O município de João Dourado, na região de Irecê, terá uma eleição suplementar. A decisão ocorre após a chapa dada como vencedora nas urnas em 2020, mas que teve os diplomas cassados ainda no ano passado desistir de um recurso.
A coligação formada por Diamerson Costa Cardoso Dourado, o Di Cardoso (PL), e por Rita de Cássia Amorim Amaral, Rita de Doutor Celso (PT), renunciou aos embargos de declaração, usado para questionar decisões.
Com essa renúncia, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) deve marcar um novo pleito, que deve ocorrer em até 40 dias, contados a partir do último dia 3 de agosto. Di Cardoso concorreu nas eleições do ano passado com o candidato Juninho (PSD).
Fonte: Bahia Notícias
Cinco secretários estaduais, dois deputados federais, diversos prefeitos e mais de 300 pessoas conectadas pelas redes sociais e aplicativo Zoom pararam tudo na manhã deste sábado (5) para ouvir o senador Jaques Wagner. Ele foi a figura mais esperada e aplaudida da plenária virtual do mandato do deputado estadual Jacó (PT) no Território de Irecê, e aproveitou para mandar recados à base e fazer uma rápida análise da conjuntura política local e nacional.
Participaram os secretários estaduais Luis Caetano (Serin), Nelson Pellegrino (Sedur), Carlos Martins (SJDHSP), Julieta Palmeira (SPM) e Josias Gomes (SDR); os deputados federais Joseildo Ramos (PT) e Bacelar (Podemos); a prefeita Moema Gramacho (Lauro de Freitas) e os prefeitos Elmo Vaz (Irecê), Tacinho Mendes (Jussara), Marcio Messias (Lapão), Tonho de Napo (Barra do Mendes), Professor Renato (Central); o superintendente da Sutrag/SDR-BA Yulo Oiticica; a coordenadora executiva da CDA/SDR-BA, Camila Batista; o chefe de gabinete do deputado Jacó, Ivan Alex; ex-prefeitos, secretários municipais, vereadores e lideranças de centrais sindicais e movimentos sociais.
"Nossa ideia é fazer uma leitura da nossa realidade, da situação crítica e desafiadora que passamos. Para isso precisamos de força para pavimentar a solução política e colocar a Bahia no caminho que está e o Brasil no rumo certo com Lula. Até chegar lá temos que aumentar a pressão social sobre a vacina, cobrar o auxílio, emprego, cobrar desse governo o mínimo necessário. Irecê é um território com força social e política muito grande. Nossa intenção é que a Bahia possa engrenar de vez, e isso vai culminar com a eleição de Lula e Wagner em 2022", disse o deputado estadual Jacó.
Wagner iniciou sua fala solidarizando-se com as famílias e os milhares de brasileiros enlutados pelo drama da Covid-19, ao tempo em que comemorou a chegada de mais vacinas ao País, uma delas a Sputnik V, aprovada em reunião ontem da Anvisa. "Se não chegam em maior número é por causa da ineficiência de um governo - que ele nem cita o nome - que não se preocupa com as pessoas". Ex-ministro da Defesa, Jaques Wagner não poupou críticas a Bolsonaro e suas políticas de desestatização e destruição de políticas sociais, e também se disse preocupado com o momento institucional. "A carestia que havia saído do vocabulário popular voltou, a fome voltou. Com 70 anos, a situação do Brasil hoje é a mais grave que vivi", lamentou.
Para o ex-governador da Bahia, "é hora de organizar a caminhada de 2022, mas a pauta de conversa com o povo é outra". O primordial neste momento é garantir emprego e renda, multiplicar a solidariedade para todos os segmentos, indistintamente, e melhorar a comunicação nas redes digitais. "O território do xingamento é o preferido do presidente e dos seus filhos. Não adianta trocar xingamento por xingamento, temos que nos abastecer de argumentos, fortalecer nossa comunicação via redes, fazer grupos de whatsapp", sugeriu aos ouvintes da plenária.
Fonte: Com informações de assessoria
O presidente nacional do Democratas e ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, salientou a sua vontade de concorrer ao Governo da Bahia em 2022. Segundo o político, a sua disputa ao cargo de governador ocorrerá independente de conseguir formar alianças com outros partidos.
“Mesmo se for para ir [apenas] com o DEM, eu serei candidato a governador. Não há outra opção senão a vontade de Deus e do povo”, afirmou.
A declaração de ACM Neto é vista como uma resposta às especulações que circulam nos bastidores de Brasília, de que o democrata teria tomado atitudes equivocadas nas articulações em nível nacional.
Ao ser questionado sobre o impacto do rompimento político entre ele e Rodrigo Maia (DEM-RJ), Neto negou que isso possua influência na corrida eleitoral ao Governo Estadual.
Fonte: Muita Informação
O presidente do PSD na Bahia, senador Otto Alencar, afirmou na última sexta-feira (16) que, ao menos em nível estadual, o seu partido apoiará a possível candidatura do ex-presidente Lula contra Jair Bolsonaro (sem partido) na eleição ao Planalto em 2022. Para Otto, a anulação das condenações do petista, confirmada no plenário do STF na última quinta (15), muda completamente a arrumação do tabuleiro político da futura disputa.
“Acho que a presença do ex-presidente Lula numa eleição, ele certamente vai mudar o cenário nacional, já mudou inclusive. E, aqui na Bahia, as forças que o apoiaram e estiveram sempre ao seu lado, nós do PSD aqui da Bahia sempre estivemos ao lado do presidente Lula também, vamos continuar com a mesma força, com o mesmo trabalho. Ele sendo candidato, naturalmente a aliança permanecerá. Esperamos manter essa posição. Caso o presidente seja candidato nessa aliança, claro, aqui na Bahia nos marcharemos com o presidente Lula”, disse Otto em entrevista à rádio Metrópole.
Sobre a decisão do Supremo de devolver os direitos políticos do ex-presidente e impor uma derrota histórica à Lava Jato, o senador afirmou que a corte corrigiu um erro decorrente da conduta política do então juiz Sergio Moro, à época responsável pelos processos de Lula em Curitiba.
“Ficou claro, 8 a 3 nesse sentido. Isso dá condição que ele [Lula] possa disputar as eleições no ano de 2022. O juiz Sergio Moro tem o lado positivo, mas tem o lado negativo também. O lado negativo foi o momento em que ele, abertamente, mostrou que, além de decisão jurídica, tinha decisão política naquilo que ele procedeu como condenação. Por quê isso? Porque, se não tivesse o componente político, jamais ele iria ser ministro do presidente Jair Bolsonaro”, avaliou Otto.
Fonte: Bahia.Ba
O pleno do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), durante sessão ordinária realizada nessa quinta-feira (18), manteve a decisão do ministro Luís Felipe Salomão e indeferiu a chapa Di Cardoso - Rita de Cássia, no município de João Dourado, região de Irecê.
Com a nulidade do resultado das eleições de 15 de novembro de 2020, o município, agora, aguarda uma nova eleição para cargos de prefeito e vice, que vai ser definida a data pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA).
Na atual conjuntura política, a ex-vereadora e presidente da câmara, Rita não vai poder participar do pleito. Di Cardoso, certamente será o candidato. Por outro lado, Juninho, que foi candidato pela oposição na última eleição está inelegível. Por isso, surge o nome do advogado Fernando de Celso como alternativa para concorrer à prefeitura.
Fonte: Da Redação
Representante da Região de Irecê vai disputar vaga na Assembleia Legislativa. Será que vem dobradinha por aí?
Depois de muita expectativa, nesta sexta-feira (19), o deputado estadual Diego Coronel (PSD) confirmou a intenção de disputar uma cadeira na Câmara Federal no próximo pleito. Em função da boa articulação com prefeitos do interior, o deputado já mobiliza a base política para trabalhar focado nas eleições 2022. Dentro da esfera partidária, a movimentação abre espaço para que um político da Região de Irecê se habilite a tentar vaga na Assembleia Legislativa da Bahia.
Dentre os nomes cotados, destaque para o ex-prefeito de Ibititá, Cafu Barreto, que finalizou o mandato com mais de 80% de aprovação, construiu o Hospital Municipal e deixou R$ 30 milhões em convênio e emendas assegurados para a sucessora. Ao seu favor, Cafu também dispõe do bom relacionamento no território, além do prestígio junto à cúpula do PSD, especialmente os senadores Otto Alencar e Ângelo Coronel.
Será que vem dobradinha por aí?
Fonte: Ascom - Cafu Barreto
Informações de bastidores da política apontam uma possível candidatura de Cafu Barreto ao cargo de deputado estadual em 2022. No entanto, o ex-prefeito de Ibititá não confirmou a informação e ficou feliz com o reconhecimento das pessoas.
Ventilou ainda no meio político regional que Diego Coronel (PSD), então deputado estadual, pretende disputar uma vaga na Câmara dos Deputados no ano que vem. Com isso, especula-se uma possível ‘dobradinha’ com Cafu Barreto para Assembleia Legislativa da Bahia e Diego Coronel na Câmara Federal.
Durante dois mandatos, de 2013 a 2020, Cafu Barreto foi prefeito de Ibititá, sendo bem avaliado pela população, tanto é que teve uma participação importante na eleição da sucessora Nilvinha dos Santos.
Nos oito anos de gestão, Cafu elevou o patamar dos serviços públicos e requalificou a estrutura administrativa do município, além de ter construído um hospital e de ter deixado cerca de R$ 30 milhões assegurados (entre convênios e emendas) para nova gestão.
Fonte: Da redação
O ex-prefeito de Irecê, no Centro Norte, e candidato ao mesmo cargo neste ano, Luizinho Sobral, teve uma impugnação indeferida. Em decisão deste domingo (18), o juiz eleitoral Alexandre Lopes negou o pedido da coligação "Irecê, O Trabalho não pode parar". A chapa adversária defendia que Sobral não poderia concorrer nas eleições deste ano devido a uma condenação de abuso de poder e uso indevido de meio de comunicação com prazo de oito anos, a partir de 2012.
No entanto, segundo o magistrado, com a mudança das eleições para os dias 15 e 29 de novembro devido à pandemia do novo coronavírus, Sobral ficou apto por conta de o período da condenação ter se expirado antes da data do pleito eleitoral.
“Assim, em razão do adiamento das eleições municipais de 2020 por conta da epidemia da Covid19, os candidatos incluídos na condição de inelegíveis das eleições de 2012 poderão concorrer no pleito. Isso porque a suspensão dos direitos políticos por oito anos decorrente de condenação por abuso do poder econômico ou político não poderá ser estendida para a nova data das eleições", diz trecho da decisão.
No site do TSE, o registro de candidatura de Sobral já aparece deferido.
Fonte: Bahia Notícias
Ilmário Caetano (PSC) desistiu da candidatura ao cargo de prefeito do município de Central nas eleições 2020. A informação foi confirmada por ele próprio à reportagem na manhã deste domingo (11).
Caetano declarou apoio ao candidato Dihego Maciel (DEM). Questionado sobre os motivos da renúncia e apoio ao médico Dihego, Caetano disse que o grupo analisou a possibilidade de vitória e capacidade de governar o município.
Além de Dihego, mais três nomes estão na disputa pela prefeitura de Central. Osmar Torres (Avante), Renato do Boi (PSB) e Tarcísio Rodrigues (PSD).
Fonte: Da Redação
Thiago de Maristela faz carreata e inaugura comitê neste sábado (03)
O candidato à sucessão municipal Thiago de Maristela (PSD) vai participar neste sábado (03), às 17h55, em Jussara, de uma carreata e da inauguração do seu comitê de campanha na cidade.
Ao lado do candidato a vice-prefeito Reizinho Figueiredo, Thiago convida moradores e apoiadores para participarem do evento, que seguirá os protocolos de segurança contra a pandemia do coronavírus como a exigência de uso de máscara.
Thiago de Maristela pretende dar continuidade ao trabalho que vem sendo realizado pelo prefeito Hailton Dias. Com um plano de governo participativo, o candidato tem como pilares principais a saúde, educação, cultura, esporte e lazer, emprego e renda para a população, agricultura, pecuária e meio ambiente, infraestrutura, desenvolvimento e igualdade social.
Fonte: Ascom - Thiago de Maristela
Murilo Franca defende São João como motor da economia local e confirma realização da festa durante encontro de prefeito...
Neste sábado (29), o prefeito de Jussara, Tacinho Mendes, participou de uma reunião ao lado de outros prefeitos e do deputado e...
Foto: Reprodução Os preços da cenoura registraram queda nesta última sem...
O Prefeito de Jussara, Tacinho Mendes, tomou posse como Conselheiro Fiscal da União dos Municípios d...
Durante um encontro promovido neste sábado (29) pela União dos Prefeitos da Região de Irecê (Unipi), gestores municipais se reu...