Sexta-feira, 09 de Março de 2018
Chapada Diamantina

O incêndio que atinge o Parque Nacional da Chapada Diamantina desde o último sábado, 3, foi controlado na tarde desta quarta-feira, 7, e já encontra-se em fase de monitoramento.
 
Conforme explicou a chefe substituta do parque, Marcela Marins, o fogo foi contido por brigadistas voluntários, equipes do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hidricos (Inema) e das prefeituras dos municípios de Ibicuara e Palmeiras.
 
"As equipes conseguiram combater as chamas, e, a partir de agora ficarão atentas para verificar se os focos voltarão. Já estamos com profissionais no local, que estão responsáveis em fazer esse monitoramento", explicou Marcela.
 
Questionada sobre o funcionamento do parque durante esse período do incêndio, Marcela informou que o espaço tem seguido com suas atividades normalmente. "A área atingida pelo fogo não traz ameaças para os visitantes, por esse motivo, não foi interditada", garantiu.
 
Ainda segundo ela, 2017 foi o ano que registrou menor casos de incêndios durante os 31 anos do Parque Nacional. "De março do ano passado, até o dia 1º deste mês tivemos 100 hectares atingidos. Enquanto nesses cinco dias, já computamos cerca de mil hectares destruídos."

Fonte: A Tarde



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 08 de Março de 2018
Chapada Diamantina

Em Utinga, região da chapada diamantina, nesta sexta-feira (9), às 10h30, o governador Rui Costa assina ordem de serviço para ampliação do Sistema de Abastecimento de Água e inaugura a recuperação da barragem Cabaceira do Rio Utinga.

Durante a solenidade, que ocorre na Praça Antônio Muniz, na sede municipal, Rui também entrega 577 certificados do Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Após a solenidade, o governador segue para a Barragem Cabeceira do Rio, a 12 km da cidade, para verificar os serviços realizados no local.

Fonte: Central Notícia/ Secom-BA



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 07 de Março de 2018
Chapada Diamantina

Quinze municípios baianos que compõem a 52ª Área Integrada de Segurança Pública (Aisp) completaram, na última sexta-feira (2), 76 dias sem registros de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) – homicídios, latrocínios (roubo seguido de morte) e lesão corporal. A última ocorrência foi computada no dia 14 de dezembro do ano passado.

Visitantes e habitantes das cidades de Seabra, Abaíra, Novo Horizonte, Ibitiara, Boninal, Piatã, Brotas de Macaúbas, Ipupiara, Lençóis, Mucugê, Andaraí, Nova Redenção, Iraquara, Souto Soares e Palmeiras têm notado a presença contínua das ações preventivas realizadas pelas polícias Militar e Civil e que tem como principal finalidade combater o tráfico de drogas.

As 29ª e 42ª Companhias Independentes da Polícia Militar (CIPMs Seabra/Lençóis), Companhia Independente de Policiamento Especializado Chapada, a 13ª Coordenadoria Regional de Policiamento do Interior (Seabra), as unidades das Rondas Especiais e aCompanhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Cippa) - unidades responsáveis pela área – atuam em conjunto nas operaçõesde abordagens e nos cumprimentos de mandados de prisões.

“Realizamos abordagens em diversos povoados das cidades, principalmente finais de semana onde ocorre maior fluxo de movimentação devido a festas que acontecem nas localidades. Temos notado que as nossas ações têm inibido os crimes”, declarou o comandante do Policiamento da Região da Chapada, tenente-coronel PM Valter dos Santos Araújo.

Diretor do Departamento de Polícia do Interior, o delegado Flávio Góis, apontou o reforço nas ações investigativas em relação às quadrilhas que atuam no tráfico de drogas, mas também não deixou de pontuar a repressão a outros tipos de crimes na região. “Não podemos esquecer que é muito comum o registro de crimes passionais nas cidades menores, mas ainda esta categoria o trabalho conjunto conseguiu manter em baixa”, destacou.

Fonte: Ascom/SSP-BA



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 02 de Março de 2018
Chapada Diamantina

Um homem de 20 anos foi preso pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Seabra na tarde ontem (1), quando levava cerca de 7 kg de pasta base de cocaína para a capital do estado de Pernambuco. Ele viajava em um ônibus que fazia a linha Alta Floresta/MT com destino a Recife/PE, quando foi abordado pelos policiais no KM 386 da BR 242.

Durante a fiscalização no veículo, que ocorreu por volta das 14h15, os PRFs encontraram sete tabletes de cocaína pesando ao todo 7,5 kg, que estavam dentro de uma mochila em posse de um dos passageiros.

Questionado, ele informou que pegou o entorpecente no centro da cidade de Cuiabá/MT e levaria até Recife/PE, onde receberia dinheiro pelo transporte.

Diante da situação, ele foi levado para a Delegacia de Polícia Civil em Seabra onde irá responder por tráfico de drogas.

Fonte: Central Notícia/ PRF



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 01 de Março de 2018
Chapada Diamantina

Guerreiros da Cipe Chapada, tropa de elite do interior da Bahia colocaram na cadeia na noite de domingo (25), por volta das 23h30, uma dupla tirada a Cavalo do Cão, acusada de ameaçar moradores da zona rural da cidade de Iraquara, com eles foram apreendidos um revólver calibre 22 e munições.

Henrique Santos Souza, 23 anos, residente no povoado Campo Alegre, natural de Souto Soares, e Joab Araújo da Silva, 21, residente no povoado Riachãozinho na cidade de Bonito, mas é natural de Utinga região de Morro do Chapéu/BA,foram presos, no povoado Matinha do Cerco, no município citado.

Moradores denunciaram que a dupla ostentava a arma de fogo e ameaçava os vizinhos de morte, além de amedrontar toda a população local.

Mas, assim que a CIPE chegou, sairam da brabeza para "Sim Senhor, Não Senhor" e a Brabeza foi por água a baixo.

“Que sirva de exemplo para outros criminosos. Iremos na zona rural a qualquer hora para proteger os baianos”, informou o comandante da Cipe Chapada, major Ricardo Passos. Os dois, a arma e as munições foram apresentados na Delegacia Territorial de Seabra.

Fonte: Central Notícia/ Cipe Chapada



Compartilhar no Whatsapp