Domingo, 29 de Julho de 2018
Região

Na última sexta-feira (27), uma guarnição da Polícia Militar foi informada que tinha um corpo numa estrada vicinal que liga o distrito de Várzea do Cerco ao povoado de Salinas, na zona rural do município de Mulungu do Morro, região de Irecê.

A PM informou que uma viatura se deslocou para o local e constatou-se a veracidade da informação. Segundo a polícia,  vitima estava com o rosto desfigurado e foi encontrado no bolso uma CNH, em nome de Tárcio Pedro de Souza, de 32 anos.

Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionada e o corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal de Irecê. Não há informação sobre a motivação e autoria do crime.

O caso vai ser apurado pela Polícia Civil.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 27 de Julho de 2018
Região

A droga apreendida na Operação Central Segura - Fase 2 (Foto: Divulgação/ Polícia Civil)

Durante as ações realizadas pelas Polícias Civil e Militar, na Operação Central Segura, que tem o objetivo de combater o tráfico de drogas, foram presos nesta quinta-feira (26), Uilian Marques Nunes e Tonivaldo de Jesus, o “Professor” e apreendido o adolescente A. C. S. R. de 17 anos de idade. As informaçõe são da Polícia Civil. 

Em nota, a Polícia Civil informou que com Uilian foram encontradas 29 trouxinhas de maconha e na residência de Tonivaldo,  70 trouxinhas e meio tablete prensado da mesma droga. Com o menor infrator foi achada uma arma de fogo, espingarda, tipo socadeira, carregada.

Ainda segundo a Polícia Civil, foram conduzidos para a delegacia local cinco suspeitos que estavam consumindo cigarros de maconha nos imóveis abordados, dentre eles, um menor de 14 anos.

A dupla permanece presa na Delegacia de Polícia Civil de Central  à disposição da Justiça. “ Esta fase da Operação Central Segura continuará durante todo o restante do mês de julho até o final do mês de agosto. As Polícias estão unidas para trazer mais segurança aos cidadãos de Central”, ressalta o delegado Michael Alves por meio de nota enviada à imprensa.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Quarta-feira, 25 de Julho de 2018
Região

Com o intuito de intensificar as ações de policiamento ostensivo, com integração das forças de segurança pública visando impactar as localidades com maior índice de crimes violentos letais intencionais e contra o patrimônio (CVLI),  foi deflagrada no dia 17/07/18 pelo 7º Batalhão da Polícia Militar, Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Semiárido, Comando de Policiamento da Região Chapada CIPT/Chapada  e Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv),a "Operação Impacto", com foco neste  momento na área da apoiada do 7º BPM, sendo dividida pelas Companhias Orgânicas do Batalhão.

Foram atendidos os municípios da região de Irecê, como por exemplo,  João Dourado, Lapão, Barro Alto, Canarana, Presidente Dutra,  Barra do Mendes e Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina. 

 Até a data esta quarta-feira (25), foram obtidos os seguintes resultado com as ações integradas:

02 prisões em flagrante

02 TCO

02 ocorrências com apreensão de drogas

04 veículos recuperados

42 veículos apreendidos

03 armas de fogo apreendidas

01 cumprimento de Mandado de prisão

Obtidas através das abordagens de 1168 pessoas, 43 veículos 04 rodas, 198 veículos 02 rodas e 65 estabelecimentos.

Fonte: Cipe Semiárido



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 24 de Julho de 2018
Região

Um homem foi preso em flagrante nesta terça-feira (24) na cidade de Presidente Dutra, na região de Irecê.

Segundo a Polícia Civil, Edjalma Alves dos Santos vinha sendo investigado pelo crime de tráfico de drogas. Na residência dele, a polícia aprendeu 720 gramas de maconha, 03 pés grande de maconha, 01 revólver calibre 38 com cinco munições intactas, 01 balança de precisão, 06 estojos de calibre 28 e 02 espingardas de fabricação caseira.

A operação denominada Atemoia teve o objetivo de cumprir seis mandados de busca e apreensão e coibir o tráfico de entorpecente na cidade de Presidente Dutra. A ação contou com a coordenação da delegacia de Polícia Civil local, Ezerlina Rocha, com a participação de equipes da Polícia Civil da 14ª Coorpin, DTE/ DRACO, CAESA, CETO do 7° BPM, e efetivo da 2° companhia Pelotão de Presidente Dutra,

O suspeito e o material foram apresentados à Delegacia de Polícia Civil de Presidente Dutra.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 24 de Julho de 2018
Região

Uma guarnição da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Semiárido apreendeu na manhã de segunda-feira (23), por volta das 11h, uma motocicleta com restrição de furto/roubo.

A apreensão ocorreu na cidade de Canarana, região de Irecê. A motocicleta, Honda NXR 150 Bros, cor vermelha com placa adulterada DGT 8437 São Paulo/SP sendo que a placa original DLZ 0662 São Paulo. O veículo foi apresentado à Delegacia de Polícia Civil local.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Terça-feira, 24 de Julho de 2018
Região

Nos próximos dias, o SAC Móvel presta atendimento à população em Barra do Mendes, na região de Irecê, com a oferta de serviços, como emissão de RG, CPF, antecedentes criminais e recadastramento de pensionistas do Estado e Ouvidoria.

No domingo (22) e segunda-feira (23), a unidade passou pela cidade de Barrocas, dando início à Rota 1 do atendimento itinerante. Em Barra do Mendes, os atendimentos serão realizados na sexta-feira e sábado, dias 27 e 28 de julho.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Domingo, 22 de Julho de 2018
Região

Na manhã deste sábado (21), uma guarnição da CAESA – Companhia de Ações Especiais do Semi-Árido ao realizar patrulhamento na cidade de Central, região de Irecê, apreendeu um veículo com restrição de roubo.

O carro, um Fiat Strada, cor prata, ano 2009/10, placa HOI-0888, licença de MG, estava sendo conduzido por Apoli Neto da Silva. Após averiguação, foi constatado que a placa original do veículo é ELZ – 4925.

O veículo e o motorista foram encaminhados ao Plantão Central da Delegacia Regional de Polícia Civil de Irecê.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Segunda-feira, 16 de Julho de 2018
Região

Durante todo o dia, moradores aproveitaram os serviços de orientação jurídica, resolução de diversos casos e exames gratuitos de DNA. “Aí não faz só exame de DNA não. Resolve tudo que você precisa sobre a justiça”. A explicação de um dos moradores de Uibaí, na região de Irecê, resume a proposta da Unidade Móvel de Atendimento da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA que, nesta sexta-feira, 13, levou todos os serviços oferecidos pela Instituição aos moradores da cidade. Durante todo o dia, 150 moradores aproveitaram os serviços de orientação jurídica, resolução de casos como retificações de registros, acordos de alimentos, inventários e divórcios consensuais, além dos exames gratuitos de DNA para investigação e reconhecimento de paternidade.

Enquanto muitos moradores aproveitaram a ida da Defensoria para oficializarem o divórcio, o casal Geisa Santos, 26 anos, e Adailton Nunes, 38 anos, queria o contrário. “Queremos casar. Viemos buscar orientação sobre o que fazer para dar entrada nos papeis e também sobre a isenção da taxa [de habilitação do casamento], pois não temos condições de pagar”, contou a lavradora, que já saiu da Unidade Móvel com o ofício de solicitação de dispensa do pagamento da taxa, devido à hipossuficiência financeira dos dois. “Agora, vamos levar o ofício ao cartório e vamos esperar nos chamarem para assinarmos os papeis. Será que vai demorar muito tempo?”, perguntou, ansioso, o futuro esposo.

Quem também está ansiosa para conseguir realizar a cirurgia de laqueadura é a diarista Vanderleia Machado, 29 anos, que já tentou realizar o procedimento pelo Sistema Único de Saúde – SUS e não foi permitido. “Tenho só uma filha, quero parar por aqui e não estão me dando este direito. Do jeito que as coisas estão e também pelas condições financeiras, não dá mais para ficar ‘botando’ tanto filho no mundo. Agora, com a ajuda da Defensoria, eu acredito que vou conseguir fazer a ligadura das trompas”, torceu a diarista. “A Legislação Brasileira determina que esta cirurgia pode ser feita na rede pública de saúde em mulheres com idade superior a 25 anos ou que já tiverem dois filhos. No seu caso, já é possível devido à idade”, explicou, durante o atendimento, o subcoordenador da 5ª Regional da Defensoria – Juazeiro, André Cerqueira.

Já a ansiedade do padeiro Adeilton Silva, 44 anos, tem prazo para acabar: em, no máximo, 60 dias, ele saberá o resultado do exame de DNA feito na Unidade Móvel com sua suposta filha de 25 anos. O exame é oferecido pela Defensoria através da Ação Cidadã Sou Pai Responsável. “A dúvida fui eu mesmo que criei na cabeça dela, pois quando ela criança veio me pedir a bênção e eu disse: vá pedir a bênção a seu avô, pois pai é o que cria e eu não sou seu pai”, lembrou. “Eu nunca vou esquecer disso. Eu tinha sete anos”, revelou a suposta filha.

“De papel passado”

A lavradora Luzigleide Souza, 37 anos, também concorda que pai ou mãe é quem cria e, por isso, procurou a Defensoria para conseguir a guarda da neta. “Minha filha não tem condições de criar e quer passar a guarda dela para mim. Eu disse que só aceito de papel passado e, hoje, vim tirar minhas dúvidas e saber o que eu preciso fazer”, contou a avó da pequena A.S., de três anos.

Para tirar as dúvidas da lavradora e resolver o caso dela e dos demais moradores da cidade, esta visita da Defensoria a Uibaí contou, além do subcoordenador da 5ª Regional da Defensoria – Juazeiro, André Cerqueira, com a participação das defensoras públicas Bruna Paoli Costa e Françoise Frazão, que atuam em Irecê, e dos servidores e estagiários de Irecê, Juazeiro e Salvador.

Após esta semana de visitas às cidades e distritos que fazem parte da área da 5ª Regional da Defensoria, como Maniçoba e Mirangaba, a Unidade Móvel retorna para Salvador e, entre os dias 23 e 27 de julho, voltará a entrar em ação e atenderá em Ituaçu, Inhobim (distrito de Vitória da Conquista) e Paramirim.

Fonte: DPE/BA



Compartilhar no Whatsapp



Sexta-feira, 13 de Julho de 2018
Região

Presidente Dutra/BA (Foto: Reprodução)

Durante os festejos juninos que acontecia na quadra do Colégio Eurico Aves dos Santos, no Povoado de Barro Branco, zona rural do município de Presidente Dutra/BA, na região de Irecê, Eliezan Pereira do Santos , conhecido como Onga , desferiu vários tiros em direção a William dos Santos Silva , vindo a atingir o mesmo , e as pessoas de Dirlan Guedes Silva e Mariana dos Santos da Silva. As informações são da Polícia Civil.

De acordo com a delegada Eserlina Rocha, responsável pelo caso, foi requerida e deferida a prisão preventiva do suspeito. Na última terça-feira (10),  Eliezan se apresentou à Delegacia de Polícia Civil local, quando foi cumprido o mandado de Prisão.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp



Quinta-feira, 12 de Julho de 2018
Região

No início da tarde desta quarta-feira (11), por volta das 13h, um homem identificado por Edilton Caetano foi encaminhado por uma guarnição da Companhia de Ações Especiais do Semiárido  - CAESA até a Delegacia de Polícia Civil de Itaguaçu da Bahia, na região de Irecê.

Segundo a polícia, Edilton estava conduzindo uma motocicleta com restrição e roubo/furto.  A moto – uma Honda CG/150, Titan KS, vermelha, ano 2008, placa NGZ-6709/SP, foi apreendida e pelos militares.

Fonte: Central Notícia



Compartilhar no Whatsapp