Segunda-feira, 01 de Agosto de 2022
Região de Irecê

Pré-candidato a governador visitou 16 cidades e ouviu da população queixas sobre problemas do estado, como o drama da regulação, a insegurança e o desemprego

O pré-candidato a governador ACM Neto (União Brasil) encerrou nesse domingo (31) a sua agenda pela microrregião de Irecê, com percursos pelas cidades de América Dourada, Cafarnaum e Mulungu do Morro. Foram 16 municípios visitados ao lado do deputado federal Cacá Leão (PP), pré-candidato ao Senado, desde a última quinta-feira (28).

Neto fez uma avaliação dos problemas enfrentados pela população da microrregião. Segundo ele, as queixas coincidem com o que se ouve em toda a Bahia. "As pessoas manifestam a preocupação em conseguir um internamento hospitalar, um tratamento médico. Ou seja, o drama das pessoas de terem que esperar por muito tempo na fila da regulação", disse.

"Então, a ampliação do serviço de saúde para o interior deve ser uma prioridade. Também preocupa o crescimento da violência, que não afeta apenas as grandes cidades, mas toda a Bahia. Infelizmente, o nosso estado é campeão nacional no número de homicídios, e é claro que os baianos de todos os cantos então preocupados com isso", completou o pré-candidato.

Falando especificamente da região de Irecê, existe um grande potencial de produção agrícola por conta do solo fértil. Porém, por falta de um fomento maior do governo do estado, há escassez de água. "Eu destacaria, de maneira muito especial aqui na região, a questão das oportunidades de trabalho. É preciso ampliar o apoio ao homem do campo, à produção rural, à pecuária, aos projetos que precisam acontecer de irrigação", disse.

"Estive, por exemplo, lá no distrito Mirorós do município de Ibipeba. A gente vê apenas um terço daquele projeto de irrigação sendo utilizado. Então, diante de um potencial agrícola tão grande na região, vai ser preciso ter um investimento massivo em infraestrutura hídrica", completou.

Segundo ele, mesmo quem já possui acesso à água tem dificuldade em pagar a conta de energia para bombeá-la. "O estado precisa ajudar o pequeno produtor. Pagar a conta de energia que é altíssima, facilitar o acesso a máquinas e a implementos agrícolas. Também acesso a financiamento, a suporte técnico. São muitos os desafios que dependem do governo, que são uma demanda grande da região, e que, tenham certeza, a gente pretende chegar junto", afirmou.

Otimismo para a convenção

No próximo final de semana, ACM Neto e Cacá Leão dão uma pausa na intensa agenda viajando o interior da Bahia, mas por um motivo especial: na sexta-feira (5), realizam a convenção do União Brasil que oficializará os dois como candidatos. O evento será no Centro de Convenções de Salvador, na Boca do Rio, a partir das 9h.

Neto disse que a agenda em Irecê o encheu ainda mais de otimismo para a convenção. "Muito especial viver o carinho das pessoas ao longo dos últimos dias. É claro que a gente sai daqui com muito entusiasmo. Eu estou muito otimista e confiante, não só pelo que as pesquisas apontam, mas principalmente pelo que a gente vem percebendo nas ruas", disse.

"A gente sai fortalecido por essa troca de calor e de energia, por toda essa vibração dos baianos, pela leveza e verdade. Eu sinto verdade nas pessoas que vão às ruas espontaneamente para manifestar o seu apoio e a sua confiança na nossa caminhada. Então, vamos nessa vibração e nesse ritmo, vamos pisar o pé no acelerador, aqui não tem espaço para descanso. E, se Deus quiser, vamos construir uma grande vitória em outubro", completou o pré-candidato.

Fonte: As informações são de assessoria



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 01 de Agosto de 2022
Notícias

Um homem identificado por Antônio Carlos Alves de Oliveira, 38 anos, é suspeito de ter assassinado o próprio irmão, Carlos Alberto Alves de Oliveira, 35 anos, em América Dourada, na região de Irecê.

Segundo a polícia, o crime ocorreu na última sexta-feira (19) e, uma discussão por causa de um isqueiro teria motivado o homicídio.

Conforme informações do site Jacobina Notícias, o motivo da desavença, segundo relataram testemunhas à polícia, teria sido porque Carlos Alberto se recusou a entregar um isqueiro a Antônio Carlos. Durante a discussão, o suspeito atirou contra a vítima, que morreu na hora.

A arma utilizada no crime foi uma espingarda de fabricação artesanal, conhecida por ‘socadeira’. O único disparo acertou o rosto da vítima.

O corpo de Carlos Alberto foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) de Irecê. O caso está sendo apurado pela Polícia Civil.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 01 de Agosto de 2022
Notícias

Jerônimo Rodrigues visitou Márcio Messias na manhã desse domingo

O prefeito de Lapão, Márcio Messias (PSD), recebeu alta nesse domingo (31) do Hospital Geral Roberto Santos, em Salvador, após passar mal durante convenção do Partido dos Trabalhadores, nesse sábado (30), no Parque de Exposições da capital baiana, evento que oficializou a candidatura de Jerônimo Rodrigues (PT) a governador da Bahia.

Na manhã de ontem, antes de ser liberado pela equipe médica do Roberto Santos, o gestor laponense recebeu a visita do candidato a governador do Estado e seu aliado político.

"Uma notícia maravilhosa para o povo de Lapão. Nosso prefeito ainda descansa um ou dias em Salvador e retorna para Lapão para abraçar seu povo e o povo te abraçar", comemorou Jerônimo, após deixar a unidade hospitalar ao lado de Márcio Messias.

O prefeito de Lapão deu entrada na Unidade de Tratamento Intenso (UTI) Cardiológica do Roberto Santos com um quadro de hipotensão e de uma bradicardia severa. Messias recebeu os primeiros atendimentos ainda no Parque de Exposições pelo médico e ex-secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas.

Fonte: As informações são de assessoria



Compartilhar no Whatsapp






Segunda-feira, 01 de Agosto de 2022
BRASIL

As alianças costuradas pelo ex-presidente Lula (PT) de olho em um eventual terceiro governo tem sido motivo de conflito interno entre petistas. Em estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, militantes e líderes do partido contestam as alianças locais costuradas pelo ex-presidente com base na eleição presidencial. Na estratégia definida pelo PT para 2022, a prioridade é a eleição de Lula para a Presidência, seguida da eleição de deputados federais e senadores. Governos estaduais ficaram em segundo plano.

Um dos casos mais emblemáticos é o Amazonas, onde um acordo imposto de cima para baixo fez o PT apoiar o senador Eduardo Braga (MDB) para o governo e Omar Aziz (PSD) para a reeleição ao Senado. A aliança mira intensificar dissidências dos dois partidos, que não estarão formalmente aliados a Lula: o MDB lançou a senadora Simone Tebet ao Planalto, e o PSD deve ficar neutro.

Outro estado onde há descompasso entre as bases e as decisões da cúpula do PT é Mato Grosso. Líderes locais do partido criticam a aliança com o deputado federal Neri Geller (PP), um dos principais membros da bancada ruralista, que vai concorrer ao Senado. Empresário e produtor rural, Geller vai liderar o palanque de Lula no estado. Ao seu lado estão outros nomes de peso do agronegócio, caso do senador Carlos Fávaro (PSD) e dos empresários Blairo e Eraí Maggi. A aliança foi costurada com o comando nacional do PT, que viu na parceria uma oportunidade de criar pontes com o setor, uma das principais bases eleitorais de Bolsonaro.

Em Pernambuco, parte da militância petista critica a retomada da aliança com o PSB em 2018 e a manutenção da parceria em 2022. Os pessebistas governam o estado há 16 anos e tentam dar continuidade à hegemonia. Para manter o apoio ao PSB, o PT preteriu, pela segunda vez consecutiva, o pleito da deputada federal Marília Arraes de concorrer ao governo do estado. Ela deixou o PT e migrou para o Solidariedade em abril e vai disputar o governo rodeada por ex-aliados do PSB no estado.

Fonte: Do site Bahia.Ba



Compartilhar no Whatsapp






Segunda-feira, 01 de Agosto de 2022
Esporte

Em jogo contra o ABC nesse domingo (31), o Vitória desperdiçou a chance de se aproximar da classificação às finais da Série C. Com casa cheia. o rubro-negro baiano saiu na frente, cedeu ao empate e ficou no 2 a 2.

O jogo, válido pela 17ª rodada, era crucial o Vitória, já que um resultado positivo poderia embolar a classificação na busca pelo G-8 da competição.

Santiago Tréllez, de cabeça, abriu o placar para o Vitória ainda nos primeiros seis minutos da partida. Cinco minutos depois, o ABC respondeu com Fábio Lima, que recebeu um passe e tocou na saída do goleiro rubro-negro.

Aos 35 minutos, Alan Pedro sofreu pênalti e Tréllez cobrou, marcando mais um para o Leão. No segundo tempo, o ABC conseguiu o empate com um chute de fora da área.

Com o resultado, o Vitória somou 23 pontos e é o décimo colocado. O próximo jogo será no próximo domingo (7) contra o Mirassol, em São Paulo.

Fonte: Metro 1



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 31 de Julho de 2022
Notícias

O Nordeste seguiu com baixa oferta de cebola nesta semana (25 a 29/07), o que gerou aumento de preços na Região de Irecê (BA) e no Vale do São Francisco (PE/BA).

Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, o mercado está apresentando certa variação nos valores, pois a alta dos preços não é aceita por todos os compradores, mas, de modo geral, o comércio tem fluído.

A expectativa é que aconteça um alinhamento dos valores para a próxima semana, conforme a programação de agentes. As cotações, considerados altas, não estão afetando as vendas devido à falta de opções “mais em conta” dos compradores – uma vez que o volume é baixo no Cerrado.

No Vale, a caixa “tipo” 3 fechou a semana com média de R$ 61,67/sc de 20 kg. Em Irecê, a semana finalizou a R$ 52,67/sc de 20 kg, aumento de 14,50% em relação ao último registro.

Fonte: HF Brasil



Compartilhar no Whatsapp