Segunda-feira, 26 de Agosto de 2019
Região

Um homem identificado por Adriano Freitas, 38 anos, morreu após se envolver em um grave acidente com um carro na rodovia BA-052, na tarde deste sábado (24) em América Dourada, na região de Irecê.

Conforme informações da polícia, a vítima conduzia uma motocicleta Yamaha, cor vermelha, placa PKX-2550, licença de América Dourada, quando colidiu com um Chevrolet/Astra, cor prata placas JRJ-8870.

 O corpo do motociclista foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Irecê. O motorista do veículo foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para uma unidade hospitalar da região.

As causas do acidente serão investigadas pela Polícia Civil.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 25 de Agosto de 2019
Região

Foto: Reprodução

Um acidente de carro que ocorreu na madrugada deste domingo (25) ceifou a vida de um cigano conhecido por Sinóbio, na cidade de Lapão, na região de Irecê.

Segundo as primeiras informações, o acidente aconteceu na rodovia BA-432, nas imediações do Parque da Cidade. A vítima teria perdido o controle da direção do veículo, desceu uma ribanceira e capotou.

O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Irecê. As causas do acidente serão investigadas pela polícia.

Veja outras informações da região no Central Notícia

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 25 de Agosto de 2019
Região

Os eleitores do município de Jussara, na região de Irecê, pertencentes à 159ª Zona Eleitoral, que ainda não realizaram o recadastramento biométrico, obrigatório para as eleições de 2020, precisam regularizar a situação o quanto antes. Isto porque, de acordo com o BioMaps – aplicativo para monitoramento online da biometria – cerca de 9.519 cidadãos ainda não atenderam a convocação da Justiça Eleitoral.

Na cidade, dos 12.125 eleitores, apenas 21,49% (2.606) realizaram o procedimento. Os eleitores de Jussara podem realizar o atendimento no Cartório Eleitoral da Zona, em Central, localizado na Rua Candido Pereira De Brito, nº 09, Centro, das 08h às 14h, de segunda à sexta.

No decorrer deste ano, o TRE da Bahia realizou uma série de audiências públicas para alavancar o recadastramento eleitoral em 24 municípios no interior do estado, alertando sobre a importância do apoio da classe política à revisão, transportando eleitores e facilitando o agendamento dos mesmos.

Estão obrigados a fazer o recadastramento todos os eleitores, inclusive aqueles cujo voto é facultativo (analfabetos; eleitores com idade entre 16 e 18 anos; os maiores de 70 anos de idade), que tenham interesse de continuar exercendo o direito ao voto. O cidadão que não fizer o recadastramento dentro do prazo estabelecido pela JE terá o título cancelado.

Além de ficar impedido de votar, com o cancelamento do título, o cidadão terá dificuldade de receber salários ou proventos de função ou emprego público, não poderá tirar passaporte, inscrever-se em concursos públicos, matricular-se em instituições públicas de ensino, etc.

Agendamento

A última fase da biometria no estado prioriza o agendamento que pode ser realizado por meio do site www.agendamento.tre-ba.jus.br  ou telefone 0800 071 6505. Para agendar, o número do título será solicitado ao eleitor. Caso não possua a inscrição eleitoral ou não saiba o número, deverá ser informado número de CPF, data de nascimento e nome completo dos pais. O cidadão também pode cadastrar telefone e e-mail. Esses últimos dados são importantes para que o eleitor receba confirmação e lembretes acerca do agendamento

Fonte: Ascom - TRE/BA



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 23 de Agosto de 2019
Região

Nesta quinta-feira (22), a Polícia Civil de Presidente Dutra/BA, na região de Irecê, cumpriu dois mandados de prisão temporária em desfavor de Eduardo Barreto Rocha, 19 anos e Antônio Alves Dos Santos Júnior, 20 anos, suspeitos de participação em um duplo latrocínio em que foram vítimas Roberval Abade Nunes e Milton Dos Santos. O crime aconteceu no dia 15 de julho deste ano em uma estrada vicinal, na zona rural do município.

Há dois dias, foi preso Éverton Alves Dias, o ‘Vevé’, de 23 anos, apontado como o suposto autor do crime, conforme a Polícia Civil (veja aqui).

Veja a nota da Polícia Civil

Em 15/07/2019  foram encontrados os senhores Roberval Abade Nunes (sem vida) e Milton dos Santos (veio a óbito dias depois), numa estrada vicinal de Presidente Dutra.

Após iniciadas as investigações, a Equipe do SI da Coordenadoria chegou a autoria do crime de duplo latrocínio, onde teve a participação direta de pelo menos 03 homens.

 No dia 20/08, a Polícia Civil cumpriu o mandado de prisão em desfavor de Éverton Alves Dias, vulgo Vevé.

Segundo as investigações, o crime foi cometido com a participação de mais dois indivíduos, os quais também tiveram suas prisões decretadas.

No dia de hoje, foi possível cumprir a prisão dos outros dois envolvidos, chamados de Eduardo Barreto Rocha, 19 Anos e Antônio Alves dos Santos Júnior, 20 anos.

Por fim, a Polícia Civil conseguiu elucidar e prender todos os envolvidos no crime bárbaro que chocou a todos na região.

Veja outras informações da região no Central Notícia

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 21 de Agosto de 2019
Região

Um homem identificado por Éverton Alves Dias, o ‘Vevé’, de 23 anos, foi preso pela Polícia Civil de Presidente Dutra, na região de Irecê, na tarde desta segunda-feira (20).

Segundo a Polícia Civil, Alves estava com um mandado de prisão preventiva em aberto. Ele é acusado de latrocínio - roubo seguido de morte.

 O suspeito foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil local onde está preso à disposição da Justiça.

Veja a nota da Polícia Civil

Em 15/07/2019,  foram encontrados os senhores Roberval Abade Nunes (sem vida) e Milton dos Santos (veio a óbito dias depois), numa estrada vicinal de Presidente Dutra. Iniciadas as investigações chegou-se a autoria do crime de duplo latrocínio, sendo na presente data cumprido o mandado de prisão em desfavor de Éverton Alves Dias. Segundo as investigações, o crime foi cometido com a participação de mais dois indivíduos, os quais também tiveram suas prisões preventivas decretadas, e dentro em breve serão capturados pela ação da polícia civil, tendo em vista informações de que estão em outra cidade. O custodiado encontra-se a disposição do judiciário.

Veja outras informações da região no Central Notícia

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 19 de Agosto de 2019
Região

Uma mulher identificada por Cleide Rosa de Jesus, de 52 anos, foi presa em flagrante por uma equipe da Rondesp (Rondas Especiais) na noite deste domingo (18), por volta das 22h, no Distrito de Aguada Nova, município de Lapão, na região de Irecê. As informações são da Polícia Civil.

Segundo a Polícia Civil, Gilmário Luís Borges, 44 anos, ex-companheiro da acusada, foi morto com golpes de faca. A atual companheira dele, Maria Rosa de Jesus Ramos, 58 anos, que é irmã de Cleide, também foi atingida. Ela foi socorrida para uma unidade hospitalar local. Não há informação sobre seu estado de saúde.

Ainda conforme a polícia, a acusada teria confessado o crime e estaria na posse da faca utilizada.

Em nota, a Polícia Civil informou que a investigação aponta que a motivação dos crimes seria passional, devido ciúmes, pois a acusada não aceitava o término de sua relação, bem como o relacionamento de Gilmário Luís com sua irmã.

Peritos do Departamento de Polícia Técnica estiveram no local e removeram o corpo da vítima para o Instituto Médico Legal (IML) de Irecê.

A acusada e o material apreendido foram encaminhados ao Plantão Central da Delegacia Regional de Polícia Civil de Irecê.

Veja outras informações da região no Central Notícia

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 16 de Agosto de 2019
Região

Um homem identificado por Evandro Paiva Cunha, o ‘Zoio’, morreu na manhã de quinta-feira (15) em confronto com equipes da Polícia Militar, em Gentio do Ouro, região de Irecê.

Segundo a PM, guarnições foram até o povoado de Poções, interior do município averiguar uma denúncia anônima e, após chegar ao local, os militares foram recebidos à bala pelo suspeito. Na troca de tiros, Evandro foi atingido e socorrido para uma unidade de saúde da cidade, mas não resistiu aos ferimentos.

Materiais apreendidos em posse do suspeito:

  • Um rifle calibre 22 artesanal;
  • Uma espingarda artesanal;
  • Uma cartucheira calibre 32;
  • Um rifle, marca Rossi, calibre 38;
  • Um rifle, marca Puma, calibre 38;
  • Um revólver calibre 32, marca Taurus, de numeração BH 50780;
  • Oito munições intactas de 357;
  • Quatro munições de 32 intactas e duas deflagradas;
  • 44 gramas de substância aparentando ser maconha;
  • 44 gramas de substância aparentando ser cocaína;
  • R$ 750,00 dinheiro;
  • Uma motocicleta Bross preta, sem placa e com o chassi raspado;
  • Uma motocicleta Bross preta, com a placa não condizente com o chassi.

Todo o material foi apreendido e apresentado na Delegacia de Polícia Civil de Xique-Xique.

Veja outras informações da região no Central Notícia

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 14 de Agosto de 2019
Região

O Ministério Público estadual pediu à Justiça, em ação civil pública, o afastamento por 180 dias do prefeito de Ibititá, na região de Irecê, Edicley Souza Barreto. Segundo a promotora de Justiça Edna Márcia de Oliveira, o gestor cometeu ato de improbidade administrativa ao descumprir decisões judiciais que o obrigavam a reintegrar 13 servidores da rede municipal de educação que “foram destituídos abusivamente dos cargos”, a promover concurso público e a exonerar servidores contratados diretamente de forma irregular para exercer “falsos cargos comissionados”. A ação foi ajuizada no último dia 1º.

 A promotora solicita à Justiça que determine o afastamento temporário até o julgamento da ação. Edna Márcia informa que o prefeito desrespeitou ordens judiciais da 1ª Vara Cível de Irecê e do Tribunal de Justiça da Bahia, que referendou as determinações de primeira instância sobre ação civil pública ajuizada pelo MP e sobre mandado de segurança do Sindicato dos Trabalhadores de Educação do Estado da Bahia (APLB) impetrado para reintegração dos servidores concursados que foram ilegalmente destituídos. “A necessidade do afastamento se impõe como evidência de resguardar o cumprimento das decisões proferidas pelo Poder Judiciário”, afirmou a promotora.

Fonte: MP-BA



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 06 de Agosto de 2019
Região

Foto: Rede Social

Um homem de 24 anos foi morto na madrugada deste terça-feira (06) Rua Lídio Armando Guedes (condomínio Serrano), em Barra do Mendes, região de Irecê. De acordo com a Polícia Civil, autores invadiram a casa da vítima e atiraram várias vezes. A Polícia Militar (PM) fez buscas, mas não localizou nenhum suspeito. Até o fechamento dessa reportagem, ninguém tinha sido preso.

Segundo a polícia, a esposa da vítima relatou que dois suspeitos armados arrombaram a porta da casa, foram até o quarto onde o homem estava e atiraram. Antônio Benício Oliveira de Novais Sousa, conhecido por Bena, morreu na hora.

A Polícia Civil acredita que o crime pode ter envolvimento com o tráfico de drogas. O corpo do homem foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Irecê.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 02 de Agosto de 2019
Região

O Tribunal de Contas dos Municípios, nesta quinta-feira (01/08), julgou parcialmente procedente termo de ocorrência lavrado contra o prefeito de Barro Alto, na região de Irecê, Orlando Amorim Santos, em razão da acumulação indevida de cargos públicos por sete servidores municipais. O relator, conselheiro substituto Antônio Emanuel de Souza, multou o gestor em R$2 mil.

Segundo a relatoria, o gestor não comprovou a compatibilidade de horários, necessária para a possibilidade de acúmulo, em relação aos servidores Edilene Rosa Silva, Rivalha Miranda dos Anjos e Ronieres Cecílio dos Santos. Já em relação aos servidores Antônio Osório Alves Dourado, Eulália Patrícia de Andrade, Maria Cristina Oliveira e Claudionor Fernandes Farias, todos possuíam vínculos em cargos públicos inacumuláveis, vez que não previstos nas exceções previstas na Constituição Federal.

O prefeito de Ibititá, Edicley Souza Barreto, foi advertido para a proibição da acumulação de cargos fora das hipóteses previstas na Constituição, vez que Ronieres Cecílio dos Santos também atua no cargo de Professor Nível III no município, sem que tenha sido comprovada a compatibilidade de horários.

Desta forma, os dois gestores – Barro Alto e Ibititá – devem adotar medidas imediatas para regularização das acumulações indevidas de cargos públicos, cuja comprovação deve ser encaminhada para Inspetoria Regional de Controle Externo do TCM no prazo de 90 dias, sob pena de ressarcimento das parcelas pagas indevidamente.

Cabe recurso da decisão.

Fonte: TCM/BA



Compartilhar no Whatsapp