Sexta-feira, 10 de Junho de 2022
BRASIL

O Brasil registrou, desde o início da pandemia, 667.790 mortes por covid-19, segundo o boletim epidemiológico divulgado nessa quinta-feira (9) pelo Ministério da Saúde. Até o momento, o número total de casos confirmados da doença é de 31.360.850.

Em 24 horas, foram registrados 45.073 casos. No mesmo período, foram confirmadas 143 mortes de vítimas do vírus.

Ainda segundo o boletim, 30.158.256 pessoas se recuperaram da doença e 534.804 casos estão em acompanhamento. No levantamento de hoje, não consta atualização dos dados do estado do Tocantins, nem dos óbitos em Mato Grosso do Sul.

Estados

Mesmo sem a atualização, São Paulo permanece com o maior número de casos entre os estados (5,57 milhões) seguido por Minas Gerais (3,47 milhões) e Paraná (2,56 milhões).

O menor número de casos é registrado no Acre (125,1 mil). Em seguida, aparecem Roraima (155,9 mil) e Amapá (160,4 mil).

Quanto às mortes, conforme os dados mais recentes disponíveis, São Paulo apresenta o maior número (169.709), seguido de Rio de Janeiro (73.861) e Minas Gerais (61.699).

O menor número de mortes está no Acre (2.002), Amapá (2.136) e Roraima (2.152).

Vacinação

Até esta quinta-feira, foram aplicadas 439,3 milhões de doses de vacinas contra a covid-19, sendo 177,2 milhões com a primeira dose e 159,6 milhões com a segunda dose.

A dose única foi aplicada em 4,9 milhões de pessoas e a de reforço, em 88,1 milhões.

Fonte: Agência Brasil



Compartilhar no Whatsapp






Quinta-feira, 09 de Junho de 2022
Notícias

Após dois anos de suspensão devido à pandemia da Covid-19, o “Arraiá da Capital da Moda”, a festa junina da cidade de Ipupiara, pretende voltar com um forró danado de bom, no dia 18 de junho, porém, os organizadores reclamam da dificuldade que a Prefeitura Municipal vem demonstrando em liberar o alvará para a realização dos festejos tradicionais.

O evento que já tem bandas contratadas como Seu Luiz, Michel Martins, Eline Martins e Ismael Oliveira, teme pelo cancelamento e pelos prejuízos.

Organizado pela Associação dos Trabalhadores do Município de Ipupiara, o evento, primeiramente foi planejado, em comum acordo entre associados e com apoio do comércio local, para acontecer na Praça da Mães com objetivo de valorizar os comerciantes das intermediações e também levar entretenimento aos moradores daquela localidade.

Porém, a Prefeitura indeferiu o pedido, alegando que o local é “predominantemente residencial, sendo incomum a utilização do espaço público para realização de eventos que importe ruído excessivo aos moradores”, além de exigir a comunicação à Polícia Militar e contratação de seguranças particulares para liberação de alvará, ações prontamente cumpridas pela Organização.

Com a negativa, os organizadores então mudaram o evento para a quadra do Colégio Democrático Estadual Castro Alves (CDECA) de responsabilidade do Estado, que prontamente atendeu à solicitação. Entretanto, segundo os organizadores, de novo, a Prefeitura se mostra relutante em autorizar a festa, pois, agora exige que o Presidente da Associação, que é quem assina e faz o pedido da liberação do alvará, apresente documento hábil que comprove sua “titularidade de representação da Associação, na qualidade de Presidente”.

Conforme os organizadores há o temor de que, por questões políticas, a festa seja impedida de ocorrer e traga prejuízos a todos os envolvidos e decepção aos moradores que já anseiam pelos festejos há tanto tempo suspensos. Eles alegam que toda essa “burocracia” e negativa, ocorrem porque “um dos envolvidos no evento é postulante ao cargo de prefeito pela oposição”.

Fonte: Chapada News



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 09 de Junho de 2022
Notícias

O Hospital Regional da Chapada (HRC), em Seabra, segue batendo recordes quando o assunto é número de cirurgias eletivas realizadas. Somente nos cinco primeiros meses de 2022, a unidade do Governo da Bahia e gerida pela Fundação Fabamed, realizou 1.267 procedimentos, levando atendimento de qualidade, com agilidade e eficiência, para a população que mais precisa.

Entre janeiro e maio, os pacientes que necessitavam de algum procedimento cirúrgico foram atendidos pela equipe multidisciplinar do HRC. Diretor médico da unidade, Everson Matt explica que o hospital realiza procedimentos eletivo e atende pacientes cadastrados no sistema Lista Única do Governo do Estado. "Esse é um trabalho que vem sendo executado há um tempo com a intenção de zerar os procedimentos cirúrgicos eletivos que não foram realizados ao longo da pandemia. Quando a gente mantém essa regularidade de fazer uma média de 250 cirurgias eletivas todo mês, a gente, simultaneamente, soluciona um problema de saúde e melhora a qualidade de vida da população", ressalta.

De acordo com Matt, o Hospital Regional da Chapada também segue realizando procedimentos de urgência e emergência. "Como nós somos uma unidade conhecida como porta aberta, caso necessário, faremos cirurgias em caráter de urgência e emergência também”, completa.

Fonte: As informações são de assessoria



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 09 de Junho de 2022
Região de Irecê

O pré-candidato a governador ACM Neto (União Brasil) abordou nessa quarta-feira (8), em evento na cidade de Irecê, a falta de projetos do governo do estado na região voltados para a agricultura. Apesar do passado glorioso com o feijão, os 19 municípios têm acumulado nos últimos anos perdas significativas na produção agrícola, o que contribui para a região ter atualmente o segundo menor PIB da Bahia. Para ele, só há uma solução: “o governo precisa chegar junto dos produtores e dos prefeitos e ajudar a planejar”.

Entre 2002 e 2006, a participação da região no Valor da Produção Agrícola da Bahia era de 2,7%. No governo mais recente, entre 2015 e 2019, a cota caiu para 1,6%, segunda menor do interior do estado. “Em todos os cantos em que a gente chega, entende que as pessoas que vivem no campo, às vezes, só precisam de uma pequena ajuda do poder público. Mas essa ajuda hoje não chega. Em alguns lugares, os agricultores não têm nem equipamentos, como um trator, através de uma associação, para ajudar na produção”, citou Neto.

O pré-candidato citou duas áreas que, se seguido o exemplo dos projetos de irrigação em Juazeiro, poderiam virar novos vetores de expansão agrícola da Bahia e do Brasil: o Baixio e o Platô de Irecê. “Visitei o Baixio e vi que ainda temos poucas pessoas produzindo lá. É preciso acelerar a ocupação e iniciar a produção. Chegar junto aos prefeitos e planejar a área. O estado precisa entregar serviços de saúde, de educação. Dar infraestrutura, porque o que vemos são estradas vicinais e rodovias em estados ruins de conservação”, disse.

Neto citou, sobretudo, a escassez de água e a falta de projetos do governo do estado para a irrigação. No caso do Baixio, a obra demorou 15 anos e deu-se por concluída em abril de 2015, porém irrigando apenas um terço do previsto no projeto inicial. Ainda assim, passados sete anos, os lotes irrigados seguem sem qualquer produção. No caso do Platô, a ausência de projetos de abastecimento de água por parte do governo do estado deixa uma área de 15 mil km², de topografia plana e solo fértil, sem cobertura produtiva.

Fonte: Política Livre



Compartilhar no Whatsapp






Quinta-feira, 09 de Junho de 2022
Região de Irecê

Aviso de licitação para pavimentação da BA-370 é publicado

O Governo do Estado publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) dessa quarta-feira (08) o aviso de licitação para pavimentação da BA-370, estrada que interliga a BA-052 e as cidades de Central e Jussara, na região de Irecê.

As obras serão realizadas pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra). O trecho da  rodovia tem pouco mais de 15 quilômetros de extensão.

De acordo com a Seinfra, os envelopes com as propostas das empresas interessadas têm a previsão de serem abertos até a segunda quinzena do mês de julho.

O asfaltamento da via é um sonho antigo dos moradores dos dois municípios e de toda região. A obra vai contemplar comunidades como Larga dos Tapiocas, Larga do Elói, Larga do Cruzeiro, Larga dos Mendes, Roçadinho, Palmeiras e tantas outras.

Para ler mais notícias de Irecê e região no Central Notícia, clique em www.centralnoticia.com.br. Siga também no Facebook e Instagram.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp






Quinta-feira, 09 de Junho de 2022
Notícias

No final da tarde dessa quarta-feira (08), por volta das 17h30, um jovem identificado como Marcos Felipe Santana Soares, de 20 anos, foi morto a tiros em Irecê.

Segundo a polícia, o crime ocorreu na rua Rio Branco,  bairro Jardim Europa, na região leste da cidade.

O corpo do rapaz foi encontrado por populares, que acionaram a polícia. Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) removeu o corpo da vítima para o Instituto Médico Legal (IML).

A autoria e motivação ainda são desconhecidas. A Polícia Civil vai instaurar inquérito para apurar o caso.                                               

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 09 de Junho de 2022
BRASIL

As micro e pequenas empresas (MPE) estão puxando a criação de empregos formais em 2022. Dos 700,59 mil postos de trabalho formais criados no Brasil de janeiro a abril, 585,56 mil, o equivalente a 76% do total, originaram-se de pequenos negócios.

A conclusão consta de levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério da Economia. As MPE abriram 470,52 mil vagas a mais que as médias e grande empresas nos quatro primeiros meses de 2022.

Apenas em abril, os negócios de menor porte foram responsáveis pela abertura de 84% das vagas formais no mês, com 166,8 mil de um total de 196,9 mil postos de trabalho criados no mês passado. Na divisão por setores da economia, somente os pequenos negócios apresentaram saldo positivo na criação de empregos em todos os segmentos.

O setor com mais destaque é o de serviços, com a abertura de 93,4 vagas em micro e pequenas empresas, de um total de 117 mil postos apurados pelo Caged. De acordo com o Sebrae, a reabertura da economia, após a vacinação contra a covid-19, tem impulsionado a recuperação do segmento.

O segundo setor que liderou a criação de postos de trabalho em setembro foi o comércio, com 28,42 mil vagas em micro e pequenas empresas, de um total de 29,26 mil. Em terceiro lugar, vem a indústria, com 25,26 mil empregos gerados, contra um total de 26,37 mil.

Fonte: Agência Brasil



Compartilhar no Whatsapp