Terça-feira, 21 de Junho de 2022
BRASIL

O Ministério da Saúde decidiu intensificar a campanha destinada a incentivar a população a completar o ciclo vacinal contra a covid-19. Segundo a pasta, cerca de 120 milhões de pessoas aptas a tomar a segunda dose ou a dose de reforço das vacinas ainda não retornaram aos postos de vacinação de todo o país e seguem desprotegidas contra as manifestações graves da infecção pelo novo coronavírus.

A campanha de estímulo à vacinação contra a covid-19 chega no momento em que o Ministério da Saúde liberou a segunda dose de reforço (ou quarta dose) para as pessoas que têm a partir de 40 anos de idade. De acordo com a pasta, cerca de 8,79 milhões de pessoas desta faixa etária e que receberam a terceira dose a mais de quatro meses poderão retornar aos postos de vacinação a partir de hoje (20). A recomendação é que estes indivíduos sejam imunizados com as vacinas da Pfizer, AstraZeneca ou Janssen.

“Além de expandirmos a população-alvo do segundo reforço, o motivo de estarmos aqui, hoje, é convocarmos a população brasileira a procurar um posto de vacinação e tomar sua dose”, disse o secretário nacional de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, na manhã de hoje (20), durante a divulgação do balanço da vacinação contra a covid-19.

Segundo Medeiros, o alerta ministerial para os atrasos na aplicação da segunda dose e das doses de reforço visa a proteger a população das manifestações graves da doença. Entre a população de 40 a 49 anos apta a receber os imunizantes, apenas 8,53% já tomou a primeira dose de reforço.

“Os estudos demonstram o efeito protetor que as vacinas têm nos casos de complicação, de agravamento por covid-19. Eles mostram que, independentemente do intervalo etário, as vacinas protegem de uma evolução mais grave da doença. Por isso, o Ministério da Saúde está convocando a população apta a tomar a segunda dose ou as doses de reforço a procurarem um posto de vacinação para termos uma população mais protegida – o que se refletirá tanto na qualidade de vida, quanto na economia”, acrescentou o secretário.

Peças publicitárias que serão veiculadas em várias mídias para conscientizar a população destacam que, apesar de o governo federal ter decretado o fim da situação de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin, ou Emergência Sanitária), as pessoas devem seguir atentas às recomendações das autoridades sanitárias, tomando todas as doses de vacina recomendadas pelos fabricantes e aprovadas pelas autoridades sanitárias.

Doses em atraso

Dados detalhados esta manhã, pela diretora do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis, Cássia Rangel, revelam que, em todo o país, quase 22 milhões de pessoas aptas a serem imunizadas receberam apenas uma dose das vacinas aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Entre janeiro de 2021 e o último dia 10, o governo federal distribuiu 519.838.281 doses de vacinas contra a covid-19. Deste total, 17.965.980 doses foram fornecidas à rede de saúde, este ano, para imunizar crianças entre cinco e onze anos de idade. Nesta faixa etária, 62% das crianças já receberam a primeira dose, mas apenas 38% tomaram a segunda dose.

Já entre a população de 12 a 17 anos, para a qual também já foi disponibilizada a primeira dose de reforço, apenas cerca de 5% completou o ciclo vacinal – ainda que 91% do grupo tenha recebido a primeira dose regular.

No total, 62,7 milhões de pessoas já poderiam ter tomado a primeira dose de reforço – dentre as quais, 16,76 milhões têm entre 18 e 29 anos, faixa etária na qual 5,54 milhões de indivíduos ainda não receberam sequer a segunda dose regular. Aproximadamente 27,12 milhões de pessoas com mais de 50 anos ainda não retornaram aos postos de vacinação para receber a segunda dose de reforço.

“Acho que o mais importante é mostrarmos as doses que estão em atraso”, destacou Cássia Rangel.

No início do ano, quando o país enfrentava a primeira onda da variante Ômicron, o Ministério da Saúde constatou que pessoas não vacinadas estavam entre seis e nove vezes mais suscetíveis, de acordo com a faixa etária, a desenvolver manifestações graves da doença na comparação com pessoas imunizadas.

"Em todas as faixas etárias, temos um perfil muito parecido entre vacinados e não vacinados. Os vacinados [com ao menos duas doses de um imunizante] tiveram muito menos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave [SRAG] em relação aos não vacinados, o que demonstra claramente um efeito protetor das vacinas”, disse a diretora.

Fonte: Agência Brasil



Compartilhar no Whatsapp






Segunda-feira, 20 de Junho de 2022
Notícias

O pré-candidato a deputado estadual, Cafu Barreto esteve neste sábado (18) em São Miguel das Matas, no Território do Vale do Jiquiriçá, onde acompanhou a entrega de tratores e a perfuração de poços artesianos.

Estas conquistas foram alcançadas através de uma reivindicação do pré-candidato, juntamente com o vice-prefeito, Gilson da Saúde, e com a vereadora Ane de Gilson, que foi prontamente atendida pelo governador Rui Costa.

Cafu parabenizou Gilson pelo excelente trabalho prestado em prol do município, e agradeceu a confiança, receptividade e carinho de São Miguel das Matas. Também registrou seu agradecimento a Rui Costa, por mais este benefício destinado à cidade e pelo compromisso que tem com o estado.

Em sua primeira disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), Cafu Barreto vem deixando sua marca por onde passa, e já desponta como um importante aliado do povo baiano.

Fonte: Ascom - Cafu Barreto



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 20 de Junho de 2022
Notícias

O Miss Universo Bahia, sob nova coordenação de Juliana Alves, tem a honra de anunciar a indicação de Amanda Malaquias, 26, como representante do estado na etapa nacional do Miss Universo Brasil 2022. A representante é natural do município de Ibipeba, na Região de Irecê, mais precisamente do distrito de Lagoa Grande.

Atualmente integrante do balé do programa “Faustão na Band”, Amanda é formada em administração de empresas, pós-graduada em marketing e também atua como modelo. No mundo miss, possui vasta experiência em concursos. Fã dos certames de beleza, ela acumula títulos como Miss Bahia Juvenil, Miss Model Internacional e Miss Brasil Global.

Na versão Universo, Amanda já competiu como Miss Universo São Bernardo do Campo 2018, pelo estado de São Paulo, como também Miss Universo Lapão 2016 e Miss Universo Ibipeba 2021, pelo estado da Bahia.

Amanda é formada em administração de empresas, pós-graduada em marketing e também atua como modelo - Foto: Divulgação

Para escolha final da candidata, a nova equipe estadual se concentrou em três aspectos importantes: 1. Beleza; 2. Experiência; 3. Viabilidade. Foram analisados diversos perfis de ex-participantes de edições anteriores do concurso com os quais foram discutidos estratégias com foco na competição nacional.

A final do certame, que vai acontecer em São Paulo em data ainda não definida, será a última etapa de uma série de classificatórias feitas inicialmente de forma remota com as 27 indicadas de todo o Brasil.

Amanda foi uma das oito primeiras candidatas anunciadas no perfil oficial do Miss Universo Brasil, no Instagram, na noite desta sexta-feira (17). Confira a postagem: https://www.instagram.com/p/Ce7bLvLr8Q_/.

Para mais informações sobre o concurso, acesse o perfil oficial do Miss Universo Brasil no Instagram: @missuniverso.brasil.

Fonte: As informações são de assessoria



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 20 de Junho de 2022
ELEIÇÕES 2022

No sábado (18), esteve em São Miguel das Matas, acompanhando a entrega de tratores e perfuração de poços artesianos, conquistas alcançadas através de uma reivindicação sua e do vice-prefeito Gilson da Saúde, ao governador Rui Costa. Em seguida, foi a Santo Antônio de Jesus, e se encontrou com lideranças do município.

Em Camaçari, participou de um grande encontro político, ao lado da pré-candidata a deputada federal, Ivoneide Caetano, lideranças Pikeno Júnior, Sinho do Boxe, Tinho Styllos, Damião e Neidinha, e população.

No domingo, chegou a Feira de Santana, onde esteve com o empresário Geovane Freitas, Gilvan Leal e o cantor Gislan Suzarte, e participou de um encontro com lideranças e população.

Após o encontro, Cafu seguiu para o povoado de Palmeiras de Central, onde foi recebido pelo prefeito Dr. Iko e pelo vereador da comunidade, Valdir Martins e sua esposa Jorgina. Na oportunidade, prestigiou o tradicional Arraiá das Antigas. Também estiveram presentes, o presidente da Câmara, Robertinho, e os vereadores Nei do Caroá, Carlos de Aníbal, José James e Alessandra Coutinho.

Na sexta-feira (17), Cafu já havia encarado uma verdadeira maratona, passando por quatro municípios, prestigiando festas juninas e participando de entrevista.

E assim sua pré-candidatura se fortalece em todo o estado, com disposição e compromisso, Cafu Barreto mostra que pode fazer a diferença na Assembleia Legislativa da Bahia.

Fonte: Ascom - Cafu Barreto



Compartilhar no Whatsapp






Segunda-feira, 20 de Junho de 2022
Região de Irecê

O prefeito de Presidente Dutra, Roberto Carlos Alves de Souza (Robertão) alcança elevados indicadores de avaliação da sua gestão. Coleta de dados realizada pela C&R Pesquisas na sede do município e treze comunidades rurais, nos últimos dias 11 e 12 aponta 90% de avaliação positiva do gestor.

O resultado é a soma dos indicadores “ótima” 29%, “boa” 38% e “regular” 23%. Os entrevistados que desaprovam a administração somam 8% (“ruim” 3% e “péssima”5%). Não souberam avaliar a gestão são 2%.

“Estou feliz com o prefeito. Meu filho estava muito doente e ao chegar no hospital fomos bem atendidos pela equipe de saúde. O médico e as enfermeiras nos atendeu muito bem”, ressaltou a dona de casa Maria Pereira Machado, de 67 anos.

Já a agricultora Ana Ferreira, 38 anos, ressaltou que visitou as comunidades de Curralinho, Caldeirão e Canoãozinho, para visita uns parentes e viu obras em todas estas comunidades. “A creche de Curralinho, quando terminar, vai atender dezenas de crianças, facilitando a vida das mães trabalhadoras. Em Canoãzozinho e Caldeirão vi as ruas sendo pavimentadas”, disse.

O agricultor João Machado, residente em Campo Formoso também comentou sobre pavimentação com intertravado na comunidade, mas o que ele avalia positivamente mesmo são as ações na área de agricultura. “Estou esperançoso. Pela primeira vez a gente nota o governo municipal buscando organizar e dar apoio ao setor produtivo”.

Os depoimentos reforçam ainda as ações nas áreas de educação, esporte, cultura, lazer, meio ambiente e assistência social. “Hoje a gente vê ações em todas as áreas. São obras importantes e a educação está com nova cara, envolvendo as crianças, as famílias e a comunidade”, avaliou Tereza Mendes Machado, 28.

Fonte: Cultura & Realidade



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 20 de Junho de 2022
BRASIL

A Petrobras informou hoje (20) que o presidente do Conselho de Administração da estatal nomeou como presidente interino da companhia o diretor executivo de Exploração e Produção, Fernando Borges, até a eleição e posse do novo presidente, como prevê o estatuto da empresa.

Mais cedo, José Mauro Coelho pediu demissão do cargo de presidente da empresa e renunciou ao cargo de membro do Conselho de Administração da Petrobras.

No dia 23 de maio, o Ministério de Minas e Energia informou que o governo federal, como acionista controlador da Petrobras, tinha decidido pela troca do presidente da companhia. À época, o governo anunciou que José Mauro Coelho, que assumiu o cargo no dia 14 de abril, seria substituído por Caio Mário Paes de Andrade.

O novo indicado precisa ser aprovado pelo Comitê de Pessoas da Petrobras, que faz a avaliação de currículo. Depois, tem que ser eleito na Assembleia Geral Ordinária da empresa  Após essa etapa, ainda terá seu nome submetido ao Conselho de Administração da companhia, onde precisará ser aprovado.

Fonte: Agência Brasil



Compartilhar no Whatsapp






Segunda-feira, 20 de Junho de 2022
BRASIL

O Ministério da Saúde confirmou no domingo (19) o oitavo caso de varíola dos macacos no Brasil. O paciente tem 25 anos e mora em Maricá, no Rio de Janeiro.

O homem infectado não viajou para o exterior, mas teve contato com estrangeiros. O Laboratório de Enterovirus do Instituto Oswaldo Cruz no Rio de Janeiro informou que o paciente apresenta quadro clínico estável, sem complicações e está sendo monitorado.

Os outros casos confirmados no Brasil foram registrados em São Paulo, com quatro infectados, dois no Rio Grande do Sul e dois no Rio de Janeiro. Outros seis casos estão sob investigação.

Fonte: Metro 1



Compartilhar no Whatsapp