região da Chapada Diamantina. José João Pereira foi ameaçado, após repreender a violação de uma sepultura, no cemitério local.

As diligências em busca do criminoso começaram depois de José João Pereira procurar a Base Avançada da Cipe Chapada em Milagres, informando sobre a ameaça. Ele contou que chamou a atenção sobre o erro cometido por Alex Sandro Costa Oliveira Cardozo, quando mexeu em uma cova.

Após a discussão, a vítima foi ameaçada de morte. Sabendo disso, os PMs montaram uma campana e flagraram Alex saindo de casa com uma garruncha, pólvora e um facão. Aos militares ele confessou que estava saindo para atacar o funcionário municipal.

O caso foi registrado, na Delegacia Territorial de Milagres, onde o criminoso foi autuado.

Fonte: SSP/BA



Compartilhar no Whatsapp