Segunda-feira, 04 de Junho de 2018
Chapada Diamantina

Um homem identificado por Eudes Santos Silva foi preso por equipes da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Chapada, na tarde do último sábado (2), no município de Seabra, região da Chapada Diamantina. As informações são da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA).

Segundo o órgão, os militares faziam rondas no povoado de Baixiu D'águada, zona rural do município, quando moradores informaram sobre um susposto criminoso que postava fotos armado, nas redes sociais.

Ainda de acordo com a SSP, os PMs encontraram Eudes e, na sua residência, localizaram duas espingardas. O pai do suspeito autorizou a entrada da guarnição, na casa. Espingardas foram encontradas com Eudes.

"Estamos atrás agora do revólver que ele ostenta em fotos. Temos um indicativo de quem está com o armamento e logo daremos o flagrante", avisou o comandante da Cipe Chapada, major Ricardo Passos.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 04 de Junho de 2018
Chapada Diamantina

A 19ª edição do Festival de Lençóis, ocorrida entre os dias 31 de maio e 2 de junho, não teve registro de ocorrência policial. Com média diária de 15 mil pessoas, o efetivo da 42ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) garantiu a paz e a tranquilidade da festa, clima típico da Chapada Diamantina.

Com patrulhamento a pé, de motocicleta e também com uma Base Comunitária de Segurança Móvel, o efetivo da unidade atuou também realizando blitze na entrada da cidade. Além disso, policiais também foram distribuídos em Postos Elevados de Observação ao longo da área do festival.

“Mais uma vez o Comando de Policiamento da região da Chapada Diamantina e a 42ª CIPM tiveram êxito no cumprimento da missão, que é e sempre será de garantir a proteção das pessoas, proporcionando uma real sensação de segurança”, afirmou o comandante da unidade, major Ubiraci Muniz.

Corpo de Bombeiros

O 11º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM) de Itaberaba participou do evento com ações preventivas e atendimentos. O comandante da unidade, major Vianey, destacou que o trabalho das forças de segurança estaduais abrilhantaram o Festival e colaboraram diretamente para o crescimento e valorização da região da Chapada Diamantina.

Fonte: SSP/BA



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 01 de Junho de 2018
Chapada Diamantina

Após denúncia de tráfico de drogas na tarde da última terça-feira (29), uma guarnição da Rondesp Chapada conseguiu interceptar a entrega de pouco mais de 1 kg de cocaína que estava sendo trazida de Feira de Santana para ser vendida em Itaberaba.

A droga estava sendo transportada por uma mulher, que seguia de táxi até o Bairro Pé do Monte, em Itaberaba-BA. No momento em que a suspeita desceu do veículo, a guarnição da Rondesp já se aproximava e presenciou o instante em que a droga era entregue pela mulher a um rapaz, de vulgo TIMBEIRA.

 Ao serem revistados, constatou-se que o objeto que estava sendo entregue realmente era droga, embalada em formato de tablete, destacada pelo desenho de uma coroa como rótulo identificativo de sua origem (Facção).

Diante do estado de flagrância, os dois receberam voz de prisão e foram conduzidos para a Delegacia Territorial de Itaberaba, onde a Autoridade Policial ratificou a prisão conforme disposto na Lei de drogas, na modalidade de tráfico.

Fonte: Ascom/Rondesp Chapada



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 30 de Maio de 2018
Chapada Diamantina

O feriado prolongado de Corpus Christi é oportunidade para turistas desfrutarem de atrativos ecoturísticos e shows gratuitos em Lençóis, na Chapada Diamantina. De 31 de maio a 2 de junho, o município recebe o Festival de Lençóis, que tem atrações como Saulo, Maria Rita, Jau e o grupo Attooxxà.

Com apoio do Governo do Estado, o evento musical terá público diário estimado em 10 mil pessoas, de acordo com os organizadores. Segundo a secretária de Cultura e Turismo de Lençóis, Roberta Ferraz, 50% são de visitantes. A procura pela cidade proporciona boa taxa de ocupação dos meios de hospedagem de Lençóis, apesar das consequências da greve dos caminhoneiros.

O presidente do Conselho Municipal de Turismo, Dioclides Araújo, informa que 80% dos 2,4 mil leitos existentes em Lençóis já foram reservados. Até agora, grande parte dos visitantes é baiana, de Salvador e outras cidades, a exemplo de Feira de Santana e Irecê. O Hotel Portal de Lençóis, com estrutura de 49 apartamentos, teve 80% da ocupação garantida para o feriado prolongado, mas, conforme Maico Lobato, do setor de reservas, com a divulgação do festival, a busca foi intensificada e a taxa já alcançou 100%.

No caso do hotel Canto das Águas, também lotado, a metade das reservas se deu pelo feriado ser de quatro dias, prolongando a estada do visitante no destino turístico. De acordo com a encarregada da área comercial, Lucilene Oliveira, outra metade veio com a confirmação do festival de música. Já Dário Campos, gerente do Hotel Lençóis, garante que maior parte da demanda por vagas no estabelecimento teve como motivador o feriadão. “O feriado de Corpus Christi sempre gera boa movimentação de turistas em Lençóis”, explica.

Um dos principais destinos da Chapada Diamantina, Lençóis é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e conserva calçamento de pedra e casario colonial do período áureo da mineração, quando era chamada de Capital do Diamante. Além de trilhas e cachoeiras, o município também é portão de entrada para roteiros e atrativos de cidades vizinhas, entre os quais se pode destacar o Morro do Pai Inácio, localizado em Palmeiras.

Fonte: Ascom/Setur



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 24 de Maio de 2018
Chapada Diamantina

Uma operação integrada prendeu três criminosos envolvidos com tráfico de drogas, assaltos e homicídios e localizou uma espingarda enterrada. A quadrilha desmontada pelas polícias Militar e Civil, na manhã desta quarta-feira (23), agia, na cidade de Souto Soares e em outras localidades da Chapada Diamantina.

As diligências, deflagradas pela 42ªCompanhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Lençóis), Rondas Especiais (Rondesp) Chapada, Delegacia Territorial de Souto Soares e Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Chapada, foram iniciadas após o grupo cometer roubos em quatro povoados da região.

O criminoso de apelido Liu, foco principal da operação, conseguiu escapar do cerco, mas três comparsas conhecidos como Erlim, Xincorim e Ronilson terminaram presos em flagrante, com uma espingarda calibre 12 enterrada em um terreno.

"Seguimos com o trabalho à procura de Liu. Estamos com as equipes espalhadas pela região e em breve conseguiremos capturá-lo", afirmou o comandante da 42ª CIPM, major Ubiraci Muniz. O oficial lembrou que informações sobre o paradeiro do criminoso podem ser enviadas através do WhatsApp Denúncia (75) 99848-1955.

Fonte: SSP/BA



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 23 de Maio de 2018
Chapada Diamantina

O café é tão querido pelos brasileiros que foi criada uma data especial, o Dia Nacional do Café, celebrado nesta quinta-feira (24), para homenagear a segunda bebida mais consumida no país, ficando atrás somente da água. Quarto maior produtor brasileiro de café, a Bahia é referência pela qualidade do produto e também destaque em prêmios internacionais. Apesar da seca, a estimativa é uma safra de 3 milhões e meio de sacas total este ano.

De acordo com João Lopes, presidente da Assocafé (Associação de Produtores de Café da Bahia), apesar da seca, os produtores têm mantido a qualidade do produto. “A manutenção da qualidade é nosso maior motivo de comemoração, graças a isso, a Chapada Diamantina tem ganho notoriedade com a produção de cafés especiais. Prova disso são os concursos ganhos por diversos produtores da região”, afirma Lopes.

“Apesar da seca, o povo baiano é muito batalhador e sempre procura uma forma de superar as dificuldades. Fico feliz em saber que apesar de tudo, nosso café, muitos deles vindo da agricultura familiar, é tão premiado”, afirma Luiza Maia, secretária de Desenvolvimento Econômico.

Prêmios
A vencedora do 14º Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café 2018 é do município de Piatã. O microlote de café cereja descascado, da cafeicultora Letícia Alcântara, produzido na Fazenda Divino Espírito Santo, teve uma nota final de 8,62 pontos (em uma escala de 0 a 10). O segundo foi para Antônio Rigno de Oliveira, que obteve 8,57 pontos e é do mesmo município.

Quatro produtores baianos também se destacaram no Cup of Excellence Brazil 2017, na fase internacional da categoria cereja descascada, concurso realizado pela BSCA – Cafés Especiais do Brasil. O microlote de café produzido no sítio Cafundó, em Piatã, de Gilliarde Torres de Oliveira, ficou em 9º lugar com nota final 88,47 (em uma escala de 0 a 10).

O 18º lugar foi do sítio Santo Antônio, também em Piatã, de Antônio Macedo Souza, que atingiu a nota 87,30. A Fazenda Progresso de Mucugê ficou em 20º lugar com 87,17 e o 22º foi para Antônio Rigno de Oliveira, o ganhador do segundo lugar da ABIC. Seu café atingiu a nota 86,93.

O Sul da Bahia também traz boas notícias, de acordo com a Assocafé, apesar da seca, a região atingirá uma safra recorde com aproximadamente 2 milhões e meio de sacas do café conillon e isso dará um pouco de fôlego ao café baiano. “Nossa estimativa era uma safra total para o estado de mais de 4 milhões de sacas, mas por causa da seca, a previsão é menor. Atualmente o esperado são 3 milhões e meio de sacas total na Bahia”, afirma o presidente da associação.

Apesar do Dia Internacional do Café ser celebrado em 14 de abril, desde 2005, o dia 24 de maio foi incorporado ao calendário brasileiro como o Dia Nacional do Café. A iniciativa foi da ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café) e simboliza o começo da colheita na maioria das regiões cafeeiras do Brasil.

Certificação
E se o assunto é qualidade, a ABIC traz uma novidade que será lançada no Dia Nacional do Café. A campanha “Café certificado sempre vai bem” pretende aumentar a oferta e procura por cafés certificados e garantidos quanto à qualidade, seja entre os tipos Extra Fortes e Tradicionais, como os Superiores e Gourmets, que são as diferentes categorias de qualidade do produto no Brasil.

Segundo Antonio Roberto Almeida, presidente do Sindicato da Indústria de Café (Sincafé), a campanha contará com o apoio do sindicato baiano. “O intuito é melhorar e incentivar a oferta de café certificado ao cliente. Isso será um incentivo para a indústria buscar no mercado os melhores cafés e manter um blend que contemple um produto de boa qualidade. Acredito que a campanha ajude a melhorar gradativamente o café encontrado nas gôndolas do grande varejo”, afirma Almeida. 

Fonte: SDE



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 20 de Maio de 2018
Chapada Diamantina

Um adolescente de 15 anos foi flagrado, na tarde de sábado (19), com 740 porções de drogas embaladas, no município de Lençóis, na região da Chapada Diamantina. Equipes da 42ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Lençóis) faziam rondas, pelo Centro, quando abordaram o menor, que estava sem documentos.

O jovem, conhecido pelos militares por outras ocorrências com entorpecentes, estava com algumas amostras de drogas, no bolso, e afirmou que possuía mais em casa. Chegando na residência indicada, os PMs acharam 364 pinos de cocaína, 208 pedras de crack e 168 trouxas de maconha.

O jovem foi encaminhado para a Delegacia Territorial de Seabra. "Infelizmente alguns adolescentes têm preferido traficar, ao invés de estudar e trabalhar. Vamos intensificar o patrulhamento para chegarmos nos comparsas do menor", explicou o comandante da 42ª CIPM, major Ubiraci Muniz.

Fonte: SSP/BA



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 19 de Maio de 2018
Chapada Diamantina

Para que está se organizando para curtir o arrasta pé com direito a banho de cachoeira e belas paisagens naturais não pode deixar de conferir a programação do São João de Morro do Chapéu, na Chapada Norte. O ‘Arraiá do Morro – é de tirar o chapéu’ acontece de 15 a 17 de junho, na famosa Rua do Fogo.

A grade completa ainda não foi divulgada, mas algumas atrações de peso já foram confirmadas. O primeiro dia do evento (15) terá o forró romântico de Walkyria Santos, cantora que se revelou na banda Magníficos. Em vídeo, ela promete levar para o Arraiá do Morro muitos sucessos antigos e também os atuais. No sábado (16), o cantor Batista Lima (ex-Limão com Mel) e a banda Xinela de Couro comandam a festa.

No dia 17 de junho, é a vez de o forrozeiro Adelmario Coelho subir ao palco e embalar o público ao som de sucessos como ‘Não Fale Mal do Meu País’, ‘Bahia, Forró e Folia’, ‘O neném’, ‘Anjo Querubim’, ‘Amor não faz mal a ninguém’, ‘Dono do Seu Coração’ e ‘A gente sabe que é amor’. Também em vídeo, Adelmario garante que fará “um show especial para vocês no festejo junino, nesta cidade, que é um dos melhores da região. Novo show, novo CD e muita energia, convite feito”. Ainda se apresenta no domingo (17) o morrense Eugênio Cerqueira.

Fonte: Jornal da Chapada



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 19 de Maio de 2018
Chapada Diamantina

Uma guarnição da Polícia Militar prendeu nesta sexta-feira (18), por volta das 11h, André Souza Lima, foragido da Justiça da Comarca de Utinga, na região da Chapada Diamantina. As informações são da Polícia Militar.

André estava com um mandado de prisão em aberto. A prisão ocorreu bairro Jaqueira, quando a guarnição se deslocava para o povoado de Catuaba, zona rural do município.

O fugitivo foi encaminhado à delegacia local.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 15 de Maio de 2018
Chapada Diamantina

Depois de atuarem em muitas ações como combate ao tráfico de drogas, prisão de assaltantes, apreensão de armas, os policiais da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe/ Chapada) receberam, neste domingo (13), Dia das Mães, um pedido inusitado. A irmã de uma moradora da cidade de Ruy Barbosa, senhora Eliete pediu para que sua irmã conhecesse a sede da unidade.

Segundo o major Ricardo Passos, comandante da unidade, a irmã de Eliete relatou que ela tinha um trauma e uma imagem negativa dos policiais militares, ao ponto de passar mal e se esconder quando avistava um PM, apesar de não dever nada à Justiça.

“Diante da história, uma guarnição, sob comando do sargento Amarílio Almeida se deslocou para a casa da senhora, onde os policiais iniciaram um diálogo com ela relatando o trabalho de manutenção da paz, e, aos poucos desfazendo essa imagem negativa”, disse Passos.

Além da visita, lembra o oficial, ela visitou a sede da Cipe/Chapada, onde conheceu os policiais que estavam de serviço, as instalações e os equipamentos usados no dia a dia da unidade. “Foi interessante, porque a filha mais nova dela (Eliete) ficou muito feliz em ver sua mãe na viatura, ao lado dos policiais, superando traumas doo passado”, afirmou o major.

Fonte: SSP/BA



Compartilhar no Whatsapp