O Governo do Estado publica, no Diário Oficial desta quarta-feira (10), alterações no decreto número 20.780, que regulamenta a realização de eventos com presença de público na Bahia. Conforme foi antecipado pelo governador Rui Costa no Papo Correria desta terça-feira (9), estão autorizados eventos com até 3 mil pessoas, a partir da data de publicação da atualização do decreto. O limite permitido era de 2 mil pessoas.
Continua sendo obrigatória a comprovação da imunização contra a Covid-19 por todos os envolvidos nos eventos: artistas, público, equipe técnica e colaboradores. Além disso, devem ser respeitados os protocolos sanitários estabelecidos pelos Municípios, especialmente o distanciamento social e o uso de máscaras.
A presença de torcedores em eventos desportivos na Bahia também terá alterações, de acordo com a nova publicação. Foi autorizada pelo governador Rui Costa a ampliação da lotação máxima de 50% para 70% da capacidade dos equipamentos esportivos. Os torcedores também devem comprovar que tomaram as duas doses da vacina contra Covid-19 ou a dose única, mediante apresentação do documento de vacinação fornecido no momento da imunização ou do Certificado Covid, obtido por meio do aplicativo ‘Conecte SUS’, do Ministério da Saúde.
O novo decreto revoga a proibição da venda de bebidas alcóolicas nos estádios, que passam a ter autorização para comercializar esses produtos durante os jogos. O novo decreto do Governo do Estado tem validade até o dia 19 de novembro.
Fonte: Secom-BA
O vice-governador da Bahia, João Leão (PP), recebeu alta hospitalar na tarde de domingo (7), por volta das 16h, após ter sido internado às pressas na manhã do mesmo dia, no Hospital do Aeroporto, em razão de um mal-estar. Ele deve ficar de repouso nos próximos dias.
O também secretário de Planejamento do Estado teve uma queda de pressão arterial provocada por um pico de estafa. Após precisar do atendimento médico, ele já está em sua casa, na cidade Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).
De acordo com a equipe do vice-governador, durante o período que esteve internado, João Leão recebeu ligações de amigos, familiares e políticos, como o governador da Bahia, Rui Costa (PT).
Fonte: G1
Iniciado no último dia 18, o Projeto Partiu! #Testagem nas Escolas, que tem como objetivo identificar, monitorar e isolar casos da Covid-19 na comunidade escolar, já teve 2.228 amostras encaminhadas ao Laboratório Central do Estado (Lacen/BA). Dessas, 1.980 tiveram resultado “não detectável” para SARS CoV-2, 18 amostras foram positivas, seis foram classificadas com resultado laboratorial inconclusivo e 224 amostras estão em análise.
As amostras encaminhadas ao Lacen por meio do projeto foram enviadas por 12 municípios: América Dourada, Apuarema, Caravelas, Itanhém, Itapebi, Lajedão, Mairi, Medeiros Neto, Mirangaba, Salvador, Várzea da Rocha e Vereda. As 18 amostras com resultado reagente para SARS-CoV-2 são dos municípios de Itanhém, Itapebi, Medeiros Neto, Mirangaba, Salvador e Várzea da Roça.
Na Bahia, estão sendo empreendidos esforços para retorno gradual das aulas presenciais nos diferentes núcleos territoriais de educação. Até esta semana, 358 municípios manifestaram interesse em participar do Partiu! #Testagem nas Escolas. A proposta da Sesab, em parceria com os municípios, é realizar a testagem de até 180 mil funcionários e estudantes com idade superior a 13 anos da rede pública municipal e estadual, desde que estejam assintomáticos e participando das atividades presenciais. O projeto tem a duração de três meses.
De acordo com a titular da pasta estadual da Saúde, Tereza Paim, “estima-se que essa amostragem aleatória entre os indivíduos assintomáticos cubra até 20% da comunidade escolar”. Na eventualidade de resultados positivos para a Covid-19, os protocolos sanitários serão implementados de forma integrada entre o setor da saúde e educação, a exemplo de medidas de isolamento e monitoramento dos estudantes ou funcionários, bem como o rastreamento e quarentena dos contactantes diretos.
O prazo para adesão ao projeto piloto é até o próximo dia 31. Os resultados laboratoriais devem ser monitorados pelas secretarias municipais de saúde, de forma a garantir medidas de vigilância, prevenção e controle da Covid-19 no ambiente escolar, em tempo oportuno.
Protocolos sanitários
Para além do rastreamento dos casos assintomáticos, cada escola deve implementar uma estratégia padrão de rastreamento diário a partir de uma lista de sintomas, embasadas nos critérios clínicos. O engajamento das famílias é fundamental, pois devem se comprometer a não levar o estudante para a escola caso se apresente com sintomas gripais, além de procurar atendimento em unidade de saúde. O uso de máscaras, o distanciamento social e a higiene frequente das mãos são as medidas básicas para evitar a disseminação da Covid-19 na comunidade escolar.
Fonte: Ascom - Sesab
Foto: Divulgação
A Bahia ultrapassou, nesta segunda-feira (18), a marca de 50% da população com 12 anos ou mais completamente imunizada contra a Covid-19. Ao todo, 6.370.057 tomaram as duas doses da vacina ou a vacina de dose única, o que representa 53,03% do público, estimado em 12.732.254. Caso seja considerada a população com a primeira dose ou dose única, a Bahia já vacinou 81.81% da população com 12 anos ou mais.
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel de vacinação.
Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 378 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,03%) e 397 recuperados (+0,03%). O boletim epidemiológico desta segunda-feira (18), também registra 8 óbitos. Dos 1.240.271 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.211.092 já são considerados recuperados, 2.203 encontram-se ativos e 26.976 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas.
O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.561.393 casos descartados e 241.340 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta segunda-feira. Na Bahia, 52.182 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.
Fonte: Ascom - Sesab
A Bahia lidera o ranking dos 05 principais estados na geração acumulada de energia solar e eólica, entre janeiro e agosto de 2021. Juntas, as fontes renováveis deverão investir cerca de R$ 37 bilhões em municípios baianos nos próximos anos, além dos R$ 25,7 bilhões já injetados no Estado para criação de parques eólicos e solares. Os dados são da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica e constam no Informe Executivo de Energia eólica e solar de outubro, divulgados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), nessa segunda-feira (18). Comparado a agosto de 2020, houve um aumento de 14% na geração de energia eólica.
“Estou em Berlim, na Alemanha, em viagem internacional junto com o governador Rui Costa e o superintendente de atração de investimentos da SDE, Paulo Guimarães para apresentar o potencial econômico do território baiano e receber novos investimentos nessa área e tentar atrair cada vez mais projetos de energias renováveis para o nosso estado”, destaca o Nelson Leal, secretário de Desenvolvimento Econômico.
Empregos
A geração de empregos também é favorável quando se fala no segmento das energias renováveis da Bahia. No Informe Executivo Solar destaque-se a criação de 13 mil postos de trabalho diretos na fase de construção dos parques que já estão em operação. A previsão é que sejam criados mais de 64 mil empregos diretos na fase de construção para os parques que estão em construção e construção não iniciada.
Já em energia eólica, a geração foi mais de 148 mil empregos em toda cadeia produtiva. Sendo mais de 57 mil contratações diretas na fase de construção dos parques que já estão em operação. Além de prevê a criação de mais 69 mil empregos diretos e indiretos para os parques que estão em construção e construção não iniciada.
Em missão internacional, o governador Rui Costa se reuniu, nesta segunda-feira (18), em Berlim, capital da Alemanha, com executivos da Siemens Energy, empresa com sede no país e que é líder em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e soluções para projetos voltados à geração e transmissão de energia limpa em escala mundial. Acompanhado dos secretários estaduais de Desenvolvimento Econômico, Nelson Leal; de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti; e do superintendente de atração de investimentos da SDE, Paulo Guimarães, o governador conheceu a tecnologia da empresa para a produção e aplicação de hidrogênio verde, considerado o combustível do futuro e que pode vir a ser produzido na Bahia.
Fonte: Publicidade
O prefeito de Firmino Alves, Fabiano Sampaio (PDT), eleito no último dia 3 de outubro deste ano, em pleito suplementar, foi recebido pelo governador Rui Costa (PT), nessa quarta-feira (13). O pedetista foi eleito com o apoio do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto.
A reunião entre o chefe do Executivo estadual e o novo mandatário da cidade do interior baiano serviu para que os dois tratassem de assuntos relacionados a obras e investimentos do Governo do Estado no município.
Depois do encontro, Sampaio agradeceu a parceria do governador. “Quero dizer ao povo que estamos aliados ao governador Rui Costa para o melhor do nosso município. Obrigado, governador, por esse apoio e essa acolhida. Iremos caminhar juntos rumo ao progresso da cidade”, disse.
Além deles, participaram da reunião os deputados estaduais Euclides Fernandes (PDT) e Niltinho (PP), e o deputado federal José Nunes (PT).
A eleição suplementar em Firmino Alves foi convocada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em função do indeferimento do registro de candidatura de Padre Aguinaldo (PDT), eleito em 2020.
Fonte: Muita Informação
Em setembro, as exportações baianas alcançaram US$ 946,3 milhões, maior valor do ano, com crescimento de 49,6% em relação a igual mês de 2020. "Os números são animadores, vivemos o melhor setembro desde 2014 e no acumulado do ano, já atingimos US$ 7,23 bilhões em exportações. O crescimento das vendas para China continuam crescendo, atingimos 38%, já Estados Unidos e União Europeia voltaram a comprar mais atingindo aumento respectivo de 36% e 57%", declara o vice-governador João Leão, secretário do Planejamento.
De acordo com os dados analisados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Seplan, o resultado foi impulsionado pela retomada da atividade econômica no mundo, com avanço da vacinação contra o coronavírus e o arrefecimento da pandemia.
Por setor de atividade, a indústria de transformação apresentou em setembro crescimento de 45%, puxada pela petroquímica que teve incremento nas vendas de 176,4%, seguido pelo setor metalúrgico com alta de 112,8%, todos em relação ao mesmo mês de 2020. As exportações na agropecuária cresceram 60,5% lideradas pela soja em grão com incremento de 74,5% e do algodão com aumento de 31,2%. A agroindústria por sua vez, teve aumento de 63,6% na mesma base de comparação.
Fonte: Publicidade
“Finalizamos a semana trazendo boas notícias na agricultura baiana. Já a produção industrial teve o terceiro crescimento consecutivo em 2021”. A declaração do vice-governador João Leão, secretário do Planejamento, refere-se ao nono Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) e à Pesquisa Industrial Mensal (PIM). O gestor comemorou, na sexta-feira (08), o recorde da safra de grãos e a alta na produção de frutas em setembro deste ano.
“Nosso estado tem uma vocação frutícola enorme e é animadora a ampliação de números na lavoura da cana-de-açúcar, cacau, banana, laranja e uva. Apesar das quedas que a produção industrial vem enfrentando, damos sinais de recuperação. Em agosto, a indústria registrou taxa de crescimento de 0,3% em relação à julho e ficou acima da média nacional”, reforçou o gestor.
Em setembro de 2021, foi estimado a produção de cereais, oleaginosas e leguminosas, na Bahia, em 10,46 milhões de toneladas (t), o que representa crescimento de 3,9% na comparação com a safra 2020 – que foi o melhor resultado da série histórica do levantamento. A colheita da soja está concluída e teve sua estimativa mantida em 6,8 milhões t. – a maior da série histórica do levantamento –, o que corresponde a uma alta de 12,6% em relação a 2020.
A estimativa da lavoura da cana-de-açúcar foi ampliada para 5,5 milhões de t, alta de 7,3% em relação à safra anterior. A projeção do cacau foi de 127 mil t, que representa aumento de 7,6% na comparação com 2020. As estimativas para as lavouras de banana (878,5 mil t), laranja (634,3 mil t) e uva (61,2 mil t) registraram, respectivamente, variações positivas de 3,4%, 0,2% e 35,1%, em relação à safra anterior.
Indústria
Em agosto de 2021, a produção industrial, de transformação e extrativa mineral da Bahia, ajustada sazonalmente, registrou taxa de 0,3% frente ao mês de julho (6,6%). No confronto de agosto de 2021 com igual mês do ano anterior, apesar da indústria baiana ter apresentado queda de 13,8%, cinco das 12 atividades pesquisadas apresentaram resultados positivos: Couro, artigos para viagem e calçados (52,0%), Metalurgia (15,2%), Extrativa mineral (4,4%) e Equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (160,7%).
“Tivemos o terceiro crescimento consecutivo acima da média nacional, sabemos que precisamos crescer ainda mais para recuperar o período mais crítico da pandemia, e é o que estamos fazendo na SDE, buscando cada vez mais novos empreendimentos industriais. Estamos dialogando com as associações dos Distritos Industriais do nosso estado para aprimorarmos esses importantes equipamentos e, dessa forma, facilitar a implantação de indústrias na Bahia”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Nelson Leal.
Os dados do LSPA e da PIM, sistematizados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Seplan, são realizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Fonte: Ascom - Seplan
Foto: Divulgação
A Bahia ultrapassou a marca de 10 milhões de vacinados contra a Covid-19 com a primeira dose ou dose única. As 10.032.526 pessoas que receberam o imunizante representa 78,79% da população com 12 anos ou mais, estimada em 12.732.264. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas.
Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 555 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,05%) e 534 recuperados (+0,04%). O boletim epidemiológico desta quinta-feira (30) também registra 8 óbitos. Dos 1.233.799 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.204.371 já são considerados recuperados, 2.569 encontram-se ativos e 26.859 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações devido a instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas.
O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.541.528 casos descartados e 239.064 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quinta-feira. Na Bahia, 52.060 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.
Fonte: Ascom - Sesab
O comércio varejista baiano registrou taxas positivas de 7,9% de janeiro a agosto de 2021. O estado segue a mesma tendência nacional, que registrou taxa positiva de 5,1%. “Por quatro meses consecutivos tivemos resultados positivos. Apesar do recuo de 1,2% no mês de agosto, julho teve um crescimento de 6,6% em relação a igual mês do ano passado”, diz o vice-governador João Leão, secretário do Planejamento. Os dados, analisados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento, foram apurados pela Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
"O Governo da Bahia tem acompanhado o mercado varejista baiano e buscado unir esforços com o setor produtivo para reaquecer a economia, seja neste segmento, seja na indústria. A SDE tem assinado diversos protocolos de intenções com empresas que estão interessadas em ampliar ou iniciar suas atividades econômicas no estado e que vão gerar emprego, renda e movimentar as cadeias produtivas. Estamos trabalhando para superar a crise”, ressalta Nelson Leal, secretário de Desenvolvimento Econômico.
Por atividade, em agosto de 2021, quando comparados ao mesmo mês do ano anterior, três segmentos que compõem o indicador do volume de vendas registraram comportamento positivo. O crescimento nas vendas foi verificado nos segmentos de Tecidos, vestuário e calçados (23,8%), Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (11,4%), e Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (10,1%).
Fonte: Ascom - Seplan
O município de Presidente Dutra viveu um fim de semana inesquecível com a comemoração dos seus 63 anos de emancipação política....
Foto: Prefeitura de Xique-Xique O SineBahia divulgou uma nova lista de o...
Foto: Ascom - Sesab Quatro unidades de terapia intensiv...
O ex-prefeito de Irecê, Elmo Vaz, reafirmou publicamente a possibilidade de ser pré-candidato a depu...
Adutora do ...