Quinta-feira, 07 de Julho de 2022
Notícias

Na última terça-feira (05), a BP Investimentos, um dos 20 maiores escritórios credenciados à XP no Brasil, realizou evento sobre perspectivas do mercado futuro de commodities para garantir proteções agrícolas contra as oscilações de preço, no Hotel W4 em Irecê-Bahia. Devido à relevância econômica do município para o estado, a cidade foi escolhida para sediar o evento que contou com a presença de investidores de toda a região. 

Em entrevista, a palestrante Tamara Cardoso, Executiva Back Office de Investimentos, que é ireceense, falou sobre a importância de trazer esse evento para sua terra natal. “Hoje é um dia muito especial, pois estou palestrando na minha cidade. Como filha da terra, conheço a força econômica da região, portanto, além dos investidores que já temos por aqui, possuímos o potencial de incentivar mais pessoas a se tornarem investidoras através da educação financeira”, explica. 

Marcelo Chamusca, Head de Inteligência de Negócios da BP, destacou o papel do escritório em debater temas como esse e consequentemente alavancar essa área de investimentos no interior da Bahia. “O mercado futuro é um ambiente da Bolsa de Valores que impacta diretamente o futuro de empresas e produtores rurais que dependem da cotação de moedas estrangeiras ou preço de commodities. Na prática, ele oferece possibilidades do agricultor lucrar, minimizar os riscos na produção, bem como ter mais segurança e retornos expressivos, é conscientizando sobre esse assunto que queremos ajudar o setor agrícola da região”, finaliza.   

O evento também contou com as palestras de Pedro Queiroz, Especialista em Renda Variável e Felipe Gonçalves, Assessor de Investimentos, ambos da equipe BP.  Foi um evento assinado pela Head de Marketing da BP Investimentos, Larissa Lomanto.

Fonte: Ascom - BP Investimentos



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 07 de Julho de 2022
Notícias

Uma plantação com cerca de 20 mil pés de maconha foi destruída por policiais militares da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE-Semiárido), em uma roça no povoado de Paulista, zona rural do município de Xique-Xique, no início da tarde dessa terça-feira (05). As informações são da CIPE-Semiárido.

De acordo com a Polícia Militar, 74,51 kg (setenta e quatro quilos e cinquenta e uma gramas) de maconha pronta para consumo também foram apreendidos.

Ainda conforme a PM, não foi encontrado nenhum suspeito no local, sendo a plantação incinerada e as amostras do plantio juntamente com a droga pronta para consumo foram apresentadas na delegacia de Polícia Civil de Xique-Xique.

Material apreendido e incinerado:

  • 74,51 (setenta e quatro quilos e cinquenta e uma gramas) kg de maconha;
  • 20.000 (vinte mil) pés de maconha incinerados.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp






Quinta-feira, 07 de Julho de 2022
BRASIL

O IBGE projeta uma safra total de grãos este ano de 261,4 milhões de toneladas. O número foi revelado nesta quinta-feira (7), por meio do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA). O volume é 0,6% menor do que a projeção de maio, mas 3,2% acima do obtido em 2020/21 e continua representando um recorde na produção cereais, leguminosas e oleaginosas.

De acordo com o LSPA desta quinta, a área a ser colhida é de 72,5 milhões de hectares, 5,8% (4,0 milhões de hectares) maior que a área colhida em 2021 e 0,3% (209,3 mil ha) maior do que o previsto em maio.

A estimativa da produção de cereais, leguminosas e oleaginosas apresentou variação anual positiva em quatro Grandes Regiões: Centro-Oeste (10,7%), Norte (5,5%), Sudeste (13,3%) e Nordeste (11,0%), com variação negativa no Sul (-14,0%).

Em relação ao mês anterior, houve redução nas estimativas da colheita de feijão 3ª safra (com queda de 7,8%) e 2ª safra (-4,3%), milho 2ª safra (-1,1%), soja (-0,5%) e trigo (-0,2%). Em compansação, o atual levantamento espera uma produção maior de sorgo (1,8%), cevada (1,6%), tomate (0,9%), feijão 1ª safra (0,5%), milho 1ª safra (0,3%) e aveia (0,2% ).

Sobre a soja, uma das principais commodities do país, o IBGE relatou que a safra foi marcada por “efeitos climáticos adversos”, com registro de forte estiagem durante o desenvolvimento da cultura nos estados do centro-sul. A produção nacional deve atingir 118,0 milhões de toneladas – retração de 12,6% na comparação com a obtida no ano anterior.

No milho, a lavoura deve alcançar 111,2 milhões de toneladas, declínio de 0,8% em relação ao mês anterior e crescimento de 26,7% quando comparado a 2021, ou 23,4 milhões de toneladas a mais. Na primeira safra, o avanço de 0,5% frente a 2020/2021 é causado pelo aumento na área a ser colhida (7,5%), mas a produtividade recuou 6,5% em função da falta de chuvas, principalmente no Sul.

Fonte: Do site Bahia.Ba



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 07 de Julho de 2022
Notícias

Vinte e quatro famílias serão assentadas na área de reforma agrária Esron na Chapada Diamantina. Foto Ilustrativa/Incra

Está aberto o Edital Nº 291/2022 para seleção de 24 famílias a serem assentadas na área de reforma agrária Esron, situada no município de Morro de Chapéu, na região da Chapada Diamantina. As inscrições foram iniciadas em 27 de junho e vão até o dia 12 de agosto.Os interessados devem se inscrever na Secretaria Municipal de Agricultura de Morro do Chapéu, que fica na Avenida Antônio Balbino, no. 801, Centro, entre as 8h e 16 h.

Documentação

Os candidatos devem possuir inscrição no Cadastro Único (CadÚnico) para os programas sociais nos termos do Decreto nº 6.135/2007. É necessário ainda apresentar documento de identidade civil (RG, carteira de habilitação ou de trabalho) e CPF.

É preciso ter o extrato do cadastro na Previdência Social, que pode ser obtido por meio do aplicativo Meu INSS. Além desses, são exigidos o extrato do CadÚnico e a documentação comprobatória do estado civil.

Impedimentos

Não podem participar deste certame funcionários públicos, menores de 18 anos e pessoas que já foram excluídas do PNRA. Proprietários rurais também não podem se inscrever, com exceção ao agricultor em que o imóvel rural seja insuficiente para o seu sustento.

Também são impedidos de concorrer sócios de negócios e empreendimentos, além de trabalhadores que possuem renda proveniente de atividade não-agrícola, superior a três salários-mínimos mensais ou a um salário-mínimo per capita.

Famílias

As famílias beneficiadas irão integrar o Programa Nacional de Reforma Agrária (PRNA) e terão acesso às políticas públicas do Incra, que englobam, além do acesso à terra, a concessão das modalidades do Crédito Instalação, entre outros incentivos produtivos.

O edital que detalha também os critérios de classificação e todo o processo seletivo e classificatório pode ser acessado AQUI.

Fonte: Ascom - Incra/BA



Compartilhar no Whatsapp






Quinta-feira, 07 de Julho de 2022
Notícias

O líder religioso Claudimilson Ferreira Rodrigues, conhecido como “Pai Café”, foi denunciado ontem, dia 4, no Município de Barra, pelos crimes de estupro de vulnerável contra uma vítima e violência sexual mediante fraude contra ela e outras quatro vítimas. Mônica Barbosa dos Santos, a ajudante do líder religioso, também foi denunciada por auxiliar a persuadir as vítimas. Segundo o promotor de Justiça Romeu Coelho Filho, autor da denúncia, Claudimilson, com o auxílio de Mônica, “prevalecendo-se da sua condição superior hierárquico de líder religioso, passou a utilizar da religião para aplicar fraudes sexuais em adolescentes e mulheres que frequentavam a instituição religiosa”. O promotor pede à Justiça que seja mantida a prisão preventiva dos dois denunciados, que já estão detidos.

De acordo com a denúncia, o líder religioso utilizava os trabalhos espirituais como pretexto para cometer crimes sexuais. Entre 2017 e 2022, Claudimilson praticou os delitos contra cinco vítimas, sendo uma delas menor de 14 anos à época. O promotor aponta, ainda, que Mônica Barbosa dos Santos, que se intitulava como “âncora” ou “mãe pequena”, tinha conhecimento sobre os abusos sexuais cometidos pelo líder religioso e o auxiliava a “ludibriar as vítimas com as promessas espirituais e ameaças sobrenaturais”.

Fonte: MP-BA



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 07 de Julho de 2022
Famosidades

O novo programa de Faustão, na Band, ainda não completou seis meses, mas os números do ibope já estão causando dor de cabeça para a direção da emissora e vão gerar mudanças. Os números registram média de 3,5 pontos em junho, o que não é suficiente para sustentar a fórmula de programa, que é diário. As  informações são da coluna F5, da Folha de São Paulo.

Entre os primeiros ajustes, cerca de 40 profissionais foram demitidos e, para não sobrecarregar os remanescentes, o Faustão na Band passa por férias coletivas de 11 a 22 de julho. Neste período serão exibidas reprises.

Em 23 de agosto, por conta do horário eleitoral, a atração fica 35 minutos mais curta. As informações iniciais são de que a Band não pretende voltar ao seu cronograma original depois das eleições: a atração deve continuar ocupando a mesma faixa até o final do ano. Em 2023, o Faustão na Band deixa de ser diário e passa a ter uma periodicidade menor -ainda será definido se ele vai ao ar duas ou três vezes por semana

Fonte: Metro 1



Compartilhar no Whatsapp






Quinta-feira, 07 de Julho de 2022
BRASIL

A partir desta quinta-feira (7), os postos de combustíveis de todo país estão obrigados a divulgar, de forma “correta, clara, precisa, ostensiva e legível”, os preços dos combustíveis que eram cobrados, em cada empresa, no dia 22 de junho de 2022, “de modo que os consumidores possam compará-los com os preços praticados no momento da compra”.

A determinação, com vigência até 31 de dezembro de 2022, consta do decreto nº 11.121, publicado no Diário Oficial da União de hoje.

Com a medida, o governo pretende possibilitar ao consumidor comparar o preço atual com o que era cobrado antes de vigorar a lei que não permite às unidades federativas cobrar o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) com percentual acima da alíquota de 17% ou 18%, dependendo da localidade. A lei foi sancionada no dia 24 de junho.

O decreto publicado hoje destaca,  ainda, que os donos dos postos deverão informar também, em separado, o valor aproximado relativo ao Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS); o valor relativo à Contribuição para os Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/Pasep); e à Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social - Cofins; e, ainda, o valor relativo à Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico incidente sobre a importação e a comercialização de petróleo e seus derivados, gás natural e seus derivados, e álcool etílico combustível (Cide-combustíveis).

Fonte: Agência Brasil



Compartilhar no Whatsapp