Foto: Agência Brasil
Dados do Painel de Monitoramento de Arboviroses do Ministério da Saúde mostram que o país registrou, ao longo de todo o ano de 2024, um total de 6.484.890 casos prováveis de dengue e 5.972 mortes provocadas pela doença. Há ainda 908 óbitos em investigação. O coeficiente de incidência da dengue, até o dia 28 de dezembro, era de 3.193,5 casos para cada 100 mil habitantes.
A maioria dos casos prováveis de dengue (55%) em 2024 foi identificada entre mulheres. No recorte raça/cor, 42% dos casos prováveis foram registrados entre brancos; 34,4% entre pardos; 5,1% entre pretos; 0,9% entre amarelos; e 0,2% entre indígenas, sendo que, em 17,3% dos casos, a informação não foi registrada. A faixa etária dos 20 aos 29 anos concentrou a maior parte dos casos prováveis, seguida pela de 30 a 39 anos e pela de 40 a 49 anos.
No ranking dos estados, São Paulo aparece com o maior número de casos prováveis (2.182.875). Em seguida estão Minas Gerais (1.695.024) e Paraná (656.286). Na lista de estados com maior coeficiente de incidência, o Distrito Federal (DF) figura em primeiro lugar, com 9.907,5 casos para cada 100 mil habitantes, seguido por Minas Gerais (8.252,8 casos por 100 mil habitantes) e Paraná (5.735,2 casos por 100 mil habitantes).
Distrito Federal
Com o maior coeficiente de incidência do país, o DF registrou um aumento de 584% nos casos prováveis de dengue em 2024 em relação ao ano anterior – foram 279.102 casos no ano passado contra 40.784 em 2023. No mesmo período, as mortes pela doença saltaram de 14 em 2023 para 440 em 2024. Ainda de acordo com o Painel de Monitoramento de Arboviroses, cinco óbitos seguem em investigação.
Fonte: Agência Brasil
Foto: Reprodução
A Associação dos Municípios da Região de Irecê (Unipi) e o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável (CDS) definiram suas novas diretorias em eleição realizada nesta sexta-feira, 3 de janeiro.
As entidades desempenham papéis importantes no fortalecimento político e na execução de projetos que impulsionam o desenvolvimento regional.
Para a direção da Unipi, foram eleitos: Joelson Cardoso, prefeito de América Dourada, presidente; Mateus Machado, prefeito de São Gabriel, vice-presidente; Iko Alencar, prefeito de Central, tesoureiro; e Afonso Mendonça, prefeito de Ibititá, secretário-geral.
Já no CDS, o prefeito de Lapão, Márcio Messias, foi reeleito presidente, e Acácio Teles, prefeito de Mulungu do Morro, assumiu a vice-presidência.
As novas diretorias reafirmaram o compromisso de trabalhar para ampliar o acesso a recursos estaduais e federais, utilizando a força política da Unipi para abrir portas e viabilizar investimentos para a região.
Com mais 300 mil eleitores representados, a associação é um importante canal para articulações políticas e alavancagem de obras regionais, enquanto o CDS tem como missão promover o desenvolvimento sustentável e é amplamente reconhecido como o braço operacional responsável pela execução de projetos.
Fonte: Da Redação
Foto: Reprodução
Na madrugada dessa quinta-feira (2), um motorista de 26 anos ficou ferido após capotar o veículo que dirigia às margens da Rodovia BA-052, em João Dourado. O acidente ocorreu por volta das 2h, nas proximidades do acesso à comunidade de Macedônia, conforme informações da Polícia Militar.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e encaminhou o motorista para o Hospital Municipal Dr. Benedito Ney. O estado de saúde da vítima não foi divulgado.
Segundo relatos, o condutor seguia na via quando perdeu o controle da direção, saindo da pista e provocando o capotamento. A Polícia Militar esteve no local para registrar a ocorrência, mas o tráfego no trecho não precisou ser interrompido.
As circunstâncias que levaram ao acidente não foram divulgadas, e o caso segue sob apuração.
Fonte: Da Redação
Foto: Reprodução
No ano de 2025, alguns feriados nacionais prometem ser especialmente favoráveis para quem deseja aproveitar um período prolongado de descanso. Em meio aos 12 feriados oficiais, quatro deles são considerados “feriadões”, oferecendo a possibilidade de até quatro dias consecutivos de folga. Esse cenário traz uma excelente oportunidade para quem quer viajar ou simplesmente relaxar em casa.
Além desses feriadões, contudo, quatro feriados também caem em fins de semana, o que pode ser menos vantajoso para quem planeja descansar. Vale mencionar que há também a presença de feriados locais, que podem variar de acordo com as leis de cada estado ou município.
Quais são os feriadões de 2025?
O primeiro grande feriadão de 2025 inicia-se com a Páscoa. A celebração começa na Sexta-feira da Paixão, que será no dia 18 de abril. Este evento religiosamente significativo é seguido pelo Dia de Tiradentes na segunda-feira, dia 21 de abril. Essa combinação oferece uma rara e vantajosa pausa de quatro dias.
Os outros feriadões ocorrem em quintas-feiras, permitindo o famoso “enforcamento” da sexta para um descanso mais longo, dependendo das empresas. Desta forma, o Dia do Trabalhador em 1º de maio, o Dia da Consciência Negra em 20 de novembro e o Natal em 25 de dezembro se transformam em potencial emendas de fim de semana.
Quais feriados caem em finais de semana?
No entanto, nem todos os feriados de 2025 oferecem a mesma possibilidade de folga. Quatro dessas datas caem em finais de semana, o que pode reduzir as expectativas de descanso. A Independência do Brasil será celebrada em um domingo, 7 de setembro, tal como Nossa Senhora Aparecida no domingo, 12 de outubro.
Seguindo essa tendência, os dias de Finados e a Proclamação da República em 2 de novembro e 15 de novembro, respectivamente, também coincidem com fins de semana. Consequentemente, esses dias não representarão um feriadão tradicional, mas ainda permanecem como datas de celebração e respeito pela história e cultura nacional.
O que é ponto facultativo?
No Brasil, além dos feriados nacionais, existem os chamados pontos facultativos, que se referem aos dias em que o trabalho pode ser dispensado a critério do empregador. Diversas vezes associados a eventos como o Carnaval e Corpus Christi, esses dias possibilitam uma flexibilidade adicional no calendário.
Os pontos facultativos não são obrigatórios, e as empresas podem optar por mantê-los ou não. Isso também se aplica aos órgãos públicos, mas difere comumente entre redes municipais e estaduais. Por isso, é sempre importante verificar a legislação local para um planejamento eficaz.
Fonte: Terra
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Todo início de ano é assim: a gente faz um monte de planos e promessas, que muitas vezes não são cumpridas. Mas uma coisa não pode ficar de lado: a saúde, tanto física, quanto mental. O começo do ano é época da Campanha Janeiro Branco, movimento brasileiro sobre Saúde Mental que há mais de uma década convida a sociedade a refletir, dialogar e agir em prol do bem-estar emocional.
A iniciativa foi criada em 2014 pelo psicólogo, palestrante e escritor mineiro Leonardo Abrahão. Hoje, a campanha é um marco no calendário brasileiro e, desde 2023, é reconhecida oficialmente como lei federal.
Todo ano há um tema. O de 2025 é “O que fazer pela saúde mental agora e sempre?”. A ideia é fazer com que pessoas, famílias, empresas e instituições públicas e privadas apoiem ações concretas que estimulem a valorização da saúde mental como prioridade coletiva.
Palestras, rodas de conversa, oficinas, caminhadas, corridas e eventos culturais estão previstos em diversas cidades do país, reunindo psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais, enfermeiros, educadores, gestores, líderes comunitários, mídias e a população em geral.
Perigo
Cristiano Nabuco, psicólogo especialista em dependência tecnológica, enumera alguns sinais de que a saúde mental corre perigo e faz uma observação.
"Consumo excessivo de álcool, comprar de maneira demasiada, enfim, sempre que eu saio do meu ponto de equilíbrio, isso pode ser um forte indicador de que algo não vai bem. Os profissionais de saúde que são treinados para ajudar não vão chegar e dizer como deve viver melhor a sua vida, a vida é sua. O que ele vai fazer? Ele vai provocar reflexões que muitas vezes tem esse fator de cura."
Cristiano alerta que - quando as sensações e sentimentos mudam - pode ser sinal de que é preciso procurar um profissional.
"Primeiro: sensação constante de cansaço ou esgotamento emocional. Segundo: dificuldade de se concentrar como antes. Dificuldade de ter satisfação em coisas que eram muito agradáveis. Um outro elemento envolve alterações no sono: insônia, quando não se consegue dormir ou excesso de sono, e questões ligadas ao apetite."
Quem quiser apoiar a campanha pode fazer o download gratuito de folders, cartazes, banners, faixas, bottons, cartilhas e panfletos no site oficial do Movimento Janeiro Branco. Os materiais vêm com orientações didáticas e acessíveis sobre saúde mental.
Fonte: Agência Brasil
Transforme sua casa com móveis de qualidade e um atendimento que faz a diferença! Localizada na Avenida José Alves de Andrade, nº 286 , a loja Potiguar Móveis oferece:
✔ Entrega e montagem grátis para toda a região de Irecê.
✔ Uma seleção incrível de móveis para todos os estilos.
Já conhece nossa loja em Central? Visite-nos também na Praça do Mercado!
Entre em contato pelo WhatsApp: (74) 99919-9593 .
Não perca a chance de renovar seu lar com estilo e conforto. Venha conferir!
Fonte: Informe Publicitário
Reeleito com recorde de votos, Tacinho Mendes reafirma compromisso de continuar impulsionando o desenvolvimento de Jussara em seu segundo mandato.
Na noite desta quarta-feira, 1º de janeiro de 2025, Tacinho Mendes tomou posse para seu segundo mandato como prefeito de Jussara, em cerimônia realizada na Escola Estadual Cepem.
O evento contou com a presença de uma multidão de moradores e autoridades locais, que acompanharam também a posse do vice-prefeito, Ronaldo Almeida, e dos 11 vereadores eleitos.
Em seu discurso, Tacinho Mendes destacou o reconhecimento da população pelo trabalho realizado no primeiro mandato, reafirmando o compromisso com o desenvolvimento da cidade.
“Com certeza, nos últimos anos acertamos muito mais, até porque tivemos o reconhecimento da nossa população. Tenho plena consciência do meu compromisso com o meu povo e com essa cidade”, declarou. Tacinho também comemorou o fato de ter sido o prefeito mais votado da história de Jussara.
Após a cerimônia, a comemoração continuou na Praça Máximo Guedes, onde a população celebrou com a participação do Trio Mega Líder e Bandas.
Tacinho Mendes promete dar continuidade ao ciclo de obras e investimentos em diversas áreas, consolidando seu papel como líder comprometido com o desenvolvimento de Jussara.
Fonte: Da Redação
O município de Presidente Dutra viveu um fim de semana inesquecível com a comemoração dos seus 63 anos de emancipação política....
Foto: Prefeitura de Xique-Xique O SineBahia divulgou uma nova lista de o...
Foto: Ascom - Sesab Quatro unidades de terapia intensiv...
O ex-prefeito de Irecê, Elmo Vaz, reafirmou publicamente a possibilidade de ser pré-candidato a depu...
Adutora do ...