Na última sexta-feira (23), a Polícia Civil de Irecê realizou diligências a fim de recuperar aparelhos celulares que foram furtados/roubados na cidade.
De acordo com nota encaminhada à imprensa, após investigações prévias, o Serviço de investigação (SI) da Polícia Civil identificou as pessoas que estavam utilizando os aparelhos bem como os endereços em que poderiam ser localizados.
“Com os dados investigativos a equipe se deslocou aos endereços e conseguiu recuperar quatro aparelhos celulares.
Aparelhos Apreendidos:
- Samsung Galaxy A12 vermelho;
- Xiaomi Azul;
-Samsung A22 branco;
-Redmi 9C Azul.
A Polícia Civil informa que os legítimos proprietários estão sendo identificados e informados sobre a apreensão dos aparelhos celulares, os quais serão devidamente restituídos às vítimas.
Nota
A Polícia Civil informa a todos da sociedade que evitem adquirir produtos de procedência duvidosa, pois estarão fomentando o crime, bem como assumindo o risco de responder pelo crime de receptação (art. 180 do código penal).
Fonte: Da Redação
O senador Jaques Wagner (PT) disse, na manhã desta segunda-feira (26), que não há acordo entre o PT e o candidato ao governo da Bahia João Roma (PL) contra ACM Neto (União Brasil), que lidera quase todas as pesquisas de intenção de voto. O petista, porém, não negou que tenha conversado com Roma.
“Eu converso com Roma até porque temos amigos em comum. Ele foi deputado federal, eu senador, a gente se encontrava lá [em Brasília]. Mas não tem possibilidade de ter acordo tácito. Nós queremos derrotar ACM. Assim como Neto quer derrotar a mim e a ele”, disse, em entrevista à rádio A Tarde FM.
Segundo Wagner, Roma é “mais honesto” (do que Neto), pois assume a relação com o presidente Jair Bolsonaro. “O outro bebeu nas águas do governo, e hoje diz que não é lá nem cá”, acrescentou.
Fonte: Política Livre
Em uma live em que leu uma intitulada ‘carta à nação’, o candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, declarou que não desistirá de sua candidatura e criticou a “campanha de intimidação, mentiras e destruição de imagens” deflagrada pela campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
“Agora, na reta final da campanha mais vazia da história, embalam tudo no falso argumento do voto útil. Com esta pregação, querem eliminar a liberdade das pessoas de votarem”, disse Ciro. “Minha candidatura está de pé para defender o Brasil em qualquer circunstância, e meu nome continua posto como firme e legítima opção para livrar nosso país de um presente covarde e futuro amedrontador.”
“Nada deterá minha disposição a seguir em frente com o projeto nacional de desenvolvimento. Não me intimidarão. Sou vítima de virulenta campanha nacional e internacional”, continuou o candidato.
Ciro tem sofrido pressão para desistir de sua candidatura por apoiadores do ex-presidente Lula sob o argumento de que suas críticas ao petista ajudam a fortalecer o presidente Bolsonaro. Ciro, no entanto, se nega a realizar esse movimento e, no discurso, citou nominalmente os adversários, o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), os chamando de “forças do atraso”. Ele também disse que o atual presidente é a “cria maligna” de Lula.
Fonte: Do site Bahia.ba
O presidente Jair Bolsonaro (PL) criticou, nesse domingo (25), a decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que proíbe lives (transmissão ao vivo de conversas e eventos pelas redes sociais) nos palácios da Alvorada e do Planalto.
Bolsonaro chamou a decisão de "estapafúrdia". "Será que TSE sabe onde estou fazendo essa live? 'Ah, escondido. Será que está no Alvorada descumprindo ordem do TSE?", ironizou o presidente, durante a live.
O presidente questionou a "preocupação" do tribunal em relação ao local em que faz a transmissão, e atacou a Corte. "Preocupação com transparência vocês não têm, zero", disse.
Fonte: Metro 1
O guitarrista da banda do cantor de reggae Edson Gomes, Antônio Ramos de Oliveira, de 64 anos, teve uma parada cardíaca em cima do palco, antes do início de um show, em João Pessoa (PB), na noite do último sábado (24). Poucas horas depois, em Campina Grande, na madrugada de domingo (25), o cantor e equipe foram assaltados após uma apresentação. Os shows fazem parte da turnê de comemoração aos 50 anos de carreira do artista.
O show de João Pessoa, que aconteceu no Clube Cabo Branco, foi o primeiro da noite. De acordo com o G1 Paraíba, quando a banda estava preparada para começar, o guitarrista teve uma parada cardíaca em cima do palco. Pessoas que estavam na plateia ajudaram no socorro até a chegada do Samu.
O músico foi levado para a UPA Oceania e transferido, na tarde deste domingo, para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa. Segundo a unidade de saúde, ele está internado na área vermelha do hospital, entubado e em estado grave.
O G1 local tentou entrar em contato com a equipe do artista por telefone, mas não obteve resposta. O Clube Cabo Branco também foi procurado, por mensagens de aplicativo, mas até o momento não respondeu o contato.
Ainda conforme a publicação, Edson Gomes seguiu com o show em João Pessoa e depois foi cumprir agenda em Campina Grande, no Jardins Club. Na saída da apresentação, quatro homens armados abordaram a equipe e anunciaram o assalto, levando uma quantia em dinheiro, conforme informações da Polícia Militar. A quantia levada não foi especificada.
Fonte: Augusto Urgente
As 33 famílias do quilombo Velame, em Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina, estão sendo afetadas com agrotóxicos aplicados, até duas vezes ao dia, em monocultivos de fazendas de cebola próximas ao local. Essa aplicação acontece com maior intensidade entre os meses de outubro e fevereiro.
“Não tem como dormir à noite. O cheiro é muito forte, dá dor de cabeça”. “Mesmo com a porta fechada, entra aquele fedor em casa”. “A gente fica zonzo, sente arder o olho, os lábios, como se fosse pimenta”. “Eu devo ter alergia, porque sempre que vem esse cheiro passo mal, vomito, fico de cama”. Esses são alguns dos depoimentos dos quilombolas. As famílias relatam ainda coceira, espirros, dores de cabeça, vômitos e até mesmo dificuldade no cultivo orgânico.
Os pesticidas geralmente são aplicados ao nascer e ao pôr do sol. A Bahia é o segundo maior produtor nacional de cebola. Contudo, a legislação brasileira não estabelece uma distância mínima para os casos de pulverização terrestre de agrotóxicos.
Entre os 10 princípios ativos mais pulverizados em Morro do Chapéu estão os inseticidas Metomil, classificado como altamente tóxico pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e Clorfenapir, considerado perigoso para o meio ambiente. A lista de agrotóxicos foi obtida em 2019 a pedido do Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA), que solicitou uma Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) para apurar indícios de contaminação no município e em outros nove da microrregião de Jacobina (BA).
O MPBA constatou que a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) não monitorava a presença de pelo menos dois agrotóxicos na água que abastece a região: Mancozebe (“suspeita-se que prejudique a fertilidade ou o feto”, segundo a bula) e Permetrina, considerado muito perigoso para o meio ambiente. A Embasa afirmou que seus resultados de análises de agrotóxicos apresentam valores abaixo dos permitidos pela legislação vigente, o que “não caracteriza risco à saúde da população”.
Nos últimos cinco anos, Morro do Chapéu registrou apenas 39 incidentes de intoxicação exógena por agrotóxicos – quando a absorção ocorre por pele e mucosas, via respiratória ou digestiva. O município tem 0,26% da população da Bahia, mas em 2020 concentrou 13,6% de todos os episódios contabilizados no estado, segundo o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN).
Os indícios de subnotificação na região são enfatizados pelo MPBA e se repetem nos demais territórios visitados. A Associação Comunitária dos Agricultores Remanescentes de Quilombo do Velame orienta os moradores a procurarem uma unidade de saúde assim que percebem os primeiros sintomas de intoxicação. “A tontura, ardência nos olhos, dor de cabeça, dura de 15 a 30 minutos. As pessoas sabem que vai passar e não procuram um médico”, explica a entidade.
Fonte: Projeto Colabora
O município de Presidente Dutra viveu um fim de semana inesquecível com a comemoração dos seus 63 anos de emancipação política....
Foto: Prefeitura de Irecê Após um longo período de seca, a cidade de Ire...
O prefeito de Presidente Dutra, Roberto Carlos Alves de Souza, o popular Robertão, teve as contas referentes ao exercício de 20...
A contagem regressiva começou! A Prefeitura de Irecê acaba de anunciar a programação oficial do maior São João da Bahia — e a c...
Foto: Reprodução Na noite desta quinta-feira (10), uma mulher identifica...