Sábado, 03 de Fevereiro de 2024
Notícias

Foto: Divulgação/Sesab

No Hospital Regional da Chapada (HRC), todos os heróis usam capa — ao menos todos aqueles que estão a caminho do Centro Cirúrgico. Essa é a realidade das crianças operadas na unidade da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) gerida pela Fundação Fabamed e localizada na cidade de Seabra, na Chapada Diamantina.

O projeto foi idealizado pela supervisora de Enfermagem do Centro Cirúrgico do HRC, Luana Castro, e faz com que crianças como o pequeno Heitor Alves, de 9 anos, que precisam realizar alguma cirurgia, transformem o momento em um episódio mais lúdico e menos estressante.

Confeccionadas pela equipe de enfermagem da unidade, as capas transformam os pequenos em super-heróis e super-heroínas, com o objetivo de trazer a ludicidade do mundo de faz-de-conta para as crianças atendidas no HRC, como explica Luana Castro.

“A sensação de conseguir desbravar o mundo da imaginação infantil acalma e diverte as crianças no momento em que elas precisam ser separadas dos responsáveis para a realização da cirurgia. Além de ter repercussões positivas para a saúde mental, pois reduz o trauma da separação”.

Mãe de Heitor, a dona de casa Cátia Alves conta que a brincadeira amenizou toda a tensão do momento enfrentado pelo pequeno. “Eu amei a ideia, pois qualquer procedimento cirúrgico, por mais simples que seja, já assusta as crianças e pais. Tornar esse momento mais lúdico e leve foi uma excelente iniciativa da equipe. Ações como estas humanizam a saúde”, comemorou.

Referência

Inaugurado em 2017, o HRC possui 110 leitos, sendo 10 de UTI, e é referência para os municípios da região, oferece atendimento de urgência e emergência 24 horas, centro de bioimagem e cirúrgico, ambulatório, dentre outros.

O HRC tem perfil assistencial de hospital geral, oferecendo aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) atendimento médico em diversas áreas como traumato-ortopedia e psiquiátrica, internação hospitalar nas especialidades de clínica médica, cirúrgica e pediátrica, além de internação em unidade de terapia intensiva, consultas especializadas e cirurgias ambulatoriais, procedimentos de diagnose e terapias.

A unidade conta com uma equipe multidisciplinar capacitada e equipamentos de ponta, o que garante um atendimento de excelência para toda a região.

Fonte: As informações são de assessoria.



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 02 de Fevereiro de 2024
Notícias

O Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), continua a investir na agricultura familiar, fortalecendo a produção de alimentos saudáveis e a relação de respeito com a natureza. Em Utinga, na Chapada Diamantina, o Movimento Associativo Indígena Payayá foi beneficiado com uma Cozinha de Transformação. A ação busca levar renda e autonomia para comunidades tradicionais.

Com infraestrutura adequada e equipada com freezers, geladeiras industriais e outros maquinários, a cozinha é importante aliada na diversificação da produção das famílias agricultoras da região, que fazem questão de plantar e produzir em harmonia com a natureza, sem desmatamento. A estratégia do grupo é utilizar apenas as áreas já destinadas ao plantio, repartir o que é produzido entre a comunidade e comercializar o excedente.

De lá, saem biscoitos, bolos, pães, doces e compotas. “O objetivo dessa cozinha é a gente aproveitar as frutas da época e, também, porque temos muitos membros da comunidade com habilidade de fazer doces, compotas, várias coisas, como também pessoas que trabalham com fitoterapia e ervas medicinais. Então, essa cozinha veio para coroar um trabalho que a gente sempre fez de forma rudimentar e agora temos uma cozinha toda equipada”, explica a coordenadora do Movimento Associativo Indígena Payayá, Edylene Payayá.

Na parceria entre Governo do Estado e Humana Brasil, as famílias da região foram contempladas com assessoramento ambiental, incluindo capacitações como oficinas de produção de hambúrgueres, sabonetes artesanais e turismo comunitário. Essas iniciativas agregam valor à renda local e fortalecem os laços da comunidade, preservando tradições culturais.

As ações foram possibilitadas pelo Bahia Produtiva, projeto executado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), através da CAR, com cofinanciamento do Banco Mundial e assessoria da Humana Brasil. Elas revelam o compromisso do Governo do Estado em promover um desenvolvimento inclusivo e ambientalmente responsável, num modelo de gestão participativo e democrático, em todas as regiões da Bahia, por meio de parcerias com organizações sociais que possuem expertise na execução de políticas públicas. 

Fonte: Ascom - SDR



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 01 de Fevereiro de 2024
Notícias

Em um intervalo de poucas horas desta quarta-feira, 31 de janeiro, policiais rodoviários federais apreenderam 67 comprimidos de anfetaminas, em 5 ocorrências distintas durante fiscalização da Lei do Descanso. As ações aconteceram em frente a unidade operacional da PRF (Km 408 da BR 242), em trecho do município de Seabra, na Chapada Diamantina.

A maior apreensão ocorreu às 20h40, em abordagem a um caminhão Volvo/FH 540, com placas de Barra (BA). Os policiais decidiram vistoriar o caminhão, quando foram encontrados uma quantidade de 33 comprimidos de Nobésio Extra Forte.

Por ser um crime considerado de menor potencial ofensivo, o porte de drogas não gera prisão. Os policiais lavraram os TCOs e encaminhou os procedimentos criminais ao Juizado Especial Criminal, onde os condutores responderão pelo artigo 28 da Lei 11.343/2006 (Lei de Drogas).

O uso desse tipo de droga está muitas vezes associado à condução em excesso de velocidade, perda do controle do veículo, colisões, direção agressiva e desatenta, além de execução de manobras de alto risco.

A PRF alerta que dirigir sob influência de “rebites” é infração gravíssima de trânsito, de acordo com o Art. 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), e pode colocar em risco a vida do motorista e de outras pessoas.

Fonte: Com informações da PRF



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 31 de Janeiro de 2024
Notícias

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Campus Irecê, está realizando a Jornada Pedagógica 2024. Com o tema “Reflexões Sobre Práticas Pedagógicas no IFBA Campus Irecê”, o evento conta com a participação de gestores(as), professores(as) e profissionais técnicos(as) administrativos(as) em educação ligados diretamente às ações de ensino, bem como de convidados de outras instituições ou representações.

 Já no primeiro dia pela manhã, nessa terça-feira (30), houve uma discussão acerca das Normas Acadêmicas do IFBA. À trade foi a vez de falar sobre a importância do planejamento, na oficina com o tema “Planejar é preciso. Por quê?”, seguido de um momento reservado para pôr em prática essa ação de planejar.

 No segundo dia da Jornada, que acontece hoje, foi feita uma visita ao Memorial do Sertão, em Irecê. Ali acontecerá uma bate-papo sobre a Região de Irecê com Alécio Gama, Professor de História da Secretaria de Educação do Munícipio de Irecê. Além de uma conversa com o escritor, tradutor e editor da Darkside, Paulo Raviere

 Ainda no dia 30, a servidora Juliana Pires, Setor de Campras do Campus, realizou uma oficina sobre o fluxo interno de compras e contratações no âmbito do IFBA.

 Fecham o dia as atividades: “Apresentação do Projeto Simulações da ONU, por Profa. Vivian Santana, E “Curricularização do Ensino Médio Técnico e suas interfaces com a Pesquisa e Extensão, apresentado pela Profa. e Pró-Reitora de Extensão do IFBA, Nívia de Santana.

 No último dia do evento será realizado um Relato de Experiência sobre o Acompanhamento de Estudante com Necessidades Específicas, feito pelo colaborador Guilherme Teixeira. E ainda uma abordagem sobre “A Educação Inclusiva no IFBA-Irecê”, por Iza Rocha, Interprete e Coordenadora de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas (CAPNE) do Campus.

 Na sequência a Psicologa Maressa Neiva, falará sobre sua experiência com a Educação Inclusiva, Motivação e Inspiração. Trazendo um relato do que deu certo (ou não). Ainda nessa manhã teremos um Momento da Reitoria.

Fonte: IFBA/Irecê



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 30 de Janeiro de 2024
Notícias

Imagem: Ilustração

Entre os 312 parques eólicos em operação na Bahia, a usina Ventos de Santo Abraão foi destaque em 2023. Localizada no município de Morro de Chapéu, o empreendimento apresentou 68,95% de fator de capacidade de geração de energia eólica, o maior no Estado. Conforme os dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), no acumulado de janeiro a novembro do ano passado, o parque gerou 152,90 GWh, energia capaz de abastecer 1 milhão de residências.

“Esse potencial é resultado de um conjunto de características que proporcionam as condições favoráveis para a implantação de empreendimentos de geração desse tipo de energia na Bahia. O Estado apresenta regimes mensais de sazonalidade bem definidos, com ventos constantes e unidirecionais, com predomínio do sentido Leste-Oeste. E nesse contexto se destaca o Ventos de Santo Abraão, que está localizado em uma das sete principais áreas promissoras para exploração desta fonte, como aponta Atlas Eólico da Bahia”, explica o secretário da SDE, Angelo Almeida.

O gestor também pontuou o potencial da Bahia, que é líder nacional na geração de energia eólica. “Fechamos 2023 na liderança nacional. São 312 usinas em operação no Estado, com capacidade de 8,90 Gigawatts (GW) de potência outorgada, um investimento estimado total de R$ 42 bilhões e capacidade de ter gerado 89 mil empregos, de acordo com dados disponibilizados pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). É um resultado a ser comemorado, pois a geração de energia limpa não apenas contribui para a diversificação da matriz energética, reduzindo a dependência de fontes não renováveis, mas também promove o desenvolvimento sustentável, o crescimento econômico e a geração de empregos”, finalizou.

A Enel Green Power, companhia responsável pelo parque Ventos de Santo Abraão, investiu cerca de R$ 182 milhões na usina, que entrou em operação em 2018. O parque teve capacidade de geração de 280 empregos em toda a cadeia produtiva, de acordo com cálculos da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica). 

Fonte: As informações são de assessoria.



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 30 de Janeiro de 2024
Notícias

A cor branca representa a vida como uma folha ou tela em branco, na qual pode-se  escrever novas histórias e possibilidades, o mês de janeiro simboliza o início de um novo ano e, consequentemente, novos ciclos e oportunidades. A junção desses conceitos resultou na campanha ‘Janeiro Branco’ que foi abraçada pelo Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho, unidade administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), com realização de palestra e atividades sobre a importância da saúde mental.

Com essa proposta, nesta terça-feira (30), a psicóloga Ângela Raquel ministrou a palestra “Saúde Mental e Autoconhecimento”, onde foram desenvolvidas atividades como “Avaliação da Roda da Vida”, “Desconstrução de Narrativas”, dentre outras. A ação foi realizada no auditório do complexo hospitalar para os colaboradores da unidade.

“Gostei muito do treinamento que mexeu de todas as formas a nível mental e sentimental, temos que observar as nossas crenças limitantes, muitas vezes estamos fechados em nossos pensamentos e uma sugestão muda a nossa percepção, como aconteceu durante essa palestra”, compartilha Sandreia Oliveira, técnica em enfermagem.

“A campanha do Janeiro Branco é uma iniciativa de todas as instituições e profissionais da Saúde Mental, que buscam promover a melhora na promoção da qualidade de vida da população através de ações de promoção ao cuidado com a saúde emocional. Cuidar da saúde mental é um compromisso de todos para que possamos ter uma sociedade mais saudável e emocionalmente mais inteligente”, pontua Ângela.

Fonte: As informações são de assessoria.



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 29 de Janeiro de 2024
Notícias

Foto: Reprodução/Google

No dia 25 de janeiro, quinta-feira, o Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) detectou um tremor de terra na área do município de Irecê, situado no estado da Bahia.

O evento sísmico foi registrado às 20h45 UTC (17h45, horário de Brasília) com magnitude preliminar estimada em 2,1 mR. Moradores de Lapão relatando ter sentido o tremor.

Esta ocorrência segue ao evento sísmico anterior, ocorrido no sábado, dia 20, no município de Jaguarari, também na Bahia. Naquela ocasião, o tremor foi registrado às 04h07 UTC, com magnitude calculada em 1,9 mR.

O Laboratório Sismológico da UFRN mantém uma constante vigilância e divulgação de todas as atividades sísmicas que ocorrem não apenas no estado da Bahia, mas em toda a região Nordeste do Brasil.

Este monitoramento contínuo é fundamental para entender e avaliar a atividade sísmica na região e contribuir para a segurança da população. Novas informações serão divulgadas assim que estiverem disponíveis.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 29 de Janeiro de 2024
Notícias

A população do município de Novo Horizonte, localizado na Chapada Diamantina, está em festa. Neste sábado (27/01), foram realizadas, pelo Governo do Estado, as entregas da Unidade de Beneficiamento e Processamento de Alho, na comunidade Alto do Brejo, e a reforma do Mercado Municipal e Cobertura da Feira Livre, na sede do município.

As ações foram executadas pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). A Unidade de Beneficiamento e Processamento de Alho vai beneficiar 280 famílias, com agregação de valor e fomento à produção de alho para atender à demanda local e regional de mercado e, consequentemente, proporcionar a melhoria na qualidade de vida dessas famílias. Na unidade também será beneficiada a produção de bananas, uma das principais atividades produtivas da região.

Na reforma do mercado e cobertura da feira foram aplicados recursos da ordem de R$ 1,6 milhão.  O objetivo é impulsionar o comércio local e regional e a agricultura familiar do município, proporcionando mais conforto, higiene e segurança para feirantes e consumidores, além de possibilitar melhor ordenamento do espaço de comercialização dos produtos. O projeto contou com a reforma dos boxes e a implantação de uma praça de alimentação, contemplando todas as instalações hidrossanitárias e elétricas, além da construção da cobertura de feira livre, localizada ao lado do mercado.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Osni Cardoso, falou sobre a importância de revitalizar os mercados e feiras livres considerados ‘shoppings’ da agricultura e grandes pontos de encontro nos municípios. “Essa estratégia foi pensada pelo Governo do Estado para melhorar a vida nosso povo. E tem a unidade de benefiamento e processamento de alho, com equipamentos para valorizar ainda mais a produção local e dar dignidade ao homem e a mulher do campo".

Para o diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, a entrega do mercado municipal oportuniza aos empreendimentos da agricultura familiar um local adequado para a venda dos seus produtos e também para a população desses municípios terem um local agradável para a compra desses diversos produtos. E o município passa a contar também com uma unidade de beneficiamento e processamento de alho, que prevê a movimentação de cerca de R$ 1,5 milhão por ano, ao município. Com esses investimentos, o agricultor e agricultora passam a ter voz e vez”.

Joseane Santos Alves, agricultora familiar e comerciante, comemorou a entrega desse novo espaço. "Foi maravilhoso para mim. Antes, eu tinha uma banquinha no meio da feira, que não tinha essa cobertura e vendia bolacha e avoador. Agora, estou me especializando e comecei a vender lanches, bolos e tenho vários projetos". Joseane também entrega biscoitos para a alimentação escolar.

Raimundo Nascimento, que há 12 anos trabalha com peixes no mercado, destacou a importância da reforma do mercado para ele e para comerciantes e feirantes do município. “Essa reforma do mercado foi um presente, pois não tinhamos um local adequado para trabalhar e agora nós temos. Foi bom demais”.

Agregando valor à produção de alho

O presidente da Associação dos Produtores Rurais do Vale do Alho, Jucimário Manoel, celebrou a entrega da agroindústria familiar, que inicialmente vai produzir pasta de alho e beneficiar o alho para a comercialização in natura mas, em breve, produzirá bananas chips, doce de banana e polpas de frutas. “É uma alegria imensa, porque representa uma renda a mais e desenvolvimento para a nossa comunidade e toda a região”.

Fonte: As informações são de assessoria.



Compartilhar no Whatsapp



Sábado, 27 de Janeiro de 2024
Notícias

Fotos: Cooperativa de Bombeiros

Morro do Chapéu, Bahia - Uma equipe da cooperativa de bombeiros, em uma ação rápida e eficiente, realizou a remoção de rochas na rodovia BA-052, garantindo a segurança dos usuários da via. O incidente ocorreu nas imediações do km 294, especificamente na serra das Lages, colocando em risco o tráfego na região.

A penetração de rochas de diferentes tamanhos representava um perigo iminente para os motoristas que transitavam pelo local. Após receberem um alerta via WhatsApp, os bombeiros se deslocaram para a área afetada, em cooperação com funcionários da Concessionária de Rodovias do Estado da Bahia (Concef).

Com habilidade e utilizando os recursos necessários, a equipe conseguiu remover as rochas que obstruíam a estrada, restabelecendo assim a segurança no tráfego da BA-052. A ação rápida e coordenada evita possíveis acidentes e transtornos aos usuários da rodovia.

A cooperativa de bombeiros reforça seu compromisso com a segurança pública e está sempre pronta para intervir em situações de emergência, garantindo a proteção e o bem-estar das pessoas. A resposta pronta demonstra a importância do trabalho conjunto entre instituições para manter as estradas seguras e livres de perigos para todos os que nelas trafegam.

Fonte: Da Redação



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 26 de Janeiro de 2024
Notícias

Um motorista de caminhão que portava comprimidos de ecstasy e porções de maconha foi autuado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). O flagrante foi realizado durante a fiscalização ao transporte de carga na BR 242, em Seabra, na Chapada Diamantina.

Dois comprimidos da substância ilícita e duas porções de maconha foram encontrados na cabine de um caminhão, que seguia em direção a cidade de Estância, no Sergipe.

Em seguida, a equipe emitiu o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) para o condutor, que se comprometeu a comparecer em juízo, para responder na Justiça Criminal por porte de drogas (art. 28 da Lei 11.343/2006).

Fonte: Com informações da PRF



Compartilhar no Whatsapp