Sábado, 19 de Janeiro de 2019
Região

No município de Iraquara, região de Irecê, a comunidade quilombola Mato Preto foi certificada como Remanescente de Quilombo após autodefinição.

A portaria do Ministério da Cidadania foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (18). O reconhecimento foi feito pela Fundação Cultural Palmares.

Em todo o Brasil, cerca de 161 comunidades foram certificadas até o mês de novembro. No estado da Bahia, 36 comunidades asseguram o esse título.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 18 de Janeiro de 2019
Região

O presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargador Gesivaldo Britto, decidiu suspender os efeitos da liminar que havia tornado sem efeito a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Gabriel, na região de Irecê. A decisão foi publicada no Diário Oficial de Justiça.

A eleição havia sido anulada pelo juiz Alexandre Lopes, da 2ª Vara Cível da Comarca de Irecê, que alegou inconstitucionalidade.

No entanto, para o presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, a competência para a escolha da nova mesa é da Casa Legislativa e não da justiça. A data e horário da sessão extraordinária serão ainda definidos. 

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 15 de Janeiro de 2019
Região

Foto ilustrativa: modelo da espingarda citada no texto

Um homem de 37 anos identificado por Sidcley Antônio da Silva foi assassinado na tarde desta segunda-feira (14) por um disparo de arma de fogo – uma espingarda artesanal (socadeira).

Segundo a Polícia Civil, a vítima estava ingerindo bebida alcóolica juntamente com Josileia Rosa de Jesus, conhecida por ‘Taíse’, suspeita de ter praticado o crime. O fato ocorreu após uma briga do casal.

O fato aconteceu na localidade de Cafarnauzinho, zona rural da cidade de Cafarnaum, região de Irecê. O corpo da vítima foi levado para o Instituto Médico (IML) de Irecê.

O caso está apurado pela Polícia Civil.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 11 de Janeiro de 2019
Região

Uma iniciativa da Prefeitura de Ibipeba, na região de Irecê, tem recebido aplausos da população. Trata-se do projeto "Cão sem fome", que entrou em operação no início deste mês.

O projeto consiste na instalação de comedouros em pontos estratégicos para cães e gatos de rua se alimentarem.

Os "comedouros" são canos de PVC adaptados e transformados em recipientes para ração. Cada comedouro cabe, em média, 4 kg de ração, que deve ser reposta diariamente pela Prefeitura, publicou o prefeito da cidade, Demostenes de Souza. 

Fonte: Assessoria



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 07 de Janeiro de 2019
Região

Um aposentado identificado por Ademir Marques de Souza, de 67 anos, morreu após receber uma descarga elétrica no circuito do festejo de Santos Reis, que ocorreu neste final e semana na localidade de Canoão, no município de Ibititá, região de Irecê.

De acordo com informações da Polícia Civil, o idoso teria encostado numa estrutura metálica de um estúdio móvel da rádio Líder FM, quando recebeu o choque elétrico. Ademir ainda foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiu. O caso aconteceu na madrugada deste domingo (06). 

Peritos do Departamento de Polícia Técnica removeram o corpo da vítima para o Instituto Médico Legal (IML) de Irecê. O caso será investigado pela Polícia Civil.

Atualização às 15h45

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 29 de Dezembro de 2018
Região

A Hiluz ficou completamente destruída após a batida (Foto: Central Notícia)

Uma batida frontal entre uma caminhonete e um caminhão-baú, ocorrida na tarde desta sexta-feira (28), por volta das 17h, na BA-432, entre os municípios de Lapão e Canarana, na região de Irecê, deixou uma pessoa morta, segundo informações da Polícia Militar. A caminhonete Hilux ,de cor branca e placa NZO-1361 ficou completamente destruída com o impacto da batida.

Segundo a PM, o condutor da Hilux, identificado por Robson Cunegundes, 43 anos, deslocava sentido Canarana. Uma equipe do Serviço Móvel de Urgência (Samu) foi acionada, mas quando chegou ao local, Robson já estava morto e preso às ferragens. Ele era professor e morava na rua Satélite em Mulungu do Morro.

Em nota, a Prefeitura de Mulungu do Morro lamentou o corrido:

É com muito pesar que comunicamos o falecimento do Professor Robson Cunegundes, ocorrido na tarde desta sexta-feira (28/12). Externamos os nossos sentimentos, para que a família seja confortada neste momento de dor e saudades.

As causas do acidente serão investigadas. Peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) removeram o corpo da vítima para o Instituto Médico Legal (IML) de Irecê. Não há informações sobre data e local de velório e sepultamento.

Ainda de acordo com a PM, o motorista do caminhão-baú, pertencente a uma transportadora, foi resgatado aparentemente sem gravidade e encaminhado ao Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho, em Irecê.

O motorista do caminhão-baú foi conduzido ao Hospital Regional de Irecê (Foto: Central Notícia)

 

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 26 de Dezembro de 2018
Região

Uma mulher morreu após o carro que ela estava bater de frente com outro veículo, na rodovia BA-052, entre os municípios de João Dourado e América Dourada, na região de Irecê. O acidente ocorreu na tarde desta quarta-feira (26) e deixou outras três pessoas feridas.

De acordo com as primeiras informações, uma mulher identificada apenas por Lucinha, moradora de América Dourada veio a óbito depois de ser transferida para o Hospital Regional de Irecê. O seu esposo e filha tiveram escoriações. O motorista do segundo veículo envolvido no acidente teve alguns ferimentos.   

As causas do acidente serão investigadas. As vítimas foram levadas para o Hospital Regional, em Irecê, entretanto não há informações sobre o estado de saúde delas. O corpo de Lucinha será removido para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Irecê.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 24 de Dezembro de 2018
Região

Um homem identificado por Joaquim José de Souza, 62 anos, foi morto a tiros na localidade de Recife, zona rural da cidade de Cafarnaum, região de Irecê.

O ocorreu no último dia 20 de dezembro, por volta das 18h. Segundo testemunhas, homens armados abordaram a vítima e dispararam vários tiros à queima-roupa. Joaquim, que era agricultor, morreu na hora.

O corpo do lavrador foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Irecê onde foi periciado. A motivação e possíveis autores são desconhecidos.

A Polícia Civil abriu inquérito para apurar o caso.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 20 de Dezembro de 2018
Região

Um homem de 62 anos, identificado por José Bispo Neres foi assassinado no final da tarde desta quarta-feira (19), por volta das 17h, dentro de casa, em Cafarnaum, na região de Irecê. O crime foi cometido por um homem, segundo a Polícia Civil. O suspeito já foi identificado.

De acordo com a Polícia Civil, o crime ocorreu após uma confusão entre vítima e autor. Inicialmente, a polícia não havia confirmado o homicídio, já que a vítima por sua vez era epiléptica, e segundo moradores próximos era comum ele ‘cair’ com sinais da doença e depois se recuperar.

O corpo da vítima foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) onde foi periciado e constatado o assassinato, pois o suspeito utilizou um objeto contundente (que pode provocar lesão ou contusão pela pressão exercida numa parte do corpo, batendo ou chocando) para ceifar a vida de José Bispo.

O suspeito está preso na delegacia local à disposição da Justiça.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 18 de Dezembro de 2018
Região

Um homem identificado por José Onério Ferreira de Souza, o Neinho, foi preso por uma equipe da Polícia Civil com o apoio de uma guarnição da  PM de Canarana, na região de Irecê, na tarde desta segunda-feira (17), em cumprimento a um mandado de prisão expedido pela Justiça do estado de Minas Gerais.

De acordo com a Polícia Civil, o foragido  já é investigado por crimes de roubo, porte de arma de fogo, receptação e tráfico de drogas. 

José Onério foi encaminhado à delegacia de Polícia Civil de Canarana onde está preso em uma das celas.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp